You are on page 1of 40

Redação

Autor: Daniel Vícola

São muitos os “dramas” que envolvem a comunicação escrita: _Eu não sei o que dizer! _Eu não sei como começar o meu texto! _Não encontro a palavra certa! _Fico girando em círculos! _Meu texto fica pobre! _Meu vocabulário é ruim! _Não conheço os gêneros textuais!

Vamos considerar o seguinte:

_Você cultiva o hábito da LEITURA? _Você PRESTA ATENÇÃO ao que lê? _Você costuma ler IMAGENS? _Você “digere” aquilo que lê? _Você repassa as informações que recebe? _Você escreve regularmente? _Tem o hábito de LER A SI MESMO(A)? _É crítico(a) em relação ao que escreve?

Você já parou para pensar no quanto a COMUNICAÇÃO é importante para nós, seres humanos, e no quanto, historicamente, investimos nessa nossa habilidade tão cara e necessária? Aprendemos a produzir sons significativos para poder engendrar a FALA. Sistematizamos esses sons sob a forma de sinais gráficos para poder criar a ESCRITA. Não contentes com isso tudo, fomos buscar ainda muitos recursos mais que nos possibilitaram refinar e aprimorar nosso processo de COMUNICAÇÃO.

.

1) O QUE É COMUNICAR? 2) ATRAVÉS DE QUAIS MEIOS NÓS NOS COMUNICAMOS? 3) QUEM FALA SEMPRE SE COMUNICA? POR QUÊ? .

. Também não importam os MEIOS UTILIZADOS.COMUNICAR é dar cabo do processo de transmissão de uma MENSAGEM para um RECEPTOR. mas sim que a mensagem consiga ser DECODIFICADA pelo seu RECEPTOR. não importando se este é ÚNICO ou um GRUPO DE INDIVÍDUOS.

IMAGENS. SONS etc. A ESCRITA. mas há outros recursos de que nos valemos com muita eficácia: GESTOS. .Nós nos comunicamos principalmente através da FALA (lei do menor esforço e maior comunicabilidade).

.

a mensagem que o EMISSOR pretendeu transmitir. mas também que o RECEPTOR A DECODIFIQUE. é necessário não apenas que o EMISSOR CODIFIQUE A SUA MENSAGEM.Aquele que fala nem sempre se comunica. ainda que parcialmente. ou seja. . que ele ASSIMILE. Para que possamos pensar num ato de COMUNICAÇÃO.

html .com/2009/01/charges.blogspot.http://mtujs.

http://maryvillano.html .com/2008/06/charges-divertidas.blogspot.

.

LINGUAGEM VERBAL é aquela que se dá. . LINGUAGEM NÃO-VERBAL é aquela que se utiliza de qualquer outro recurso que não a PALAVRA para exprimir uma ideia. que se processa através de PALAVRAS. sejam elas FALADAS ou ESCRITAS.

.

.

.

.

.

QUAL DAS DUAS LINGUAGENS NASCEU PRIMEIRO: A VERBAL OU A NÃO-VERBAL? .

gestos. antecede a VERBAL.O homem aprendeu a se comunicar muito antes de conseguir sistematizar línguas. os homens já se comunicavam através de sons. mesmo em tempos remotos da história da humanidade. . movimentos ou mesmo desenhos. portanto. feitos nas paredes das antigas cavernas. idiomas. A linguagem NÃO VERBAL. É sabido que.

as pessoas acabem empregando. a junção dessas duas linguagens. o homem utiliza muito mais a linguagem VERBAL.Atualmente. por ser facilitadora e muito mais simples que qualquer outra linguagem. podemos dizer que. . para construir seus atos de comunicação. muitas vezes. para a sua comunicação. No entanto. o mais comum é que.

br/r22815/Tirinhas-Quadrinhos-Charges/ .http://papodemulherindepedente.com.spaceblog.

O PRIMEIRO ESQUEMA DOS ATOS DE COMUNICAÇÃO: .

o EMISSOR SÓ “EMITE” e o RECEPTOR SÓ “RECEBE”? . nos atos de comunicação.Mas será que.

.

.

.

FATORES ESSENCIAIS DA ANÁLISE DISCURSIVA .

Quais são os fatores que devemos observar/levar em consideração quando analisamos um ato comunicativo? .

. A MELHOR LINGUAGEM E OS MELHORES RECURSOS. AQUELE QUE PRETENDE VEICULAR UMA DETERMINADA INFORMAÇÃO E QUE ESCOLHERÁ. PARA TANTO.É O EMISSOR DA MENSAGEM.

É EM FUNÇÃO DO PÚBLICO AO QUAL SE DIRIGE A MENSAGEM QUE A LINGUAGEM DELA SERÁ ESCOLHIDA/TRABALHADA. .SÃO OS RECEPTORES DA MENSAGEM CODIFICADA PELO AUTOR (EMISSOR).

TAMBÉM. SÃO ESSENCIALMENTE DUAS: A VERBAL E A NÃO VERBAL. PODENDO OCORRER.PRECISA SE ADEQUAR ÀS NECESSIDADES E ÀS EXPECTATIVAS DO PÚBLICO QUE SE QUER ATINGIR. . A JUNÇÃO DELAS.

QUAIS SÃO OS VALORES E OS INTERESSES VEICULADOS PELO TEXTO? ELES ESTÃO DE ACORDO OU VÃO CONTRA A MORAL COLETIVA? .RELAÇÃO: “TEXTO E CONTEXTO”.

Quanto mais atenção dermos aos fatores essenciais da comunicação. dos objetivos e dos valores envolvidos no ato da escrita. Escrever bem é o resultado de uma constante reflexão acerca da linguagem.Para melhor tirarmos proveito da escrita e aprimorarmos significativamente os nossos textos. melhores tornaremos o nosso discurso e a nossa capacidade de comunicação. . necessária se faz a atenção a todos esses fatores que. juntos. garantem a qualidade e a funcionalidade do ato de comunicação.

IDENTIFIQUE NA TIRINHA A SEGUIR: .PENSANDO NOS FATORES ESSENCIAIS DA ANÁLISE DISCURSIVA.

1. QUEM É O AUTOR DA MENSAGEM? 2. QUAIS SÃO OS VALORES VEICULADOS POR ESTE TEXTO E DE QUE MANEIRA ELE DIALOGA COM A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA? . QUEM PODE SER O PÚBLICOALVO? 3.

Quino .MAFALDA.

Nessa aula. sendo as duas principais a VERBAL e a NÃO-VERBAL. • ATÉ A PRÓXIMA! . aprendemos que: • COMUNICAR é TRANSMITIR UMA INFORMAÇÃO. • Temos várias LINGUAGENS DIFERENTES que nos possibilitam a comunicação de algo. Há alguns fatores importantes – e determinantes! envolvidos em um ato de comunicação.

Para continuar estudando.blogspot. materiais e dicas! http://gramaticadoprofessordaniel. é só nos fazer uma visitinha na internet! Acesse e confira mais textos.com/ .