You are on page 1of 58

TUTOS PHOTOSHOP

Lentes grande angulares dão efeitos muito interessantes ao fotografar paisagens ou ambientes. Porém, nem sempre temos uma a disposição. Então, uma maneira bem legal de simular essa lente é fazendo uma foto panorâmica. Essa técnica também é muito interessante para conseguir uma foto de tamanho maior do que a câmera pode captar. Para fazer uma foto panoramica, definimos o local a ser fotografado e clicamos a foto por partes, seguindo uma sequência. Cada foto dessa sequência deve captar cerca de um terço da área da foto anterior.

Antes de juntar as fotos captadas, vou primeiro fazer uma breve correção nas cores, pois a areia está bem escura e as cores não me agradaram muito. Minhas fotos estão em RAW, então vou selecionar todas pelo Adobe Bridge e abrí-las no Adobe Camera Raw.

Lembrando que minhas fotos foram feitas com a mesma fotometria, ou seja, mesma abertura, velocidade e ISO. Então, todas as alterações que eu fizer em uma, terei que fazer igual nas outras. Posso fazer isso de duas maneiras: uma opção é selecionar todas as imagens na parte lateral esquerda do ACR e editar na primeira imagem, a outra opção é editar uma única foto e sincronizar todas depois. Mas, para ser mais ágil, selecionarei todas. Dessa forma, as alterações feitas na primeira, também serão aplicadas nas outras.

Resultado de uma das imagens com as correções. Com os ajustes feitos, clico em Done, pois não quero carregá-las no Photoshop agora, e sim apenas

salvar essas correções nos arquivos em RAW. Volto ao Adobe Bridge, seleciono novamente todas as minhas fotos, e vou no menu Tools > Photoshop > Photomerge.

A janela abaixo aparecerá, deixarei em Auto mesmo, e clicarei em OK. O Photoshop vai automaticamente buscar os pixels similares nas imagens em sequência e mesclá-las.

Nem sempre teremos resultados perfeitos. E, algumas vezes, o resultado será similar ao da imagem abaixo.

. basta selecionar todas as layers e ir no comando Edit > Auto-Blend Layers e escolher a opção Panorama.Quando essas "faixas" aparecerem.

. Para isso. vou em Select > Modify > Contract (na minha imagem. um recurso disponível a partir da versão CS5. minha imagem ficaria menor ainda usando o Content-Aware. coloquei o valor 60) e inverto a seleção. seleciono uma área que contenha um pedacinho do que eu quero. Depois. depois. Com ele. posso criar informações onde não há. Porém. Posso fazer isso ao selecionar toda a minha imagem (clicando nela no thumbnail do layer no painel Layers com o Ctrl pressionado) e.Podemos ver que meu espaço não está totalmente preenchido. Eu poderia simplesmente dar um Crop cortando as sobras. vou no menu Edit > Fill > Content-Aware.

apliquei um Crop para visualizar melhor: . Por fim. para finalizar.E. corrigi algumas sujeirinhas com o Patch Tool. tcharam! O Photoshop buscou áreas similares e recriou informações para preencher as áreas vazias! Então. realcei algumas cores. como o amarelo (diminuindo o azul) e o vermelho. e também dei uma leve clareada. Por meio do Curves.

podemos ter uma imagem um pouco mais ampla. Dica: Ao fotografar na vertical. em comparação com os dois últimos. mais alguns exemplos.Espero que tenham gostado! Abaixo. . Podemos verificar essa diferença entre a foto do tutorial e os dois primeiros exemplos abaixo.

Erica DalBello .

1) Abra um arquivo e preencha o fundo com um gradiente linear composto por preto e um tom marrom. como criar a ilustração de uma vela estrela de prata no Photoshop por meio de brushes e do recurso Layer Style. . neste tutorial. como no exemplo abaixo.Aprenda. usei o valor hexadecimal #c2b9a8 para o tom marrom . Preencha a forma da vela com o mesmo tom de marrom que você usou na composição do gradiente do fundo. No exemplo abaixo. Faça uma forma vertical irregular de modo que o centro da forma tenha uma espessura mais estreita. 2) Crie a forma da vela com a ferramenta de seleção ou a ferramenta Pen.

ative também o Layer Style chamado Inner Shadow.3) Aplique um pouco do filtro Noise na vela. aplique na forma o Layer Style chamado Inner Glow. para fazer com que uma sombra interna avance de cima para baixo. para criar o volume da sua vela. com Blend Mode em Multiply. . 4) Em seguida. para criar uma textura sutil sobre a superfície da forma. preenchido com preto e com Blend Mode em Multiply. o que cria uma ambientação entre a vela e o fundo. Depois.

