Abordagem de Taylor da ênfase as tarefas (com vista ao resultado da produção). A abordagem de Fayol da ênfase as estruturas. (o planejamento global).

Segundo Taylor, as funções administrativas são:
   

Planejamento (aplicação de métodos científicos em substituição à improvisação). Preparo (seleção dos trabalhadores, treinamento dos mesmos e disposição e preparação de máquinas e equipamentos). Controle (verificação do trabalho). Execução (atribuições e responsabilidades para que o trabalho seja executado de forma disciplinada).

Para Fayol, as funções administrativas são:
    

Prever (visualizar o futuro e traçar o programa de ação). Organizar (constituir um duplo organismo material e social da empresa). Comandar (dirigir e orientar o pessoal). Coordenar (ligar, unir, harmonizar todos os atos e esforços coletivos). Controlar (verificar que tudo ocorra de acordo com o estabelecido).

E essas funções se equivalem a funções técnicas (produção), comerciais (compra, venda e troca), financeiras (gerência de capitais), segurança (proteção), contábeis (registros, inventários, custos).
        

Para Taylor, teria que haver um supervisor para cada área (supervisão funcional). Para Fayol, teria que haver "unidade de comando" ou seja o empregado receber ordens de um único superior. Para Taylor, a remuneração do operário era simples, ganhava por peça produzida ou seja quanto mais peças mais dinheiro. Para Fayol, a remuneração teria que ser justa e capaz de satisfazer às necessidades dos empregados e atender a empresa em termos de retribuição. Se o operário não rende-se o esperado não precisava voltar no dia seguinte pois Taylor pregava a produtividade (produção total) Já para Fayol, quanto mais tempo o empregado permanecer no cargo, tanto melhor, a rotatividade é um fator negativo (terá que ensinar tudo novamente). A máxima prosperidade do patrão deve corresponder à máxima prosperidade do empregado (se o patrão ganhar muito o empregado também ganhará muito). Segundo Fayol, amabilidade e justiça são o ideal para obter a lealdade do pessoal (trate as pessoas bem e será bem tratado). Segundo Fayol, os aspectos organizacionais são analisados de cima para baixo e do todo para as partes, exatamente o inverso da administração científica.

Related Interests