Sistema de Controle Ambiental do Amazonas

SCAAM - VERSÃO 1.0

Manaus Agosto 2012

Manual Operacional do Módulo Cadastro Ambiental Rural - CAR

2

MANUAL OPERACIONAL DO MÓDULO - CAR

Manual Operacional do Módulo Cadastro Ambiental Rural - CAR

3

SOLICITAÇÃO DO PRODUTO
A metodologia foi desenvolvida de acordo com o contrato de Prestação de serviço entre a Mineração Taboca S.A. e C&R Consultoria, Ambiental e Informática Ltda.

ELABORAÇÃO
C & R Consultoria, Ambiental e Informática Ltda. Rosemeire Freitas Vieira

.............................................................................................. 2......................................................................................Manual Operacional do Módulo Cadastro Ambiental Rural ....................... 37 UPLOAD DOCTOS: ...................................................................3 1........................................................................................ 3.. 5 LEMBRETES............................7 ACESSO EMPREENDEDOR .................................................... 6 1................................................... 13 PROPRIETÁRIO: ......7 ACESSO CTPS – CADASTRO TÉCNICO PRESTADOR SERVIÇO............................................................................................................................................................................ CENTRAL DE ATENDIMENTO ............................1  CADASTRO .... 11 4...........................................................................................................................CAR 4 SUMÁRIO ACESSO 1..5 ACESSO USUÁRIO ....................................................................... 13 4.....................................................1   CADASTRO ............. 37 ............................ 5 ACESSO AO SISTEMA ..............................4 1.................... 37 5........2 1........................ 11 VALIDAÇÃO DE SEGURANÇA ........ 16 5.......................1 1........ 10 CAR – CADASTRO AMBIENTAL RURAL ...... REGRAS PARA DIGITAÇÃO..................................................................................................... 13 PROPRIEDADE RURAL ...................................................................................................................... PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO ......................

2 Sempre colocar qual o tipo de documento que o proprietário tem do seu imóvel rural. REGRAS PARA DIGITAÇÃO 1.”) exemplo: curso d’água.2 Todos os campos com asterisco * são OBRIGATÓRIOS 1.: 17.5.3 Não utilizar aspas simples ou dupla (‘.o TCA. 2.4 Nos campos numéricos como tamanho de área.6804 hectares. LEMBRETES 2.CAR 5 I NFORMAÇÕES BÁSICAS PARA CADASTRAMENTO 1. 2. 1.Manual Operacional do Módulo Cadastro Ambiental Rural . 1. TR_PRAD (quando necessário) e o TR_ARL. área desmatada e área de APP só colocar vírgula nas casas decimais Ex.3 O município da propriedade rural é a informação que serve de base para o calculo de quantidades de módulos fiscais.1 Para cada Proprietário e/ou Possuidor pode-se cadastrar mais que uma propriedade.1 Não realizar o cadastramento em caixa alto. sendo que cada uma deve ser caracterizada e emitida o Formulário de Cadastro e o Termo de Compromisso e Adesão em 03(três) vias.6 Só realizar o fechamento da digitação da propriedade e/ou imóvel rural depois de impresso e conferido os dados do Formulário do CAR. Quando passivo em Reserva Legal ou Área de Preservação Permanente APP o Termo de Referencia do Plano de Recuperação Ambiental – TR_PRAD e o Termo de Referência para apresentação da proposta de delimitação da Área de Reserva Legal – TR_ARL em 01 (um) via. 1.2 2. 2. 1.5 Nas informações georeferrenciadas. 2.4 Só colocar para cópia do endereço do proprietário quando o mesmo residir no imóvel rural. 2.5 Escala de visualização quanto maior o Número menor o desenho. 1.6 Só preencher os dados de Representante Legal quando o Proprietário for Pessoa Jurídica. 1.1 Na digitação não é necessário colocar o sinal de menos (-) só escolher Norte ou Sul Escolher polígono se no mínimo tiver 3 (três) ponto onde se fecha uma figura.5. .

