You are on page 1of 62

Terceira idade

Antonieta

Terceira Idade

Terceira Idade
• Aristóteles (384- 322 a.C.) cada pessoa nascia com certa quantidade de calor interno que iria se dissipando com o passar dos anos. Terceira Idade- Período final dessa dissipação de calor . Sugestão de Aristóteles. • Métodos que evitassem a perda de calor.

no qual a pessoa fica limitada Para desenvolver suas atividades e fica Dependente de terceiros.idade de 65.Terceira Idade São considerados Idosos. . Senilidade.Envelhecimento com doenças. Senescência.Envelhecimento saudável Fisiológico.

Irreversível e nada impede ou reverte O processo.O Processo de Envelhecimento Universal. Deletério. Heterogêneo e Individual.Perda progressiva de funções. . natural e independente do Indivíduo.

Aspectos socioculturais no Envelhecimento Culturas orientais. .Velho é tido como alguém Que acumulou muita Experiência. possuidor de um saber Digno de respeito e admiração.

Aspectos socioculturais no Envelhecimento O Idoso pode assimilar estereótipos culturais. Envelhecimento como sinônimo de Enfermidade. inatividade e isolamento como Aspectos “normais” da velhice. que consideram: Doenças. passividade e incapacidade Para o trabalho e aprendizado. .

Aspectos Psicológicos do Envelhecimento O “envelhescente”.Enfrenta fantasmas como: Medo da solidão Do desconhecido Da morte. .

enfisemas.. como hipertensão. . com maior suscetibilidade Ás doenças e somatizações.. Pode converter seus medos em problemas físicos.Aspectos Psicológicos do Envelhecimento Etapa de vida que pode haver um estado depressivo. Diabetes.colite Ulcerativa.

como uma nova etapa que pode ser promissora em termos de realizações. Importância á qualidade de vida. .Aspectos Psicológicos do Envelhecimento do processo de envelhecimento Deve ser mudado: Contemplando a terceira idade.( quando bem preparado para enfrentá-la.

.Modificações Sistêmicas no Envelhecimento Sistema tegumentar: pele rugosa. delgada e flácida. perda de massa óssea. Sistema musculoesquelético:Atrofia e substituição das fibras musculares por fibras colágenas.

Modificações Sistêmicas no Envelhecimento Sistema nervoso: Diminuição dos neurotransmissores . Sistema cardiovascular: Aumento da resistência vascular e da pressão sistólica. . Degeneração e calcificação das válvulas.

Modificações Sistêmicas no Envelhecimento Sistema Digestório: Diminuição da absorção de nutrientes Sistema Urinário: Diminuição do peso E tamanho dos Rins. . Sistema endócrino: Diminuição de intolerância à glicose.

Aumento do tamanho da próstata .Modificações Sistêmicas no Envelhecimento Sistema urogenital feminino: Atrofia ovariana. afrouxamento dos ligamentos Que mantém o útero em posição. Sistema urogenital masculino: Diminuição dos testículos e da fertilidade.

Modificações Sistêmicas no Envelhecimento Metabolismo: Redução da taxa de metabolismo basal. Sistema imunológico: Diminuição Da imunidade celular e aumento da predisposição a formar anticorpos. alteração do sistema De regulação de temperatura.e assim desenvolver doenças Auto imunes. .

Alterações mais comuns no Idoso Demência: Demência Pré-senil Demência senil Doença de Alzheimer .

Alterações mais comuns no Idoso Osteoporose: Déficit de estrogênio. uso de medicamentos e alterações sistêmicas. Artrite: Inflamação de caráter progressivo que Diminui a mobilidades dos pacientes. .

.Alterações mais comuns no Idoso Alterações gastrointestinais Depressão Problemas do sono Psicose Ansiedade.

retenção urinária Hipotensão ortostática. Antipsicóticos: Rigidez musculares e tremor. Alterações de comportamento .Medicações Psicotrópicas Efeitos Secundários Antidepressivos: Confusão mental.

Tratamento Energético Preventivo .

. porque tem-se a experiência Adquirida. Deveria ser o tempo de máximo esplendor.Tempo do Ancião O tempo do ancião é o tempo do Yin O tempo da juventude é o tempo Yan..

Tempo do Ancião
MTC: Homem- Ciclo de 7 anos. Mulher- Ciclo de 8 anos. O ato de envelhecer começaria aos 40 Anos no homem e 35 anos na mulher.

