............................................... 4 5 ....................................................Objetivos Do Curso...............Carga Horária – Organização Curricular ...... 6 Página 2 ...............................................................Introdução ....... 3 2 ......................... 4 4 ...Público Alvo ........................ 6 9 ....................................................Critérios De Avaliação .....Certificação .......SUMÁRIO 1 ....................................................................................................................................... 5 6 .......... 6 7 ..........Estrutura Do Material ......Metodologia Do Curso ................Orientações Aluno On-Line ............................................... 6 8 ................................................................. 4 3 ..............

É importante a compreensão clara das informações apresentadas neste manual. a carga horária. metodologia. Ao final de seus estudos esperamos que você possa ampliar e enriquecer seus conhecimentos e habilidades visando à melhoria e a qualidade do seu trabalho Página 3 .INTRODUÇÃO Caro (a) Aluno (a).1 .. volte sempre a este manual. podendo estudar do seu jeito e no seu tempo. a estrutura curricular. enfim. Você conhecerá os objetivos. Todas as informações fundamentais para realizar com proveito.. objetivando auxiliar você na organização e no planejamento de seus estudos. em caso de dúvidas. portanto. o planejamento e organização são fundamentais para o sucesso em seus estudos! Este manual apresenta orientações gerais sobre o curso. Porém. os estudos e as vivências propostas nas aulas interativas do curso. Seja bem-vindo (a) ao Curso Treinamento Introdutório do Governo de Minas Gerais na modalidade a distância! Essa modalidade privilegia a flexibilização na sua organização. estrutura do material.

OBJETIVOS DO CURSO Objetivo Geral:  Fornecer uma base sólida de informações para os agentes públicos e estagiários que possam direcioná-los nos estágios iniciais das atividades no estado. no intuito de oferecer ao participante o estimulo a autoaprendizagem e o desenvolvimento de habilidades e competências previstas no curso. funcionamento.  Apresentar as diretrizes aplicadas no Estado de maneira objetiva e de fácil consulta. gestores públicos e estagiários da Administração Direta. políticas e metas do Estado. 3 . atividades auto instrucionais. Objetivos específicos:  Integrar as pessoas recém-chegadas ao novo contexto de trabalho.  Apresentar as principais informações sobre estrutura. correio/mensagem). dispor-se-á de recursos vídeo e recursos tecnológicos (Ambiente Virtual de Aprendizagem.METODOLOGIA DO CURSO A metodologia será auto instrucional. Página 4 .2 . contribuindo para a construção do conhecimento e aprimoramento técnico. 4 . Autárquica e Fundacional do Poder Executivo do Estado de Minas Gerais. Para isso.PÚBLICO ALVO  Servidores públicos.

o conteúdo programático foi dividido em 10 unidades de estudos.CARGA HORÁRIA – ORGANIZAÇÃO CURRICULAR O Curso tem carga horária de 80 horas e para um melhor entendimento dos assuntos abordados.5 . conforme abaixo: Curso Treinamento Introdutório do Governo de Minas Gerais UNIDADES DE ESTUDOS Introdução ao Curso Unidade 1 Unidade 2 Unidade 3 Unidade 4 Unidade 5 Unidade 6 Unidade 7 Unidade 8 Unidade 9 Unidade 10 Integridade Funcional e Ética Direitos do Servidor Perícia Médica e Saúde Ocupacional Organização e Princípios da Administração Pública Estadual Estratégias de Governo Gestão e segurança da Informação Desenvolvimento do Servidor Planos de Carreiras Cargos em comissão e funções gratificadas Estágio probatório e avaliação de desempenho do servidor Página 5 .

Biblioteca de Vídeos Faz-se necessário assistir as videoaulas que introduzem o conteúdo semanal a ser trabalhado nas aulas interativas do Ambiente Virtual de Aprendizagem. dialogam e refletem sobre suas ações.CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO A avaliação se dará de forma contínua. participar das atividades auto instrucionais.ORIENTAÇÕES ALUNO ON-LINE Você sabe o que é ser um aluno on-line? Ser aluno on-line é ter o compromisso com o aprender a aprender de forma Página 6 . O processo de acompanhamento e avaliação do aluno será realizado via sistema. 8 . para conhecer e aprofundar as temáticas durante o processo. visando melhorar o seu desempenho profissional. na medida em que os envolvidos no processo avaliam a caminhada qualitativamente.6 . atividades on-line para estudo e auto aprendizagem. mensurando a leitura do conteúdo de cada unidade e a realização das atividades auto-instrucionais de cada aula interativa. 7 .CERTIFICAÇÃO Para emissão do certificado de participação o aluno deverá obter no mínimo 60% de aproveitamento no curso. 9 . fazer as leituras correspondentes.ESTRUTURA DO MATERIAL Material Digital (Web): Disponibilizadas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem visando à fundamentação teórica das temáticas com conteúdos.

É importante que todos os hábitos e registros de aprendizagem sejam reavaliados constantemente com o objetivo de gerenciar melhor o tempo. Ele explica detalhadamente como utilizar as ferramentas do AVA. a fim de reservar um horário adequado para os estudos. selecionamos abaixo algumas dicas importantes. um tempo para definir suas metas e planejar seu tempo de  Defina metas reais para seus estudos. 02 horas semanais. É importante estar ciente de que nesta modalidade de ensino. se faz necessária a organização do seu tempo para a dedicação dos estudos e a participação ativa. Para ajudá-lo nesta nova empreitada. ritmo e horário de estudo.  Organize bem sua agenda. Acompanhe e aplique:  Leia atentamente o tutorial do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) para familiarizar-se com o ambiente. Página 7 . Assim.autônoma e fazer com que o uso do computador seja mais um instrumento significativo para seu estudo. a figura central de todo o processo de aprendizagem é você. da mesma forma que você se organiza para estar em uma aula presencial.  Sugerimos dedicar no mínimo.  Faça todos os esforços para manter seu plano de estudos e seu horário de trabalho. de acordo com o planejamento prévio da sua semana.  Reserve estudos.  Estabeleça um horário para estudar.

visando garantir o maior aproveitamento do curso. rever e tudo o mais que se insira no contato com um conteúdo.  Acompanhe todo o material disponível e realize as atividades propostas na aula da semana. resumir. Atualize seu perfil e mantenha contato com seus colegas de turma. Ler. a necessidade constante de participação e troca de experiências. “Que nossos esforços desafiem as impossibilidades”. sua rede de contatos. poderão surgir dificuldades para compreender a organização do curso. concluir. Por isso. (Charles Chaplin) Página 8 . Temos consciência de que. consulte sempre o manual do curso e o cronograma de estudos semanal.  Desenvolva  Amplie estratégias próprias de estudo. esquematizar. os compromissos a assumir e. fundamentalmente. os espaços do ambiente virtual. neste início.  Relacione conteúdos teóricos e experiências práticas articulando os dois tipos de saberes. interpretar.