You are on page 1of 22

Coordenadoria de Processos Seletivos

CONCURSO VESTIBULAR 2008
10/12/2007

INSTRUÇÕES

1.

Confira, abaixo, seu nome e número de inscrição. Atenção: Assine no local indicado.

2. 3.

Verifique se os dados impressos no Cartão-Resposta correspondem aos seus. Caso haja alguma irregularidade, comunique-a imediatamente ao Fiscal. Não serão permitidos empréstimos de materiais, consultas e comunicação entre candidatos, tampouco o uso de livros e apontamentos. Relógios, aparelhos eletrônicos e, em especial, aparelhos celulares deverão ser desligados e colocados no saco plástico fornecido pelo Fiscal. O não-cumprimento destas exigências ocasionará a exclusão do candidato deste Processo Seletivo. Aguarde autorização para abrir o Caderno de Provas. A seguir, antes de iniciar as provas, confira a paginação. A interpretação das questões é parte do processo de avaliação, não sendo permitidas perguntas aos Fiscais. A Prova Objetiva é composta por 40 questões de múltipla escolha, em que há somente uma alternativa correta. Transcreva para o Cartão-Resposta o resultado que julgar correto em cada questão, preenchendo o retângulo correspondente com caneta de tinta preta. No Cartão-Resposta, anulam a questão: a marcação de mais de uma alternativa em uma mesma questão, as rasuras e o preenchimento além dos limites do retângulo destinado para cada marcação. Não haverá substituição do Cartão-Resposta por erro de preenchimento. A duração das provas será de 4 (quatro) horas, incluindo o tempo para preenchimento do Cartão-Resposta. Ao concluir as provas, permaneça em seu lugar e comunique ao Fiscal. Aguarde autorização para devolver, em separado, o Caderno de Provas e o Cartão-Resposta devidamente assinados.

4. 5. 6.

7.

8. 9. 10.

BIOLOGIA HISTÓRIA

O gabarito oficial provisório estará disponível no endereço eletrônico www.cops.uel.br a partir das 20 h do dia 10/12/2007.

2001. As células vegetais se assemelham às células animais em muitos aspectos de sua morfologia. as paredes secundárias são muito hidratadas.) 1) Com base na figura e nos conhecimentos sobre o tema. analise as afirmativas a seguir: I. d) I.BIOLOGIA Analise a figura abaixo e responda às questões 1 e 2. As células ativamente em divisão ou em alongamentos geralmente têm somente paredes secundárias. A lignina pode também estar presente nas paredes secundárias. mas aparentemente não possuem pectinas e glicoproteínas. As paredes primárias contêm hemicelulose. o líquido extracelular é hipertônico. e) II. (RAVEN. Os principais tipos de plastídios são os cloroplastos. já que. A parede celular auxilia na manutenção da integridade osmótica externa. A parede celular determina a estrutura da célula. III e IV. III. 2) Com base. como a replicação do DNA e sua transcrição em RNA. IV. a síntese protéica e a transformação de energia via mitocôndrias. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. os cromoplastos e os leucoplastos. Os cromoplastos contêm pigmentos carotenóides e podem ter função na atração de insetos e outros animais essenciais para a polinização cruzada e dispersão de frutos e sementes. como a estrutura molecular das membranas e de várias organelas. nas plantas. et. Biologia vegetal. IV. 45. Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas. em vários mecanismos moleculares básicos. ao contrário do que acontece nos animais.H. II. P. c) II e IV. mas é especialmente característica de células com parede primária e tem por função conferir resistência e rigidez à parede. a) I e III. onde as células estão mergulhadas em um meio hipotônico. II e III. II. sem gasto de energia. Todas as células vegetais têm uma parede primária e muitas têm uma parede secundária. Preencher grande parte de seu conteúdo total com um vacúolo é considerado uma estratégia econômica usada pela célula para aumentar seu tamanho e adquirir grande superfície de contato entre o citoplasma e o ambiente externo. ainda. III. p. Devido à presença de pectinas. Juntamente com os vacúolos e as paredes celulares. na figura e nos conhecimentos sobre o tema. al. 3 . que permitem reconhecer as plantas como organismos. analise as afirmativas a seguir: I. tornando-se mais plásticas. a textura dos tecidos vegetais e muitas características importantes. os plastídios são componentes característicos das células vegetais e estão relacionados com o processo de fotossíntese e armazenamento. b) I e IV.

Quando colocadas em solução hipotônica. insolúvel em água. Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas. a forma da célula fica inalterada. fenômeno conhecido como desplasmólise. Biologia celular e molecular. por ser. Se o aumento de volume for acentuado. 4) O desenvolvimento humano inicia-se na fertilização. III e IV.) 4 . porém solúvel em lipídios. e) II. solúvel em meio aquoso e uma região hidrofóbica. K. Colocadas em uma solução hipertônica. por exemplo. determinada pelo estado de hidratação dos colóides celulares e pela rigidez oferecida pela parede celular.C. em parte. p.. Esta célula totipotente e altamente especializada marca o início de cada um de nós como indivíduo único.) Com base na figura e nos conhecimentos sobre o tema. III e IV. As macromoléculas apresentam uma região hidrofílica e. (MOORE. b) I e III. T.L. IV. III e IV. 79. a membrana plasmática se rompe e o conteúdo da célula extravasa. A membrana celular é permeável à água. L. 7. pela ligação de uma molécula específica com o receptor da membrana. PERSAUD. III. a) I e II. II. c) II e IV. c) I e II. p. analise as afirmativas a seguir: I. portanto. J. Os lipídios das membranas são moléculas longas com uma extremidade hidrofílica e uma cadeia hidrofóbica. e) II. d) I. b) II e IV. as células aumentam de volume devido à penetração de água. d) I. III e IV. desencadeia uma resposta que varia conforme a célula e o estímulo recebido. Embriologia clínica. CARNEIRO.N. 18.. a) I e III. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2004. ed. 2000. quando um gameta masculino ou espermatozóide se une ao gameta feminino ou ovócito para formar uma única célula . a membrana tem a capacidade de reconhecer outras células e diversos tipos de moléculas como.o zigoto. 3) Analise a figura a seguir: (JUNQUEIRA. Havendo entrada ou saída de água. Rio de Janeiro: Elsevier.Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas. hormônios.V. Este reconhecimento. Graças a seus receptores específicos. as células diminuem de volume devido à saída de água.

