1

Texto: Salmo 100 Acredito de todo o coração que nós somos um povo que tem sido verdadeiramente abençoado por Deus. Não somos melhores que os outros, mas, como estamos entre todos aqueles que dão graças a Deus e louvam o seu nome, cada um, aqui presente, deve estar no topo da lista das atenções de Deus. Assim como eu, penso que você também acredita não ser nada difícil elabora uma lista dos desejos que temos nas ocasiões de festas; ou seja, não é não é incomum se pensar nas coisas que gostaríamos que se realizassem na nossa história de vida. Mas há uma coisa que muita gente se esquece de colocar ou manter na sua lista de desejos: a ação de graças. Deixe-me ler uma parte da lista de agradecimentos que várias pessoas fariam se fossem perguntas por aí. Donas de casa:  Pelas máquinas de lavar louças e roupas, porque elas fazem o possível para que possamos sair da cozinha antes do início da novela.  Pelos os maridos que cuidam dos pequenos trabalhos de reparação em casa, porque eles evitam ter que ligar ou chamar os profissionais.  Pelos alarmes e sinais dos eletrodomésticos na cozinha, porque eles permitem que você saiba quando o alimento está pronto. Maridos:  Pelos macarrões instantâneos, porque dão um adianto quando a esposa não está em casa. Pais:  Pelos filhos adolescentes, porque eles nos dão a oportunidade de aprender uma segunda língua. A sua lista pode não ser a mesma que a deles, mas estou convencido de que se começar a fazer uma lista, verá que tem muito mais para agradecer do que apenas pelos bens materiais. É claro que eu incluiria na minha lista muitas coisas da vida como: saúde, família, amigos, e da nação em que vivemos, mas, mais do que isso, eu sou grato por minha salvação, a nossa família da igreja, e a misericórdia que Deus derrama sobre nós a cada dia. Digo isso porque com Jesus temos muito para celebrar em Ação de Graças a Deus.

Deus lhes disse (Deu 6. para que os cumprisses na terra a que passas para a possuir. todos os dias da tua vida. Há algo magnífico quando o povo de Deus se reúne em comunhão para agradecer. se te ensinassem. para que temas ao SENHOR. Deus de teus pais.1-3 ARA): “Estes. Ouve. O triste. Deus tinha em mente o seu povo hoje também. assim como tem muita gente precisando ser relembrado das palavras dELE. são os mandamentos. pois esse ato quebra as barreiras entre as pessoas e traz uma unidade. pois. teu Deus. Conforme o primeiro versículo.2 1. para que bem te suceda. em cada fase da vida. Apesar de ter tanto tempo em que este salmo foi escrito. Esquecem-se de que a única coisa que podemos ter. ou seja. Porque como sabemos tem muita gente dizendo assim: “Eu tenho o suficiente para me atender na hora que precisar!” outros assim: “meu dinheiro está num banco seguro”. é o nosso relacionamento com o Senhor. e o último versículo inclui "de geração em geração". ou alguém pode roubá-las. a ordem é dirigida a "todas as terras". e que teus dias sejam prolongados. e atenta em os cumprires. Como sabemos Deus não demorou muito tempo para perceber que o povo de Israel precisava de um lembrete. e o filho de teu filho. e outros afirmam: “estou saudável e sou assistido pelo melhor plano de saúde". tu. e muito te multipliques na terra que mana leite e mel. e teu filho. e guardes todos os seus estatutos e mandamentos que eu te ordeno. ó Israel. AS vezes eu me pergunto como o nosso mundo seria se de repente todas as nações começassem a observar a vida de Ação de Graças. A BASE DA NOSSA GRATIDÃO O Salmo 100 foi escrito para o povo de Israel. os estatutos e os juízos que mandou o SENHOR. Mas também há um perigo real quando determinamos a base de nossa ação de graças nas coisas que temos. . esta mensagem de agradecimento é tão profunda e ampla que se aplica a todas as pessoas em todas as épocas. pois. Eles se esquecem de que as coisas podem faltar ou acabar. Porque eles deixam que o poder de aquisição determine se devem ou não agradecer a Deus. é que muitas pessoas ao redor do mundo não prestam atos de Ação de Graças porque não sabem o bem que isso faz ou não querem fazer isso. Pessoas que pensam assim não sabem que essas coisas podem mudar a qualquer momento. Isso quer dizer que a celebração a Deus como ato de gratidão foi estendido para todas as nações. com certeza. como te disse o SENHOR. teu Deus.

você deve proclamar o teu louvor. O primeiro é: "Celebrai com júbilo ao Senhor. CINCO ORDENANÇAS DA NOSSA GRATIDÃO Agora. Talvez ele tenha resolvido o seu problema. devemos nos lembrar que chegamos até aqui com a ajuda de Deus. Mas esse missionário tinha desenvolvido um tratamento para a cegueira progressiva. Em todos eles você encontra o nome do SENHOR. e que Ele é o provedor de todas as bênçãos que temos. a partir das profundezas do seu ser. Quando é perguntado por que ela se encontra lá ele diz: “Toda vez que eu escrever algo significativo. basta observar bem cada verso do Salmo. Assim. Então. tem um quadro pendurado na parede de seu escritório contendo a foto de uma tartaruga no topo de um poste.” Essa deve ser a base da nossa gratidão. eu olho para a tartaruga em cima do poste e me lembro que ela não chegou lá por conta própria. onde quer que fossem.2. e você percebe que o que tem vem de Deus. vemos que há uma série de cinco ordens dadas. autor de um best seller nos EUA chamado “Roots” (Raízes em PT-BR). dizer o nome do missionário que tratou a cegueira deles. cada vez que leio as minhas palavras e acho que elas são maravilhosas e começar a me sentir orgulhoso. quando olhamos mais atentamente para este salmo. Uma palavra que não havia no dialeto daquele povo era “obrigado”. todas as terras.3 E é isso que o Salmo 100 enfatiza. Se Deus tem sido tão bom para você. Talvez ele lhe deu a direção para onde ir.1. 2. O segundo mandamento é: “Servi ao SENHOR com alegria” . Pessoas nasceram com a visão saudável. então eles resolveram. as pessoas se aproximaram dele e ele realizou tratamento restaurando a visão de muitas pessoas. Isso significa que a base de nossa ação de graças é o SENHOR. ILUSTRAÇÃO: Um médico-missionário por muitos anos na Índia serviu em uma região onde havia cegueira progressiva. um grito de alegria ao Senhor que vem das profundezas do seu ser. mas havia algo no lugar que levou as pessoas a perder sua visão à medida que cresciam. ILUSTRAÇÃO: Alex Haley. por que não bendizer e se agradecer pelo seu amor. 2." Que significa “gritar com a força de um toque de trombeta”. 2. Talvez Ele providenciou uma bênção.

