You are on page 1of 9

SISTEMA DE COLETA INTELIGENTE E COMPACTAO AUTOMATIZADA DO LIXO (SICICAL)

Luis Felipe Coutinho Irigoyen Moyano, lfmoyano@gmail.com Rafael Gonalves Bezerra de Arajo, rafael.araujo@unifacs.br Juliana Andrade Carvalho, j.andrade.carvalho@gmail.com Universidade Salvador ( UNIFACS ), Rua Doutor Jos Peroba, n 251, STIEP, CEP 41770-235, Salvador BA. Resumo: O projeto apresenta o desenvolvimento de um Sistema de Coleta Inteligente e Compactao Automatizada do Lixo (SiCICAL), para otimizao da logstica de coleta de resduos e reduo dos impactos negativos causados pela m disposio dos mesmos nas cidades. O sistema composto por lixeiras compactadoras e automatizadas, dotadas de comunicao sem fio para comunicao entre si e com a internet (conceito de computao nas nuvens). Cada lixeira dotada de circuito eletrnico de condicionamento de sinais de sensores de nvel, sistema mecnico inovador de compactao, espao para armazenamento dos resduos e chorume, auto-suficincia energtica atravs de energia solar fotovoltaica e um sistema de aquisio e transmisso de dados utilizando um microcontrolador e protocolo de comunicao ZigBee. O sistema permite que as informaes das lixeiras sejam gerenciadas na internet, em tempo real, atravs de dispositivo mvel conectado ao conjunto de lixeiras (subSiCICAL) que ser responsvel pelo envio dos dados nuvem. Busca-se com o sistema a diminuio e reestruturao da logstica de coleta de lixo, reduzindo a emisso de Gases de Efeito Estufa (GEE) oriundos da queima do combustvel dos caminhes de coleta e otimizao de seus recursos, participao no mercado de crditos de carbono no mbito do MDL (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo), benefcios variados para a populao e para o ambiente, como por exemplo, a diminuio de doenas e transtornos ocasionados pelo lixo espalhado nas ruas, reduo de odores, e a melhoria da imagem da localidade. Por fim, o projeto proporciona o desenvolvimento de hardware, firmware e software com alto padro de confiabilidade para os servios de coleta de resduos, tendo como principais aspectos inovadores a anlise da autonomia das lixeiras, a eficincia da transmisso de dados sem fio entre os dispositivos e a utilizao da rede 3G, para gerenciamento do sistema atravs de computao em nuvem. Palavras-chave: lixeira, coleta, compactao, computao na nuvem, crdito de carbono.

1. INTRODUO Um dos grandes problemas da humanidade o lixo. A atual sociedade consumista, aliada com a ideia de que tudo descartvel, faz com que a quantidade de lixo produzida no mundo seja absurda. Segundo o site do jornal Estado, em uma matria publicada em setembro de 2011, o planeta gera cerca de 30 bilhes de toneladas de resduos slidos por ano, e 2,5% so de resduos slidos urbanos (RSU). Segundo a Associao Brasileira das Empresas de Limpeza Pblica e Resduos Especiais (Abrelpe) em 2010 foram produzidas, em todo territrio nacional, 195 mil toneladas/dia de Resduos Slidos Urbanos (RSU). Deste total aproximadamente 57% desse lixo foram para aterros sanitrios, 25% para aterros controlados e 18% para lixes. O resultado, ao final do ano de 2010, foi de 60,8 milhes de toneladas de lixo, sendo que pouco mais de 10% deste montante no foi sequer coletado. Das 54,2 milhes toneladas de lixo coletado quase 42,5% foram para locais inadequados. Desta forma percebe-se que o Brasil tem um sistema de coleta e destinao do lixo bastante frgil e ineficiente. Para mudar tais nmeros necessrio pensar diferente sobre o lixo. O SiCICAL traz solues palpveis para o armazenamento e a coleta dos resduos slidos urbanos (RSU) pois vislumbra todas as etapas do despejo do lixo, desde o cidado jogando o resduo na lixeira at a coleta e destinao final do mesmo. Este acompanhamento das etapas do ciclo do lixo prioriza a sade da populao preservando-a, evitando doenas relacionadas ao lixo, reduzindo as emisses de gases de efeito estufa (GEE), melhorando a imagem da localidade e acima de tudo facilitando a reciclagem.