.

preenchido com branco no modo Dissolve. Diminua mais uma vez o pincel e dê um terceiro clique no centro. 6) Diminua um pouco o tamanho do pincel e dê novamente um clique no centro da vela. para intensificar ainda mais os pontos do pincel. .5) Agora. abra um novo layer e escolha um pincel suave e grande. O importante é que os pontinhos criados pelo pincel no modo Dissolve fiquem concentrados no centro da "explosão" da vela. Dê um clique com esse pincel bem no centro da vela. com opacidade de 30%.

com preenchimento amarelo e com Blend Mode em Hard Light. com preenchimento vermelho e com Blend Mode em Hard Light. Isso vai transformar os pontinhos do brush em um flare.7) Agora. Aplique também o Layer Style chamado Inner Glow. ative como opção de Blur Method o item Zoom e deixe o valor de Amount em 100%. . 8) Aplique sobre este flare o Layer Style chamado Outer Glow. vá em Filter e aplique a opção Blur > Radial Blur. No painel.

conforme demonstrado no exemplo abaixo. . para ativar a ferramenta de distorção e achatar a imagem do flare.9) Pressione Command+T (MAC) ou Control+T (PC).

Selecione os dois layers e pressione Command+E (MAC) ou Control+E (PC). vá em Curves e suba um pouco a curva para mudar a cor e a temperatura da luz que irradia da vela. 11) Faça com que o brilho da luz fique ainda mais intenso.10) Abra um novo layer acima do layer do flare. . crie uma cópia do layer e aplique sobre ele o Blend Mode no modo Color Dodge. Para isso. Em seguida. Isso fará com que o Layer Style do flare seja descartado.

em Control. . 13) Para criar faíscas projetadas em sentidos diferentes. o tamanho para 1 px e o valor de Strength em 100%. a opção Fade. no painel de comando.12) Selecione a ferramenrta Smudge. e escolha. escolha um brush duro. Configure. Selecione o layer do flare que está abaixo daquele que foi colocado o Color Dodge. Faça ajustes em Shape Dynamics. Clique e arraste esse flare com a ferramenta para criar as faíscas.

15) Continue trabalhando os detalhes.14) Em seguida. Caso ache que a intensidade das faíscas criadas pelo pincel ficaram muito fortes. . aumentando e diminuindo o tamanho dos pincéis. capture um tom amarelado do flare em seu Foreground. até conseguir o efeito desejado. Abra um novo layer e comece a usar o novo pincel para criar as faíscas em sentidos diferentes. abaixe um poco a opacidade do layer.

..É isso aí. com quem será. Feliz aniversário! Com quem será..

Providenciei uma imagem na qual o paralamas está em destaque. escolhi a figura de uma chama que será aplicada como detalhe de uma pintura sobre o paralamas de um carro antigo. como no exemplo abaixo. neste tutorial. uma das muitas opções em que você pode usar a ferramenta Shape para criar efeitos sobre uma imagem. 1) Neste tutorial.Aprenda. .

. no menu principal. selecionei a ferramenta Custom Shape e. cliquei e arrastei a forma sobre a imagem do carro. ativei o item Shape Layers. ativei a biblioteca Shape e. escolhi a forma da chama. pelo filtro Nature dessa biblioteca. 3) Preenchi meu Foreground com amarelo. na caixa de ferramentas. 2) Em seguida. Depois. . Ainda no menu principal.

Para isso. 5) Com as alças de seleção ativas. localizado no menu principal. Através da malha da ferramenta.4) Mantive o Shape Layer selecionado e pressionei Command + T (MAC) / Control + T (PC) para ativar a alça de seleção em volta da figura e para rotacionar ela no sentido em que desejo fazer a aplicação sobre o paralamas. fiz a distorção da chama sobre o paralamas. . mudei para a ferramenta Warp. cliquei no ícone da ferramenta.

apliquei sobre o Shape Layer o Blend Mode chamado Overlay. como se fosse uma pintura. Por Getulino Pacheco .6) Para finalizar. que cria o aspecto realista da forma sobre o paralamas.

Aprenda. 1) Providencie uma imagem que tenha alguém ou algo em posição de ação ou movimento. É necessário que a pessoa ou objeto em questão esteja recortado. . Insira um layer abaixo da imagem recortada com um fundo de tons escuros que pode ser criado no photoshop por meio dos gradientes. neste tutorial. como criar um interessante efeito para aplicar sobre suas imagens chamado Light Painting.

