You are on page 1of 4

RELEM Revista Eletrnica Mutaes, janeiro junho, 2012 by Ufam/Icsez

A fotografia e suas representaes


Emanoel da Conceio Cardoso1 Universidade Federal do Amazonas - UFAM NUNES, Karliane. Lary, Exu: Imagens e mitos do orix mensageiro na fotografia de Mrio Cravo Neto. Salvador: EDUFBA, 2011.

Membro do Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (Cult), Karliane Macedo Nunes graduada em Comunicao Social em Jornalismo pela Faculdade no ano de de Comunicao 2008 pelo da Universidade da Bahia. Tornou-se mestra Programa Multidisciplinar de Ps-Graduao em Cultura e Sociedade da mesma instituio. Leciona, Federal desde do 2009, no curso de de Comunicao/Jornalismo da Universidade Amazonas, campus Parintins. Suas reas de interesse so teorias da imagem (fotografia e cinema), semitica, cultura e identidades. Atua na linha de pesquisa de Culturas e

da Modernidade e Interfaces Semiticas: adaptaes e dilogos entre literatura e cinema; Semitica e literatura comparada.

A obra resultado da pesquisa de Karliane Nunes sobre imagens e mitos do orix mensageiro na fotografia de Mrio

Identidades; Linguagens da Comunicao; Literatura, Identidade e Cultura, Poticas


1

Bacharelando de Comunicao Social em Jornalismo da Universidade Federal do Amazonas. Campus do Baixo Amazonas - Parintins. Instituto de Cincias Sociais, Educao de Zootecnia de Parintins.

Cravo Neto. Para fazer sua anlise, Nunes lanou mo das categorias peirceanas do signo em relao ao objeto, que so o cone, o ndice e o smbolo, para traar uma reflexo sobre como a constituio das fotografias faz a ligao entre o plano mtico e o plano da realidade, tendo como base a figura mtica de Exu. O livro foi dividido em trs captulos. No primeiro, a autora faz uma abordagem terico-metodolgica sobre imagens fotogrficas e sua mediao entre o homem e o mundo, a impresso da realidade, a conexo entre imagem e referente, entre outras abordagens tericas. Nunes utiliza Santaella para destacar algumas qualidades da fotografia que aparece sempre em duplicidade:
1) O fsico e simblico; 2) o nico e o infinito; 3) o fragmento e a intensificao; 4) o real e sua transfigurao; 5) a presena e a ausncia; 6) a proximidade e a separao; 7) a fuso e o corte.

por mais natural que uma imagem fotogrfica possa parecer, ela s passa a existir quando percebida e investida de significado por aquele que a observa. (2011, p. 29)

Para

desenvolver

sua

argumentao terica da fotografia em relao ao ndice, Nunes coloca o isso foi para demonstrar o trao inimitvel que constitui a essncia da fotografia: o fato de que algum viu o referente fotogrfico, de que aquele referente esteve l, o que acarreta uma dupla posio conjunta de realidade e de passado (2011, p. 34). A autora cita Santaella para afirmar que na fotografia a conexo entre imagem e objeto existencial porque se origina a partir de leis ticas, e, portanto, serve como suporte documental e matria prima para futuras pesquisas como aponta Nunes citando Kossoy (2001, p. 32):
As fontes fotogrficas so uma possibilidade de investigao e descoberta que promete frutos na medida em que se tente sistematizar suas informaes, estabelecer metodologias adequadas de pesquisa e anlise para a decifrao de seus contedos e, por conseqncia, da realidade que os originou

Em seguida, faz uma abordagem da fotografia em relao ao cone, fazendo um apanhado histrico da fotografia a partir dos primeiros daguerretipos e levanta questes crticas e tericas desde as concepes ingnuas da fotografia como espelho do real at o posicionamento crtico e atual da autora:

Nunes

finaliza

primeiro

captulo fazendo uma breve considerao sobre a semitica peirceana que vai embasar sua anlise e aponta o campo da fenomenologia e as categorias formais da experincia como base da teoria de Peirce.