CAR 6 ACESSO O SISTEMA SERÁ MELHOR VISUALIZADO COM PADRÃO DE MONITOR 1024X768 PARA UTILIZAÇÃO DO SISTEMA É NECESSÁRIO A INSTALAÇÃO MOZILLA (FIREFOX) OU GOOGLE CHROME 3. . Empreendedores.am. Validação de segurança de documentos emitidos pelo sistema  Para que o usuário tenha acesso ao sistema é necessário que ele ACEITE o Termo de Uso do Sistema de Controle Ambiental do Amazonas – SCAAM que ocorrerá uma única vez.20/seiam acesso interno www. Ao acessar o endereço.ipaam. Cadastro Ambiental Rural.Manual Operacional do Módulo Cadastro Ambiental Rural .0.gov.br acesso externo.antes de . ACESSO AO SISTEMA O acesso ao SCAAM se dará através do site do 10.PDF iniciar o preenchimento das informações leia com atenção.  Para cada funcionalidade tem o Manual do Usuário em . a seguinte tela será exibida: O SCAAM esta preparado para acesso: Usuários de órgãos de todas as esferas governamentais e parceiros ambientais. Cadastro Técnico Prestador de Serviço – CTPS.10.

1.  Se o usuário já esta cadastrado informar a senha e clicar em Login sistema.CAR 7 1. para ter acesso ao  Se o usuário já esta cadastrada e esqueceu a senha clicar em Esqueci Senha .2 ACESSO EMPREENDEDOR Após clicar no ícone digite o CPF (campo já editado) ou o CNPJ (campo já editado) Clicar em para buscar na base de dados .1 ACESSO USUÁRIO Após clicar no ícone digite o CPF (campo já editado).o sistema gera automaticamente uma senha aleatória e encaminha para o email do usuário já cadastrado.Manual Operacional do Módulo Cadastro Ambiental Rural .

. para ter acesso  Se o usuário já esta cadastrado e esqueceu a senha clicar em Esqueci Senha .CAR 8  Se o empreendedor já esta cadastrado informar a senha e clicar em Login ao sistema.o sistema gera automaticamente uma senha aleatória e encaminha para o email do usuário já cadastrado.  Se o empreendedor não esta cadastrado o sistema abre a seguinte tela  Para que o usuário tenha acesso ao sistema é necessário que ele ACEITE o Termo de Uso do Sistema de Controle Ambiental do Amazonas – SCAAM que ocorrerá uma única vez.Manual Operacional do Módulo Cadastro Ambiental Rural .

Digitar todas as informações solicitadas e clicar no botão Gravar . deve ser preenchido com as informações dependendo do tipo de Requerente Requerente  Pessoa Física ou Jurídica.  Campos Pessoa Jurídica o Razão Social o Nome Fantasia o CNPJ o Inscrição Estadual o Inscrição Municipal o Email Todos os campos com asterisco * são OBRIGATÓRIOS.  Campos Pessoa Física o Nome o Apelido o CPF o RG o Email Todos os campos com asterisco * são OBRIGATÓRIOS.Manual Operacional do Módulo Cadastro Ambiental Rural .CAR 9 No formulário Dados Básico. .

Manual Operacional do Módulo Cadastro Ambiental Rural . para ter acesso ao .CAR 10 No formulário Endereço.3 ACESSO CTPS – CADASTRO TÉCNICO PRESTADOR SERVIÇO Após clicar no ícone digite o CPF (campo já editado) ou o CNPJ (campo já editado) Clicar em para buscar na base de dados  Se o usuário já esta cadastrado informar a senha e clicar em Login sistema. deve ser preenchido com o endereço do Empreendedor/Proprietário. Após de selecionar o Estado clicar no ícone é será montado os municípios pertencentes ao Estado. Digitar todas as informações solicitadas e clicar no botão Gravar . 1.

