Microsoft Windows XP

Curso: Turismo / 2013

Apostila Informática básica Windows XP e Word 2007 Turismo

Microsoft Windows XP

Curso: Turismo / 2013

Windows XP

entre outros. ou seja.. o SO é automaticamente iniciado. o controle do processamento do computador. para conhecimento: Windows. O SO (abreviação que vamos usar a partir de agora ara substituir Sistema Operacional) é o primeiro programa a “acordar” no computador quando este é ligado. Entre as atribuições do SO. e muitas outras. etc. . Existem vários programas para várias funções. de programas que façam essa parte física funcionar corretamente. OS 2. quem controla todos os processos do computador é o sistema operacional. é necessário que o computador tenha um programa chamado Sistema Operacional. Netware. Resumindo. desenhar. sem ele o computador não funcionaria. Para poder utilizar os programas que têm função definida (como os citados acima). fazendo com que o usuário possa dar seus comandos ao computador. quando ligamos o computador.. O Sistema operacional que vamos estudar. estão: o reconhecimento dos comandos do usuário. Windows NT e 2000. o gerenciamento da memória.Microsoft Windows XP Curso: Turismo / 2013 Sistemas Operacionais Todo computador precisa. Unix. calcular. por ser o mais difundido entre os computadores pessoais e por ser cobrado nos concursos é o Windows (Millenium Edition ou 2000). como digitar textos.MacOS. entre eles podemos citar. Existem diversos tipos e versões de Sistemas Operacionais no mundo. além das partes físicas. Linux.

através de um clique no botão correspondente. chamada de área de trabalho: .Microsoft Windows XP Curso: Turismo / 2013 Iniciando o Windows XP O Windows XP é iniciado logo após o computador ter sido ligado. Quando o usuário é selecionado. a primeira tela que aparece então é a tela de logon. o sistema operacional passa imediatamente para outra tela. onde se seleciona o usuário que irá utilizar a máquina.

proporciona a troca de usuário ou o fechamento de todos os programas em execução sem. apresentada na figura abaixo.Desativar: desliga corretamente o computador.Em espera: salva no disco rígido todos os programas em execução e desliga o computador. . desligar a máquina. Nela encontram-se: . e nela novas opções são mostradas: .Reiniciar: desliga e imediatamente inicia novamente o sistema operacional. Ao religá-lo.Botão iniciar . Clicando em desligar. deve-se adotar procedimentos corretos para o seu desligamento. no entanto. A opção fazer logoff. .Ícones .Barra de tarefas . a figura acima aparece. caso contrário danos poderão ocorrer. no canto inferior esquerdo da área de trabalho. menus e caixas de dialogo. Área de trabalho Na Área de Trabalho ou Desktop são exibidos janelas. ou até perda de informações. Ao clicar no botão iniciar. aparecerão as opções: desligar e fazer logoff. ícones.Microsoft Windows XP Curso: Turismo / 2013 Desligar o computador Sempre que se utiliza o computador. serão exibidas exatamente as mesmas informações existentes no momento em que o mesmo foi desligado. que são elementos básicos para se iniciar uma atividade dentro do Windows XP.

Digite o nome que você deseja exibir no ícone. programa. espaços e alguns sinais de pontuação nos nomes dos ícones da área de trabalho. números. Clique com o botão direito do mouse no ícone da área de trabalho que você deseja renomear. um ícone pode representar um texto. música. 2. Clique em Renomear ou pressione a tecla F2.Microsoft Windows XP Curso: Turismo / 2013 ÍCONES ou Botões são figuras que representam recursos do computador. Alguns ícones são padrões do Windows. e pode ser acionado por um clique de mouse. Meus Documentos. etc. Não é possível usar os seguintes caracteres nos nomes dos ícones: \ : / * ? " > < | • Também é possível renomear um ícone clicando lentamente em seu nome duas vezes e digitando o novo nome. Meus locais de Rede. 3. Exercício: Para renomear um ícone da área de trabalho Observações • É possível usar letras. Você pode adicionar ícones na Área de Trabalho. fotos.. assim como pode excluir. como Meu Computador. Internet Explorer e Lixeira: 1. Para adicionar um ícone de área de trabalho .

