You are on page 1of 12

RESUMO PARA A PROVA DE TOPOGRAFIA DEFINIÇÕES O QUE É TOPOGRAFIA?

É a ciência que estuda uma área de terra limitada, com a finalidade de conhecer sua forma quanto ao contorno, dimensão, posição relativa e o relevo, sua orientação. QUAL A SUA FINALIDADE? O objetivo principal é efetuar o levantamento (executar medições de ângulos, distâncias e desníveis) que permita representar uma porção da superfície terrestre em uma escala adequada. Às operações efetuadas em campo, com o objetivo de coletar dados para a posterior representação, denomina-se de levantamento topográfico. QUAL É A ORIGEM DA TOPOGRAFIA? A topografia teve início no antigo Egito no rio Nilo, devido a cheias destruírem os limites das terras e as necessidades de novas demarcações, levantamentos cadastrais e avaliações de áreas rurais. A partir daí foram desenvolvidas técnicas que possibilitaram a restituição das áreas inundadas a partir de marcos e referencias, chegando hoje com equipamentos eletrônicos modernos utilizando-se de automação para a segurança e rapidez dos levantamentos e estudos. O QUE É GEODÉSIA? É a ciência que estuda a superfície da Terra com a finalidade de conhecer sua forma quanto ao contorno e ao relevo e sua orientação, levando em consideração sua curvatura. O QUE É UMA CADERNETA DE CAMPO? Planilha utilizada em campo para anotar os dados coletados (distâncias, ângulos e informações). O QUE É AGRIMENSURA? É o ramo da engenharia que trata das medidas da superfície terrestre e suas representações rurais e urbanas. O QUE É BALTIMETRIA? A batimetria é a medição da profundidade dos oceanos, lagos e rios e é expressa cartograficamente por curvas batimétricas que unem pontos da mesma profundidade com equidistâncias verticais. DE QUE CONSTITUI O DESENHO TOPOGRAFICO? Constitui a representação em escala reduzida, por meio de sinais convencionais,da forma do terreno levantado. Segundo a escala, grau de precisão, detalhes e amplitude, tal desenho denomina-se esboço, planta ou mapa topográfico, carta geodésica, geográfica ou corográfica. As plantas topográficas devem ser sempre acompanhadas dos cálculos e memoriais descritivos. O QUE É GEOTECNICA?

visando a elaboração e preparação de cartas e mapas. tudo num só produto e em meio digital Podendo ser definido também como o conjunto de procedimentos que lidam com dados georreferenciados e cuja área de atuação envolve a coleta e o tratamento da informação espacial. tais como materiais. estruturas. ângulos e informações) . O QUE É SENSORIAMENTO REMOTO? Ciancia de fazer medidas a partir de imagens de satelites. e após concluir os projetos. assim como o desenvolvimento e uso de sistemas e aplicações. na qual não se considera a curvatura da Terra. biológicos e humanos na superfície terrestre. Planta: representação gráfica de uma parte limitada da superfície terrestre. As escalas normalmente são pequenas. O QUE É GEOPROCESSAMENTO? Ciência que estuda a produção de mapas com informações referentes a ele. A engenharia é a ciência e a profissão de adquirir e de aplicar os conhecimentos matemáticos. naturais e artificiais. em breves traços a mão livre. técnicos e científicos na criação. aparelhos. Esta representação leva em consideração a curvatura terrestre. dos detalhes físicos. sistemas ou processos. Carta ou Mapa: representação gráfica sobre uma superfície plana. que facilite a identificação de detalhes topográficos. O QUE É CARTOGRAFIA? Estudos e operações científicas. Esta distribuição é em geral baseada também em mapas. para fins específicos. é através de técnicas topográficas que serão implantados e materializados. aperfeiçoamento e implementação de utilidades. A fotogrametria permite a determinação de posição e forma de objetos a partir de fotografias. O QUE É GEOGRAFIA? Ciência que estuda a distribuição de fenômenos físicos. disposição e condição do solo como produto para utilização em obras. sobre um plano de referência horizontal. baseado nos resultados de observações. EM QUE CONSISTE A ENGENHARIA? A engenharia efetua todos os seus estudos baseados em levantamentos topográficos. O QUE É FOTOGRAMETRIA? Ciência de fazer medidas a partir de fotos aéreas. A cartografia se utiliza da topografia pelas técnicas de confecção destes mapas. a fotogrametria permite a reconstrução de objetos e a determinação de algumas de suas características sem tocar os objetos. que realizem uma determinada função ou objetivo. artísticas e técnicas. Os Resultados de um levantamento topográfico podem ser: Croqui: esboço gráfico sem escala. Em outras palavras. A topografia determina e posiciona os solos de acordo com sua localização na superfície da terra. As escalas normalmente são grandes. máquinas.Estuda a composição. de parte ou toda a superfície terrestre. Caderneta de Campo: planilha utilizada em campo para anotar os dados coletados (distâncias.