^.5 VALIDAÇÃO DE SEGURANÇA Após clicar no ícone digite o Código de Segurança impresso no Termo de Adesão e Compromisso .CAR 11  Se o usuário já esta cadastrado e esqueceu a senha clicar em Esqueci Senha . “ .TAC para validação A senha cadastrada não tem limites de caracteres.Manual Operacional do Módulo Cadastro Ambiental Rural . porém no login e senha não pode conter caracteres especiais. sendo que.o sistema gera automaticamente uma senha aleatória e encaminha para o email do usuário já cadastrado. . 1. o PRESTADOR DE SERVIÇO AMBIENTAL necessita da aprovação do Cadastro junto ao IPAAM Após digite o CPF (campo já editado) ou o CNPJ (campo já editado) clicar em 1. já cadastrado no sistema. Ex: ç.4 CAR – CADASTRO AMBIENTAL RURAL No ícone é para acesso do EMPREENDEDOR ou PRESTADOR DE SERVIÇO AMBIENTAL.‘.& .

6 PAUTA DE TRABALHO Após efetuar o Login o usuário visualizará a tela contendo a Pauta de Trabalho do usuário de acordo com o seu perfil pré-estabelecido (lista de todas as tarefas executadas): A pauta de trabalho consiste nas abas: CAE – Cadastro Ambiental do Empreendimento (no de processo). status do processo. . tempo da movimentação e o tempo total do processo. destinatário. Monitoramento. Para cada perfil de usuário será apresentado uma Pauta de Trabalho. despacho. Para verificar a movimentação do processo. A ordem de apresentação da tabela mostra do primeiro processo encaminhado ao último. Esse encaminhamento é realizado através da movimentação de processo. Fiscalização e Impressão Despacho. CAR – Cadastro Ambiental Rural. A seguir será exibido o processo desejado constando a data da movimentação. CEPS – Cadastro Estadual de Prestador de Serviço.CAR 12 1. basta clicar no item Selecionar na tabela.Manual Operacional do Módulo Cadastro Ambiental Rural .

CENTRAL DE ATENDIMENTO 4.CAR 13 CADASTRO AMBIENTAL RURAL 4. . submodelo Programa Regularização / Cadastro e clicar no item Proprietário.  Campos Pessoa Física o Nome o Apelido o CPF o RG o Profissão o Nacionalidade o Email Todos os campos com asterisco * são OBRIGATÓRIOS. Para o cadastro de um novo Proprietário digita o CPF ou CNPJ e abre a tela de cadastramento. Caso o mesmo já esteja cadastrado as informações vêem preenchidas.  PROPRIETÁRIO: Na tela inicial do SCAAM do lado esquerdo. clicar no módulo Cadastro Ambiental Rural.1 CADASTRO O cadastramento realiza-se para Proprietário e Propriedade Rural. Requerente  Pessoa Física ou Jurídica.Manual Operacional do Módulo Cadastro Ambiental Rural . Na mesma tela realiza-se o cadastramento e/ou consulta através da digitação do CPF ou CNPJ em pesquisar .

os formulários do Endereço e Contato devem ser preenchidos. No formulário Endereço. deve ser preenchido com o endereço do Proprietário mesmo que este resida na Propriedade Rural. Ex: nome do edifício. Após de selecionar o Estado clicar no ícone é será montado os municípios pertencentes ao Estado. Escolher o Logradouro pode ser: No campo Localização pode ser preenchido com informações do endereço. etc.. .CAR 14 Digitar todas as informações solicitadas e clicar no botão Gravar .Manual Operacional do Módulo Cadastro Ambiental Rural . ponto de referencia.  Campos Pessoa Jurídica o Razão Social o Nome Fantasia o CNPJ o Inscrição Estadual o Inscrição Municipal o Email Todos os campos com asterisco * são OBRIGATÓRIOS. Após inserir as informações no formulário Proprietário. ramal. Digitar todas as informações solicitadas e clicar no botão Gravar .

.Manual Operacional do Módulo Cadastro Ambiental Rural . Se o tipo de requerente for pessoa física podemos usar o contato para facilitar a comunicação com o Proprietário clicar no botão Gravar. No formulário Histórico tem objetivo de mostrar todas as ações no cadastro do Proprietário.CAR 15 Após a digitação das informações do endereço clicar no botão Gravar. No formulário Contato se o tipo de requerente for pessoa jurídica é necessário cadastrar um representante legal e digitar os dados que serão preenchidos na Certidão Ambiental Rural.