2) Com a ferramenta Pen no modo Paths. para dar a impressão de que os traços estão envolvendo o corpo. uma pessoa saltando. crie curvas em zigue-zague sobre a imagem. No caso da minha imagem. optei por criar três linhas curvas com interrupções. .

Nesse painel. No meu exemplo ajustei o tamanho do pincel para 25 px. em Control. entre na biblioteca de pincéis e escolha um pincel duro.3) Agora. 4) Ainda no menu principal. no menu principal. ative o item Shape Dynamics e. clique sobre o ícone da ferramenta pincel e. na caixa de ferramentas. . escolha a opção Pen Pressure. Ajuste o tamanho do pincel em Size. clique duas vezes no ícone de pincéis que habilita o painel de configurações do pincel.

. 6) Mantenha o Path ativo e abra um novo layer.5) Mude agora para a ferramenta Direct Selection e selecione apenas um dos subpaths.

está preenchido com branco. no submenu do painel. O pincel será criado acompanhando o caminho do demarcador. ative Stroke Subpath. na caixa de ferramentas.7) Volte a ativar a ferramenta pincel e verifique se o seu Foreground. 8) No painel Stroke Subpath. Utilize em Tool a opção Brush e clique em Ok. ative o item Simulate Pressure. . Vá ao painel Paths e.

9) Repita esse procedimento sobre os demais demarcadores. sempre criando um novo layer a cada aplicação do pincel. .

Para ativar a opção.10) Uma vez aplicado o pincel sobre os caminhos. Mude a cor do Inner Glow para amarelo e. dê dois cliques sobre um dos layers preenchidos com o pincel. . 11) Ainda no painel. Mude a cor do Outer Glow para vermelho e. escolha Hard Light. em Blend Mode. em Blend Mode. Controle a intensidade nas opções de Spread e Size. mantenha o item Preview ativado e escolha o item Outer Glow. Controle a intensidade na opção Size. No painel Layer Style. escolha Hard Light. crie o efeito de luz por meio do Layer Style. ative também o item Inner Glow.

.12) Pronto! O resultado será parecido com o exemplo abaixo.

Um truque bem legal para fazer com que as luzes fiquem ainda mais intensas é. para que os traços dos raios de luzes fiquem com cores diferentes. para criar um efeito luminoso em volta da figura. após ter aplicado o Layer Style. aplicar sobre o layer dela o Blending Mode chamado Color Dodge. Por Getulino Pacheco . Aplique também no layer da imagem o efeito Outer Glow. em seguida.13) Repita o procedimento nos demais layers preenchidos com o pincel. criar uma pastinha dentro do painel Layers e arrastar os layers com o efeito para dentro dela e. Mas altere as cores do Inner e Outer Glow durante a aplicação.

mas o fundo não tenha o gradiente. neste tutorial. como a minha usada no exemplo. No caso deste exemplo. de dólar. Caso você tenha uma foto legal.Aprenda. uma técnica bem legal para criar um lineart sobre uma imagem. recorte a foto e crie o fundo no Photoshop. Vamos começar? Faça o download da cédula de dollar. 1) Escolha uma foto que tenha bom contraste e um fundo com um gradiente radial. tipo as linhas e marcas de segurança de uma nota de dinheiro. .

portanto. crie um contraste forte na imagem. dê um Save As no arquivo com o nome de Displace. . 3) Agora. Iremos usar essa imagem contrastada como um mapa de deslocamento posteriormente. Coloque 50 na saída do preto e 150 na saída do branco.2) Elimine as cores da imagem em Image>Adjustments> Desaturate. em Levels.

como os olhos e a boca. E em seguida. . Filter>Blur>Surface Blur. Use 15 pixels em Radius e 20 pixels em Threshold e dê ok. 5) Uma vez tendo suavizado a superfície da foto. Esse filtro irá suavizar alguns detalhes da pele sem prejudicar detalhes. use novamente Levels e aplique os mesmos valores de branco e preto usados no passo 3.4) Volte um passo atrás. recolocando a foto no modo Desaturate.

Em Shape. transformando todo o arquivo em tons de preto e branco. O importante é que os valores de Input e Output sejam iguais. .6) Vá em Image>Mode>Grayscale. foi de 240 pixels. dependendo da resolução. 7) Dando um ok no painel Bitmap. e em Frequency aplique 18. mas. Quanto maior o valor usado. Volte em Image e. será necessário fazer alguns testes de valores em Frequency para conseguir o resultado adequado para a sua imagem. Lembrando que. pode haver um valor diferente. em Angle coloque 0. agora. outro painel . O painel Bitmap que irá surgir informa o valor de Input e Output .o Halftone Screen . maior será a quantidade de linhas criadas.vai aparecer e é aqui que você criará as linhas sobre os tons da imagem. escolha Line. converta a imagem para modo Bitmap.no caso da minha imagem. dependendo da foto e da resolução usada.

