UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO INSTITUTO DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ECONOMIA CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE TANGARÁ DA SERRA DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

MARCOS AURELIO DAVILA STRALIOTTO

RELATÓRIO PARCIAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA ÁREA DE GESTÃO DE PESSOAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO, REALIZADO NA EMPRESA – AURORA MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO.

Tangará da Serra – MT 2013

orientado pelo Prof°.: Aloísio Francisco Jacoby.UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO INSTITUTO DE ADMINISTRAÇÃO. Mse. de acordo com a Resolução 028/2012–COMEPE. Relatório de estágio apresentado a Disciplina de Estágio Supervisionado como requisito parcial obrigatório para a graduação no curso de Administração. CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ECONOMIA CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE TANGARÁ DA SERRA DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO MARCOS AURELIO DAVILA STRALIOTTO RELATÓRIO PARCIAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA ÁREA DE GESTÃO DE PESSOAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. Adm. Tangará da Serra – MT 2013 . REALIZADO NA EMPRESA – AURORA MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO.

......................................7 ....................................5 2....................Sumário 1-INTRODUÇÃO..........7 2...........2-QUADRO Nº01 – ANALISE MATRIZ SWOT DA EMPRESA AURORA MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO .......................................................................6 2.....................................................................................4 2-DIAGNÓSTICO ...........6 2...2............................................................................2-PONTOS FRACOS ...............6 2.................................................................2.............................................2...........4-AMEAÇAS..................3-OPORTUNIDADES....................................................................................................1-PONTOS FORTES ....................2...................................5 2...........................................................................1-DADOS RELEVANTES PARA ADMINISTRAÇÃO MERCADOLOGICA NA EMPRESA ................................................................

fazendo uma empresa ser mais bem sucedida através da qualidade de seu pessoal. as empresas estão investindo em treinamento interno para qualificar os funcionários. dando condições de ele crescer na organização. Como essa situação é de extrema importância no cenário atual. e depois dessa escolha dar o treinamento adequado para sua função. estão realizando um processo mais criterioso no momento da seleção de pessoas para escolher o melhor. para ter um melhor desempenho. ela tem que dar valorização. e assim evitar a rotatividade.1. um dos maiores bens que uma empresa possui é o capital intelectual. auxílios. . pois hoje em dia a qualidade dos produtos se equiparam.INTRODUÇÃO No contexto atual. com incentivos. Após esse processo já que empresa fez um grande investimento. planos de carreira. bonificações a cada meta alcançada. por isso que nos dias de hoje mais empresas estão atentas para essas políticas de relacionamento com os funcionários. deixando esse funcionário satisfeito e com ambição de buscar o melhor para ele e para a organização.

dois ajudantes de entrega e uma faxineira. ficando o organograma assim: Sócios Escritório Contábil Vendedores Financeiro Gerente Entregas Faxineira Motorista Ajudante Entrega Na empresa não há um processo de recrutamento. um gerente de entregas. se entra em contato com a pessoa desejada. geralmente a pessoa vem procurar a empresa atrás de vagas e deixa seu contato com um dos sócios. pois se tinha boas referências e já se conhecia a capacidade da funcionária. com exceção a do financeiro que foi contratada quando ela saiu de uma empresa vizinha. Já que se trata de uma pequena empresa de família. DIAGNÓSTICO 2. dois vendedores.2. um financeiro. isso ocorre geralmente na parte externa. na função de motorista e ajudante de entrega. sem nenhum grau de . pois na parte interna se tem pessoas da própria família do proprietário. não há treinamento para novos funcionários. dois motoristas. sendo dois sócios. e conforme a necessidade aparece. até também por serem serviços básicos.1 Dados relevantes para Gestão de Pessoas A empresa tem 11 colaboradores.

2. A empresa sempre incentiva os funcionários internos quando surgem oportunidades de participarem de palestras para determinadas áreas. . Ameaças . O horário normal de trabalho para os funcionários externos são das 7:00 as 11:00 com intervalos de duas horas e depois das 13:00 as 17:00 horas. sempre em parceria com empresas que prestam esse tipo de serviço. como motorista. para se evitar acidentes de trabalho. fechando assim as oito horas diárias.Não há treinamento. Na empresa os funcionários são orientados a usar os equipamentos de segurança. tem que ter habilitação. Já os serviços com algum grau de dificuldade têm que se preencher os pré-requisitos.Bom relacionamento entre Colaboradores. pois são serviços operacionais. . eles estão dentro do valor estipulado pelo comércio tangaraense. .Perda funcionários para concorrência. conforme a categoria.Funcionários Experientes. . com maior agilidade e segurança para o trabalhador. cimento. e pago mais horas extras conforme necessário. etc.Contratar pessoas capacitadas da concorrência. como o carregamento e descarregamento de tijolos.Falta Mao de obra qualificada.Não há analise profunda do candidato. Pontos Fracos . e mais as quatro horas do sábado que são das 7:00 as 11:00 horas. Oportunidades . já os outros serviços ficam na responsabilidade de pessoas da família que estão desde a fundação da loja. e também se investe em equipamentos para facilitar a realização das funções.Treinar os Contratados. Na questão de salários. esses são os cargos que se tem a contratação de funcionários. .2 Quadro N°01 – Analise matriz SWOT da Empresa AURORA MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO em TANGARÁ DA SERRA-MT em ABRIL/2013 Pontos Fortes .dificuldade. a empresa oferece geralmente sem cobrar a taxa inscrição.

2. 2. pois sem pessoas qualificadas aumentam os erros na hora da realização das tarefas.2. pois a empresa capacita e no momento de o funcionário dar o retorno a empresa perde para outra. pois pode ocorrer problemas não esperados.2. . aumentando a produtividade de todos. isso é uma das maiores ameaças.2. 2.2. pois sem o treinamento a pessoa pode cometer algum erro grave por falta de conhecimento.3 Oportunidades Uma das oportunidades seria treinar os contratados para se evitar erros durante a execução das tarefas. e também a falta de mão-de-obra qualificada. e a falta de informações sobre a pessoa a ser contratada pode se tornar um problema.4 Ameaças As ameaças são a perda de funcionários já capacitados para a concorrência.1 Pontos Fortes Um dos pontos fortes é a experiência dos funcionários. e também estar atento a bons profissionais da concorrência para melhorar o quadro de funcionarios. pois a maioria já tem tempo trabalhando nesse ramo de atividade. outro ponto forte é o bom relacionamento entre todos da organização. 2.2 Pontos Fracos A falta de treinamento é um dos grandes problemas.