342. etc.1. Para tanto é necessário um sólido conhecimento sobre instrumentação. A figura 1. 3) Cálculos ou processamento: elaboração dos cálculos baseados nas medidas obtidas para a determinação de coordenadas. cujo objetivo é a determinação de posições relativas de pontos. que visam facilitar a identificação das características sobre um modelo reduzido.MEDIDA OFICIAL NO BRASIL É O HECTARE 1 ha = 10.000 m2 notação correta 1. 4) Mapeamento ou representação: produzir o mapa ou carta a partir dos dados medidos e calculados. A realização simultânea dos dois levantamentos dá origem ao chamado levantamento planialtimétrico.Maquetes e Outros . 5) Locação.4193 ha (um mil.12. 2) Trabalho de campo ou aquisição de dados: fazer as medições e gravar os dados. onde o objetivo é determinar a cota ou altitude de um ponto (coordenada Z).1. 1. Tradicionalmente o levantamento topográfico pode ser divido em duas partes: o levantamento planimétrico.0101 ha (um hectare. De acordo com o trabalho prático da Topografia pode ser dividido em cinco etapas: 1) Tomada de decisão. onde se procura determinar a posição planimétrica dos pontos e o levantamento altimétrico.2 TOPOGRAFIA Na Topografia trabalha-se com medidas (lineares e angulares) realizadas sobre a superfície da Terra e a partir destas medidas são calculados áreas. volumes. sobre materiais artesanais. onde se relacionam os métodos de levantamento.1314 ha (doze hectares.São reproduções de superfície construídas a partir dos dados levantados em campo. técnicas de medição. posições ou pontos a serem levantados. 2 are e 2 para o centiare) Exemplos: . OBS. coordenadas. ângulos e desníveis.1 ilustra o resultado de um levantamento planialtimétrico de uma área. UNIDADES DE MEDIDAS AGRARIAS . trezentos e quarenta e dois hectares. Pode ser dividida em planimetria e altimetria. 1 a = 100 m2 . Classicamente a Topografia é dividida em Topometria e Topologia.0000 ha (utiliza 4 casas decimais. equipamentos. etc. quarenta e um ares e noventa e três centiares. 1 ha = 10. estas grandezas poderão ser representadas de forma gráfica através de mapas ou plantas. A Topometria estuda os processos clássicos de medição de distâncias. métodos de cálculo e estimativa de precisão. treze ares e catorze centiares) . volumes. etc. um are e um centiare) . A Topologia tem por objetivo o estudo das formas exteriores do terreno e das leis que regem o seu modelado.000 m2 . 1 ca = 1 m2 . Além disto.

FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS BÁSICAS TEOREMA DE HERÃO .

CALCULO DA AREA DE FIGURAS PLANAS .

.

Tensão Diferenciada nas Trenas . chamada de segundo. que mede distâncias do equipamento até um prisma.Temperatura . que mede distâncias do equipamento até um prisma. viadutos. Cada parte é chamada de grau. que deverá ser muito idêntica à medida. que futuramente poderão não mais existir. à laser ou infravermelho. O que difere entre eles é que a estação total também mede ângulos e registra os dados internamente. Medida e Contramedida: Para uma conferência da medida efetuada deve-se executar uma contramedida. Inclinadas: Estas distâncias são tomadas quando existe a impossibilidade de se medir as distâncias horizontais e verticais. como a vertical. podemos calcular tanto a distância horizontal.Graduação das Trenas . é chamada de grado. Distanciômetro:Equipamento eletrônico. pois desconsideram as elevações.Alinhamento das Balizas .. Verticais: São distâncias tomadas perpendiculares a um plano horizontal de referência. Este sistema é chamado de Centesimal. de aço aferida com correção de temperatura (recomendada) e de ínvar (ideal). Grado: Um círculo dividido.Horizontalidade das Trenas . pontes. Estação Total: como o distanciômetro a Estação Total também é um equipamento eletrônico. é dividido em 60 partes. a partir de seu centro. em 400 partes. São utilizadas em Levantamentos Topográficos Planialtimétricos ou Altimétricos. elevados. Como não sabemos qual das duas está correta. Radiano :Um radiano é representado pelo ângulo formado quando o valor do comprimento EQUIPAMENTOS DE MEDIÇÃO ANGULAR .Pressão Atmosférica SISTEMA DE UNIDADES Assim como a medida linear. Erros Lineares Durante uma medição linear. Cada grau por sua vez. EQUIPAMENTOS DE MEDIÇÕES LINEARES Trena: pode medir distâncias em todos os sentidos. utilizaremos a média aritmética para considerarmos como a medida final. Mira (Prisma): Equipamento utilizado para medição de distâncias verticais. em 360 partes. chamada de minuto. Também utilizadas em controles de obras como em túneis. temos várias unidades angulares. São as distâncias que utilizaremos com mais freqüência. à laser ou infravermelho. estaremos sujeitos a diversos tipos de erros: .TIPOS DE MEDIDAS LINEARES Horizontais : São distâncias tomadas paralelas a um plano horizontal de referência. a partir de seu centro. O material de sua composição pode ser de fibra de vidro (menos precisas). edificações e mecânica. Estas distâncias são utilizadas para se referir aos desníveis existentes entre detalhes da superfície. Cada minuto é divido em mais 60 partes.Catenária das Trenas . mas com o auxílio da matemática.Verticalidade das Balizas . Cada grado segue a divisão decimal. Grau :Um círculo dividido. As unidades angulares são de acordo com a divisão de um círculo. Cada parte desta.

ou seja. As escalas podem ser de redução (1:n). Isto pode ser feito da seguinte forma: Imagina-se um desenho na escala 1:50. A figura 3.Teodolito: utilizado para medir ângulos horizontais e verticais com precisão. é que elas também medem distâncias. Já uma escala pequena possui o denominador grande (1:10. De forma simples. Escrever 1:200 significa que uma unidade no desenho equivale a 200 unidades no terreno é comum estabelecer esta relação em centímetros: Desenho Terreno 1 cm 200 cm 1 cm 2 m 1 cm 0. etc.). 1:500.000.). 1:200. . 1:50. 1:100. O que as difere dos teodolitos. Estação Total :como o teodolito.000. Utilizando esta escala faz-se um desenho de um quadrado de 2 x 2 unidades (u). Em Topografia as escalas empregadas normalmente são: 1:250. ampliação (n:1) ou naturais (1:1).002 km É comum medir-se uma área em um desenho e calcular-se sua correspondente no terreno. então a escala de representação utilizada é de 1:10. Uma escala é dita grande quando apresenta o denominador pequeno (por exemplo.000. Os teodolitos atuais são eletrônicos. não tem dimensão (unidade). se uma feição é representada no desenho com um centímetro de comprimento e sabe-se que seu comprimento no terreno é de 100 metros. podemos definir escala com sendo a relação entre o valor de uma distância medida no desenho e sua correspondente no terreno. etc. 1:500 e 1:1000. O valor da escala é adimensional. a estação total também mede ângulos horizontais e verticais.1 apresenta este desenho. 1:200. ESCALAS É comum em levantamentos topográficos a necessidade de representar no papel uma certa porção da superfície terrestre. não interessa qual é esta unidade. Por exemplo. Todas as estações totais são eletrônicas e possibilitam o armazenamento automático das informações.

habilidade manual e qualidade do equipamento de desenho. em uma escala. Em função deste valor é possível definir o valor da precisão da escala (pe). ou seja. o menor valor representável em verdadeira grandeza.2 mm e equivale a duas vezes a acuidade visual. pe = eg . M .ERRO DE GRAFICISMO (eg) O erro de graficismo (eg) é uma função da acuidade visual. De acordo com a NBR 13133 (Execução de Levantamentos Topográficos). o erro de graficismo admissível na elaboração do desenho topográfico para lançamento de pontos e traçados de linhas é de 0.

consistindo-se em um segmento de reta dividido de modo a mostrar graficamente a relação entre as dimensões de um objeto no desenho e no terreno. Aplicando os conhecimentos mostrados anteriormente deve-se desenhar um retângulo com 2. seja um mapa na escala 1:4000.5 centímetros de comprimento: . Por exemplo. Desejase desenhar um retângulo no mapa que corresponda a 100 metros no terreno.A ESCALA GRÁFICA A escala gráfica é utilizada para facilitar a leitura de um mapa. Para a construção de uma escala gráfica a primeira coisa a fazer é conhecer a escala do mapa.

PIQUETES Os piquetes são necessários para marcar convenientemente os extremos do alinhamento a ser medido.. SE QUISEREM DAR UMA OLHADA. quando há necessidade. NÍVEL DE CANTONEIRA Equipamento em forma de cantoneira e dotado de bolha circular que permite ao auxiliar segurar a baliza na posição vertical sobre o piquete ou sobre o alinhamento a medir.Estes equipamentos. na medição entre pontos. DAQUI PRA FRENTE NA APOSTILA É MAIS A PARTE DE CALCULOS E USO DA ESTAÇÃO TOTAL. Seu comprimento varia de 10 a 100m. BALIZAS São utilizadas para manter o alinhamento.. deforma menos com a temperatura e a tensão. sobre o ponto marcado no piquete. os quais podem ter o formato de uma cruzeta. não se deteriora facilmente e é resistente à umidade e a produtos químicos. com auxílio de um nível de cantoneira. indicando a sua posição aproximada. ou forma circular e sempre apresentam distensores (manoplas) nas suas extremidades. sendo também bastante prática e segura. Devem ser mantidas na posição vertical.. NA PAG 21 DA APOSTILA TEM ALGUNS EXERCICIOS DE ESCALAS!!! .MEDIÇÃO DE DISTÂNCIAS TRENA DE FIBRA DE VIDRO A trena de fibra de vidro é feita de material resistente. Comparada à trena de lona. A PARTE TÉCNICA E DIVISÃO DO APARELHO. ESTACAS TESTEMUNHAS São utilizadas para facilitar a localização dos piquetes.