Em Tarefas de arquivo e pasta. 3. clique em Iniciar e. como o Bloco de notas (Notepad. em seguida. digite o caminho e o nome do arquivo ou programa que você deseja adicionar como ícone ou clique em Procurar para procurar pelo nome de arquivo e. Você também pode criar uma nova pasta clicando com o botão direito do mouse em uma área em branco na janela da pasta ou na área de trabalho.Microsoft Windows XP Curso: Turismo / 2013 1. Abra a pasta Meus documentos. Os programas do Windows. Em Linha de comando. aponte para Novo e. 2. Criação de pastas Para criar uma nova pasta 1. Nova pasta. Clique com o botão direito do mouse na área de trabalho. apontando para Nova e clicando em Pasta. enquanto os outros programas geralmente se encontram na pasta Arquivos de programas no computador. Observações Para abrir Meus documentos. .exe ou .exe). Para mover um arquivo ou pasta 1. Digite o nome que você deseja exibir no ícone e. clique em Atalho. em seguida. em seguida. clique em Criar uma nova pasta. 2. 3. em seguida. caso ele não esteja na área de trabalho. clique em Meus documentos. Observações • Os arquivos de programa normalmente utilizam a extensão . clique em Avançar. Abra a pasta Meus documentos. selecionado. clique em Concluir. Será exibida uma nova pasta com o nome padrão. normalmente se encontram na pasta Windows.dll. Se a pasta ou o arquivo que você deseja mover não for encontrado nesta pasta ou em suas subpastas. Digite um nome para a nova pasta e pressione ENTER. use a opção Pesquisar para localizá-lo.

Para selecionar arquivos ou pastas não consecutivos. clique em Meus documentos. clique em Iniciar e. Em seguida. 3. 2. pressione e mantenha pressionada a tecla CTRL e. Também é possível excluir uma pasta clicando com o botão auxiliar do mouse e escolhendo a opção Excluir. Para selecionar um grupo de arquivos consecutivos. Visualizando arquivos e pastas ocultas no Windows XP Por padrão o Windows Explorer não exibe pastas e arquivos que estiverem com o atributo "Oculto" ativado. Agora feche a caixa de diálogo clicando e "OK". Observações Para abrir Meus documentos. clique em Mover. Para visualizar tais arquivos você deve fazer o seguinte: Como visualizar arquivos e pastas ocultas Primeiramente abra "Painel de Controle / Opções de Pasta". localize a opção "Mostrar pastas e arquivos ocultos" e marque-a. • Você também pode mover uma pasta ou arquivo arrastando-o para o local desejado. clique no primeiro arquivo. clique em Pesquisar. Clique no arquivo ou pasta que você deseja mover. Consulte o instrutor para melhor detalhe sobre este assunto. clique no novo local do arquivo ou pasta e. clique nos itens desejados. pressione e mantenha pressionada a tecla SHIFT e clique no último arquivo. Clique na aba "Modos de Exibição". em seguida.Microsoft Windows XP Curso: Turismo / 2013 Para abrir Pesquisar. Observe que para excluir uma pasta basta clicar em Excluir esta pasta Em Mover itens. 4. Em Tarefas de arquivo e pasta. . em seguida. em seguida. clique em Mover este arquivo ou Mover esta pasta. clique em Iniciar e. em seguida.

Microsoft Windows XP Curso: Turismo / 2013 Pronto. . está feito! Agora você já pode ver os arquivos e pastas ocultas no sistema.

a Barra de Ferramentas. Barra de Ferramentas . a Barra de Idiomas e a Área de Notificação.Microsoft Windows XP Curso: Turismo / 2013 A Barra de tarefas é localizada na parte inferior da área de trabalho e nela se encontram o Botão Iniciar. Você pode personalizar a barra de tarefas. a Barra de Inicialização Rápida. ocultá-la e movê-la para os lados ou para a parte superior da área de trabalho.

. scanners e outros itens de hardware conectado ao computador. . . vários outros menus. onde é possível armazenar fotos digitais.Meus Documentos: abre a pasta “meus documentos” onde você pode armazenar cartas. Menu Iniciar O Menu Iniciar surge quando damos um único clique sobre o botão Iniciar.Impressoras e Aparelhos de Fax: mostra impressoras. . navegar pela Web ou enviar e-mail. . . Cada menu pode também ser subdividido em outros. relatórios. postas à disposição do usuário.Definir Acesso e Padrões do Programa: personaliza programas padrões para certas atividades. . ou na Internet. câmaras. Na figura acima destacam-se os seguintes subitens: .Meu Computador: fornece acesso e informações sobre unidades de disco. .Documentos Recentes: exibe documentos que foram anteriormente abertos pelo usuário. . e outros tipos de documentos. . . apresentando por sua vez.Minhas Músicas: abre a pasta “Minhas músicas” onde é possível armazenar músicas e outros arquivos de áudio.Conectar-se: oferece um atalho para conectar-se a um provedor. No jargão da informática a palavra Menu reporta à lista de opções ou entradas. anotações. localiza outros computadores na sua organização. e ajuda a instalar novas impressoras. imagens e arquivos gráficos. Nesta lista estão contidas as funções que o computador poderá realizar por meio de um programa.Microsoft Windows XP Curso: Turismo / 2013 O Botão Iniciar localiza-se no canto direito da Barra de tarefas e tem como função acessar o Menu Iniciar após ser acionado por um clique do mouse. tais como.Painel de Controle: Acessa o Painel de Configurações do Windows.Pesquisar: Localiza arquivos no sistema ou.Ajuda e Suporte: oferece ajuda e informações sobre o Windows.Minhas Imagens: abre a pasta “Minhas imagens”. se estiver conectado em rede. impressoras de fax instaladas. que aparece no vídeo de um terminal de computador. planilhas.

Para usar esta opção siga os passos seguintes: 1. 2. Abra a pasta Meus documentos. No menu Editar. 3.. 3. No menu Editar. clique em Copiar este arquivo ou Copiar esta pasta. 4. clique em Copiar. Em Copiar itens. no menuque surge. Exercício: . ou vá para o local que deseja levar a cópia e dê um clique com o botão direito do mouse e escolha a opção Colar. Copiar e Colar. siga as próximas instruções: 1. A opção Recortar é usada quando se necessita retirar um arquivo de um local e coloca-lo em outro. clique com o botão direito do mouse em cima do arquivo ou informação selecionado e escolha a opção Recortar.: executa um programa.Microsoft Windows XP Curso: Turismo / 2013 . existem outras que podem ser usadas. como é o caso das opções Recortar. Observação As informações são removidas do documento original e inseridas no novo local. Observação Quando um arquivo ou pasta é copiado para outro local o original continua no seu local de origem. Em Tarefas de arquivo e pasta. Recortar. Para a opção Copiar.. 4. é uma técnica de movimentação de arquivos. Clique no local do documento em que deseja exibir as informações. clique em Colar. ou um clique com o botão direito do mouse. Selecione os arquivos ou as informações que deseja mover. Copiar e Colar A técnica mostrada anteriormente. para enviar arquivos para um disco removível e vice versa. etc. 2.Executar. porém. clique em Recortar ou. as quais também servem para mover informações. uma pasta. um arquivo. selecione a unidade ou pasta para onde você deseja copiar e clique em Copiar. ou clique com o botão direito do mouse sobre o que deseja e em seguida. Clique no arquivo ou pasta que você deseja copiar.

Crie a estrutura de organização de pastas abaixo: Curso: Turismo / 2013 2. Crie os seguintes atalhos: .Microsoft Windows XP 1.

é possível selecionar qualquer programa desse menu ou um de seus subitens. assim. b) Direcione o ponteiro do mouse para a guia Todos os programas. nele clique com o mouse sobre o programa Microsoft Office Word. d) Um novo menu se apresentará. é aberta uma lista dos programas instalados no computador que são básicos do Windows XP. Ao clicar com o mouse em Todos os Programas. c) Aberto o menu Todos os programas. . Abrindo programas Os próximos passos demonstrarão como se abre um programa do pacote Microsoft Office: a) Clique sobre o menu Iniciar. que é o mesmo que Software ou Aplicativo. como por exemplo. compreende um conjunto de instruções de computador e é utilizado para a realização de uma tarefa específica. clique no menu Iniciar e arraste o mouse em linha reta para a direção em que este menu foi aberto. no menu Iniciar. arraste o mouse através deste até que se destaque a opção Microsoft Office. Para acessar o menu Todos os programas.Microsoft Windows XP Curso: Turismo / 2013 Menu todos os programas Um Programa. a digitação de um trabalho escolar.

conforme descrevem os passos a seguir.Microsoft Windows XP Curso: Turismo / 2013 Desta forma.Abre-se a caixa de diálogo do comando Executar. clique em Procurar nesta mesma caixa de diálogo e procure o arquivo. . clique no botão OK.Digite no campo Abrir o nome do programa ou arquivo que deseja executar e. . pasta ou programa que deseja abrir.Clique no Botão Iniciar. depois. em seguida.Se preferir. clique na opção Executar do menu Iniciar. ou pressione a tecla Enter no teclado. o programa Microsoft Word será aberto em uma nova janela: Outra forma de se executar programas é a utilização do comando Executar. onde aparece um cursor intermitente no campo Abrir. . . .

Exemplos de atalhos: Observação: Quando um programa é aberto. um programa. é exibido por um programa ou sistema operacional. um programa também pode ser executado através da utilização de atalhos. arquivo. imagem etc. . no menu Iniciar ou em pastas específicas. Você pode colocar atalhos em vários locais. Um atalho é a referencia dada à via de entrada mais rápida em um sistema. Janelas Janela é o trecho retangular da tela do computador no qual um documento.Microsoft Windows XP Curso: Turismo / 2013 Finalmente. No sistema Windows pode ser feito pelo teclado ou por ícones. mensagem. uma unidade de disco. uma página na Web etc. A Barra de Título é a barra horizontal na parte superior de uma janela que contém: a) o símbolo que representa o respectivo programa. uma pasta. como na área de trabalho.. automaticamente no menu Iniciar e um botão representando esse programa será exibido na Barra de tarefas. o Windows o exibe.

transferir dados digitalizados para um meio de armazenamento (CDs. Curso: Turismo / 2013 A Barra de Menu (ilustração abaixo) é a barra horizontal na parte superior da tela. Reduzindo as janelas abertas a botões da Barra de Tarefas: .) de modo a poder recuperá-los posteriormente. de maneira que poderá ser visualizada na Área de Trabalho. Você sabe a diferença entre SALVAR e SALVAR COMO? Exercícios Minimizar/ restaurar/ maximizar uma janela: a) Abra o Microsoft Word. 2. isto é. etc. clique em para reduzi-la a um tamanho menor. ou cancelar a operação antes de sair do aplicativo. disquetes. Restaurar/Maximinar e Fechar. b) Clique sobre o botão em para reduzir a janela a um botão da Barra de Tarefas. HD. e) Com a janela reduzida a um tamanho menor na Área de Trabalho. hora no ícone do aplicativo Bloco de Notas na Barra de Tarefas e veja o resultado. Abra o aplicativo Paint e o Bloco de Notas. d) Com a janela ocupando toda a tela.Microsoft Windows XP b) o título (nome) do documento ativo. c) o título do aplicativo que está sendo executado na janela. c) Clique no ícone na Barra de Tarefas para restaurar a janela minimizada ao tamanho anterior. dispostas em seqüência e indicadas por palavras. que contém uma série de opções à escolha do usuário. o Windows emitirá uma tela de alerta perguntando se queremos ou não *salvar o arquivo. Alternar entre programas: 1. d) e os botões Minimizar. Salvar é o mesmo que gravar. Se o arquivo que estiver sendo criado ou modificado dentro da janela não foi salvo antes de fechar o aplicativo. f) Clique duas vezes na Barra de Título da janela para restaurar a janela a um tamanho menor e ser visualizada na Área de Trabalho ou maximizá-la ao tamanho anterior. clique sobre o botão para maximizar a janela de forma que se estenda à tela inteira. Alterne entre estes dois programas clicando hora no ícone do aplicativo Paint. abaixo da Barra de Título. Pen drive.

