You are on page 1of 3

Galera, fiz um esqueminha de como se deve seguir o estudo da guitarra, tentando agregar ao máximo a teoria com o estudo da prática

. Vai dar um pouco de trabalho, mas espero que seja útil pra galera que tiver ae querendo ser um pouco auto-didata. Procure o material do proprio Cifra Club como referencia. Fiz ele baseado no que eu fiz (e no que nao fiz e deveria ter feito, so agora percebi hehehe). 1o - Pra quem tá começando, o ideal é decorar bem as 7 notas, partindo de qualquer uma delas. Pode parecer simples, mas voce tem que saber exatament as sete notas, a partir de Sol, ou de Lá, por exemplo, Isso vai facilitar bastante o seu estudo, principalmente nos intervalos. Junto com isso, comece com exercicios simples de cromatismo em todas cordas (1,2,3,4), em uma velocidade que voce se sinta confortavel. Use sempre metronomo, colocando-o nos bpm que voce conseguir, e ir tocando em seminima, colcheia, semicolcheia e etc, e aumentando a velocidade aos poucos. Estude bem as figuras rítmicas, usando-as nos cromatismos, e aprendendo a usa-las no pentagrama. Apesar de eu achar o estudo da leitura de partitura importantissimo, isso vai de cada um, pelo menos no começo de estudo. Caso voce queira estudar a partitura, comece pelas figuras e a posição das notas, graves e agudas. 2o - Tendo ja alguma pratica em tocar cromatismos em uma corda, começa a treinar a ascedente e descendente de cordas. Comece a tocar de cima pra baixo e de baixo pra cima. Quando ja estiver confortavel, comece a alternar as cordas, para voce pegar bem a distancia entre elas, ja que voce vai precisar de isso bem memorizado. Comece o estudo dos intervalos. Estude quantas tons tem a distancia da tonica para todos intervalos de 2a, 3a, 4a, 5a, 6a e 7a. Isso vai ser muito importante. Alie esse estudo a guitarra, soando a tonica e seu intervalo. Por exemplo, soe a tonica com sua 2a menor, com sua 3a maior, por exemplo, Isso é bem legal para voce ir pegando a altura das notas, que vai ser MUITO util pra tirar musicas. 3o - Va memorizando as notas e seus acidentes no braço da guitarra. Pode parecer chato, mas isso é essencial. Nao basta decorar posições de acordes e digitações de escalas, por isso acho legal ir começando a ver isso logo de inicio, para depois partir para a formação de escalas e acordes. Va tocando cada notas e falando o nome dela alto. Lembre-se de, depois de alguma pratica, nao apenas falar a nota, e sim "canta-la", exatamente no tom dela. Isso chama-se "solfejo" e é uma tecnica muito usada por guitarristas iniciantes, mesmo aqueles que nao sao vocalistas.

e depois voce vai tocando e falando quais intervalos elas representam (Tocando e falando Tonica. Isso ja é o bastante para voce dizer pra alguem que sabe tocar guitarra :). aqueles de violao. nao é tao dificil assim. Se possivel va falando primeiro em voz alta as notas que voce toca. Comece tocando subindo e descendo obedeca a tonica (nuncatoque a 6a corda por exemplo. 3a maior e etc). caso a sonoridade esteja ok. 7o . Comece os treinamentos das digitações. sua palhetada com certeza ja tera melhorado bastante. Sabendo bem as escalas. mas com o tempo voce verá que isso é essencial para chegar na velocidade que a maioria almeja.A partir dai. Va tentando fazer o mesmo acorde em varias posições do braço.Paralelamente. de acordo com a sonoridade.4o . Em caso negativo. Comece o estudo dos acordes. Subindo e descendo. Va explorando o braço. e treine bem a transição dos acordes. mesmo que estes nao sigam em nada a teoria musical. isso porque agora voce sabera se o acorde usado na harmonia da musica conetem ou nao uma das duas notas a mais da escala natural.Depois de ja ter alguma tecnica apurada na palhetada. mas contando que a palhetada seja sempre alternada. Podem ser lentos. do jeito que voce preferir). e depois crie voce mesmo alguns ritmos diferentes. sempre com o metronomo ligado. e voce sabera ao certo quando usar a penta ou a escala natural. comece a construir pequenos "licks". 6o . Isso pode ser desconfortavel no inicio. mas logico que voce pode experimentar algo com elas. sem duas notas). cada um num compasso. Tente usar quanto mais cordas possiveis nesses licks. Isso é bem interessante para voce desenvolvera tecnica da mao direita.Quando ja tiver as digitações bem treinadas e suas respectivas notas (nao se eskeca de continuar ir decorando as notas no braço. voce ja tera uma palhetada bem definida. Eu nao explicarei aki por ser muioto extenso e por ter material . Selecione alguns 5 acordes por exemplo que voce acabou de "criar" e comece a toca-los. Lembre-se de estudar a escala maior e a menor. conhecerá as notas do braço. subindo e descendo as escalas. Estude a formação delas (os intervalos de tom e semitom). e as suas digitações. voce verá que a formação de acordes nada mais é do que pegar algumas notas da escala. saberá as digitações da escala maior e menor. e a formação dos acordes originarios delas. geralmente usa-se ocultar essas notas da escala (originando a pentatonica). Agora estude as escalas pentatonicas. (que nada mais sao do que as escalas maiores e menores. MAS SEMPRE CIENTE DE QUAIS NOTAS VOCE ESTA TOCANDO. quem achar o estudo da partitura interessante o faço. comece o estudo das escalas. 2a maior. tente ficar o menor preso possivel aos acordes cheios. Depois de ja ter bem fixo os intervalos na cabeça. tanto para melodia quanto para harmonia. 5o . se a nota nao participar do acorde).

A nao ser que voce espere quair um raio na tua cabeça e voce aprender da noite para o dia. que sao mais complexos e ficam para uma proxima hora. agora podes começar o estudo dos campos harmonicos. Logico que o que ta escrito parece bem mais facil do que realmente é. É isso aí galera. mas acho que valeu a pena. . 8o . Lembrando que esse nao é o metodo ideal pra todo mundo. mas ninguem vira bom guitarrista sem disciplina. tamos ae. Ficou um pouco extenso. foi o metyodo que eu achei mais interessante pra quem ta começando.Sabendo todas essas coisas. Qualquer duvida.vasto sobre isso na net.