tais como as minhocas (anelídeos). também através do líquido amniótico. 5 . para o sangue fetal. assinale a alternativa que contenha aquelas que sejam comuns a todos esses animais. o número diplóide de cromossomos é mantido em cada célula-filha formada por meiose. é direcionada para um pólo diferente. porque produzem húmus ou arejam o solo. Entretanto. gânglios nervosos e sistema digestório completo. A HCG mantém a atividade hormonal do corpo lúteo no ovário. mantendo uma temperatura relativamente constante. participar da manutenção da homeostasia dos fluídos e eletrólitos. enquanto que as excretas de dióxido de carbono passam do sangue fetal para o sangue materno. hermafroditismo e sistema nervoso difuso. Grupo II: cartões 1. 3 e 5. e) Nefrídios. apenas cartões que tenham características exclusivas do reino Protista. Grupo II: cartões 1. 7 e 9. Grupo II: cartões 4. O líquido amniótico tem por função. c) II e IV. 5 e 6. através do líquido amniótico. II e III. IV. Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas. III e IV. 6 e 8. II. 5 e 7. a) Simetria radial. e) II. e os piolhos-de-cobra (diplópodes). b) I e IV. tatuzinhos-de-jardim (crustáceos) e lesmas (moluscos) comem as plantas e geralmente não são desejados. Considerando as características morfológicas desses animais. b) Grupo I : cartões 2. III. a) I e III. durante o período de gestação. d) I. sejam incluídos apenas os cartões que tenham características exclusivas do reino Monera e. por exemplo: agir como uma barreira contra infecções. ajudar a controlar a temperatura corporal do embrião. no grupo I. sistema circulatório fechado e hermafroditismo. respectivamente: a) Grupo I : cartões 1. reprodução sexuada e sistema circulatório fechado. 5) Além dos vegetais. b) Gânglios nervosos. 3 e 5. d) Simetria bilateral. Assim. ou cromátide. Grupo II: cartões 4. c) Sistema circulatório aberto. no grupo II. sistema circulatório fechado e reprodução sexuada. c) Grupo I : cartões 3. Na primeira divisão meiótica. Assinale a alternativa que apresenta possibilidades de formar corretamente os grupos I e II. d) Grupo I : cartões 2. Sua tarefa é formar dois grupos de três cartões. cada cromossomo se divide e cada metade. principalmente de invertebrados. 3 e 6. 6 e 8.Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema. de modo que. uma horta pode manter uma diversidade de animais. 4 e 8. 6) Você recebe nove cartões. O sinciciotrofoblasto produz o hormônio gonadotrofina coriônica humana (HCG) que entra no sangue materno. e) Grupo I : cartões 2. analise as afirmativas a seguir: I. Nutrientes e oxigênio passam do sangue materno. Alguns são considerados úteis. formando a base dos testes para gravidez. Grupo II: cartões 1. 7 e 9.

Considerando a classificação tradicional dos animais segundo esse critério. o crescimento das folhas. estimula a elongação do caule. Porto Alegre: Artmed. d) 1-d. ed. ZEIGER. atua no fototropismo. o crescimento e a morfogênese muitas vezes dependem de sinais químicos de uma parte da planta para outra. no geotropismo. folhas e flores.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre hormônios vegetais. b) Genótipo da Ana é Aa Cc ff e a probabilidade do filho desejado é 1/4. na dominância apical e no desenvolvimento dos frutos. e) Camarões. e) 1-c. a regulação do metabolismo. gafanhotos e medusas. 3-a. 2-a. Qual é o genótipo da Ana e a probabilidade de que ela tenha uma filha com olhos arredondados. a) 1-a. 4-a. 3-c. acelomados. assinale a alternativa que indica aqueles que são. estimula o alongamento de caule e raiz. b) Tênias. Já o seu pai tem olhos arredondados. d) Genótipo da Ana é AA Cc ff e a probabilidade do filho desejado é 3/4. 1) 2) Auxina Giberelina a) b) afeta o crescimento e a diferenciação das raízes. 2-c. 2-b. estimula a divisão e o crescimento celular. L. os quais interagem com proteínas específicas. estimula a germinação e a floração. Fisiologia vegetal. 3) 4) Citocinina Etileno c) d) Assinale a alternativa que contém todas as relações corretas. Estas características são controladas por genes com segregação independente. 2-a. cílios compridos e “furinho” no queixo? a) Genótipo da Ana é AA CC ff e a probabilidade do filho desejado é 3/4. Estas características fenotípicas são as mesmas da sua mãe. 3-d. retarda o envelhecimento. 4-d. 4-c. cílios curtos e não tem “furinho” no queixo. o estudo da presença do celoma é fundamental. conhecidos como hormônios. dependendo da espécie. E. o crescimento e o desenvolvimento de raízes. e) Genótipo da Ana é Aa Cc ff e a probabilidade do filho desejado é 1/16. porque indica a separação de linhagens importantes. 8) Nos vegetais superiores. que deixam o seu rosto bastante atraente. lombrigas e minhocas. lesmas e esquistossomos.. promove a germinação de sementes e brotos. Os alelos dominantes: A controla o formato de olhos amendoados. 3. (TAIZ. relacione as colunas. 4-b. 3-b. a) Planárias.7) Para entender a evolução animal. pseudocelomados e celomados. c) Genótipo da Ana é Aa CC ff e a probabilidade do filho desejado é 1/4. C os cílios compridos e F a ausência do “furinho”. 4-b. respectivamente. Ana está grávida e o pai da criança possui olhos arredondados. a floração e o desenvolvimento de frutos. d) Poliquetos. 2-d. c) 1-c. b) 1-b. 2004. promove o amadurecimento dos frutos. 6 . cílios curtos e com um “furinho” no queixo. sanguessugas e estrelas-do-mar. c) Filárias. denominadas receptoras. 3-d. 9) Ana possui olhos amendoados e cílios compridos e um charmoso “furinho” no queixo. protozoários e ancilóstomos. promove ou inibe. antagoniza ou reduz os efeitos da auxina.

inesperada e descontrolada do número de casos de doenças durante um período numa população. 11) A doença de Chagas.10) Analise a figura a seguir: (NEVES. Endemia é definida como a presença de uma doença em uma população de determinada área geográfica. A peste bubônica. P. ao chagásico.. pessoas ingerindo alimentos contaminados com fezes ou urina de “barbeiros” infectados. são exemplos de epidemias que ocorreram ao longo da história da humanidade. por ser predominantemente agrícola. pois o Tripanosoma cruzi já foi encontrado em leite materno na fase aguda da infecção. segundo a Organização Mundial da Saúde. A espoliação sangüínea realizada pelas fêmeas dos “barbeiros” é tão marcante. A profilaxia da Doença de Chagas pode se dar pela melhoria das habitações. 7 . analise as afirmativas a seguir: I. P. III e IV. Epidemia se caracteriza por uma elevação progressiva. ou refere-se à prevalência usual de uma doença em um grupo populacional ou em uma área geográfica. mesmo que adequado à sua condição clínica. (Adaptado de: NEVES. analise as afirmativas a seguir: I. D. no início do século XX. que ocasiona internamentos de pessoas e afastamento de profissionais da agricultura e pecuária. p. que quase sempre não é devidamente avaliada [. III. no caso das infecções alimentares ou semanas. 2005. São Paulo: Atheneu. al. III. c) III e IV. IV. um estado ou um país. e) I.]. p. II. constitui uma das principais causas de morte súbita na fase mais produtiva do cidadão. com adequada higiene e limpeza da mesma. et. não é dada uma possibilidade de emprego. Parasitologia Humana. 86. d) I. por exemplo: amamentação. No Brasil. e a gripe espanhola. 2005. b) II e IV. A transmissão da Doença de Chagas pode se dar por via oral em várias situações como. IV. o Estado do Paraná. na Idade Média. concentra a maioria dos casos da Doença de Chagas no País. nos casos de gripes ou vários anos no caso da AIDS. principalmente populações pobres que residem em condições precárias. 18. II e III. Os indivíduos que sobrevivem à fase aguda assintomática ou sintomática evoluem para a fase crônica e podem permanecer assintomáticos ou com infecção latente por vários anos ou durante toda a sua vida.. Muitas vezes.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema.) Com base na figura e nos conhecimentos sobre o tema. combate ao “barbeiro” por meio de inseticidas e outros métodos auxiliares e a identificação e seleção dos doadores de sangue. et. Parasitologia humana. a) I e II. Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas. podendo se estender por horas. A extensão geográfica de uma epidemia pode ser restrita a um bairro ou atingir uma cidade. Neste aspecto. São Paulo: Atheneu. Epidemias são endemias que ocorrem ao mesmo tempo em vários países. D. esta doença atinge cerca de 6 milhões de habitantes. ultrapassando os valores endêmicos ou esperados. II. al.