CAR 16  PROPRIEDADE RURAL Na tela inicial do SCAAM do lado esquerdo. Se o Proprietário tiver propriedade já cadastradas é só selecionar e os campos serão preenchidos. . Após preencher as informações solicitadas clicar no botão Gravar De acordo com o Tipo de Documento Preencher os campos de numero da documentação. Para cadastrar uma nova propriedade clicar em Novo Imóvel Rural No formulário Propriedade. submodelo Programa Regularização / Cadastro e clicar no item Propriedade. escolhendo o Tipo de Documento do Imóvel que o Proprietário apresentou para o cadastramento. Digitar o CPF ou CNPJ do Proprietário já cadastrado e clicar em pesquisar . clicar no módulo Cadastro Ambiental Rural. preencher campo Nome do Imóvel.Manual Operacional do Módulo Cadastro Ambiental Rural .

Autorização de Ocupação preencher Número do Documento (campo não obrigatório). Contrato de Compra e Venda Contrato de Concessão de Domínio de Terras Publica preencher Número do Documento (campo não obrigatório). Titulo Definitivo COM Registro em Cartório preencher Número da Matricula / Folha / Livro / Município da Comarca (campos obrigatórios). Contrato de Concessão de Terras Publica preencher Número do Documento (campo não obrigatório).CAR 17 Preencher com a informação solicitada. . Licença de Ocupação preencher Número do Documento (campo não obrigatório). Recibo de Compra e Venda Requerimento do Terra Legal/ MDA Termo de Doação. Titulo de Domínio preencher Número do Documento (campo obrigatório). Termo de Reserva de Área (SUFRAMA) preencher Número do Documento (campo obrigatório). Concessão de Direito Real de Uso preencher Número do Documento (campo não obrigatório).  Tipo de Documento: Auto de Declaração de Posse preencher Tempo de Posse (campo obrigatório). Contrato de Promessa de Compra e Venda Contrato de Transferência de Aforamento preencher Número do Documento (campo não obrigatório). Contrato de Assentamento do INCRA preencher Número do Documento (campo não obrigatório). Contrato de Alienação de Terras Publica preencher Número do Documento (campo não obrigatório).Manual Operacional do Módulo Cadastro Ambiental Rural .

Transferido com Anuência do INCRA preencher Número da Matricula / Folha / Livro / Município da Comarca (campos não obrigatórios). Titulo Provisório de Posse preencher Número do Documento (campo não obrigatório). Titulo Definitivo sujeito Re-Ratificação preencher Número do Documento (campos não obrigatórios). No sub-formulário Endereço. Titulo de Ratificação preencher Número da Matricula / Folha / Livro / Município da Comarca (campos não obrigatórios). Após a digitação das informações do endereço clicar no botão Gravar . comunidade. etc. esse campo é a base de calculo para a Quantidade de Módulos Fiscais. Titulo de Reconhecimento de Domínio preencher Número da Matricula / Folha / Livro / Município da Comarca (campos não obrigatórios). Titulo de Propriedade sob Condição Resolutiva preencher Número do Documento (campo obrigatório).CAR 18 Titulo Definitivo SEM Registro em Cartório preencher Número do Documento (campos não obrigatórios). esta dividido em dois novos formulários: Endereço e Confrontantes. O formulário Localização.. . No campo Ponto de Referência informações do endereço. escolhe o Projeto de Assentamento (quando necessário) previamente cadastrado.Manual Operacional do Módulo Cadastro Ambiental Rural . Titulo Definitivo. Ex: ramal próximo. Escolher o Município. margem do rio.

P2.M2..: Casa ou sede. No campo Descrição do Ponto nome curto como exemplo. No formulário GEO.Na Latitude escolher (N) Norte (S) Sul informar a coordenada geográfica e clicar no botão Gravar Para digitar novo ponto clicar em Novo .. . temos as informações de vizinhos à propriedade. Após a digitação das informações do endereço clicar no botão Gravar .Manual Operacional do Módulo Cadastro Ambiental Rural ..CAR 19 No sub-formulário Confrontantes.. Caso esteja com o memorial descritivo do imóvel rural na mão colocar como descrito do documento exemplo: P1. escolher se será digitado PONTO ou POLIGONO. O ponto digitado aparecerá na área abaixo da tela .. ou M1.