VII Congresso Nacional de Engenharia Mecnica, 31 de julho a 03 de Agosto 2012, So Luis - Maranho

2. O SISTEMA O SiCICAL sugere uma reorganizao completa do sistema de coleta, desde o funcionrio que recolhe o lixo, at o empresrio dono da empresa de coleta. O gerenciamento do resduo ser feito de uma forma que ir trazer facilidade e agilidade, e graas a isso, melhoria da qualidade de vida da populao e lucro para empresa prestadora deste servio. Acima de tudo o sistema visa reeducar os cidados para pensar melhor na questo do lixo. O desenvolvimento deste projeto abrange uma srie de etapas relativas ao processo de pesquisa e desenvolvimento de produto, definio do processo de desenvolvimento e s certificaes do produto. importante ressaltar que para viabilizar o projeto, os requisitos de qualidade, em conformidade com as normas regulamentadoras do fornecimento deste produto, sero observados em todas as etapas do desenvolvimento e implementao do projeto. O primeiro nvel do sistema consiste no seu elemento bsico, a lixeira. Esta ter caracterstica compactadora com comunicao wireless para coleta inteligente, sendo totalmente automatizada. Alm disso, um sistema de controle permitir a gesto exclusiva para indivduos com registro especifico em seu sistema. 2.1. A lixeira A lixeira ser o produto elementar para que esse sistema funcione, e para isso necessrio que seja muito bem projetada, condicionada e testada. A sua principal funo ser a compactao e para tal ser criado um mecanismo com a utilizao de um atuador linear compacto, interagindo com um mecanismo tesoura (scissor mechanism) proporcionando uma compactao com pouqussimos rudos, rpida e com fora suficiente para realizar a tarefa a que se prope. O Scissor Mechanism um sistema em que se utiliza juntas cruzadas formando um X, para alongar uma plataforma por exemplo. Esse inspirado em uma ligao mecnica conhecida como pantograph, que uma forma baseada em paralelogramos. O movimento de subida e descida feito atravs da aplicao de fora em um dos apoios, o resultado disto um alongamento do padro tesoura, conforme Fig. (1).

Figura 1. Exemplo de um mecanismo tesoura. A fora para estender o mecanismo pode ser de qualquer natureza, sendo ela hidrulica, pneumtica, mecnica ou por motor linear. A grande vantagem desse sistema que ele ocupa pouco espao, e chega a grandes alongamentos. Outro ponto favorvel para esse mecanismo sua implementao. Sabe-se que invertendo o sentido de extenso e aplicando uma fora no sistema possvel criar um mecanismo de compactao que gera pouco rudo, por isso assumese que este o mecanismo ideal para a implementao do sistema de compactao da lixeira proposta neste artigo. Para ser o responsvel pela aplicao da fora necessria ao movimento do sistema foi escolhido o atuador linear compacto. Diferente de atuadores lineares comuns que se parecem com pistes, o atuador linear compacto a ser utilizado no projeto se parece com uma caixa e ocupa pouco espao. Alm disso, segundo seu fabricante, o Kataka, sua fora no varia com o alongamento do cursor, mantendo-se constante at o alongamento mximo, conforme mostrado na Fig. (2). Ademais sua velocidade de expanso e compresso do cursor superior aos atuadores comuns. Com tudo isso, a compactao ser mais rpida e eficiente.

VII Congresso Nacional de Engenharia Mecnica, 31 de julho a 03 de Agosto 2012, So Luis - Maranho

Fora X Elongao
Atuador Linear Comum Atuador Linear Kataka Elongao (mm)

Figura 2. Comparao entre atuador linear comum com o atuador linear compacto utilizado no projeto. A lixeira ser toda desenvolvida com alumnio para que a estrutura no fique to pesada, mas permanea com certa robusteza. Para sua construo foi escolhido o perfil estrutural, que tm um formato que facilita a unio entre eles e o encaixe do parafuso, alm de boa maleabilidade e resistncia. Somado a isto, seus tamanhos e formas variadas permitem dar um visual mais agradvel lixeira.

Figura 3. Imagem dos perfis utilizados na estrutura. Chapas de alumnio fecham a estrutura, e suas laterais podero ser utilizadas para publicidade e campanhas de conscientizao. A parte superior destinada para o hardware e para o painel fotovoltaico que alimenta todo o circuito da lixeira, conforme Fig. (4) abaixo.

