You are on page 1of 7

Pontes de Concreto Armado I ________________________________________________________________________________

1. Introduo ao Estudo das Pontes de Concreto 1.1. Generalidades


PONTE uma obra que se presta a dar continuidade a uma via de comunicao (rua, estrada de rodagem, estrada ferroviria, canal), vencendo a depresso, sem obstruir o espao inferior da mesma. Essa denominao geralmente empregada para obras em que o espao livre inferior em sua parte ocupada pelo leito de um curso dgua VIADUTO j a denominao para uma obra que deseja substituir um aterro que ser antieconmico ou mesmo quando o curso dgua muito reduzido. Esse tipo de obra tambm destinada para quando o espao inferior deve estar livre para a passagem de uma via de comunicao, ou quando a obra deve atravessar regies habitadas que seja antieconmico fazer uma demolio/desapropriao. Quando a estrutura uma obra sobre um riacho, usa-se uma GALERIA e o aterro, evitando-se a construo de viadutos. Essas galerias tambm so pontes, pois se prestam a funo de resistirem s cargas mveis.

1.2. Requisitos Fundamentais


1.2.1 Funcionalidade

Uma ponte deve satisfazer s condies de funcionalidade no sentido amplo da palavra, para que assim se adapte a todas as condies de emprego, principalmente ao volume de trfego e aos carregamentos previstos.

Pontes de Concreto Armado I ________________________________________________________________________________

1.2.2. Segurana

Esse requisito que todas as pontes devem apresentar, no est relacionado apenas com adequado coeficiente de segurana relativo s tenses admissveis, como tambm com a suficiente rigidez, propriedade muito comum nas pontes de concreto armado. A importncia da rigidez est ligada ao fato do clculo das estruturas ser feito pr consideraes de carregamentos estticos, no entanto, uma rigidez pequena pode trazer problemas quando a estrutura solicitada pr carregamentos dinmicos, como as cargas mveis, o vento, etc. Ponte de Tacoma (EUA) Embora satisfizesse toda a segurana s cargas estticas, devido a sua pequena rigidez, o efeito de um vento inferior ao previsto no projeto como carga esttica, causou a sua runa. 1.2.3. Esttica A ponte pr ser uma obra de arte deve ser encarada do ponto de vista esttico, e para que esse requisito seja preenchido no existem regras, no entanto, um estudo da silhueta e das propores adequadas podem tornar a obra com aparncia arquitetonicamente contrastante com o ambiente em que ela foi implantada. 1.2.4. Economia

Para satisfazer este requisito necessrio que o projetista estude todas as viabilidades das tcnicas de execuo, de qualidade dos materiais usados e de mo de obra disponvel, para que a obra de arte satisfaa economicamente a sua funo.

Pontes de Concreto Armado I ________________________________________________________________________________

1.3.

Elementos Constituintes

Fig.1.01 Vista Geral de uma ponte, com seus principais elementos

1.3.1 Infraestrutura Os elementos que constituem a infraestrutura destinam-se a suportar as cargas oriundas da superestrutura e transferi-las para o terreno (solo). A infraestrutura corresponde s fundaes, os suportes, os muros de acompanhamento e os aparelhos de apoio.

Fundaes

As fundaes so elementos estruturais destinados a transmitir para o solo, as cargas transferidas pelos elementos de suporte da superestrutura. As fundaes podem ser: a) diretas ou rasas (suportes) b) profundas (estaca e tubules) c) especiais

Pontes de Concreto Armado I ________________________________________________________________________________

As fundaes diretas so convenientes economicamente quando o solo resistente a pequena profundidade (adm = 3Kg/cm2) e no est sujeito a recalques apreciveis. Este tipo de fundao, mesmo que esteja em solo de boa qualidade, pode sofrer recalques, e normalmente aplicvel s estruturas isostticas. As fundaes profundas em tubules transferem as cargas dos pilares para camadas mais profundas e resistentes do terreno, podendo ser executados a cu aberto ou a ar comprimido. Os tubules a cu aberto so simples poos com dimetro a partir de 80cm sofrendo um alargamento na base ao atingirem a profundidade prevista em projeto, sendo em seguida ramados e concretados. Os tubules a ar comprimido so usados quando o nvel de gua impede o trabalho a cu aberto. Nesse caso a escavao feita simultaneamente com a descido de um tubo, geralmente metlico e denominado camisa, encimado pr uma campnula onde injetado ar comprimido para expulsar a gua. As fundaes profundas em estacas so peas alongadas, cilndricas ou prismticas, pr-fabricadas ou moldadas in-loco, capazes de suportar esforos provenientes da superestrutura e transmitir s camadas profundas do terreno. Nos pilares de pontes as estacas esto sujeitas tambm a esforos horizontais, decorrentes das solicitaes caractersticas deste tipo de estrutura, exigindo ao projetista solues de fundaes em grupo de estacas solidarizadas pr um bloco de coroamento, inclusive com o uso de estacas inclinadas.

Pontes de Concreto Armado I ________________________________________________________________________________

Suportes

Os suportes tm a finalidade de transmitir as cargas da superestrutura s fundaes. Existem dois tipos de suportes: os pilares e os encontros, sendo que a diferena fundamental entre eles que os pilares recebem apenas os esforos oriundos da superestrutura da ponte, enquanto que, os encontros so elementos cuja funo principal receber o empuxo dos aterros de acesso. No entanto, existem elementos suportes que tem a dupla funo de receber os esforos da superestrutura e o empuxo de terra dos aterros de acesso, denominados ento pilares-encontros.

Fig. 1.02 Viadutos sem encontros, com extremos em balano

Pontes de Concreto Armado I ________________________________________________________________________________

Muros de Acompanhamento

Os muros de acompanhamento so elementos complementares aos encontros, com o objetivo de reter os aterros de acesso s pontes.

Fig.1.03 Tipos de Muros de Acompanhamento

Aparelhos de Apoio

Os aparelhos de apoio destinam-se a transmitir as reaes do apoio para a infraetrutura, de modo a garantir as hipteses de vinculao adotadas no projeto da superestrutura.

Pontes de Concreto Armado I ________________________________________________________________________________

Os apoios sero fixos ou mveis, sendo os apoios fixos aqueles que possibilitam a rotao da seo de apoio da viga e transmitem reaes verticais e horizontais, e os apoios mveis aqueles que transmitem reaes verticais, e possibilitam rotaes e deslocamentos longitudinais da viga apoiada. 1.3.2. Superestrutura Os elementos que constituem a superestrutura so o tabuleiro e a estrutura principal.

Tabuleiro

O tabuleiro constitudo pelo conjunto de elementos que vai receber diretamente as cargas mveis. Geralmente formado de uma laje, que a superfcie de rolamento (estrado), apoiada sobre um vigamento secundrio (longitudinal e transversal) a sobre a estrutura principal.

Estrutura Principal

A estrutura principal se caracteriza como a estrutura suporte do tabuleiro, isto , o elemento que transfere a infraestrutura as cargas atuantes no tabuleiro da ponte.

You might also like