Manual Operacional do Módulo Cadastro Ambiental Rural .CAR 20 Se o ponto foi digitado errado Selecionar o mesmo na tabela que aparecerá no final da pagiana e clicar em Apagar Escala de Visualização quanto maior a numeração menor o desenho. mais longe do desenho. Escolher a Escala da visualização e clicar em O Gera Camada só será utilizado quando a escolha for polígono. . poderá visualizar o desenho.

. área total da propriedade área de preservação permanente .CAR 21 No formulário Bioma / Área da Propriedade.Manual Operacional do Módulo Cadastro Ambiental Rural . Os cálculos do passivo de Área de Reserva Legal – ARL estão separados para propriedade até 4 (quatro) módulos fiscais e acima de 4 (quatro) módulos fiscais.APP perímetro da propriedade módulos fiscais área desmatada da propriedade área desmatada em APP São estas informações que definem se a propriedade tem ou não passivo que necessite de um Plano de Recuperação de Área Degradada – PRAD e qual será o Termo de Compromisso e Adesão – TCA que o proprietário emite no final do cadastro Informar se o imóvel rural tem Reserva Legal averbada a margem da matricula e clica em SE NÃO Escolher o Tipo de Bioma FLORESTA – CERRADO – MISTO FLORESTA E CERRADO e clicar em De acordo com a escolha abrirá os campos para preenchimento . caracteriza a propriedade quanto ao:         Averbação de Reserva Legal junto a matricula do imóvel bioma.

e o Perímetro (m).CAR 22 SE SIM Escolher o Percentual de Reserva Legal Averbada e se possui Memorial Descritivo da Reserva Legal Averbada e clicar no botão Gravar .. 12 da Lei nº 12.651 de 25 de maio de 2012. Total de Área de Proteção Ambiental APP (ha) existente na propriedade. Clicar no botão Calcular . Preencha os campos área Total do Imóvel (ha). Somente neste caso não se escolhe o Tipo de Bioma.Manual Operacional do Módulo Cadastro Ambiental Rural . TIPO DE BIOMA FLORESTA – ATÉ 4 (QUATRO) MÓDULOS FISCAIS  Propriedade localizada na Amazônia Legal 80% (oitenta por cento). . no imóvel situado em área florestal conforme Art.

. Se alguns dos valores foi digitado errado clicar novamente em Tipo de Bioma FLORESTA – CERRADO – MISTO FLORESTA E CERRADO e clicar em . quantidade de Área de Proteção Ambiental – APP Desmatada e quantidade de área desmatada na Atualidade Clicar no botão Calcular . O sistema calculará a Área de Reserva Lega – ARL. Todos os campos serão liberados para nova digitação.651). O sistema automaticamente preenche Quantidade de Módulos Fiscais da propriedade.CAR 23 Quando propriedade ATÉ que 4 (quatro) Módulos Fiscais informar a quantidade de Área Desmatada ANTERIOR A 22 DE JULHO DE 2008 (conforme Lei 12. como a propriedade tem menos de 4 (quatro) módulos fiscais não será caracterizado passivo ate a data de 22 de Julho de 2008.Manual Operacional do Módulo Cadastro Ambiental Rural .

Quando propriedade ATÉ que 4 (quatro) Módulos Fiscais informar a quantidade de Área Desmatada ANTERIOR A 22 DE JULHO DE 2008 (conforme Lei 12. . no imóvel situado em área florestal conforme Art.Manual Operacional do Módulo Cadastro Ambiental Rural .CAR 24 TIPO DE BIOMA CERRADO– ATÉ 4 (QUATRO) MÓDULOS FISCAIS  Propriedade localizada na Amazônia Legal 35% (trinta e cinco por cento). quantidade de Área de Proteção Ambiental – APP Desmatada e quantidade de área desmatada na Atualidade Clicar no botão Calcular .651). O sistema calculará a Área de Reserva Lega – ARL. Clicar no botão Calcular . 12 da Lei nº 12. e o Perímetro (m). Preencha os campos área Total do Imóvel (ha).651 de 25 de maio de 2012. Total de Área de Proteção Ambiental APP (ha) existente na propriedade. O sistema automaticamente preenche Quantidade de Módulos Fiscais da propriedade. como a propriedade tem menos de 4 (quatro) módulos fiscais não será caracterizado passivo ate a data de 22 de Julho de 2008.

no imóvel situado em área florestal conforme Art. Todos os campos serão liberados para nova digitação. Preencha os campos área Total do Imóvel (ha) em FLORESTA e CERRADO. Total de Área de Proteção Ambiental APP (ha) existente na propriedade em FLORESTA e CERRADO e o Perímetro (m). TIPO DE BIOMA MISTO – FLORESTA E CERRADO– ATÉ 4 (QUATRO) MÓDULOS FISCAIS  Propriedade localizada na Amazônia Legal 80% (oitenta por cento). . Clicar no botão Calcular . 12 da Lei nº 12.651 de 25 de maio de 2012.Manual Operacional do Módulo Cadastro Ambiental Rural . 12 da Lei nº 12. no imóvel situado em área florestal conforme Art.CAR 25 Se alguns dos valores foi digitado errado clicar novamente em Tipo de Bioma FLORESTA – CERRADO – MISTO FLORESTA E CERRADO e clicar em .651 de 25 de maio de 2012  Propriedade localizada na Amazônia Legal 35% (trinta e cinco por cento).

Todos os campos serão liberados para nova digitação. O sistema automaticamente preenche Quantidade de Módulos Fiscais da propriedade. como a propriedade tem menos de 4 (quatro) módulos fiscais não será caracterizado passivo ate a data de 22 de Julho de 2008.651) em FLORESTA e CERRADO. Clicar no botão Calcular . Se alguns dos valores foi digitado errado clicar novamente em Tipo de Bioma FLORESTA – CERRADO – MISTO FLORESTA E CERRADO e clicar em . quantidade de Área de Proteção Ambiental – APP Desmatada em FLORESTA e CERRADO e quantidade de área desmatada na Atualidade em FLORESTA e CERRADO. . O sistema calculará a Área de Reserva Lega – ARL.CAR 26 Quando propriedade ATÉ que 4 (quatro) Módulos Fiscais informar a quantidade de Área Desmatada ANTERIOR A 22 DE JULHO DE 2008 (conforme Lei 12.Manual Operacional do Módulo Cadastro Ambiental Rural .

12 da Lei nº 12. Clicar no botão Calcular . em Reserva Legal e Área de Proteção Ambiental – APP. Quando propriedade MAIOR que 4 (quatro) Módulos Fiscais informar a quantidade de Área Desmatada.651 de 25 de maio de 2012. Total de Área de Proteção Ambiental APP (ha) existente na propriedade.quanto houver. O sistema calculará a Área de Reserva Lega – ARL(h). Área de Uso Permitida e Área do Passivo(h).Manual Operacional do Módulo Cadastro Ambiental Rural . Clicar no botão Calcular . no imóvel situado em área florestal conforme Art. quando houver. O sistema automaticamente preenche Quantidade de Módulos Fiscais da propriedade. Preencha os campos área Total do Imóvel (ha). . quando houver e Quantidade de Área de Proteção Ambiental – APP Desmatada.CAR 27 TIPO DE BIOMA FLORESTA – ACIMA DE 4 (QUATRO) MÓDULOS FISCAIS  Propriedade localizada na Amazônia Legal 80% (oitenta por cento). e o Perímetro (m).