Quando fizer isso. . O valor deve permanecer em 1 e dê ok. surgirá um painel mostrando o valor de Ratio.8) Este é o efeito que vai ser obtido após o processo 9) Converta a imagem novamente para Grayscale.

Vá em Filter> Distort> Displace. 11) Agora. dê ok e procure o arquivo com o nome Displace salvo no passo 3. Coloque o valor de 2 em horizontal e 2 em vertical.5 pixels. Clique em abrir e a imagem será distorcida pelo mapa.10) Em Filter> Blur aplique em Gaussian Blur um valor bem sutil de 0. . Ative Stretch To Fit e Wrap Around. utilize o mapa de deslocamento para que os traços criados acompanhem o volume do desenho do rosto.

que irá ser substituído pela nova imagem.12) Abra o arquivo da nota de um dólar e use a ferramenta Quick Selection para selecionar a elipse e o retrato de George Washington. . 13) Mantendo a seleção ativa. abra uma nova camada e preencha a seleção com o mesmo tom do papel da nota.

Veja o resultado. .14) Arraste o arquivo da nova imagem para o da cédula. Posicione a imagem e use a seleção da elipse para criar uma máscara em torno da foto aplicando o Blending Multiplay sobre o layer da imagem para que a informação branca dessa imagem fique com a cor do papel da cédula.

.

verifique se a opção Shape Layers está ativada. Crie um quadrado com as bordas arredondadas.Crie uma bolacha de água e sal no Photoshop Neste tutorial. para criar a ilustração de uma bolacha de água e sal. ative o Rounded Rectangle (tecla de atalho U) e. um layer de ajustes irá surgir no painel Layers. Clique duas vezes no ícone da esquerda. você irá aprender como usar o Shape Layers. . no menu do painel de controle. Ao criar o quadrado. para ativar o Color Picker. 1) Na caixa de ferramentas. em conjunto com alguns filtros do Photoshop. e digite na área do valor hexadecimal (#) o código e5c599 para reproduzir o tom alaranjado usado neste tutorial.

diminua um pouco o pincel e também faça distorções individuais sobre cada um dos furinhos para quebrar a aparência simétrica dos mesmos. No painel do Liquify. vá em Filter > Liquify. acione a opção subtrair. 3) Ainda com o layer selecionado. criando pequenos círculos que farão furos sobre a superfície do retângulo. escolha a primeira ferramenta no canto superior direito do painel.2) Crie agora os furinhos na bolacha. mude a ferramenta Rounded Rectangle para Elipse. Clique e arraste com a ferramenta. Faça uma sequência de 5 furos na horizontal e repita essa sequência na vertical. no menu principal. como no exemplo abaixo. então clique em OK. ajuste o tamanho do pincel e faça pequenas distorções nas bordas da bolacha. Selecione o Layer Mask e. . Uma tela irá surgir para alertar que o Shape Layer será rasterizado. Em seguida. Para a ilustração ficar mais convincente. Clique em OK.

5) Para tornar ainda mais interessante a textura. Clique em OK. Em Filter > Render. Para Background.4) Mude a cor do Foreground ao inserir o valor hexadecimal (#) e5c599. dê dois cliques no layer e ative a janela Layer Style. insira o valor (#) c58750. Aumente também um pouco a porcentagem de Noise para criar sobre a textura pequenos grãos. aplique a opção Clouds. Você obterá uma textura sobre a bolacha como a do exemplo abaixo. Esses grãos deixarão a ilustração com um aspecto mais orgânico. Isso irá acentuar os tons nas bordas da bolacha. . Aplique um Inner Glow com um tom marrom escuro com o Blend Mode Multiply.

