LISTA DE EXERCÍCIOS DE MECÂNICA DOS FLUIDOS

1) Determine a força que atua sobre a superfície curva AB na figura abaixo. A largura do tanque é B=1,5m.

Óleo d=0,8

Solução: FV onde: FH = Força na horizontal FV = Força na vertical FH

Área total do retângulo

FV= peso do fluído sobre a superfície.

¼ da área de um círculo

 FH = 9.600 Kgf Pelo teorema de Pitágoras:

5m. Desprezando seu peso.84 Kgf. FR = 12. Seu centro de gravidade está indicado na figura abaixo. A largura do tanque é B=1.343 Kgf) d=0. Determinar (a) a posição da superfície livre da água para a qual a comporta começa a levantar (a superfície livre está abaixo da .422.m) 4) A comporta da figura pesa 447 Kgf/m de comprimento normal ao plano do papel.2 m de largura.8 3) A comporta ABC é articulada em B e tem 1. sendo a mesma articulada em O. (Resposta: FR = 14.94 Kgf 2) Determine a força que atua sobre a superfície curva AB na figura abaixo. determinar o momento desequilibrador devido à ação da água. (Resposta: M=3.577. que mostra a comporta levantada.644.

Determinar ainda. A densidade do líquido aprisionado na parte superior da tubulação é 0.655m. que contém água e está conectado a uma tubulação invertida. (b) h=0. e (b) a pressão no ponto C. (c) h=1. (Resposta: (a) h= 0.184.6 kPa) . (b) a mínima altura h para que a comporta permaneça na posição vertical mostrada no desenho. e (c) o valor de h para o qual a força no batente seja máxima.5m) 5) A figura abaixo mostra o esboço de um tanque cilíndrico. (Resposta: (a) PB = 103. determine: (a) a pressão em B.8 e o resto da tubulação está repleto de água.articulação). com tampa hemisférica. (b) PC = 30. Sabendo que a pressão indicada no manômetro montado em A é 60Kpa.12 kPa.

Sabendo que a pressão no tanque é constante e igual a 3. com velocidade média. em regime permanente. . Determine o valor da pressão na seção de alimentação do bocal para que a vazão mínima seja detectada sabendo que o bocal está conectado a uma mangueira que apresenta diâmetro igual a 76mm.1m. O escoamento é laminar ou turbulento ? 9) Um fluido escoa num tubo horizontal que apresenta diâmetro interno e comprimento iguais a 2.6) O bocal de uma mangueira de incêndio apresenta diâmetro igual a 29mm.1m.5mm e 6. o bocal deve ser capaz de fornecer uma vacão mínima de 68m3/h. determine a vazão. Determine a queda de pressão num trecho de tubo com comprimento igual a 0. determine a velocidade média deste escoamento. Sabendo que a perda de carga no escoamento é 1. a 15ºC e pressão padrão. 8) Ar. igual a 0. com ar proveniente de um tanque. igual a 50m/s.0 kPa (relativa) e que a atmosfera apresenta pressão e temperatura padrões. que apresenta 4. 7) A figura abaixo mostra o esquema de uma mangueira com diâmetro D= 0.95m quando o número de Reynolds é igual a 1500. V.0015mm).01m. d. O fluido é descarregado no ambiente através de um bocal que apresenta seção de descarga.0mm de diâmetro interno.03m que é alimentada. De acordo com algumas normas de segurança. escoa numa tubulação (ε=0.