TIPO DE BIOMA CERRADO– ACIMA 4 (QUATRO) MÓDULOS FISCAIS  Propriedade localizada na Amazônia Legal 35% (trinta e cinco por cento). e o Perímetro (m). O sistema automaticamente preenche Quantidade de Módulos Fiscais da propriedade. Total de Área de Proteção Ambiental APP (ha) existente na propriedade. no imóvel situado em área florestal conforme Art. Clicar no botão Calcular .CAR 28 Se alguns dos valores foi digitado errado clicar novamente em Tipo de Bioma FLORESTA – CERRADO – MISTO FLORESTA E CERRADO e clicar em . 12 da Lei nº 12. Todos os campos serão liberados para nova digitação. Quando propriedade MAIOR que 4 (quatro) Módulos Fiscais informar a quantidade de Área Desmatada. . Clicar no botão Calcular . quando houver e Quantidade de Área de Proteção Ambiental – APP Desmatada.651 de 25 de maio de 2012. Preencha os campos área Total do Imóvel (ha).quanto houver.Manual Operacional do Módulo Cadastro Ambiental Rural .

Clicar no botão Calcular . Preencha os campos área Total do Imóvel (ha) em FLORESTA e CERRADO.651 de 25 de maio de 2012. 12 da Lei nº 12. no imóvel situado em área florestal conforme Art. . Clicar no botão Calcular .CAR 29 TIPO DE BIOMA MISTO – FLORESTA E CERRADO– ACIMA 4 (QUATRO) MÓDULOS FISCAIS  Propriedade localizada na Amazônia Legal 80% (oitenta por cento).Manual Operacional do Módulo Cadastro Ambiental Rural . Quando propriedade ACIMA que 4 (quatro) Módulos Fiscais informar a quantidade de Área Desmatada em FLORESTA e CERRADO e quantidade de Área de Proteção Ambiental – APP Desmatada em FLORESTA e CERRADO. no imóvel situado em área florestal conforme Art.651 de 25 de maio de 2012  Propriedade localizada na Amazônia Legal 35% (trinta e cinco por cento). 12 da Lei nº 12. O sistema automaticamente preenche Quantidade de Módulos Fiscais da propriedade. Total de Área de Proteção Ambiental APP (ha) existente na propriedade em FLORESTA e CERRADO e o Perímetro (m).

Informar os dados e clicar no botão Gravar . O formulário Declaratório. esta dividida em 3 (três) novos formulários: Enquadramento. Se alguns dos valores foi digitado errado clicar novamente em Tipo de Bioma FLORESTA – CERRADO – MISTO FLORESTA E CERRADO e clicar em . quando a propriedade é MENOR de 4 módulos fiscais o proprietário terá que responder as questões para a verificação de enquadramento de agricultor familiar. quando houver. em Reserva Legal e Área de Proteção Ambiental – APP.CAR 30 O sistema calculará a Área de Reserva Lega – ARL(h) em FLORESTA e CERRADO.Manual Operacional do Módulo Cadastro Ambiental Rural . No sub-formulário Enquadramento. Todos os campos serão liberados para nova digitação. . Processos Ambientais e Produção.. Área de Uso Permitida em FLORESTA e CERRADO e Área do Passivo(h) em FLORESTA e CERRADO.

Se não possui DAP informar os dados e clicar no botão Gravar . Preencher o numero e a data de validade.. Auto de Infração ou Embargo. .Manual Operacional do Módulo Cadastro Ambiental Rural .CAR 31 Se o interessado informar SIM a DAP enquadra em agricultor familiar. só preencher se a propriedade tiver alguma Licença Ambiental do IPAAM. quando a propriedade é MAIOR de 4 módulos fiscais o proprietário e tem passivo ambiental e Área de Reserva Legal ou Área de Proteção Permanente informar o período do desmatamento para a geração do TCA. No sub-formulário Processos Ambientais. No sub-formulário Enquadramento.

clicar no botão Gravar . Pode-se gravar mais que um processo.Informar Atividade. clicar no botão Gravar . informar o motivo e a data da mesma. Pode selecionar mais que um Grupo.CAR 32 Licenciamento IPAAM escolher a Tipologia LP. Pode-se gravar mais que um processo.Manual Operacional do Módulo Cadastro Ambiental Rural . . O par de coordenada geográfica do embargo e clicar no botão Gravar . informar o motivo e a data da mesma. clicar em Gravar. Expedição e Validade. Pode-se gravar mais que um processo. Embargo escolher o Órgão. Auto de Infração escolher o Órgão. Número da Licença. Informar o par de coordenadas geográficas da área embargada No sub-formulário Produção. LI LO. selecionar o grupo e descrever a atividade executada.

