You are on page 1of 4

Ser Igreja

Tema: comunho e participao Durao: 10min. Pblico: Adolescentes, mnimo 5 pessoas. Material: bolas de inflar (bexiga). Entregar uma bexiga a cada adolescente e pedir pra que eles brinquem com as bolas, jogando um para o outro, sem deixar cair. O coordenador aos poucos tira crianas da brincadeira, uma a uma. Notar como aumenta a dificuldade dos ltimos para deixar tantas bexigas no ar (mesmo as que caem no cho devem ser postas no jogo novamente). Depois de terminada a dinmica, incentivar o debate e explicar s crianas que a igreja est dentro de cada um, e que todos devem participar, pois cada um tem um lugar especial na igreja. A igreja, assim como as bexigas no podem se sustentar no ar, isto , de p, sozinha ou com poucas pessoas, ela precisa de todos ns.

O Relgio
Tema: quebra-gelo, apresentao Durao: 30min. Pblico: Adolescentes, mnimo 6 pessoas. Material: um relgio de papel (conforme modelo), canetas ou lpis.

Faa uma lista de assuntos para motivar a conversa, de acordo com o tema do encontro ou interesse do coordenador. Faa um relgio de papel, como o desenho acima e tire tantas cpias iguais, quantos forem os participantes. Distribua os relgios, e um lpis ou caneta para cada pessoa. Pea que escrevam seu prprio nome no retngulo abaixo do relgio. Os participantes devem caminhar e marcar um encontro para cada hora. Cada pessoa se apresenta a algum e marca com ela um encontro - ambas devem ento escrever o nome uma da outra, sobre o relgio no espao da hora combinada. necessrio nmero par de participantes. Quem j tiver preenchido todos os horrios deve se sentar, para que fique mais fcil completar as agendas. Quando todos tiverem marcado as horas, comece a brincadeira... Diga as horas, por exemplo, "Uma hora" e um assunto. Cada um deve procurar o par com quem marcou o encontro da uma hora e conversar sobre a pergunta ou assunto definido. Se for do seu interesse, pea que anotem as respostas numa folha avulsa. O relgio pode servir de crach durante todo o encontro

Levar as Cargas uns dos outros.


Tema: Servio, Glatas 6.2. Durao: 15min. Pblico: Adolescentes, mnimo 6 pessoas. Material: papel e lpis Cada um recebe um papel e deve escrever uma dificuldade que sente no relacionamento, um medo, problema, etc.. que no gostaria de expor oralmente. A papeleta deve ser dobrada e colocada num saco. Depois de bem misturadas as papeletas, cada pessoa pega uma qualquer dentro do saco e assume o problema que est na papeleta como se fosse seu, esforando-se por compreend-lo. Cada pessoa, por sua vez, ler em voz alta o problema que estiver na papeleta e usando a 1 pessoa "eu", fazendo as adaptaes necessrias, dir sua soluo para o problema apresentado. Aps este exerccio ainda compartilhar e conversar sobre a importncia de levarmos a cargas uns dos outros, de ajudarmos o nosso prximo, e de percebermos que, embora conselhos nem sempre sejam bons, ouvir as sugestes e vises de outros sobre o nosso problema, pode nos ajudar a encontrar outra sada.

Luz do Mundo
Tema: Testemunho, discipulado, Mateus 5. 14-16 Durao: 20min. Pblico: Adolescentes, mnimo 6 pessoas. Material: uma vela para cada participante, ambiente escuro (ideal se for feito a noite ou em sala que possa ter as janelas fechadas), fsforo ou isqueiro, pedaos de papel, lpis ou caneta, durex ou barbante Sentados em crculo, sugerir que fechem os olhos e faam uma orao silenciosa, por alguns minutos; enquanto isso apague as luzes do ambiente. Comentar sobre a escurido do ambiente, se confortvel ficar assim sentado no escuro, o que eles fazem quando falta luz em casa. O coordenador acende uma vela e l o texto de Mateus 5. 14-16 Perguntas: O que quer dizer este texto? Adianta eu acender esta vela e coloc-la atrs de mim? (coloque a vela acesa atrs de voc) Melhora se eu colocar a vela a minha frente e mais para o alto? (mostre a vela) E se cada um de ns tivesse uma vela, ficaria mais claro? O coordenador levanta e d a cada participante uma vela, mas no acende. Ficou mais claro? No, por que? O que falta? Cristo disse que ele era a luz do mundo, de que luz ele est falando? Ele quer iluminar os cantos escuros do mundo, como? Atravs de sua Palavra, de seu amor, de sua morte na cruz. O coordenador sugere que cada um acenda a vela do seu vizinho dizendo algo sobre Cristo e ele comea colocando a chama de sua vela na do vizinho do lado, dizendo algo como: Cristo te ama, cada participante deve fazer o mesmo, com o vizinho ao lado, falando uma frase diferente. Agora ficou mais claro o nosso ambiente, claro com a luz de Cristo. E o que Cristo diz desta luz, ela deve ficar escondida? O que ns devemos fazer com esta luz? Deixar um momento de reflexo e orao; acender as luzes da sala e apagar as velas. Pedir que falem sobre o que pensaram e sugerir uma atividade para levar a luz de Cristo para outros: Escrever num pedao de papel o versculo ou a frase que lhe foi dita ao acender a vela. Atar o papel vela, com durex ou barbante (de forma que possa ler o escrito); presentear esta vela aos pais ou a um amigo. Consideraes: Cuidado com cabelos, mantenha as velas distantes do rosto e dos cabelos. Para evitar que cera derretida pingue, fure um copo de cafezinho (ou outro recipiente plstico) e prenda a vela neste. Se preferir substitua as velas por lanternas; pea a cada criana que traga uma de casa, com pilhas.

Garrafa dos elogios


Tema: "a boa palavra o alegra" Pv 12.24b. Durao: 10min. Pblico: adolescentes, mnimo 5 pessoas. Material: Uma garrafa vazia (pode ser de refrigerante). O grupo deve sentar, formando um crculo. O coordenador coloca a garrafa deitada no cho no centro da sala e a faz girar rapidamente, quando ela parar estar apontando o gargalo para algum. O coordenador dir uma palavra de encorajamento, estmulo ou elogio essa pessoa. A pessoa indicada pela garrafa ter ento a tarefa de gir-la e falar palavras de encorajamento para quem ela apontar e assim sucessivamente. Textos para trabalhar aps este exerccio: 1 Pe 4:10,11; Ef 4:29,30; Pv 12:25.

You might also like