Tempo do Ancião
Segundo o modelo do Pentagrama: O ser humano para completar todo seu ciclo, teria que dar 3voltas. tempo de vida do homem: 40 x 3= 120 (projeto cronológico Terrestre)

Tempo do Ancião tempo energético do idoso começa Com deficiência do BAÇOBAÇO- Aumenta UMIDADE

F13(Mo)-Zhangmen .Tratamento preventivo – Recuperar a função do XIN C4 (lingdao) .E36-Zusanli .Evitar a umidade .Desobstruir o baço e ativar sua função: .

sem deteriozação do Yan .B21-Weishu Objetivo: Chegar a terceira idade.VC12-Zhongwan .Tratamento preventivo – Outra possibilidade: Sobre o fator psicoespiritual: B15( Xinshu) .Sobre a umidade: .

Tratamento geral na Terceira Idade Na Representação do TAO: YANG: Juventude YIN: velhice .

Tratamento geral na Terceira Idade Na Representação do TAO: YANG: Juventude YIN: velhice .

Tratamento geral na Terceira Idade Na Representação do TAO: YANG: Juventude YIN: velhice Presente .

Tratamento geral na Terceira Idade Toda estrutura energética está marcada pela água Tratamento Ordenar o FOGO Recompor a Água .

Tratamento geral na Terceira Idade Vida do homem Morte Imortalidade Vida longa .

Tratamento geral na Terceira Idade -Patologias de um modo geral: 1) Ativação e regulação pelo Pentagrama 2) Aumentar a capacidade do Maestro do Coração 3) Ativar e controlar o funcionamento do SANJIAO4) Atuar nos meridianos extraordinários: Ren mai e DUMAI .

VC12.VG4 Todos na mesma sessão .Buscar água rapidamente Pontos Ho. VG13. VC13 Atuar sobre O VG: VG11.Tratamento geral na Terceira Idade Tratamento pelo Pentagrama: . VC10. Atuar sobre Sanjiao e Mestre do Coração E Ren Mai.

.

.

.

Pontos de Acupuntura no Idoso ID6/Yang lao TA7/Zhigou .

Pontos de Acupuntura no Idoso C3 R16 .

Pontos de Acupuntura no Idoso MC8 VB10 VB10 .

Pontos de Acupuntura no Idoso VG4 VG13 VB10 .

Tratamento geral na Terceira Idade Sugestão de Regulação: 1 º Dia BP6 – “Herança Luminosa” R16 – “Assentimento dos centros vitais” MC8– “Palácio das fadigas” 2º Dia ID11.“ Ancestro celestial” ID6—”Ajuda dos Anciões” ID5 “Vale do Yang” .

“ Fonte do calor” C3.“Via das mutações”.Moxa indireta.Tratamento geral na Terceira Idade Sugestão de Regulação 3º Dia C2. . Outra semana de descanso. Esperar uma semana e continuar: 4ª sessão: VG13.“Mar menor” TA7-” Encontro com os antepassados”.

SANGUE Fluido enormemente complexo que está encarregado de carrear Milhões de substâncias. . leucemias. muitas das quais não sabemos a verdadeira função. discrasias sanguíneas. Inúmeras patologias estão ligadas ao sangue desde anemias.

Coração Controla o sangue. FígadoArmazenar o sangue. Pericárdio Encarrega da qualidade dos elementos que estão integrados no sangue. BaçoDistribuição do sangue / formação. Qualquer enfermidade do sangue devemos atuar em todos os elementos. .SANGUE -Qualquer Enfermidade no sangue teremos que abordar: San JiaoInduz a formação de sangue. Rimformação de sangue pela medula óssea. PulmãoMover o sangue.

Na Indução TA4/ YANGCHI VC6/QIAI .

Formação R5 .

Armazenamento F6/ZHONGDU .

Movimento P9/TAIYUAN .

Distribuição BP1O/XUEHAI BP8/ DIJI .

CONTROLE C3/ SHAOHAI C6/YINXI .

Qualidade MC6/ NEIGUAN .

Outros Pontos VB39/XUANZHONG .

Outros Pontos B43/GAOHUANG .

Outros Pontos VC17/GESHU .

Regulação Sangue/Energia IG4: HEGU F3: TAICHON .