b) Freqüência 9/16 no Lote I e 3/16 no Lote II. sendo as sementes amarelas no Lote I e as brancas no Lote II. III e IV. 8 . II. quando são introduzidos em um local do corpo normalmente estéril. que é contra o uso de transgênicos. O vizinho deste agricultor plantou sementes de um híbrido de milho com locos homozigóticos para endosperma amarelo e para transgênico (que confere resistência a uma praga). O pequeno tamanho faz com que os microrganismos tenham taxas metabólicas baixas. e) I. II e III. A redução do número dessas células produz uma imunosupressão profunda que leva a graves infecções por microrganismos normalmente comensais e não-virulentos. b) I e II. 13) Um agricultor familiar. conserva a tradição de seus pais de cultivar e produzir sementes de uma variedade antiga de milho com endosperma branco. analise as afirmativas a seguir: I. as bactérias possuem taxas metabólicas mais baixas do que as células eucarióticas. e) II. III e IV. b) II e IV. Alguns microrganismos são inequivocamente patogênicos. c) III e IV. A proteção de indivíduos por vacinação pode ocorrer por imunização passiva. e) Freqüência 3/16 no Lote I e 9/16 no Lote II. o agricultor familiar ficou decepcionado ao verificar a presença de sementes com endospermas amarelos e brancos nas espigas da variedade antiga. 2004. por exemplo.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema. W. Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas. enquanto outros (a maioria) são geralmente inofensivos. d) I. Porto Alegre: ARTMED. Quais seriam as freqüências esperadas de sementes brancas e não portadoras do gene transgênico produzidas em cada lote. II e III. Microbiologia ilustrada. a) Freqüência 1 no Lote I e 1/16 no Lote II. Conseqüentemente. ou na infecção de um hospedeiro imunocomprometido. na qual o vírus se liga à proteína CD4 das células T auxiliares e as destrói. Além disso. III. 12) Um microrganismo patogênico é definido como aquele que causa ou é capaz de causar doença. d) Freqüência 1/16 no Lote I e 9/16 no Lote II. d) I. 25. a) I e II. O exemplo mais preocupante de imunodeficiência adquirida é a AIDS. considerando que a cor amarela da semente de milho é dominante e condicionada pelo gene Y (yellow )? Assinale a alternativa correta.Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas. A. IV. alguns patógenos causam doenças apenas sob certas condições como. O agricultor resolveu plantar as sementes destas espigas contaminadas em dois lotes. cujo contágio se dá por fluidos corporais. p. c) Freqüência 1/16 no Lote I e 1 no Lote II. As doenças bacterianas podem ser ou não transmissíveis de uma pessoa para outra. Na época da colheita. a) I e IV. enquanto a imunização ativa envolve a administração no indivíduo de patógenos purificados ou modificados ou de seus produtos. suficientemente isoladas entre si e de outros lotes de milho. evidenciando a contaminação com o híbrido transgênico. As lavouras de milho destes dois agricultores floresceram juntas e houve uma elevada taxa de cruzamento entre elas. c) III e IV. Como exemplo de doença bacteriana transmissível temos o botulismo. porque a razão entre superfície e volume diminui com a redução do tamanho da célula. a qual é obtida quando para um indivíduo são administradas imunoglobulinas produzidas e dirigidas contra uma infecção já estabelecida. o que torna os potenciais hospedeiros mais suscetíveis e a enfermidade em questão potencialmente epidêmica. (Adaptado de: STROHL.

na carne bovina. tais como a disponibilidade de alimentos e a necessidade do exercício físico. p. Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas. IV. analise as afirmativas a seguir: I. O tecido adiposo. b) II e IV. fenômeno conhecido como hipertrofia. Restringir as gorduras insaturadas – encontradas. e. talvez o mais importante. analise as afirmativas a seguir: I. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. enquanto a mobilização de gordura é lenta. a quantidade de energia acumulada como gordura está aumentando em muitas populações. 2002. 15) O sistema nervoso usa potenciais de ação (impulsos nervosos) para regular as atividades corporais. 2007. Nossa capacidade de armazenar gordura continua essencial à vida e pode permitir que uma pessoa sobreviva à fome por meses. Na história humana recente. S. é o órgão especializado para essa tarefa. e durante muito tempo da nossa história. (TORTORA. e o hipotálamo é o responsável pela manutenção da postura corporal. e) I. p. contudo. A presença da bainha de mielina. Especial: Alimentos. Princípios de anatomia e fisiologia.R. d) I. que recobre a maioria dos axônios.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema. reprodução e envelhecimento. Pelo fato dos seres humanos terem evoluído num mundo onde a disponibilidade de alimentos era apenas intermitente. b) II e III. nos embutidos. d) I. a sobrevivência exigiu que tivéssemos a capacidade de armazenar energia para épocas de escassez. IV. ou pelo aumento do número de células. O tecido adiposo aumenta: pelo aumento do tamanho das células já presentes quando o lipídeo é adicionado. 46. a adrenalina. II. fenômeno este conhecido como hiperplasia. Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas. III e IV. 9 . Destacam-se como substâncias que atuam como neurotransmissoras: a acetilcolina. conseqüentemente. a noradrenalina. G. facilita a propagação do impulso nervoso. familiarmente conhecido como gordura. as refeições foram literalmente um vale tudo. a) I e II. c) III e IV. assim como nas gorduras de laticínios – diminuem o risco de doença cardíaca coronariana. 9 ed. III.14) No alvorecer da humanidade. excretor e endócrino. GRABOWSKI. a) I e III. o que se justifica por dois motivos básicos: ele pode fornecer combustível para o metabolismo de carboidrato muito rapidamente. c) III e IV. O cerebelo é o principal centro integrador entre os sistemas nervoso e endócrino. Out. o glicogênio pode prover energia sob condições anóxicas.5. cardiovascular. II e III. por exemplo. assim como flutuações nas circunstâncias ambientais e fisiológicas. saúde e nutrição. permitindo mudanças de necessidades do crescimento. III. A totalidade de depósitos de gordura em adipócitos é capaz de extensa variação. além de proteger o axônio. detecta as alterações nos ambientes externos e internos do corpo.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema. O glicogênio é uma forma importante de armazenamento de energia. II e IV.. O sistema nervoso periférico autônomo tem por função controlar a atividade dos sistemas digestivo. e) I. II. III e IV. Obesidade é o nome que damos quando o armazenamento de gordura se aproxima de um nível que compromete a saúde de uma pessoa.J. na margarina. interpreta essas alterações e responde a elas por causar contrações musculares ou secreções glandulares. (SCIENTIFIC American.