Essa teoria foi criada para gerar uma filosofia cientfica das linguagens e um instrumento de dilogo entre outras reas do conhecimento, mas que operando em conjunto com o material terico de outras disciplinas permite a anlise aplicada por meio de mobilizao de suas categorias. O segundo captulo Nunes dedica figura de Exu, o mensageiro dos deuses, uma figura mitolgica dos cultos afro-brasileiros que ocupa um papel de grande complexidade no reino mitolgico dessa cultura.
Considerado o mestre do paradoxo (uma vez que para reordenar o mundo, provoca o caos e ilude para revelar) e da multiplicidade (por assumir vrias formas), de responsabilidade de Exu tambm a tarefa de regular a oferenda ritual, que simboliza a restituio das energias vitais e restabelece a harmonia na terra (2011, p. 54).

No terceiro captulo, Nunes apresenta de forma resumida a biografia do fotgrafo Mrio Cravo Neto para depois iniciar a anlise das fotografias relacionando o artista e o mito. O trabalho de anlise foi realizado em cima de 15 fotografias coloridas do universo de 141 publicadas no livro Lary (2000), de autoria de Neto. com As fotos foram no capturadas cmeras Leica,

formato de 35 mm, na cidade de Salvador, entre os anos de 1977 e 1999, em ruas, feiras, praas e outros locais. As imagens foram publicadas sem nenhum tipo de corte, segundo o fotgrafo. No seu corpus de anlise, Nunes afirma que as fotos de Mrio Cravo Neto trazem uma diversidade de representaes do orix mensageiro e direcionam o olhar para narrativas mitologias e orubs: so homens negros, com braos e torsos expostos por ruas, vielas, encruzilhadas. Trabalham pelas feiras e descansam pelas praias. E tudo isso acontece nas ruas, casa de Exu. (2011, p. 87)

A autora cita Capone (2004, p. 59) para destacar a conotao sexual de Exu que representa a potencialidade, a energia transbordante, o sexo como fora criadora, como possibilidade de realizao. Depois de traar o perfil de Exu, a autora o identifica dentro da mitologia dos orixs e finaliza o segundo captulo mostrando as origens da cultura afro-brasileira e suas dimenses mltipla, ambgua e exuzaca.

Quando Nunes analisa a figura 7, onde se v um homem negro saindo do mar, a autora aponta o sentido pretendido: o homem e o mar como veculos do mundo, indiciais para a representao dos mitos (2011, p. 90). A composio expressa o nascimento de Exu, filho de Iemanj, rainha do mar. Na figura 8, que tem um homem de costa sentado em uma cadeira entrada de um estabelecimento, a autora afirma que a composio de Mrio Cravo Neto constri seu sentido a partir dessa dicotomia entre o que se v e o que no pode ser visto (2011, p. 93). Entre outras anlises, a autora destaca que Exu torna seu prprio veculo do processo de instaurao do sentido, sendo estruturante da enunciao do negro no Brasil e da cultura afro-brasileira, caracterizada multiplicidade, pela no que marca se refere da

que diz respeito aspectos da composio (icnica e indicial), conveno nas narrativas mticas e significado simblico. Aps a anlise, a autora afirma que:
No caso especfico dessas fotografias, ficou demonstrado que o dilogo entre a dimenso icnica (que abre possibilidades interpretativas e permite o movimento que transcende as barreiras do espao-tempo que separa mito e realidade) e a dimenso indicial (que contextualiza historicamente, atravs da singularizaro espao-temporal de uma realidade contempornea) que possibilita, no plano da interpretao, atingir a dimenso simblica de Exu, justamente atravs da aproximao criada entre narrativa mtica e registro atual (2011, p. 137).

Esse peirceana,

livro

indicado da

para

interessados em estudos da semitica estudiosos fotografia, acadmicos de Comunicao Social e Artes Visuais e fotgrafos profissionais.

composio da figura 14. J em relao figura 15, evidencia o carter sexuado atribudo a Exu onde est o seu poder de reorganizao do universo e aponta a habilidade de observao atribuda ao orix na figura 19. Depois de tirar suas concluses sobre todas as imagens analisadas, a autora apresenta um quadro sinttico comparativo, onde relaciona as fotos no

You might also like