You are on page 1of 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARABA CENTRO DE EDUCAO DEPARTAMENTO DE HABILITAES PEDAGGICAS Disciplina: DIDTICA Perodo letivo: 2013.

1 Professor: MARIA DE AZEVEDO Aluna: LINDINALVA DA SILVEIRA RODRIGUES - MATRCULA:11127776

IDENTIFICAR OS LIMITES E AS VANTAGENS DOS MTODOS DE ENSINO

1- MTODO DE EXPOSIO PELO PROFESSOR um mtodo muito utilizado, onde o professor expe conhecimentos, habilidades, apresenta tarefas, explica e demonstra. So eles: a exposio verbal, a demonstrao, a ilustrao e a exemplificao. VANTAGENS: - Proveitoso quando desperta a atividade do aluno, seja de forma cognitiva ou interagindo; - Usado quando no possvel estabelecer uma relao direta do aluno com o contedo a ser exposto, despertando no aluno uma motivao para esse contedo; - Coloca o aluno em contato mais direto com o contedo atravs de excurso para estudar o meio, de experimento simples ou projeo de slides; - Aproxima os alunos do contedo atravs grficos, mapas, esquemas e gravuras; - Auxilia os alunos no desenvolvimento da capacidade cognitiva, de concentrao, de observao, de interao e participao ativa. DESVANTAGENS: - Existe o risco do aluno se dispersar ou do professor no levar em conta a interatividade do grupo. 2- MTODO DE TRABALHO INDEPENDENTE Esse mtodo de trabalho consiste em tarefas dirigidas e orientadas pelo professor que estimulam o aluno a desenvolver respostas independentes e criativas. So: tarefas preparatrias, tarefas de assimilao do contedo, tarefas de elaborao pessoal, estudo dirigido, investigao e soluo de problemas e fichas didticas. VANTAGENS:

- Estimula a atividade mental do aluno. - Pode ser adotado em qualquer momento da sequncia da unidade didtica ou aula. - Verifica as condies prvias dos alunos, levanta problemas que depois sero aprofundados, desperta o interesse pelo assunto, provoca uma atitude interrogativa do aluno. - Podem ser intercaladas no decorrer da aula expositiva ou aula de conversao. - O aluno produz respostas surgidas do seu prprio pensamento. - Pode ser til para combinar a exposio verbal do professor e a atividade do aluno. - Favorece o desenvolvimento das capacidades criadoras e incentiva a atitude de participao dos alunos na problemtica que afeta a vida coletiva estimulando o comportamento crtico perante os fatos da realidade social. DESVANTAGENS: - Esse mtodo de trabalho individual e silencioso tem sido usado para manter os alunos ocupados mas do que para garantir melhor assimilao da matria, aprimoramento de mtodos independentes de estudo e soluo criativa de problemas ou tarefas. - Geralmente ocorre em sala de aula em que o professor tem duas turmas, prejudicando a ateno e a concentrao dos que trabalham individualmente. 3 MTODO DE ELABORAO CONJUNTA A elaborao conjunta um mtodo de interatividade entre aluno e professor visando a aquisio de novos conhecimentos, habilidades, atitudes e convices e tambm a fixao destes, quando j foram adquiridos. Sua forma mais fixa a conversao didtica. VANTAGENS: - Pode ser aplicado em qualquer momento do desenvolvimento da unidade didtica. - Desenvolve nos alunos as habilidades de expressar opinies fundamentadas a refutar opinies dos outros, aprender a escutar, contar fatos, interpretar, alm de proporcionar a aquisio de novos conhecimentos. - Promove a assimilao ativa dos contedos, suscitando a atividade receptiva. DESVANTAGENS: - Pode tornar-se uma conversa fechada onde os alunos pensam e falam o que o professor j pensou ou falou. 4 MTODO DE TRABALHO EM GRUPO

O mtodo de trabalho em grupo ou aprendizagem em grupo consiste na apresentao de um tema de estudo entre grupos de alunos em sala de aula. VANTAGENS: - Desenvolve as habilidades de trabalho coletivo responsvel, a oralidade para que o aluno aprenda a expressar-se e a defender seu ponto de vista, tambm possibilita as manifestaes individuais dos alunos, a observao do seu desempenho, o encontro direto entre aluno e matria de estudo, e a relao de ajuda recproca entre os membros dos grupos. DESVANTAGENS: - No ser bem-sucedido se no tiver uma ligao orgnica entre a fase de preparao e organizao dos contedos e a comunicao dos seus resultados para a classe toda. 5 ATIVIDADES ESPECIAIS As atividades especiais so aquelas que complementam os mtodos de ensino e que concorrem para a assimilao ativa dos contedos. So os estudos do meio, o jornal escolar, a assembleia de alunos, o museu escolar, o teatro, a biblioteca escolar, etc. VANTAGENS: - Possibilita o levantamento, a discurso e a compreenso de problemas concretos do cotidiano do aluno, da sua famlia, do seu trabalho, da sua cidade, regio ou pas. DESVANTAGENS: - Pode tornar-se passeio, visita ou excurses para alguns.

You might also like