Fora (N)

Figura 4. Disposio dos equipamentos. 2.2. A rede Um ponto importante no projeto a transmisso do status da lixeira para a nuvem (conceito de computao nas nuvens), para que seja possvel o acesso a esses dados pela internet a partir de qualquer dispositivo conectado. Para isso ser utilizada a tecnologia de Rede de Sensores Sem Fio (RSSF) para o gerenciamento do status de cada lixeira. Basagni et al (2004), mostra que as redes de sensores sem fio (RSSF) so redes ad hoc (topologia dinmica e aleatria), alm disso, segundo Silva (2006), estas so compostas por dispositivos de tamanho e custo limitado. Essas limitaes restringem a capacidade do hardware e da reserva de energia desses elementos. No caso especfico das RSSFs, Araujo et al (2007) afirma que os sensores atuam de forma colaborativa extraindo os dados e transmitindo-os para um ou mais

VII Congresso Nacional de Engenharia Mecnica, 31 de julho a 03 de Agosto 2012, So Luis - Maranho

pontos de sada de rede, chamados sorvedouros, para serem analisados e processados. A RSSF baseada em sensores, observadores e fenmenos. O observador ser o cliente (empresa de coleta do lixo), que far o acesso aos dados a partir do software cliente implementado na nuvem. O uso do ambiente da nuvem para a implementao do software faz com que seja desnecessria a instalao de programa na mquina para visualizar os dados do sistema. Para concretizar o acesso a essas informaes necessita-se, ento, apenas de um browser e de acesso a internet. Assim, qualquer dispositivo que tenha acesso internet poder ter acesso ao software, incluindo a os dispositivos mveis (celulares e tablets). O fenmeno sero as lixeiras, definindo os trs elementos que compe uma RSSF. Essa rede de sensores ir receber e transmitir os dados de forma segura, com confidencialidade dos dados, com autenticao e integridade dos mesmos, e acima de tudo, ir garantir dados em tempo real no sistema. No caso do sistema proposto, sero utilizados sensores de nvel aliados a um microcontrolador embarcado (ncleo de processamento) e hardwares de suporte tecnologia de comunicao sem fio ZigBee. O ncleo de processamento far o gerenciamento da leitura dos sensores, o gerenciamento da energia eltrica, a ativao do atuador linear e ser a interface de comunicao com os hardwares de suporte tecnologia ZigBee. Estes conjuntos de hardwares sero os encarregados da transmisso de dados entre as lixeiras. A tecnologia ZigBee foi projetada para permitir uma comunicao livre de fios, possuir baixo consumo de energia, alta confiabilidade, fcil implementao, e baixas taxas de transferncia. A tecnologia permite um alcance mximo de 100 metros, dependendo da potncia do equipamento e de caractersticas ambientais. Todos os pontos da rede ZigBee servem como retransmissores de informao, permitindo a criao de uma malha (Mesh) de comunicao com extenso maiores sem a necessidade de utilizar ligaes eltricas entre elas. As informaes de cada subsistema SiCICAL sero enviadas para a nuvem atravs de um dispositivo/mdulo, dotado de conexo a internet 3G ou wifi e instalado em uma das lixeiras. As informaes sero gerenciadas, em tempo real, pelo software instalado na nuvem, que poder funcionar desde apenas mostrando os dados na tela at indicando logsticas de coleta em tempo real de acordo com o status de cada lixeira, utilizando algoritmos complexos, incluindo georreferenciamento. Na Fig. (5) a seguir, detalhado o esquema de funcionamento do SiCICAL na Praa Nossa Senhora da Luz, no bairro da Pituba em Salvador. As linhas tracejada representam as conexes ZigBee entre as lixeiras instaladas na praa e central de processamento da regio (lixeira dotada de mdulo de comunicao 3G), j a linha pontilhada representa a conexo da central da regio com o banco de dados na nuvem que disponibilizar todos os dados das lixeiras, sendo eles: volume atual, estado de funcionamento e ltima retirada; em dispositivos que tenham acesso a internet como computadores, notebooks, smartphones e tablets. O estudo mostra a disposio das lixeiras e a rota de informaes entre elas e com a nuvem, para o acesso remoto de seus status. Nesta regio a coleta realizada as segundas, quartas e sextas s 19h00min. Com a implantao do SiCICAL a logstica de coleta seria otimizada.