d) Fita molde -3’ . analise as afirmativas a seguir: I. que serve de molde para transcrição. II. 18) Analise a ilustração a seguir: (CAVALHEIRO.16) Considere a seqüência de bases da fita não molde do DNA de um organismo procarioto: . et al.. ed.3’.TTA GGC TGC CCT. Londrina: EDUEL.TTA GGC TGC CCT. fornecendo a variabilidade sobre a qual o fluxo gênico e a deriva genética exercem a sua ação. pois é uma das fontes de variação genética.5’ e RNA 5’. PINTO. a) I e IV. b) Fita molde -3’ . L. II e IV. atuando pela mistura de genes e cromossomos. 17) Com relação aos processos de evolução que atuam numa linha evolutiva de organismos que estão variando através dos tempos. 346.AAT CCG ACG GGA. p. A. Genética na Agropecuária. sobre a qual a seleção exerce sua ação.UUA GGC UGC CCU-5’ e RNA 5’. A mutação corresponde ao motor do automóvel. 2. Stebbins (1970) comparou estes processos com um automóvel percorrendo uma estrada. II e III. que é essencial para a progressão contínua da melhoria das espécies. A biologia na produção de sementes e mudas de espécies nativas: noções básicas. Quais seriam as seqüências de bases da fita complementar do DNA. O isolamento reprodutivo tem efeito canalizador semelhante à estrada que. seleção e recombinação podem ser comparadas ao câmbio e ao acelerador do automóvel.3’. 2000.AAUCCGACGGGA. c) III e IV. e) Fita molde -3’ . A seleção natural que dirige a variabilidade genética para a adaptação do ambiente pode ser comparada ao motorista do veículo. M. III.12. IV. C. Lavras: UFLA. Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas. Juntas. 2a ed. d) I.3’. que ocorre durante o ciclo sexuado. b) II e III.5’ e RNA 5’.) 10 . (RAMALHO. e da fita simples de RNAm transcrito? a) Fita molde -3’ . J.AAU CCG ACG GGA-5’ e RNA 5’ -TTAGGCTGCCCT -3’.AAT CCG ACG GGA-5’ e RNA 5’. 2006. permite a movimentação de vários veículos na mesma direção e ao mesmo tempo. B.UUTCCGUCGGGU. e) I.TTAGGCTGC CCT. c) Fita molde -3’ . A recombinação genética corresponde ao combustível..) Com base nos conhecimentos sobre evolução. p.3’.UUAGGCUGCCCU. BOSCO DOS SANTOS. com seus limites e sinalizações impostos sobre o motorista.

II. b) seleção natural. b) II e IV. As máquinas da revolução industrial contribuíram para um aumento significativo da quantidade de dióxido de carbono na atmosfera. muitos dos impactos podem ser evitados. As espécies consideradas secundárias iniciais podem germinar à sombra e a árvore adulta apresenta tamanho considerado grande. mas na verdade só aceleraram um processo que começou com o advento da agricultura. analise as afirmativas a seguir: I. a poluição dos solos e os danos à saúde. separando populações de mesma espécie que antes viviam juntas no mesmo espaço. c) panmixia. 19) As barreiras geográficas interrompem o fluxo gênico. p. contribui pouco com a poluição do solo. Segundo os pesquisadores. 11 . III. O trabalho durou cinco anos e envolveu 2. Como deter o aquecimento global. Suas previsões são alarmantes: algumas adaptações serão necessárias para enfrentar as mudanças inevitáveis do clima. c) I e III. o grupo encarregado de sistematizar os impactos das mudanças climáticas. com as emissões de vários gases de efeito estufa.500 pesquisadores do mundo todo. Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas. divulgou um resumo de suas conclusões. aproximadamente. e) I.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema. d) II. III e IV. II. a utilização excessiva de adubo nitrogenado. crescem rápido. 8 mil anos. Conclui-se. IV. portanto. No campo. III. As espécies consideradas secundárias tardias germinam e crescem em locais bem iluminados. Acidentes naturais como montanhas e rios podem funcionar como barreiras geográficas. a infiltração de nitratos na água e. 20) Durante o mês de abril de 2007. As espécies consideradas como pioneiras germinam em locais bem iluminados. analise as afirmativas a seguir: I. ao passo que as medidas visando à redução das emissões de dióxido de carbono (com a diminuição da eficácia da combustão e a substituição energética carvão/gás) promovem um aumento nas emissões de dióxido de enxofre.Com base na ilustração e nos conhecimentos sobre sucessão secundária (ecológica). além de aumentar a produtividade agrícola. (Adaptado de: SCIENTIFIC American. Esta atividade alterou os ciclos naturais de produção de metano e do dióxido de carbono e promoveu a derrubada de florestas na Ásia e Europa há. este tipo de evento pode levar a um processo conhecido como a) pangênese. bem como a vulnerabilidade e a adaptação para o painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC). Se essas populações se mantiverem isoladas por muito tempo. a) I e II. III e IV. vivem muito e a árvore adulta apresenta tamanho considerado grande a muito grande. d) especiação. permitindo que duas populações separadas tomem caminhos evolutivos diferentes na medida em que os agentes seletivos atuantes são diferentes em ambientes diferentes. Edição Especial. As medidas de redução de dióxido de enxofre (uso de carvão limpo e de diesel com pouco enxofre) contribuem significativamente para a redução das emissões de carbono. O grupo enfatizou algumas possíveis e chamou atenção para a necessidade de uma opção pelo desenvolvimento sustentável. vivem muito e o tamanho da árvore adulta é considerado médio. 2007. 18. reduzidos ou postergados por ações mitigatórias. e) deriva genética. que o uso dos adubos reduz os custos dos produtos. As espécies consideradas clímax germinam à sombra e crescem em locais bem iluminados. paralelamente. vivem pouco e a árvore adulta apresenta tamanho considerado pequeno ou médio.

12 .IV. o aquecimento rápido dos últimos séculos está. d) I. Segundo previsões de alguns pesquisadores. à medida que o oceano absorve o dióxido de carbono em excesso produzido pelas atividades humanas. II e III. provavelmente. c) III e IV. Quando isso acontecer. e) I. destinado a durar até que os combustíveis fósseis economicamente acessíveis se tornarem escassos. a) I e II. b) II e IV. III e IV. o clima da Terra deve começar a resfriar de forma progressiva. Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas.

