You are on page 1of 5

Depto de Fsica/UFMG

Laboratrio de Fundamentos de Fsica

EXPERIMENTO No 7

O PRINCPIO DE ARQUIMEDES DENSIDADE DE LQUIDOS E SLIDOS INTRODUO Quando um corpo est mergulhado em um fluido ele fica sujeito a foras exercidas por este sobre a sua superfcie. Como a presso em cada ponto depende da profundidade, as foras normais superfcie do corpo sero diferentes, mais intensas nos pontos mais profundos, veja figura ao lado. Logo, a resultante das foras exercidas pelo fluido sobre o corpo ser vertical e dirigida para cima. A essa fora d-se o nome de EMPUXO. O empuxo que um corpo slido imerso em um lquido dado por: E=gV onde a densidade do fluido, V o volume do fluido deslocado e g a acelerao da gravidade. Na figura 2, mostramos um cilindro sustentado por uma mola no ar, em que a fora F1 exercida pelo dinammetro (representado pela mola) igual ao peso do cilindro: F1 = mg = peso real (2) , (1)

Figura 1: Foras exercidas pelo fluido (em repouso) sobre um corpo imerso.

r r E = empuxo = Fi

Figura 2

Quando o cilindro mergulhado em um lquido qualquer, a fora F2 que o dinammetro exerce igual a: F2 = mg - E = peso aparente Assim, o empuxo E dado por: E = mg F2 = F1 F2 = peso real - peso aparente Portanto, o Princpio de Arquimedes pode ser descrito por: O empuxo igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo imerso. (4) (3)

36

Depto de Fsica/UFMG

Laboratrio de Fundamentos de Fsica

O princpio de Arquimedes pode ser empregado para determinar a densidade de lquidos e de slidos, em procedimentos muito simples. A seguir sugerimos algumas aplicaes para o princpio de Arquimedes. 1. Seja P o peso real de um objeto no ar e P' o peso aparente quando imerso num lquido, usando a equaes 1 e 4, podemos escrever: P' = P - g V (5)

Observe que o peso aparente varia linearmente com o volume imerso. Como seria o grfico P' em funo de V? Qual o significado da inclinao desse grfico? A construo desse grfico permitir obter a densidade do lquido? 2. A razo entre os empuxos exercidos por dois lquidos diferentes sobre um mesmo slido totalmente imerso igual razo entre as densidades dos dois lquidos. Seja um lquido A, de densidade A e outro lquido B de densidade B. Um slido de volume V, totalmente imerso em cada um desses lquidos fica sujeito aos empuxos exercidos por A e por B, EA = A g V Portanto : e E A A = E B B EB = B g V (6)

3. Se um slido flutua num lquido, podemos afirmar que o empuxo exercido pelo lquido tem a mesma medida do peso do corpo. Nesse caso, a frao do volume imerso igual razo entre as densidades do slido e do lquido, isto , Vimerso = slido Vslido lquido (7)

4. Um mesmo corpo pode flutuar parcialmente imerso em lquidos diferentes. A comparao entre os volumes imersos permite determinar a relao entre as densidades dos dois lquidos. Considere um corpo que flutua em um lquido I, mantendo um volume VI imerso. O mesmo corpo flutua em um lquido II, mantendo um volume imerso VII (diferente de VI). A partir da expresso 7, mostre que os volumes imersos VI e VII so inversamente proporcionais s densidades dos lquidos I e II, ou seja I VII = II VI (8)

37

Depto de Fsica/UFMG

Laboratrio de Fundamentos de Fsica

PARTE EXPERIMENTAL Objetivo: a) Determinar a densidade de lquidos e slidos aplicando o princpio de Arquimedes. b) Utilizar um densmetro simples na determinao da densidade de lquidos. Material: Dinammetro, cilindro de alumnio, bquer, haste com suporte, bloco de madeira, rgua milimetrada, glicerina Procedimento: 1a Parte: Determinao da densidade da glicerina 1) Mea a altura e o dimetro do cilindro e calcule seu volume. Anote os dados. 2) Utilizando as marcas no cilindro, suspenda o cilindro pelo dinammetro e determine o seu peso real. 3) Coloque glicerina em um bquer e mergulhe gradualmente o cilindro at cada uma das marcas, anotando em cada uma a leitura no dinammetro. Faa cada marca at que ele fique totalmente imerso. Sem retirar o cilindro da glicerina, inverta a operao retirando o cilindro novamente em cada marca, refazendo a cada passo a leitura no dinammetro. Lance os valores numa tabela. 4) Determine o valor mdio do peso aparente para cada volume imerso. Faa o grfico do peso aparente em funo do volume imerso. A partir do grfico determine a densidade da glicerina. Sugesto para a tabela Volume imerso 0 V/5 = 2V/5 3V/5 4V/5 V 1 leitura
a

