You are on page 1of 4

A importncia da experimentao na construo do conhecimento cientfico nas sries iniciais do Ensino Fundamental

Autores Ana Mayumi Hayashi Naara Lilian Santiago Porfirio Leda Rodrigues de Assis Favetta

1. Introduo A importncia do trabalho prtico inquestionvel na Cincia e deveria ocupar lugar central no seu ensino (SMITH, 1975). No entanto, o aspecto formativo das atividades prticas experimentais tem sido negligenciado, muitas vezes, ao carter superficial, mecnico e repetitivo em detrimentos aos aprendizados terico-prticos que se mostrem dinmico, processuais e significativo (SILVA & ZANON, 2000). De acordo com Borges (1997), os estudantes no so desafiados a explorar, desenvolver e avaliar as suas prprias idias e que os currculos de cincias no oferecem oportunidades para abordagem de questes acerca da natureza e propsitos da cincia e da investigao cientfica.

A educao em Cincias deve proporcionar aos estudantes a oportunidade de desenvolver capacidades que neles despertem a inquietao diante do desconhecido, buscando explicaes lgicas e razoveis, levando os alunos a desenvolverem posturas crticas, realizar julgamentos e tomar decises fundamentadas em critrios objetivos, baseados em conhecimentos compartilhados por uma comunidade escolarizada (BIZZO, 1998).

Atividades experimentais na perspectiva construtivista so organizadas levando em considerao o conhecimento prvio dos alunos. Adotar esta postura construtivista significa aceitar que nenhum conhecimento assimilado do nada, mas deve ser construdo ou reconstrudo pela estrutura de conceitos j existentes. Deste modo, a discusso e o dilogo assumem um papel importante e as atividades experimentais combinam, intensamente, ao e reflexo (ROSITO, 2003; SILVA & ZANON, 2000).

Diante de tantos equvocos na maneira de como tratar e aproveitar o ensino prtico, subutilizando uma ferramenta to crucial no ensino de cincias, este trabalho contribui na busca de um melhor aproveitamento das aulas prticas, visando construo do conhecimento cientfico pelo aluno.

2. Objetivos

O objetivo deste trabalho foi verificar em que medida as aulas prticas contribuem para ampliar os conceitos cientficos de alunos de 3 srie do Ensino Fundamental.

3. Desenvolvimento

1/4

O projeto foi desenvolvido com uma turma do Ciclo II 1 Etapa D (3 srie) do Ensino Fundamental da E.M. \"Elisabeth Consolmagno Cruz\" em Piracicaba, So Paulo.

A atividade prtica escolhida para o desenvolvimento desse projeto foi montagem de terrrios. Para tanto, foram necessrios: dois recipientes transparentes, solo, galhos secos, pedras, quatro plantas pequenas, pequenos animais como minhocas, caramujos, tesourinhas, gafanhotos, formigas e besouros, filme de PVC para cobrir um dos recipientes. Durante a montagem foi realizada uma roda da conversa e os alunos ficaram em volta dos terrrios, ocasio em que foram feitos alguns questionamentos para investigar os conhecimentos prvios dos alunos, que serviram como ponto de partida para as aulas. As discusses surgidas a partir dos questionamentos foram registradas com um gravador de voz para posterior transcrio e anlise.

Foram montados dois terrrios contendo basicamente os mesmos itens (solo, gua, duas plantas cada um, pequenos animais etc.) com a diferena de que um deles foi coberto com filme de PVC e o outro no. Aps o trmino da aula, os terrrios ficaram na sala de aula para que pudessem ser observados pelos alunos durante 15 dias e, aps esse perodo, foi realizada uma nova discusso. Em pequenos grupos, os alunos puderam observar os terrrios, tocar no solo e verificar se os animais estavam vivos. Assim, eles mesmos puderam constatar quais eram as diferenas e buscar explicaes. Para finalizar a aula, realizou-se uma discusso com a classe toda, atravs da qual foi possvel verificar como a atividade prtica realizada contribuiu para ampliar o conhecimento cientfico dos alunos.

4. Resultados

A atividade prtica realizada abordou contedos como solo, gua, ar, plantas, animais e suas interaes com o meio ambiente. Durante a roda da conversa notou-se que, em geral, os alunos tm conhecimento de que as plantas precisam de gua para viver, e quais so os gases utilizados pelas plantas e pelos animais durante a respirao. Quando eram questionados sobre os gases que os animais e as plantas utilizam na respirao, a maioria dos alunos respondia corretamente: \"Os animais respiram oxignio e a planta gs carbnico\". No entanto, ao questionar o que aconteceria se um terrrio permanecesse aberto e o outro fechado, uma aluna respondeu: \"O que ficar sem tampar a planta fica viva e o que tampar a planta vai morrer\" e outra disse \"a planta vai morrer de falta de ar\". Comumente, qualquer ser vivo em recipiente fechado morrer. No entanto, nos terrrios havia uma interao entre plantas e animais que permitia a sobrevivncia de ambos. Pelas falas dos alunos ficou claro que, apesar de terem uma noo de alguns conceitos cientficos, o conhecimento cotidiano permanece arraigado.

