Escola básica e secundária Coelho e Castro, Fiães Ficha de trabalho - Sistema digestivo e excretor Abril 2013

C. Naturais 9º ano

I
1.Observa o quadro seguinte:

1.1.Identifica as substâncias representadas no quadro pelas letras de A a F da figura.

1.2.Refere como varia a quantidade de amido à medida que este percorre o tubo digestivo. Explica essa variação. 1.3. Faz corresponder a cada uma das frases uma das letras da chave que consideres adequada. CHAVE A- Vilosidades intestinais B- Amilase C- Pepsina D- Cólon tranverso E – Faringe F- Laringe G –Movimentos peristálticos FRASES 1- Enzima que digere as proteínas. _ 2- Projeções em forma de dedo de luva, existentes no intestino delgado. __ 3- Uma das partes do intestino grosso. ___ 4- Contrações rítmicas que ocorrem ao longo do tubo digestivo_ 5- Estrutura comum aos sistemas digestivo e respiratório. ___

1.4. As fibras (celulose) são um componente muito importante na nossa alimentação. Explica a sua importância, sabendo no entanto que as fibras não são digeridas pelas enzimas nem são absorvidas.

1.5. Explica de que modo a estrutura apresentada pelo intestino delgado favorece a absorção intestinal.

1. . A figura seguinte representa muito esquematicamente um nefrónio.1. FUNÇÕES ACUMULAÇÃO DE URINA CONDUÇÃO DA URINA PARA O EXTERIOR PURIFICAÇÃO DO SANGUE CONDUÇÃO DA URINA DO LOCAL DE FORMAÇÃO ATÉ AO LOCAL DE ACUMULAÇÃO ÓRGÃOS 2. II 1. Cada rim é constituído por cerca de um milhão de nefrónios. escrevendo o nome dos órgãos que correspondem às funções consideradas. II e III). Faz a sua legenda. Observe a figura que se relaciona com o sistema excretor. bem como o número que os representa na figura 1. O quadro regista os valores relativos de substâncias pesquisadas em três zonas dos nefrónios (I. Completa o quadro seguinte. 1.2.

qual a consequência que a ingestão de café pode produzir a quantidade de filtrado glomerular. sangue. Indica a que se encontra em 2 e não se encontra em 3. secreção e filtrado 2. respetivamente: (Assinala a opção correta) A – sangue.2. 3. filtrado urina. respetivamente. .3. _____ B – urina. Identifica as zonas representadas pelas letras A e B. 2 e 3 representam. Indica a designação das estruturas representadas. De acordo com os dados registados no quadro.3. filtrado. urina. Observa a figura seguinte.4. Faz a legenda dos números. pode afirmar-se que o líquido detetado em I. Indica. ao nível dos rins. ureia e glicose: 3. O que ocorre durante a reabsorção? 3. _____ C – filtrado.1. 3.4. sangue. proteínas.1. como por exemplo. Quais são as substâncias que passam durante a filtração? 2. filtração e secreção C – secreção. reabsorção e secreção B – reabsorção. Existem substâncias que provocam a dilatação das arteríolas aferentes. 3. 4.2.2. as fases: (seleciona opção correta) A – filtração. Considera as seguintes substâncias: água. Os números 1. _____ 2.4. reabsorção e filtrado D – reabsorção.1. a cafeína. II e III é. 3.

Refere duas medidas promotoras da saúde do sistema urinário. .5.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful