You are on page 1of 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E DISTÂNCIA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Disciplina: EAD 378 Seminário Temático: Estudo sobre Qualidade e Eficiência no Setor Público Professor: Máximo E. Martins

Declaração de Escopo

Processo de normatização de qualidade ISO 9001:2000 Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. – Embasa

Allan Oliveira, Renata Alves, Paulina Oliveira

2013

A Embasa está presente em 361 municípios da Bahia.1 milhões de pessoas. Com distribuição de água tratada até a casa dos consumidores. – Embasa. Uma sociedade de economia mista de capital autorizado. responsável pela certificação. contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população. possibilitando mais saúde e higiene através do saneamento básico são as principais metas da Embasa. e medir se a mesma oferece os serviços finais aos quais foram especificados pela organização.Histórico Empresa Baiana de Águas e Saneamento S. Expandir a cobertura do atendimento. Objetivos Gerais O Sistema Integrado de Abastecimento de Água da Região Metropolitana de Salvador possui certificado de qualidade ISO 9001:2000. Foi criada em 11 de maio de 1971 pela Lei Estadual 2. Justificativa Escolhemos a EMBASA por se tratar de uma empresa com uma abrangência de serviços e atendimento ao público muito grande. as extintas Comae e Coseb. qual o grau de qualidade de atendimento ao cidadão. pessoa jurídica de direito privado.929 e incorporou. atendendo a cerca de 12. prestando serviços cada vez melhores à população. em 1975. Temos como objetivo analisar qual é o tipo de serviço que a empresa disponibiliza para população. principalmente para classe trabalhista local. tendo como acionista majoritário o Governo do Estado da Bahia. Os trabalhos incluíram treinamentos sistemáticos de todas as . O processo de normatização foi aprovado pela Empresa BVQI. como subsidiárias. e levou dois anos para ser concluído. as companhias até então responsáveis pela prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário de Salvador e do interior do estado.A. contribuindo para o crescimento e desenvolvimento dos mesmos. com capacidade de investimento em vários municípios.

8° da Portaria N° 518/200404. atendimento. tratamento nas ETAs. características. desde a captação nos mananciais. com especificação correta de quantidade. Mata de São João/BA. bem como sobre os riscos que apresentam. e dos artigos 8° e 9° da Portaria n°518. até a adução de água tratada para os reservatórios urbanos de distribuição. possibilitando mais saúde e higiene através do saneamento básico. Resultados esperados Avaliar a qualidade da prestação do serviço disponibilizado pela EMBASA. composição. de 4 de maio de 2005. mediante envio de relatório. no mínimo. e contendo. Tendo como amostra de estudo um de seus postos de atendimento situado na Rua João Pessoa. 73. atendendo aos requisitos do Decreto n° 5. qualidade e preço. dentre outros mecanismos. aferindo a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços. de 25 de março de 2004 do Ministério da Saúde. com especificação correta de quantidade. qualidade e preço.440. que ganharam mais capacitação para manter o bom funcionamento do serviço de água na RMS (região Metropolitana de Salvador). com periodicidade mínima anual. Centro. as seguintes informações: a informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços. . Art.equipes operacionais: 327 profissionais. nº. sobre os riscos que apresentam. Agora. composição. características. bem como sua administração e resultados adquiridos através de investimentos em tecnologia da empresa para atendimento à população. informações sobre a qualidade da água distribuída. Contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população. Fornecer a todos os consumidores. a Embasa garante o padrão ISO 9001:2000 em todas as etapas de produção. Objetivos específicos O projeto objetiva analisar a operação no atendimento ao Sistema de Abastecimento de Água que de acordo ao Código de Defesa do Consumidor a Embasa garante ao consumidor o direito à informação sobre a qualidade da água distribuída.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CARVALHO. Acesso em 28 de junho 2013. Educação a distância RELATÓRIOS ANUAIS DE INFORMAÇÃO AO CONSUMIDOR. [Brasília] : CAPES : UAB. – Florianópolis : Departamento de Ciências da Administração / UFSC.com. Claudinê Jordão de Carvalho. Claudinê Jordão de.br . . 3.ba bov. Projetos – Elaboração. 2011: Administração de projetos.embasa. 2. Em www.