Figura 5. Estudo de rea feito na Praa Nossa Senhora da Luz, Salvador Bahia. Para alimentar todo o hardware e o atuador linear compacto, a lixeira dispor de um painel fotovoltaico, que ir captar a energia solar e a armazenar em baterias, constituindo, assim, uma lixeira autossuficiente energeticamente, conforme detalhado na Fig. (4).

VII Congresso Nacional de Engenharia Mecnica, 31 de julho a 03 de Agosto 2012, So Luis - Maranho

Com a funcionalidade descrita acima, a automao do sistema de coleta estar completo. Dessa forma, as empresas responsveis pela coleta do lixo tero, em tempo real, o status de cada lixeira, podendo assim, reestruturar e otimizar a logstica de coleta de RSU. 2.3. Funcionamento Com um sistema automatizado de compactao e um sistema confivel de transmisso de dados, as empresas precisaro apenas instruir seus empregados para a nova forma de coleta. O treinamento ser tanto para condicionar os funcionrios a nova tecnologia quanto para aumentar a velocidade da coleta. A lixeira ter um saco para guardar o lixo jogado, e este deve ser trocado a cada coleta. O saco do lixo deve ser posicionado corretamente para que no haja contato com a chapa de compactao, tendo esse cuidado o lixo estar bem disposto. O cidado no encontrar problemas com as novas lixeiras, pois a forma de descarte do lixo continuar sendo igual, abre-se a lixeira e deposita-se o lixo dentro. importante salientar que, caso a lixeira esteja compactando, a entrada de mais resduo bloqueada e liberada aps o termino do processo de compactao. Alm disso, as empresas devem monitorar as lixeiras para que nunca fiquem sem condies de receber mais lixo. As lixeiras enviam os dados em tempo real para as empresas de coleta para que estas analisem os dados e verifiquem a disponibilidade de recolhimento do lixo. As empresas tm em tela informaes tanto do funcionamento da lixeira quanto de sua capacidade. Os operadores do software veem cada lixeira com seu posicionamento, com seu status de capacidade e com sua luz de funcionamento, podendo esta estar verde (funcionamento normal), laranja (funcionamento danificado) ou vermelha (fora de funcionamento). A partir da os operadores geram trajetos para o recolhimento do lixo ou manuteno do equipamento. Os caminhes seguem para a coleta com o trajeto bem definido para o recolhimento. Em cada lixeira o empregado passa por um processo de validao de usurio atravs de uma tag de RFID que contem sua identificao. Em seguida a lixeira busca no seu banco de dados o funcionrio em questo, caso o funcionrio no esteja cadastrado ou no seja corretamente identificado a lixeira no destrava e o saco de lixo no pode ser retirado, assim, a empresa precisa cadastrar e manter atualizados no sistema todos os funcionrios que fazem o recolhimento do lixo. Com a confirmao do cadastro do funcionrio no banco de dados, a lixeira destravada e pode-se retirar o saco do lixo pondo outro no lugar, criando assim um ciclo de coleta. O fato do funcionrio no ter que recolher o lixo no cho e/ou jogado indevidamente em qualquer outro lugar, faz com que o tempo de recolhimento seja melhorado consideravelmente, e o tempo que o caminho fica nas ruas diminui devido a esse efeito cascata de melhoramento do tempo. 3. JUSTIFICATIVA BASEADA EM DADOS DE SALVADOR - BA Segundo a Associao Brasileira das Empresas de Limpeza Pblica e Resduos Especiais (Abrelpe) em 2010 foram produzidas, em todo territrio nacional, 195 mil toneladas/dia de Resduos Slidos Urbanos (RSU). Deste total aproximadamente 57% desse lixo foram para aterros sanitrios, 25% para aterros controlados e 18% para lixes. O resultado ao final do ano de 2010 foi de 60,8 milhes de toneladas de lixo, sendo que pouco mais de 10% deste montante no foi sequer coletado. Das 54,2 milhes toneladas de lixo coletado quase 42,5% foram para locais inadequados, conforme detalhado na Fig. (6). Desta forma percebe-se que o Brasil tem um sistema de coleta e destinao do lixo bastante frgil e ineficiente.