No incio, todos disseram que os terrrios deveriam ficar abertos. No decorrer da aula, porm, alguns comearam a entender que a gua iria evaporar e, consequentemente, a planta morreria. Percebeu-se, ento, o quanto importante proporcionarmos situaes em que o aluno possa levantar hipteses, realizar julgamentos, desenvolver postura crtica e, desta forma, construir o conhecimento cientfico (BIZZO, 1998).

Aps duas semanas realizou-se uma nova discusso e, atravs de algumas respostas, verificou-se que os alunos conseguiram reelaborar suas idias a partir do resultado da atividade prtica, ou seja, no terrrio que ficou aberto a gua evaporou, o solo ficou seco e os animais morreram e no terrrio que ficou fechado, o solo ficou mido e os animais continuaram vivos. Um aluno explicou: \"O vapor subiu e foi caindo e deixou a

2/4

terra mida. A gua que estava no solo evaporou. Evaporou subiu caiu de novo e agora est subindo\". Ao questionar, ento, se os terrrios deveriam permanecer abertos ou fechados, todos concordaram que ambos deveriam ficar fechados e ao perguntar quem forneceria gs carbnico para a planta se o terrrio ficasse fechado, um aluno respondeu: \"Os bichinhos\".

Portanto, podemos concordar com Hoering & Pereira (2004) quando afirmaram que, ao observar o objeto de seu estudo, o aluno entende melhor o assunto, o que est sendo observado pode ser manipulado, tocado, permitindo que da observao concreta possa se construir o conceito e no apenas imagin-lo. Ao experimentar o concreto, ocorre o desenvolvimento do raciocnio e a compreenso dos conceitos.

5. Consideraes Finais

Nem sempre possvel trabalhar com atividades prticas dentro da sala de aula. Este trabalho pode ser limitado quando a escola no possui recursos (espao fsico, materiais etc.), no apia estas prticas, ou mesmo pelo tempo que leva para ser planejado. No entanto, a escola escolhida apoiou o projeto e permitiu a concretizao do mesmo.

Pode-se dizer que a atividade prtica escolhida para a realizao deste projeto causou empolgao, despertou a curiosidade dos alunos, levando-os a participar da aula. Ao possibilitar o contato com o objeto de estudo, percebemos que os alunos puderam aprimorar os conhecimentos cientficos j adquiridos. Paralelamente, a realizao desse projeto possibilitou uma reflexo sobre uma das principais necessidades formativas bsicas dos professores ditas por Carvalho & Gil-Prez (1995), que \"saber programar atividades capazes de gerar uma aprendizagem efetiva\", isto , elaborar uma atividade que proporcione uma concepo e um interesse preliminar pela tarefa, levando em considerao as idias que os alunos j possuem colocando-as em questo mediante contra-exemplos, introduzindo novos conceitos e reelaborando os j adquiridos.

Referncias Bibliogrficas

BIZZO, N. Cincias: fcil ou difcil. Ed. tica, So Paulo, SP, 1998.144p.

BORGES, A.T. O papel do laboratrio no ensino de cincias. In: MOREIRA, M.A.; ZYLBERSZTA J.N.A.; DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J.A.P. Atlas do I Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Cincias. Editora da Universidade UFRGS, Porto Alegre, RS, 1997. 211.

CARVALHO, A.M.P.; GIL-PREZ, D. Formao de professores de Cincias. So Paulo: Cortez, 1995, p.14-63.

HOERNIG, A.M.; PEREIRA A.B. As aulas de Cincias Iniciando pela Prtica: O que Pensam os Alunos. Revista da Associao Brasileira de Pesquisa em Educao em Cincias, v.4, n.3., set/dez 2004, p.19-28.

3/4

SILVA, L.H.de A.; ZANON, L.B. A experimentao no ensino de Cincias. In: SCHNETZLER, R.P.; ARAGO, R.M.R. Ensino de Cincias: Fundamentos e Abordagens. Piracicaba: CAPES/UNIMEP, 2000. 182 p.

SMITH, K.A. Experimentao nas Aulas de Cincias. In: CARVALHO, A.M.P.; VANNUCCHI, A.I.; BARROS, M.A.; GONALVES,M.E.R.; REY, R.C. Cincias no Ensino Fundamental: O conhecimento fsico. 1. ed. So Paulo: Editora Scipione.1998. p. 22-23. ROSITO, B.A. O ensino de Cincias e a experimentao. In: MORAES, R. Construtivismo e Ensino de Cincias: Reflexes Epistemolgicas e Metodolgicas. 2 ed. Porto Alegre: Editora EDIPUCRS, 2003. p. 195-208.

4/4

You might also like