São Paulo: Contexto. IV. por isto. A. em Atenas. quando o Povo ou a Democracia. os exortam a defender contra o inimigo suas tumbas e seus lugares de culto. cabendo à Deusa o dízimo [. seu refúgio. P. a) I e III. pois pretendiam reeleger-se para aqueles cargos. Neste contexto.HISTÓRIA 21) Leia o texto a seguir. com um relevo representando a Democracia ao coroar o Povo de Atenas. b) I e IV. sem que houvesse o risco de atentados contra a democracia. Campinas: Editora da Unicamp. perderá sua cidadania. As póleis gregas encontraram-se.. p. 90. era uma tentativa de ganhar apoio popular para uma nova eleição de Tribunos da Plebe.]. uma vez que sua leitura evidencia a necessidade de instrumentos legais para a defesa interna da democracia. As póleis gregas encontravam-se em um momento de paz. em Atenas. 20.) A lei Ateniense contra a tirania de 337-6 a. No entanto. que viam na distribuição de terras uma forma de superar a crise provocada pelas conquistas do período republicano. d) era vista pelos generais do exército romano como uma possibilidade de enriquecer.. apropriando-se das terras conquistadas e. 2003.. 127) Apud FUNARI. 1991. dirigir-se-á ao Areópago. procurava-se preservar as relações de poder no interior da polis.C. e) II. nem sepultura de ancestral.] Se alguém. Esse documento retrata os conflitos em Atenas. Em um momento em que as cidades gregas perdiam sua autonomia.C. analise as afirmações a seguir: I.(In HARDING 1985.. pessoalmente e seus descendentes... [.C. II.. d) I. In: PINSKY. deliberando sobre qualquer assunto. 100 Textos de História Antiga. É para o luxo e enriquecimento de outrem que combatem e morrem tais pretensos senhores do mundo. no decorrer do século IV a. 22) Os animais da Itália possuem cada um sua toca.C. [. c) II e III. grandes latifundiários. p. P. b) proposta por Tibério Graco. J. Estela de mármore. no decorrer do século IV a. Que os legisladores resolvam: se alguém se rebelar contra o Povo visando implantar a Tirania. pode-se afirmar que a Lei da Reforma Agrária na Roma Antiga a) proposta pelos irmãos Graco. Tibério Graco. tinham um acordo firmado com Tibério. seu abrigo. reunindo-se em conselho. sem casa. Os generais mentem aos soldados quando. seus bens confiscados. IX. III.. e) foi proposta pelos irmãos Graco. Tibério e Caio. os homens que combatem e morrem pela Itália estão à mercê do ar e da luz e nada mais: sem lar. c) tinha o objetivo de criar uma guerra civil.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema. 337-6 a.] Com a boa sorte do Povo de Atenas. erram com suas mulheres e crianças. II e IV. Antigüidade Clássica. p. crescentemente marcadas pelas disputas internas e externas. A história e a cultura a partir dos documentos. ocupantes das terras públicas que haviam sido conquistadas com a expansão do Império. 4. (Lei Ateniense contra a Tirania. ou junta-se a conspiradores. insere-se na passagem da cidade independente para o estado imperial helenístico. tinha como verdadeiro objetivo beneficiar os patrícios. Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas. (Plutarco. 13 . ou se alguém atenta contra o povo de Atenas ou contra a Democracia. visto que seria a única forma de colocar os plebeus numa situação de igualdade com os patrícios. se alguém cometeu algum destes crimes. III e IV. 2 ed. que não possuem sequer um torrão de terra. satisfazendo as necessidades de uma plebe numerosa e empobrecida. pois nenhum destes romanos possui nem altar de família. tiver sido deposto. quem o matar estará livre de processo. na hora do combate.

b) A prática da bruxaria. sobressaindo-se a ordem beneditina. é correto afirmar: a) A divisão acima mencionada reflete uma sociedade na qual a religiosidade se impõe nas várias esferas da vida. o que não era comum. (DE LAON. provocou a reação dos crentes e a Revolução Protestante. Carmen ad Rodbertum Regem. difundiu-se pela Europa. III. até então perseguido. podem ser apontadas como características do período. o que redundou na retomada dos elementos da cultura clássica no Renascimento. Adalberão. G. considere as afirmativas a seguir: I. 1982. as atividades não permitidas pela Igreja foram perseguidas pelos tribunais inquisitoriais. em que a economia se fundamenta no trabalho agrícola. p. manta encomendada para cobrir o corpo de Carlos Magno. o Cristianismo. 2007. a expressão cultural dos homens do período medieval era fundada na confecção de objetos menores. e) A ativa participação dos leigos na instituição eclesiástica. levando à renovação da experiência cristã. fáceis de transportar. II. Lisboa: Editora Estampa.htm. então disseminada nos meios clericais. 14 . A exemplo da Tapeçaria de Bayeux. d) A experiência da reclusão foi bastante característica na vida religiosa do período medieval. característica do período entre os séculos XI e XIII. no século XI. outros combatem e outros ainda trabalham. assim como uma tendência ao enfraquecimento da hierarquia dessa.) Com base na imagem. de acordo com as necessidades fundadas na sociedade de ordens. apresentado inicialmente pelo bispo Adalberão. c) Diante da limitação das funções às três ordens e perseguição aos comerciantes promovida pelas monarquias nascentes. 25) Observe a imagem a seguir: (Detalhe da Tapeçaria de Bayeux (c.com/textos/bayeux1.) Esse preceito. sendo seus adeptos liberados dos impostos pagos pelos idólatras. 25. In: DUBY. em que o braço armado tende a impor seu poder sobre os desarmados. é correto afirmar: a) Com o fim do Império Romano. 1066-1077). IV. quando era definido o destino de cada criança. O bordado conservado é um exemplar de expressão cultural não voltado para a liturgia ou culto cristão. situação essa que se reverteu no século XVI no contexto do Renascimento Comercial. b) Definida a sociedade entre religiosos. c) O ateísmo foi combatido duramente pela inquisição. 24) Sobre a religiosidade medieval. pois esse ordenamento pretendia fortalecer a divisão e a hierarquia. As tres ordens:o imaginário do feudalismo. d) O poder eclesiástico se impunha a partir do momento do batismo. Disponivel em: www. o que explica a crise agrícola e o recuo demográfico. em parte tem função ideológica.23) Aqui em baixo uns rezam. revela a estagnação econômica da sociedade. Acesso em: 24 out. pois grande parte da arte que se conservou está relacionada à religiosidade. em parte reflete as funções/atividades mais características do período medieval. A cultura medieval caracterizou-se pela ausência de uma expressão artística própria. e) A divisão apresentada. fundada sobre o princípio da vida dedicada à oração e ao trabalho. A tapeçaria apresenta um relato da invasão normanda na Inglaterra e traz características da arte do período como a simplicidade das formas e economia de elementos. a atividade comercial declinou. guerreiros e camponeses a partir do Tratado de Verdum. Ainda sobre a sociedade medieval. tendo como conseqüência o desaparecimento dos descrentes até o século XVIII.ricardocosta.