Destinao Final dos RSU Coletados no Brasil em 2010

22.962.948; 42,40% 31.194.948; 57,60%

Inadequado Adequado

Figura 6. Grfico da destinao final dos Resduos Slidos Urbanos Coletados no ano de 2010. Na regio Nordeste, com 1.794 municpios distribudos em nove estados, sabe-se que quase 33% dos resduos produzidos por essa rea foram para os lixes. Este o segundo maior ndice de m destinao final do lixo entre as

VII Congresso Nacional de Engenharia Mecnica, 31 de julho a 03 de Agosto 2012, So Luis - Maranho

regies brasileiras, perdendo apenas para a regio Norte. Nesta regio aplicam-se por ano cerca de R$ 1.488 milhes para coleta de RSU e aproximadamente R$ 2.897 milhes para os demais servios de limpeza urbana, que incluem servios como capinao, varrio, limpeza e manuteno de parques e jardins, e etc. Isso totaliza um mercado que movimenta anualmente R$ 4.385 milhes, totalizando quase o dobro do que aplicado na regio Sul do Pas, segundo o estudo Panorama 2010, realizado pela Abrelpe.

Destinao Final de RSU da Regio Nordeste


40,00% 35,00% 30,00% 25,00% 20,00% 15,00% 10,00% 5,00% 0,00% Aterro Sanitrio Aterro Controlado Lixo 2009 2010 32,90% 34,20% 32,90% 33,10% 34,20% 32,70%

Figura 7. Grfico de colunas da destinao final dos Resduos Slidos Urbanos na regio nordeste. Neste mesmo ano de 2010 a Bahia teve por dia 10.137 toneladas de RSU, e deste montante 35,5% foram parar em lixes. J Salvador teve por dia 3.526,50 toneladas de RSU coletados. Na capital baiana, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), que tem como misso Garantir a limpeza urbana visando a sustentabilidade socioambiental da cidade de Salvador, lanou, em janeiro de 2008, o Plano Bsico de Limpeza Urbana (PBLU) que prev que em 2011, o municpio produziria 773.151 toneladas de RSU. Este plano mostra como seria feita a coleta do lixo na cidade de Salvador, como se daria a separao do lixo, os possveis prognsticos e algumas proposies. Neste plano a Limpurb separa a cidade em dezoito ncleos de limpeza e classifica as vias de coleta como: - Vias de fcil acesso: logradouros onde possvel a passagem de caminhes compactadores de grande porte com capacidade de 12 m a 20 m; - Vias de acesso restrito: ruas com pequenas larguras ou reas de difcil acesso, onde a coleta feita por veculos com capacidade de 3 m a 6 m ou at mesmo por lixodutos com caixa coletora de 5 m. Dos 134 roteiros de coleta que Salvador possui 97 so dirios e 37 alternados. Tomando-se a quantidade de caminhes que a frota de coleta de lixo possui, multiplicada pela quantidade de vezes que estes circulam pelos roteiros supracitados, tem-se que esse sistema contribui para a emisso de Gases de Efeito Estufa. J foi comprovado que 53% das emisses de gs carbnico do trnsito vm da queima do diesel proveniente do combustvel dos veculos de carga e caminhes de coleta de lixo. Outro ponto crtico do sistema de coleta atual a destinao dos resduos. Estes quando no jogados no lugar correto podem trazer diversos malefcios que vem desde doenas a at poluio de lenis freticos. J a m disposio do lixo ao redor da lixeira faz com que fungos e bactrias faam a decomposio da matria ao ar livre, atraindo assim outros animais, que muitas vezes podem ser veiculadores de doenas. Um dos maiores exemplos disso a leptospirose, doena transmitida pela urina do rato que atrado pelo cheiro da decomposio. Alm de ratos, este cheiro atrai tambm insetos, como baratas, escorpies, moscas, aves e diversos tipos de mosquitos, incluindo o aedes aegypti (transmissor da dengue). O chorume, que resulta da decomposio do lixo por bactrias anaerbicas, um lquido dez vezes mais poluente que o esgoto, isto por que o mesmo dissolve substncias como tintas, resinas e at mesmo metais pesados de alta toxidade. Alm disso, esse lquido, quando em contato com solo, impede o crescimento da vegetao e com auxilio da chuva, penetra no solo, chegando at lenis freticos poluindo e contaminando os mananciais. Segundo Couto (2011), dados da Organizao das Naes Unidas (ONU) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), doenas intestinais, como diarreia e verminoses, so as principais causas de internaes no Brasil. As doenas supracitadas so muito comuns em locais com lenis freticos poludos e regies perto de lixo jogado de forma indiscriminada. Outras doenas comuns nessas regies so a esquistossomose, o cncer, a intoxicao, as parasitoses e a amebase.