Hmmm. que delícia! Gostaram da receita? . Aplique um Drop Shadow para completar.6) Para finalizar. use as ferramentas Dodge e Burn para iluminar e queimar um pouco mais as áreas claras e escuras da textura da bolacha.

neste tutorial de Photoshop. preenchimento e opacidade podem ser aplicadas. Por exemplo: ao invés de aplicar o comando Levels. Uma máscara nesta camada permite que o comando seja aplicado de forma específica. O arquivo fica muito mais leve. ou camada de ajuste caso você trabalhe com o Photoshop em português. mais acima ou abaixo. Mas antes. aproveitando ao máximo a flexibilidade de se trabalhar com camadas. várias opções se tornam disponíveis. Trocando a posição dos layers. ou seja. Vantagens Uma vez inserida a camada de ajuste. Por isso. Quero explicar o conceito de um layer de ajuste. tornando o fluxo mais produtivo. Diferente das camadas tradicionais de pixels. entre elas: A camada pode ser editada a qualquer instante.. as camadas de ajustes permitem a aplicação dos comandos de ajustes do Photoshop em camadas.. com elas. quero apresentar algumas das vantagens de se trabalhar com layers de ajuste. somando ainda mais controle e aumentando a quantidade de efeitos que foram aplicados durante um tratamento ou fusão de imagens. especialmente quando. nos quais você pode pintar. conseguimos aumentar a velocidade de nosso trabalho ao mesmo tempo que mantemos o processo editável. . Todos as opções de Blend Modes.Boas práticas são sempre bem-vindas. você pode aplicar uma camada de ajuste com o mesmo comando. permitindo que seus trabalhos ocupem menor espaço em disco. você determina onde vai aplicar o comando. determina quais camadas irão receber o efeito. copiar e colar informações.

Por isso. que economiza em até 89% a movimentação do mouse. você pode inserir um layer de ajuste usando o novo painel Adjustment. meu conselho é que você comece hoje mesmo a usar esse recurso em seu dia a dia! .Dado interessante A partir do Photoshop CS4.

é um dica pequena. mas super legal. O que eu aprendi recentemente. principalmente quando queremos colocar o efeito em um ponto exato. A dica é que é possível usar o filtro com valores em pixels. a primeira ação é abrir o painel Info e escolher “Pixels” como medida.Desde que comecei a trabalhar com o Photoshop. e quero compartilhar aqui no Cadê o Alê. eu sempre gostei do filtro Lens Flare para desenvolver uma fusão ou um super efeito em minhas imagens. Para isso. Isso pode ser feito clicando sobre o ícone X/Y e escolhendo a nova medida entre as opções abertas no menu contextual. tornando o processo muito mais preciso. .

Quanto estiver tudo pronto. você pode converter o layer em um Smart Filter ou Smart Object antes de aplicar o filtro. para tornar nosso primeiro tutorial de Photoshop de 2012 ainda mais editável. com a tecla Option (Win: Alt) pressionada. você deve inserir os valores que anotou agora há pouco e clicar em OK. como tipo de lente e intensidade do brilho. E.Em seguida. clique sobre a imagem para abrir a caixa de diálogo Precise Flare Center. posicione seu mouse sobre o local que deseja aplicar o filtro e anote os valores que aparecem no painel Info. clique em OK para aplicar o filtro. Abra o filtro Lens Flare pelo menu Filter > Render > Lens Flare e. Configure os valores finais. Show de bola! . Nela.

Mas um bom resultado se consegue usando uma boa captura como a mostrada aqui. com um apelo aconchegante e acolhedor com uma simples xícara de café. consegue-se um resultado mais atraente. . Em passos simples. O segredo fica em como fazer a fusão da fumaça com o elemento fotográfico em questão.Muitos tutoriais procuram explicar como se faz efeito de fumaça no Photoshop.

Passo 1 Com as imagens abertas no Photoshop. . arraste a fumaça sobre a imagem da xícara.

Passo 2 Para ajustar. mac: Cmd+T). use o free transform. Passo 3 . posicione da maneira que achar mais interessante. rotacionar. Edit > Free Transform ou (pc: Ctrl+T.

Passo 5 Para fazer um acabamento adicionei uma máscara no layer da fumaça e brinquei um pouco com ela. Assim fará com que tudo que for preto fique transparente e somente as áreas claras fiquem visíveis.Mude o blend mode do layer da fumaça de normal para screen. . dessature a imagem com o comando Desaturate (menu > image > adjustments > desaturate). escolha o brush. Para tirar essa cor. Com a máscara selecionada. use preto de foreground e pinte a seu gosto. Passo 4 Note que a fumaça é meio azul.

aplicando uma invasão ao layer da fumaça. com o ALT pressionado clique sobre o ícone Photo Filter. . aparecerá uma caixa de dialogo e ative a opção de Clipping (fará com que este ajuste tenha efeito somente no layer abaixo.Passo 6 Na paleta de Adjustments. Utilizei esse layer de ajuste para ambientar a fumaça com o restante da imagem. note na paleta de layers que aparacerá uma seta no layer de Photo Filter indicando isso).

.

Felipe Zacharias Equipe Grupo Photopro .