não muito bonito. ou talvez até mesmo porque queremos chamar a atenção para nós mesmos. dentro e fora. Servi ao SENHOR com alegria. mas apenas um fiel pai e marido que iria continuar em frente. ele decidiu que queria um homem de tamanho médio. ou servir os líderes. cada junta. e dele somos. e venha com canções alegres. por vezes. E Ele me fez da maneira que Ele queria que eu fosse. O terceiro mandamento é: “apresentai-vos diante dele com cântico” Você já reparou? Nestes primeiros três mandamentos.4. somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio. É importante perceber também. a mim o fizestes” Eu tenho certeza que muita gente não consegue entender isso. “Sabei que o SENHOR é Deus. Ele me fez. Deus disse: “Eu quero que você seja feliz. ou servir a organização". E Ele ainda está nos fazendo.” Deus deu a cada osso. Ela diz: "servir ao Senhor. cérebros que pensam. É natural para nós desejamos apreciação quando fazemos algo que vale a pena. Ele não está satisfeito com os pontos fracos de sua vida onde você está dando lugar ao pecado. apresentai-vos diante dele com cântico. Ele ainda está . Isso é um mistério. Ele fez o caminho que queria fosse. e ele uniu-os com tendões e músculos e os cobriu com a pele e nos deu olhos que veem." Em Mateus 25. não excelente em qualquer coisa. 2. de um sentimento de obrigação ou medo de culpa se não servir. Será que eles parecem felizes? Ou estão apenas sentadas ali com carrancas em seus rostos? O salmista nos diz: Celebrai com júbilo ao SENHOR. e os dedos que pode pegar as coisas." 2. Então. mas de alguma forma na providência de Deus. Então.40 Jesus disse: “Em verdade vos afirmo que.” Agora é só tomar um momento e olhar para as pessoas ao seu redor." Ela não diz "servir o pregador. Deus nos fez. Talvez porque servimos. não é? Eu não entendo o porquê.3. Faça e sirva com alegria. Mas o salmista diz: "servir ao Senhor com alegria. Em algum lugar ao longo do caminho tinha pensando em você. Ele não está satisfeito com o produto inacabado.4 Ela não diz "servir a igreja. Ele não está satisfeito com o seu temperamento. sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos. foi ele quem nos fez. e Ele te fez.

Porque o SENHOR é bom. quem sabe é só o pastor. e. a sua fidelidade” No A. Ele está com você como você cuidar de seus filhos. Ele está com você enquanto você dirige na estrada.T. dar-Lhe graças por quem você é. Deus sempre nos alerta dizendo: “Você é a ovelha. Assim. não é? Mas eu estou preocupado. Aquele lugar era chamado de "santuário".5. sempre que o povo vinha ao templo e entrava nos pátios eles sabiam que havia entrado na presença de Deus. com hinos de louvor. Muitos dizem: “Não é nada divertido ser ovelha”. Apenas deixe-me conduzir”. e eu vou levá-lo para junto das águas e os pastos verdes. “Entrai por suas portas com ações de graças e nos seus átrios. Mas o problema é que não sabemos onde as águas tranquilas e pastos verdes estão.?” A maioria de nós quer ser pastores e não ovelhas. E se Deus começou a tratar-nos como nós tantas vezes o tratamos? E se Deus atendesse às nossas necessidades. de geração em geração. Ele está com você a cada momento de sua vida.5 nos fazendo. Agora que o templo não existe mais e sabemos que Deus está em toda parte. acabam se perdendo pelas estradas da vida. na mesma medida em que nós lhe dispomos nossas vidas? E se a gente nunca viu o sol porque resmungou quando Deus enviou a chuva? E se Deus deixasse de amar e cuidar de nós. Ele está com você quando você trabalha. Portanto. E cada vez que as ovelhas sem pastor sair à procura deles. Deixe-me ser o pastor. Sabem por que o salmista nos diz: “somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio. 2. porque não conseguimos amar e cuidar dos outros? E se Deus tirou de nós a sua mensagem porque não quisemos ouvir Seu mensageiro? E se Ele não nos abençoa hoje porque não agradecemos por ontem? E se Deus respondesse as nossas orações da mesma forma que respondemos ao Seu chamado para o serviço? E se Deus decidisse nos levar amanhã porque não o seguimos hoje? . o Templo simbolizava a presença de Deus. Deus é o criador. Essa é a fonte de nossa gratidão. rendei-lhe graças e bendizei-lhe o nome. e você é criado à Sua imagem. a sua misericórdia dura para sempre. Ele ainda está trabalhando em nossas vidas.