Microsoft Windows XP 1. Mantenha todas as janelas acima maximizadas. 3. 2. 4. c) Word. Por exemplo. . d) Excel e) Meu Computador. Clique novamente no botão na Barra de Inicialização rápida para restaurar todas as janelas ao tamanho anterior. b) Paint. um usuário pode trabalhar com vários documentos do Microsoft Word ou outros aplicativos enquanto navega na internet. Clique no botão na Barra de Inicialização rápida que se localiza no canto esquerdo da Barra de Tarefas para reduzir todas as janelas abertas a um botão da Barra de Tarefas. Abra as janelas dos respectivos aplicativos e objetos: Curso: Turismo / 2013 a) Bloco de Notas. usa a impressora ou ouve uma música. f) Lixeira. Trabalhando com múltiplas janelas O Microsoft Windows XP permite executar mais de um aplicativo ao mesmo tempo e cada aplicativo suporta várias janelas de documento.

uma janela é aberta para cada uma das atividades. viabilizando a cópia do conteúdo de uma janela para outra ou a realização de outras atividades. arrastando-a para a posição desejada. Para dispor as janelas abertas em uma organização específica. clique em “Desfazer Em Cascata” ou “Desfazer Lado a lado”. Para restaurar as janelas ao estado anterior. Organizando a área de trabalho Quando for necessário trabalhar visualizando o conteúdo de diversos aplicativos ao mesmo tempo. clique com o botão direito do mouse sobre uma área vazia da Barra de Tarefas. utilizando o comando do Windows. Escola a opção desejada: Janelas em cascata. Abertos estes programas. em seguida. e as demais reduzidas a um botão da Barra de Tarefas. clique com o botão direito do mouse em uma área vazia da Barra de Tarefas e. pode-se organizar as janelas dos respectivos programas de muitas formas. siga o exemplo: Abra os programas Paint e WordPad que estão na pasta Acessórios. Uma forma de se trabalhar de modo organizado é manter uma única janela maximizada por vez. Também é possível alterar o tamanho das janelas. minimizadas. pode-se arranjá-las manualmente ou se utilizar do comando que o Windows dispõe para esta tarefa: • • • • • Para mover uma janela manualmente. posicionando-se o mouse em . isto é. Para arrumarmos as janelas na Área de Trabalho. Janelas lado a lado horizontalmente ou Janelas lado a lado verticalmente. Várias janelas abertas ao mesmo tempo podem causar desordem na Área de Trabalho. deve-se manter o botão esquerdo do mouse pressionado sobre a barra de títulos.Microsoft Windows XP Curso: Turismo / 2013 Quando tarefas simultâneas estão sendo conduzidas no computador.

serão encontradas algumas opções de organização que podem ser selecionadas conforme a conveniência do usuário. . Organizando Ícones na área de trabalho Para organizar os ícones da área de trabalho. Selecionando-se a opção Organizar ícones.Microsoft Windows XP Curso: Turismo / 2013 uma de suas bordas e. arrastando-o até que a janela fique do tamanho desejado. mantendo o botão esquerdo pressionado. o que fará surgir uma janela de menu. deve-se posicionar o mouse em uma parte vazia da mesma e clicar com o seu botão direito.

Cada letra digitada em um computador é formada por um byte (consulte explicação do instrutor).7Gb.44Mb. este tipo de disco está praticamente entrando em desuso. ou seja. .000 de bytes corresponde a 1Tb (1 Tera byte).000 bytes corresponderam a 1Kb (um Kilo byte). o HD é o campeão e possui capacidade que pode superar os 400Gb.000.000.000 de bytes corresponde a 1Gb (1 Giga byte).000. 1.000. O disco de menor capacidade é o disquete com apenas 1. o Cd encontra-se em quarto lugar com capacidade igual a 700Mb. 1. o DVD possui uma capacidade igual a 4.000. 1. 1. os pendrives variam de alguns Mb à dezenas de Gb.000.Microsoft Windows XP Curso: Turismo / 2013 Capacidade de um disco Para poder entender sobre capacidade de um disco é preciso um pouco de matemática.000 de bytes correspondem a 1Mb (1 Mega byte). Geralmente em um computador doméstico moderno o HD possui capacidade entre 40Gb e 160Gb.

Antes de armazenar um arquivo em qualquer um desses dispositivos é preciso. pois. Depois de verificar o espaço disponível no disco é só comparar o tamanho do arquivo a ser armazenado com o tamanho do espaço disponível. Para sair é só clicar no “X” ou em um dos botões “OK” ou “Cancelar”. Este procedimento é valido para qualquer um dos dispositivos. saber se o disco possui espaço suficiente para o armazenamento. que neste caso é de 983MB ou para arredondar. para isto siga os seguintes passos: Esta janela mostra o tamanho total do disco. mostra também o espaço disponível (representado pela cor rosa) e o espaço usado (representado pela cor azul). 1GB. os demais só existiram se estiverem instalados no computador. primeiramente.Microsoft Windows XP Curso: Turismo / 2013 O ícone do HD estará presente em todos os computadores. . trata-se de um componente fundamental para o funcionamento do PC. Somente será possível o armazenamento se o tamanho do arquivo for menor ou igual ao tamanho disponível no disco.

: Se optar por enviar para Meus documentos o arquivo será salvo automaticamente no HD do computador exatamente na pasta correspondente a este nome. você verá que o arquivo que se quer salvar está presente com uma cor meio que transparente. Aparecerá um menu. escolha a que deseja e dê um clique com o botão esquerdo do mouse. . Obs. Após ter realizado os passos anteriormente mostrados. abra a unidade de CD ou DVD. Para transferir um arquivo para uma unidade de CD ou DVD o caminho se torna um pouco mais comprido. siga as seguintes instruções: 1. 2. Siga com o mouse até a opção Enviar para. 2. A partir daí é só seguir as instruções na tela. Vá para Meu computador. Este procedimento serve tanto para transferir um arquivo de um disco removível para o computador como também para transferir um arquivo do computador para uma unidade de disco removível ou também entre duas unidades de disco removível.Microsoft Windows XP Curso: Turismo / 2013 Enviando um arquivo para um disco Para enviar um arquivo qualquer para um disco siga as seguintes instruções: 1. Atenção: Os arquivos transferidos desta maneira não serão apagados do seu local de origem. Surgirão às opções de envio. Em Tarefas de gravação clique em Gravar este item no CD. Clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo que deseja.

Clique em Iniciar e. . 4. em seguida. Clique em Alterar preferências. ou digite uma palavra ou frase que esteja no arquivo. provavelmente seu comportamento de pesquisa padrão foi alterado. Clique em Pesquisar. Você pode abrir. clique em Pesquisar. Digite parte ou todo o nome do arquivo ou pasta. selecione uma ou mais das opções remanescentes: o Em Examinar. o Clique em Mais opções avançadas para especificar critérios de pesquisa adicionais. em menus. Observações • Se você obtiver muitos resultados. pasta ou rede que você deseja pesquisar. Visão geral sobre atalhos de teclado do Windows Utilize as teclas de atalho como uma alternativa para o mouse quando estiver trabalhando no Windows. Clique em Alterar o comportamento de pesquisa de arquivos e pastas. Se não souber ou se desejar limitar mais a sua pesquisa. em seguida. 3. caixas de diálogo e páginas da Web utilizando atalhos do teclado. clique em OK. Clique em Todos os arquivos e pastas. o Clique em Qual é o tamanho? para procurar por arquivos de um tamanho específico. Clique em um título ou pressione TAB para realçar um título e. 3. pressione ENTER. clique na unidade. 2. fechar e navegar no menu Iniciar.Microsoft Windows XP Curso: Turismo / 2013 Pesquisar O programa Pesquisar é muito útil quando precisamos procurar por um arquivo ou uma pasta que não sabemos onde está. Clique em Padrão e. na área de trabalho. 1. 2. Esses atalhos podem facilitar a interação com o computador. Para procurar por um arquivo ou uma pasta 1. o Clique em Quando ele foi modificado? para procurar por arquivos que foram criados ou modificados em datas específicas ou entre elas. Importante Se você não vir Todos os arquivos e pastas. em seguida. 4. Clique em Todos os arquivos e pastas. tente usar mais critérios de pesquisa para torná-la mais específica.

Microsoft Windows XP Curso: Turismo / 2013 .

Microsoft Windows XP Curso: Turismo / 2013 .

Microsoft Windows XP Curso: Turismo / 2013 Word 2007 .

Manual Prático In Hardware – Edição 1 e 2 – Ed. Gonçalves. Escala. Roberio .Microsoft Windows XP Curso: Turismo / 2013 Bibliografia Centro de Ajuda e Suporte – Microsoft Windows XP Profissional v. . 2002.