VII Congresso Nacional de Engenharia Mecnica, 31 de julho a 03 de Agosto 2012, So Luis - Maranho

Outro problema ocasionado pelo mau armazenamento do lixo so os alagamentos. A chuva pode carregar esses resduos para crregos, bueiros e pontes, provocando, assim, enchentes, cujas consequncias diretas so as perdas materiais. Os lixes a cu aberto so famosos pelo seu odor desagradvel e pela esttica desfavorvel ao ambiente que o circunda. Mas, mesmo sob essas condies, a populao de baixo poder aquisitivo ainda confere a esses lixes a nica fonte de renda da famlia, a de catador de lixo. Este um problema social que afeta toda a cidade, devido imagem negativa que a cidade passa a possuir por ter pessoas coletando lixo de forma inadequada. H ainda a problemtica da escavao do lixo, isso porque as pessoas que catam o lixo ao sarem da lixeira no recolocam o material que foi retirado do seu interior, degradando assim a imagem da cidade e piorando os cenrios supracitados. 4. EFEITOS DA IMPLEMENTAO Com a criao da Lei Federal n. 12.305/2010 foi instituda a Poltica Nacional de Resduos Slidos, a partir dessa lei o pas passou a contar com uma definio legal de mbito nacional do que so resduos slidos urbanos (RSU). Essa lei especifica a coleta seletiva como uma coleta de resduos slidos previamente separados de acordo com a sua constituio e composio. A coleta seletiva o primeiro e importante passo para viabilizar a reciclagem, e, de acordo com o Plano Bsico de Limpeza Urbana (PBLU), sendo assim, o Sistema de Coleta Inteligente e Compactao Automatizada do Lixo (SiCICAL), que ter tipos variados de lixeira, tanto em tamanho, quanto ao tipo de mecanismo facilitador da reciclagem ter como objetivo o aperfeioamento e melhoramento do cenrio da reciclagem nas cidades. Todas as lixeiras tero um sistema totalmente automatizado e robusto. Assim, a malha de comunicao entre as lixeiras gerar um fluxo de informao suficiente para ser feito um novo estudo de trajeto dos caminhes coletores. A partir deste estudo, os roteiros e as datas de coletada sofrero mudanas, das quais refletiro diretamente na cidade na forma de impactos positivos. Diante do contexto apresentado a ideia do produto relevante, pois a mesma se baseia na sustentabilidade. Este conceito assegurado a partir do momento em que existem impactos na rea social, ambiental e econmica (alicerces da sustentabilidade). Social melhoria na qualidade de vida da populao, reduo de doenas infectocontagiosas geradas pelo lixo, reduo de odores indesejveis perto das lixeiras, melhoria na imagem da cidade e/ou regio, reduo de engarrafamentos gerados pela coleta do lixo. Ambiental uso de energia limpa (a energia solar), uso de materiais reciclveis para a confeco do produto (ligas de alumnio e termoplsticos), reduo na emisso de Gases de Efeito Estufa (GEE), diminuio da poluio do solo e de lenis freticos por causa do lixo, reduo da poluio urbana devido m disposio dos resduos. Econmica reduo dos gastos com a logstica de recolhimento do lixo e proposio de um novo mercado em potencial: o Mercado de Carbono. Havero tambm impactos no desenvolvimento da tecnologia brasileira, isso porque este se trata de um produto interdisciplinar, altamente tecnolgico e inovador. Seriam eles: uso de atuadores lineares compactos, criao de software na nuvem, desenvolvimento de hardware para comunicao sem fio, otimizao na captao de energia solar e acmulo inteligente de energia em baterias. Alm disso, o produto desenvolvido ir gerar fluxos de registros de propriedade industrial no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). 5. CONCLUSO Como pode-se constatar, o Sistema de Coleta Inteligente e Compactao Automatizada do Lixo (SiCICAL) propese a reduzir os impactos negativos causados pela m disposio dos lixos nas cidades. Ademais, a utilizao do sistema permitir as empresas o remanejamento e reestruturao da logstica de coleta de lixo, reduzindo a emisso de Gases de Efeito Estufa (GEE) oriundos da queima do combustvel dos caminhes de coleta e otimizao de seus recursos. Por fim, as lixeiras ficaro em lugares estratgicos, facilitando tanto o depsito quanto a coleta dos resduos. Alm disso, as empresas podero participar do mercado de crditos de carbono no mbito do MDL. Estes so algumas das vantagens da utilizao do sistema proposto comprovados no decorrer do artigo apresentado. A utilizao deste tipo de sistema trar benefcios variados para a populao e para o ambiente, como por exemplo, a diminuio de doenas e transtornos ocasionados pelo lixo, reduo de odores, e a melhoria da imagem da localidade. 6. REFERNCIAS Abrelpe. Panorama dos Resduos Slidos no brasil. Brasil, 2010. 202 p. Disponvel em: <www.abrelpe.org.br/downloads/Panorama2010.pdf>. Acesso em: 19 set. 2011. Arajo, F. C.; Anderson, F.; Santos, K. F. Avaliao de estratgias e construo de software para medio do nvel de energia em sensores de redes de sensores sem fio (RSSF). In: Congresso de Pesquisa e Inovao da Rede Norte Nordeste de Educao Tecnolgica, 2., 2007, Joo Pessoa. Anais... Joo Pessoa: Connepi, 2007. p. 1 - 10. Disponvel em: <http://www.redenet.edu.br/publicacoes/arquivos/20080227_093051_TELE-006.pdf>. Acesso em: 01 nov. 2010.