p. administram em prol do bem comum. 28) Aliás. nunca pode ser tirado das mãos do povo. c) II e III. 2006.. inclusive contra o povo de seu reino.] Diderot aprendera que não bastava o conhecimento da ciência para mudar o mundo. [. e) A divulgação dos saberes foi incrementada e acelerada mediante a publicação de livros. As publicações nas línguas locais se ampliam facilitando o acesso à informação. e) A ciência e o progresso material são suficientes para conduzir à felicidade humana. o grego da clássica e o hebraico da bíblica. e estes por seu lado. b) Ao Príncipe são concedidos todos os poderes. junto com o povo.. (RODRIGUES. o governo. a cultura escrita dominou toda a Europa medieval. os historiadores recorrem ao passado. (1717-1784). 2006. J. II e IV. Verbetes políticos da Enciclopédia. é correto afirmar: a) Uma vez registrada e pública. (FONTANA. em nada contribuem para o progresso humano. enquanto os filósofos questionam a própria existência da sociedade. São Paulo: Discurso. A formação do mundo moderno. SP: EDUSC.. a) I e IV. d) O povo governa mediante representante eleito por sufrágio universal. e) I. d) I. 15 . a quem pertence exclusiva e essencialmente e como plena propriedade. constrói um clima de liberdade para o debate. por outro lado.] Não é o Estado que pertence ao Príncipe. embora seja hereditário numa família. As publicações envolvem tanto as obras novas como as antigas e abrem espaço para o aumento das traduções que vão requerer um conhecimento não só do latim. F. enquanto não são concretizadas. e se comprometeu com os povos a administrar os seus negócios. não é um bem particular. principalmente. podendo agir como bem lhe convier. consequentemente. b) Idéias não passam de projetos que.) Com base no texto. 26) [. é correto afirmar: a) Mesmo em monarquias absolutas. d) A informação excessiva cindiu a cultura moderna em vários sistemas de pensamento.) Com base no texto. mas que era necessário aprofundar o estudo da sociedade e.E. Mas governar o Estado. A. por meio da publicação de livros. Tinha consciência.. mas um bem público que. Rio de Janeiro: Elsevier. b) III e IV. c) A imprensa foi fundamental para o domínio cristão empreendido além-mar. que estava trabalhando para o futuro e que as idéias que lançava acabariam frutificando. comprometeram-se a obedecê-lo de acordo com as leis. 27) A imprensa torna-se o mecanismo de divulgação das idéias e.) Com base no texto. D..A partir da imagem dada e dos conhecimentos sobre o tema. c) Diderot considerava importante o conhecimento das ciências humanas para o aprimoramento da sociedade. é correto afirmar: a) As contribuições das ciências naturais são suficientes para melhorar o convívio humano e social. mas também do grego e do hebraico. FALCON. b) O latim era a linguagem da cultura cristã. Introdução ao estudo da História Geral. e) Príncipes. porque foi escolhido para isto. da história. A ciência se seculariza. é o Príncipe que pertence ao Estado. (DIDEROT. o soberano é responsável pelos seus súditos. Bauru. d) Para o autor. 331. assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas. 2000. II e III. c) O governante é ungido pelo povo. e colocado nas mãos de um só.

30) Analise o mapa a seguir: (BOXER. que culminaram com as guerras napoleônicas e com a conquista das Américas. os EUA estavam submetidos a fortes pressões. p.29) A Revolução Francesa representou uma ruptura da ordem política (o Antigo Regime) e sua proposta social desencadeou a) a concentração do poder nas mãos da burguesia. III. A escravidão limitava o crescimento do mercado interno ao diminuir a renda dos trabalhadores. 16 . organizadas a partir do campo e das periferias urbanas. São Paulo: Companhia das Letras. segundo as quais todos nascem iguais e sem distinção perante a lei. 2002. c) à expansão lusa denominada “Carreira das Índias”. que ameaçaram excomungar os proprietários de escravos. com eleição de representantes de todos segmentos sociais. R. e) ao auge do comércio desencadeado pelo tráfico negreiro.) Este mapa indica a fase da expansão européia referente a) à colonização do Brasil e ao comércio triangular. C. pela Constituição de 1776. O Império marítimo português. Por ser o último país a permiti-la. O sistema escravista era incompatível com o funcionamento da República que. previa igualdade plena de direitos à população. IV. d) convulsões sociais. II. 31) As interpretações predominantes afirmam que a escravidão nos Estados Unidos da América foi abolida devido ao fato de que: I. Existia uma rivalidade entre o Norte industrializado e o Sul agrícola. inclusive dos líderes religiosos. b) aos domínios coloniais ibéricos e suas possessões além-mar. b) a formação de uma sociedade fundada nas concepções de direitos dos homens. que passou a zelar pelo bem-estar das novas ordens sociais. que desencadeou uma guerra na qual o resultado final foi favorável ao Norte. e) o surgimento da soberania popular. d) ao comércio triangular do Atlântico Norte. c) a formação de uma sociedade igualitária regida pelas comunas. 70-71.

Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas. e) A Espanha. d) As comunidades indígenas existentes nas Américas portuguesa e espanhola. lugar do descanso após a morte. por não conhecerem nem terem tido contato com os defeitos morais e maus hábitos existentes no velho mundo. Entretanto. sua qualidade deixava muito a desejar. N. 165-166. a propriedade territorial continuou nas mesmas mãos. c) Quando os missionários das diversas ordens religiosas perceberam que os indígenas eram desobedientes e necessitavam de cuidado especial. J. que implantaram um regime liberal burguês.. inculcar as virtudes da monogamia a uma sociedade que via as mulheres como servas e o acúmulo de mulheres como fonte de riqueza.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre a colonização das Américas portuguesa e espanhola. [.). investiram no cultivo da terra e exportação de produtos manufaturados para a Europa. no restante da América a independência revelou-se um fato político. baluarte do catolicismo. H.) 17 . algumas imagens de deuses indígenas foram inseridas nas igrejas católicas construídas nas colônias.. A conquista espanhola e a colonização da América. prometendo-lhes defender suas terras. entre esses povos inocentes da América ainda não contaminados pelos vícios da Europa. (ELLIOT. (org. L. é correto afirmar: a) As ordens religiosas que no novo mundo se instalaram utilizaram-se do ouro existente em abundância e do trabalho indígena para conquistá-los para a fé cristã. III e IV. Havia sinais alarmantes de que os índios que haviam adotado a fé com aparente entusiasmo ainda veneravam seus velhos ídolos em segredo. LOPES.] No entanto. Não era fácil. b) II e III. O. a) I e II. Os primeiros estágios da missão americana. Para solucionar esse problema. J. rompidos os vínculos com as metrópoles. Os missionários também se chocaram contra muralhas de resistência nos pontos em que suas tentativas de incutir os ensinamentos morais do cristianismo conflitavam com padrões de comportamento estabelecidos havia muito tempo.. LEMOS. S. A estrutura colonial não sofreu qualquer alteração de peso. 32) Leia o texto a seguir: [. as classes dominantes das antigas colônias tomaram o poder e constituíram Estados Nacionais que mantiveram afastada das decisões políticas a massa da população trabalhadora (majoritariamente indígena. os quais. liderada pelos grandes senhores de terras e pela burguesia criolla. 33) A emancipação das colônias hispano-americanas. 185-186. por exemplo. juntamente com os missionários.. a princípio. e) I. Acreditavam também que. que os indígenas. b) A primeira geração de missionários percebeu que os índios não conseguiam compreender a diferença entre adoração a uma imagem e o conteúdo religioso que ela representava. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo. poderiam construir uma Igreja que se aproximasse da de Cristo e os primeiros apóstolos. p. 2000. c) III e IV. P. R. Realizada a autonomia. a população camponesa permaneceu sob a exploração e o domínio dos seus antigos senhores. In: BETHELL. História das sociedades americanas. espaço de sobrevivência terrena. II e IV. 1998. L. G. A Inglaterra abriu mais ainda a sua porta no continente. camponesa ou não). C. F. Rio de Janeiro: Record. a despeito de algumas tentativas de líderes liberais das Guerras de Independência. embora o índice de conversão fosse espetacular. em alguns momentos. encontrou apoio nos setores médios e populares.] Aqueles que deixaram a Espanha para converter os índios viram-se incumbidos de uma missão de especial importância no esquema divino da história. fossem mais propensos à conversão para a Fé Católica. e o reino dos céus. investiu na conquista religiosa dos nativos acreditando. com o batismo em massa de centenas de milhares de índios. de.. pareciam garantir o triunfo desse movimento em prol de um retorno ao cristianismo primitivo que havia tão repetidamente sido frustrado na Europa. propuseram à Coroa espanhola que estimulasse o casamento misto como forma de forçar a adoção – por parte dos nativos – da Fé Cristã. 1 p. v. pois a conversão do Novo Mundo era um prelúdio necessário para seu término e para a segunda vinda de Cristo. História da América Latina: América Latina Colonial I. assegurando-se de mercados consumidores e de matérias-primas. (AQUINO. com exceção dos Estados Unidos. d) I. chegaram a ameaçar a estrutura de dominação de classe imposta pelo regime colonial.