2a leitura

Valor mdio

2a Parte: Determinao da densidade de um lquido por comparao do empuxo. 1) Mergulhe o cilindro totalmente em gua num bquer e mea o seu peso aparente. Calcule o empuxo que a gua exerce sobre o cilindro. 2) A partir da medida do peso aparente do cilindro totalmente imerso na glicerina (1a parte), calcule o empuxo exercido pela glicerina.

38

Depto de Fsica/UFMG

Laboratrio de Fundamentos de Fsica

3) Calcule a densidade da glicerina atravs da equao 6, sabendo que a densidade da gua 1,00 g/cm3. 3a Parte: Determinao da densidade de um bloco de madeira que flutua na gua. Um bloco de madeira colocado sobre a superfcie da gua ir flutuar parcialmente. Mostre, a partir da equao 7, que a densidade da madeira pode ser calculada por:

madeira =

h gua H

(9)

conhecendo a densidade da gua gua, a altura total do bloco H e a altura da parte imersa h do bloco. 1) Coloque um bloco de madeira sobre uma superfcie de gua em um bquer. Mea a altura do bloco que ficou imersa h e a altura total do bloco H com uma rgua. 2) Determine a densidade da madeira do bloco. 3) Repita o procedimento com outro bloco de madeira com dimenses diferentes. Compare os resultados. DEMONSTRAO: PRINCPIO DE ARQUIMEDES (OPTATIVO) 1a Parte: Mostrar que: Os cilindros feitos de materiais diferentes, tm massas diferentes, mas tm o mesmo volume sofrem o mesmo empuxo quando mergulhados em gua. O empuxo sofrido pelos cilindros diferente na gua e no lcool pois estes dois lquidos tm densidades diferentes. Material: quatro cilindros de mesmo volume e materiais diferentes; bquer com gua; bquer com lcool; haste com suporte; dinammetro. 1) Medir o peso dos cilindros no ar (peso real). Anote na tabela. 2) Medir o peso dos cilindros na gua e no lcool quando totalmente mergulhados (peso aparente). 3) Determinar o empuxo de cada cilindro. Que concluso voc pode tirar. Cilindro madeira alumnio lato chumbo 2a Parte: Mostrar que o empuxo igual ao peso do fluido deslocado. Ar real gua aparente empuxo lcool aparente empuxo

39

Depto de Fsica/UFMG

Laboratrio de Fundamentos de Fsica

Material: Empuxmetro (= cilindro + copinho), dinammetro, bquer com gua, haste com suporte. Na figura 3, temos que, no equlibrio: F1= mcg + mg F2 = mcg + mg E F3 = (mc+ ma )g + mg - E Observa-se que: F3= F1 mcg + mag + mg - E = mcg + mg Sendo: Em resumo: O volume de gua no copinho igual ao volume de gua deslocado pelo cilindro quando imerso, ou seja, igual ao empuxo. 1) Verificar que o volume do cilindro igual ao volume interno do copinho. 2) Pendurar no dinammetro o copinho e o cilindro como mostra a figura 3. Anotar o peso indicado pelo dinammetro. 3) Mergulhar o cilindro totalmente em gua e anotar novamente a leitura no dinammetro. Calcular o empuxo. 4) Mantendo o cilindro mergulhado, encher o copinho de gua. Anotar a indicao do dinammetro. Calcular o peso da gua colocada no copinho. 3a Parte: Mostrar que o empuxo proporcional ao volume imerso. 1) Fazer uma marca na mesma altura em todos os cilindros (madeira, alumnio, lato e chumbo), e mergulhar cada um deles em gua at a marca. Ler o peso aparente. 2) Calcular o empuxo, observar que os valores so iguais para todos os cilindros porm menores que os obtidos na 1a Parte. 4) Mostrar que a razo entre os empuxos medidos na 1a Parte e na 3a Parte igual razo entre os volumes imersos, e tambm entre as alturas imersas dos cilindros nos dois casos. Isso proporciona um mtodo prtico para determinar a densidade de lquidos e de slidos, como foi feito na 3a parte desta prtica. mag - E = 0
Figura 3: Esquema experimental.

E = mag

40

You might also like