VII Congresso Nacional de Engenharia Mecnica, 31 de julho a 03 de Agosto 2012, So Luis - Maranho

Basagni, S.; Giordano, M.; Conti, S.; Stojmenivic, I., 2004, Mobile Ad Hoc Networking. In: Ieee Press and John Wiley and Sons, Inc., New York. Couto, Jos Luiz Viana do. Doenas relacionadas ao lixo. Disponvel em: <http://www.ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/lixo1.htm>. Acesso em: 19 set. 2011. Proema Engenharia e Servios LTDA.. Plano Bsico de Limpeza Urbana e Manejo de Resduos Slidos de Salvador: PBLU 2007. So Paulo, 2007. 216 p. Disponvel em: <http://www.limpezaurbana.salvador.ba.gov.br/Images/upload/PBLU.pdf>. Acesso em: 19 set. 2011. Silva, F. A., 2006, Avaliao de abordagens de gerenciamento para redes de sensores sem fio. Dissertao (Mestrado). Instituto de Cincias Exatas, Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, pp. 101. 7. DIREITOS AUTORAIS Os autores so os nicos responsveis pelo contedo do material impresso includos no seu trabalho.

SMART COLLECTING SYSTEM AND AUTOMATED GARBAGE COMPACTION (SICICAL)


Luis Felipe Coutinho Irigoyen Moyano, lfmoyano@gmail.com Rafael Gonalves Bezerra de Arajo, Rafael.araujo@unifacs.br Juliana Andrade Carvalho, j.andrade.carvalho@gmail.com
Universidade Salvador ( UNIFACS ), Street Doutor Jos Peroba, n 251, STIEP, Zip Code: 41770-235, Salvador BA.

Abstract. The project presents the development of a Smart Collection System and Automated Compacting of Garbage (SiCICAL) to optimize the logistics of garbage collection and reduction of negative impacts caused by improper disposal of these wastes in the cities. The system consists of automated garbage compactors, with wireless communication to communicate with each other and with the Internet (the concept of cloud computing). Each bin is equipped with electronic circuitry for signal conditioning of level sensors, an innovative mechanical way to compact the garbage, space for garbage storage and manure, energy self-sufficiency through solar photovoltaics and a system of acquiring and transmitting data using a microcontroller and ZigBee communication protocol. The system allows the information from the garbage cans to be managed on the Internet in real time, through a mobile device connected to the set of cans (subSiCICAL) that will be responsible for sending data to the cloud. The aim is to decrease and restructure the logistic of garbage collection, reducing the emission of Greenhouse Effect Gases (GHG) from the burning of the Garbage Truck fuel and optimizing their resources, market share of carbon credits under the CDM (Clean Development Mechanism), various benefits for the population and the environment, such as the reduction of diseases and disorders caused by garbage scattered in the streets, reducing odors and improving the image of the location. Finally, the project provides the development of the hardware, firmware and software with high standard of reliability for garbage collection services, having as main innovative aspects, the analysis of the autonomy of the garbage cans, the efficiency of data transmission between wireless devices and use of the 3G network to manage the system through cloud computing. Keywords: garbage can, collection, compacting, cloud computing, carbon credit.

You might also like