uma vez que a sociedade havia perdido o direito às liberdades políticas. o que pode levá-los a descobrir camponeses e operários. (IANNI. 4. no Brasil. 18 . 1994. v.De acordo com o texto. expresso através do fortalecimento do poder legislativo. no Brasil. que lucraria com as emancipações. entre os anos de 1808 a 1813. agregando mais terras ao seu já rico patrimônio. 34) [. de caráter nacional-popular. que era feito através da compra de ações de empresas estrangeiras. João ao Brasil. textos e documentos. d) Vinculado a uma cultura universal. o modernismo não conseguiu tocar os imaginários sociais sobre a questão das características próprias de cada país. ou índios e negros. e) O populismo constitui-se em um movimento político que se configurou em uma forma de administração estatal. O. o processo de lutas pela emancipação dos diversos espaços geográficos que futuramente se constituiram em espaços nacionais. como no México com Lázaro Cárdenas. Esteve presente em vários países latino-americanos. produzindo uma contraposição à subordinação vivenciadas nesses territórios e valorizando a cultura nacional. permitindo que a “América” descobrisse a “América” através de novas formas de retratar os povos americanos.. c) O regime populista. d) A participação dos Estados Unidos nos processos de independência das Américas foi de crucial importância para a adoção do Regime Republicano pelos espaços recém-independentes. J. p. culminando na emancipação do território do México.. trazida por D. na Argentina com Juan Domingo Perón e no Brasil com Getúlio Vargas. é correto afirmar: a) A devolução das terras da Igreja Católica e a indenização das famílias dos presos políticos se constituem em algumas das medidas usuais no século XX na América Latina que foram idealizadas no governo populista de Juan Domingo Perón. à ausência do Estado para arbitrar o conflito entre a classe operária e os patrões. a América portuguesa rompeu os laços com a metrópole – Portugal – e aliou-se às forças de Napoleão Bonaparte. e) O modernismo proporcionou aos artistas e intelectuais americanos a formação de uma consciência social. c) A produção cultural relativa à época moderna foi influenciada pelo positivismo. d) O populismo. c) Em toda a América hispânica e também na portuguesa.) Com base no texto e nos conhecimentos sobre o tema é correto afirmar: a) A produção cultural referente à época do modernismo caracterizou-se pela valorização da mestiçagem entre europeus e indígenas como elemento fundamental para o estabelecimento de uma identidade cultural homogênea aos países latino-americanos. e o segundo. apud. dois aspectos são relevantes: o primeiro diz respeito às demissões de professores universitários contrários ao regime. São Paulo: Contexto. configurou-se em uma resposta ao militarismo. é correto afirmar: a) A América hispânica estava vivenciando. adotando para esse espaço recém-independente os princípios da Revolução Francesa. O vínculo com a cultura universal não impõe necessariamente um caráter dependente ou ’alienado’ à totalidade de nossa cultura. A Revolução Mexicana foi o movimento mais representativo do descontentamento da parcela camponesa da população contra o autoritarismo e dominação da Espanha. 88. História da América através de textos.] o modernismo induz intelectuais latino-americanos a redescobrir o povo. b) No modernismo hispano-americano e brasileiro sobressaiu-se a tendência de linhas retas e pouco uniformes. já há algum tempo. 35) Sobre o populismo. um maior grau de liberdade comercial em função da crise econômica metropolitana. b) Ao analisarmos o período denominado populista. de imprensa e de expressão artística. e) Após sua independência. b) O fenômeno da emancipação política na Nova Espanha foi peculiar na América. PINSKY. caracterizou-se como um movimento da burguesia para controlar a remessa de lucros do capital nacional ao exterior. sendo que o olhar do europeu sobre a América é que se sobressaiu e foi valorizado nas obras deste período. et al. foi conduzido pela Igreja. bem como a crise política desencadeada pelo domínio francês. herança ainda dos artistas pertencentes à Escola Francesa.

O número de empregos era menor que o de mão-de-obra disponível e. está relacionada a uma falta do conhecimento dos preceitos da Fé Cristã. p. em massa. A conjunção desses dois fatores. (VAINFAS. R.36) A conquista espanhola. III e IV. III. desse modo. e) I. que nasceu na Inglaterra do século XVIII e se propaga. a) I e II. os nativos não tinham como se defender.2. A baixa demográfica. 37) Leia o texto seguinte sobre a Revolução Industrial e algumas de suas conseqüências: Essa revolução industrial. asma. a população não conseguiu resistir. que condena o atentado contra a própria vida. Rio de Janeiro: Graal. ainda que não tenha eliminado totalmente a população indígena. pois esta se constituía em parcela da sociedade excluída das transformações empreendidas nas cidades. repousa no uso de uma nova fonte de energia. atitudes de autodestruição ao verem ruir seus costumes. Economia e sociedade na América espanhola. Com a Revolução Industrial e o crescimento da nova indústria. pode ser explicada pela vinda de africanos para a América e a intensa miscigenação iniciada nesse momento. II e IV.) Considere as afirmativas a seguir: I. surgiu o chamado “exército de reserva de mão-de-obra”. b) Vírus e bactérias até então desconhecidos pelos nativos foram responsáveis pela baixa populacional indígena. pelo continente. depois das invenções que modificam as técnicas de fabricação. conduziu a um processo de crise geral das culturas submetidas. no Norte da Itália e em alguns pontos da península ibérica. p. epidemias e falta de imunidade. como as viagens por mar eram muito demoradas. levou ao completo desaparecimento físico da população conquistada. a aplicação dessa energia nova à maquinaria. São Paulo: Editora Cultrix. R. desse modo. O século XIX: 1815-1914. surgiu uma classe inteiramente nova de trabalhadores que são os operários assalariados. a Oeste da Alemanha. assim. Embora existisse o comércio informal de armas – contrabando – os indígenas não conseguiam comprá-las e assim continuavam em desvantagem utilizando arcos e flechas com pontas envenenadas. modificação dos cultivos que fez com que mudasse a dieta dos nativos. em todas as regiões onde se viu coroada de êxito. impedindo a perpetuação das diversas culturas nativas e forçando os europeus a importarem da África a mão-de-obra escrava necessária. c) A crise das culturas indígenas americanas deu-se em função das diversas alterações empreendidas pelos europeus nas colônias: instalação de uma economia mercantil que redefiniu o ritmo e a intensidade do trabalho. Introdução à história de nosso tempo . Sem imunidade para várias doenças como sarampo. Em certas situações. gripe. d) I. constitui a origem da revolução industrial. e nos desenvolvimentos das máquinas. A Revolução Industrial atingiu mais a população campesina que a urbana. e) A superioridade armamentista dos espanhóis foi responsável pela dizimação da maior parte da população indígena. como no México ou no Peru. A baixa demográfica. c) III e IV. II. o carvão. 19 . a população nativa adoecia e morria rapidamente. b) II e III. no século XIX. (RÉMOND. Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas. deslocamento de aldeias causando distúrbios ecológicos e culturais. na França.) De acordo com o texto e com os conhecimentos sobre o tema é correto afirmar: a) A historiografia hispano-americana explica que a baixa populacional indígena está diretamente vinculada à prática do homicídio entre os nativos. 1976. IV. cujo símbolo é a máquina a vapor. como no caso Arawak das Antilhas. tuberculose e sífilis. d) As mulheres indígenas adotaram. A Coroa espanhola procurou enviar médicos para as colônias mas. provocou alterações e deformações profundas na cultura e no modo de vida dos povos conquistados. ao depararem-se com armas superiores. A Revolução Industrial não solucionou os problemas dos trabalhadores. práticas abortivas. entre outros. 1984. pois. 40. Noutros casos. quando estes perceberam que seriam obrigados a adotar o cristianismo como religião única. 103. na Bélgica. O crescimento das unidades industriais a partir da Revolução Industrial propiciou também o surgimento da categoria de empresários possuidores de capitais.

porque defendia a importância do capital na consolidação desta nova ordem social. o crescimento da mão-deobra e a conseqüente baixa nos salários em função de uma melhor distribuição dos trabalhadores entre o campo e a cidade. A. A luta de classes tornou-se uma realidade a partir do momento em que a sociedade ficou dividida em duas classes antagônicas: burguesia e proletariado.38) Sobre a Revolução Industrial.. 1994. III e IV. c) O comércio internacional pós revolução provocou uma especialização da produção dividindo o mundo entre áreas produtoras de matérias-primas e áreas industriais e propiciando o acúmulo de capital nos países industrializados. considere as afirmativas a seguir. e) Mesmo tendo aumentado o número de produtos manufaturados no mercado. no primeiro século. I. II e IV. sendo que mulheres e crianças – consideradas inferiores – foram comumente utilizadas como mão-de-obra por se constituírem em força de trabalho mais barata. e) II. III. os industriais intensificaram a exploração da mão-de-obra para recuperar os investimentos com as maquinarias e aumentar os lucros com a produção. A crise econômica que arrasou a Inglaterra na segunda metade do século XIX abriu espaço para que os Estados Unidos colocassem no mercado seus produtos industrializados. b) Os países que não vivenciaram o fenômeno da grande indústria conservaram-se agrícolas e não foram afetados pela supervalorização dada ao capital após a citada revolução. M. associações para lutar contra a exploração a que eram submetidos. V. II. História Moderna e Contemporânea. Para conseguir tal intento. Defendia. c) III e IV. As diferenças entre aqueles que eram donos dos meios de produção – e do capital – e aqueles que possuíam a força de trabalho – mão-de-obra – levou estes últimos a organizarem-se em sindicatos. 177. os assalariados tinham que cumprir em média 15 horas de trabalho por dia. a) I e II. p. L.) Com base na imagem. 20 . b) I e III. 39) Observe a imagem a seguir: (PAZZINATO. O anarquismo como doutrina política foi primordial para a constituição da classe burguesa. H. d) Os movimentos sociais surgidos nesse período foram responsáveis pela disseminação das idéias de liberdade e igualdade para todos e o cumprimento da lei do direito ao voto para as mulheres que trabalhavam nas fábricas. é correto afirmar: a) As Américas anglo-saxônica. como a Europa. d) I. o capitalismo foi se consolidando numa perspectiva mais financeira e abriu espaço para o surgimento das grandes potências bancárias. Assinale a alternativa que contém todas as afirmativas corretas. hispânica e portuguesa não vivenciaram. A partir de então. também que todos os indivíduos tinham o direito de lutar para garantir melhores salários e qualidade de vida. IV. partidos. a Revolução Industrial não significou. São Paulo: Ática. No século XIX. avanços e progresso tecnológico. SENISE. no século XIX. com a descoberta de novas técnicas e a conseqüente mecanização da produção.

São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo. nas conversas e encontros que tinham com os representantes do governo federal reivindicavam o direito à formação de partidos políticos de esquerda. p. e) Os grupos de luta armada. História do Brasil. inerente a todas as revoluções”. 465. B. instituído pelos comandantes do Exército. as eleições para Presidente da República foram estabelecidas de forma democrática através de eleições diretas. Eles eram justificados como decorrência “do exercício do Poder Constituinte. atingiu principalmente o patrimônio da Igreja Católica e promoveu o início da secularização da sociedade brasileira. chamados de Atos Institucionais (AI). assinale a alternativa correta. d) A principal orientação dos governos militares foi a aproximação com os Estados Unidos. b) O Ato Institucional nº 1. mas o novo regime começou a mudar as instituições do país através de decretos. a) O AI-5 foi o instrumento que mais contribuiu para que o regime militar seguisse o curso de uma ditadura. c) Logo após o golpe militar de 1964. vários atos de repressão passaram a fazer parte dos métodos utilizados pelo governo. A partir da sua instituição. (FAUSTO. 1996.40) O movimento de 31 de março de 1964 tinha sido lançado aparentemente para livrar o país da corrupção e do comunismo e para restaurar a democracia. 21 . de orientação socialista.) Com base no texto. afastando-se da tendência nacionalista que vinha sendo empreendida antes do golpe de 1964.