CAR 33 No formulário Finalizar clicando no botão o sistema realiza a checagem se todos os campos obrigatórios ao preenchimento estão completos para que possa ser liberada a impressão dos documentos. Ocorrendo alguma inconsistência é gerado um relatório de critica. No FECHAMENTO se os campos obrigatórios não foram preenchidos o sistema emite um aviso de critica .Manual Operacional do Módulo Cadastro Ambiental Rural . .

imprimir em uma via.CAR 34 As informações estão armazenadas no sistema. imprimir em uma via.  Quando Passivo o Termo de Referencia do Plano de Recuperação da Área Degradada – PRAD. imprimir em 3 (três) vias.  TCA de acordo com as informações prestadas contendo os seguintes tipos de TCA: Passivo anterior a 10/12/2009. com a confirmação dos dados é liberado a impressão dos seguintes documentos:  Formulário do CAR.pdf onde o usuário poderá salvar na sua máquina e deverá imprimir em 03 (três) vias. . Passivo anterior e posterior a 10/12/2009 e Sem Passivo imprimir em 3 (três) vias.Manual Operacional do Módulo Cadastro Ambiental Rural .  Termo de Referencia da Manutenção da Área da Reserva Legal. Impressão do Formulário do CAR o sistema gera em . Passivo posterior a 10/12/2009.

CAR 35 Impressão do Termo Compromisso e Adesão – TCA o sistema gera em . Todos os documentos gerados em PDF pelo sistema têm no rodapé da pagina um código de segurança para a Validação do mesmo. Só executar a função de Fechar depois de impresso todos os documento e conferi-los.Manual Operacional do Módulo Cadastro Ambiental Rural . . Gera o processo e fica aguardando a entrega digital de todos os documentos para a próxima fase do CAR.pdf onde o usuário poderá salvar na sua máquina e deverá imprimir em 03 (três) vias.

.Manual Operacional do Módulo Cadastro Ambiental Rural .CAR 36 No formulário Histórico tem objetivo demonstrar todas as alterações realizadas no cadastro da Propriedade Rural.

que é a analise dos documentos pelo IPAAM No formulário Pauta de Trabalho. clicar em Selecionar. Requerimento Termo de Compromisso e Adesão . Processo. aparecem todos os processos para realizar o Upload dos Documentos. Propriedade.1 CADASTRO O cadastramento realiza-se para Proprietário e Propriedade Rural. Movimentação do Processo.Para ter acesso a informação clicar nos ícones.  UPLOAD DOCTOS: Na tela inicial do SCAAM do lado esquerdo. clicar no módulo Cadastro Ambiental Rural.Manual Operacional do Módulo Cadastro Ambiental Rural . No formulário Histórico aparecem todas as informações cadastradas do Proprietário. Processos Vinculados.CAR 37 5. . o processo fica aguardando o anexo digital de todos os documentos para que se inicie a 2ª Fase. Após a geração do processo de CAR no fechamento da Propriedade Rural. submodelo Programa Regularização / Cadastro e clicar no item Upload Doctos. PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO 5.

jpg . ^.& . com nomes curtos e sem caracteres especiais.º Dar preferência para auquivos. . “ . Cada Arquivo anexado deve ter no máximo 8Mb. Ex: ç.‘.doc.Manual Operacional do Módulo Cadastro Ambiental Rural .pdf. Selecionar o arquivo e clicar Enviar (Arquivo/Documento) O arquivo a ser anexado poderá ter a tamanho de 8Mb e os formados descritos no formulário.CAR 38 No formulário Upload aparecem os documentos que devem ser anexados ao Processo de CAR. Depois de selecionado o arquivo desejado clicar em Enviar=>(Arquivo/Documento).. Documentos que podem ser anexados ao Processo de CAR Os documentos podem ser scaneados ou mesmo arquivos gerados. . Selecionar o documento que deseja realizar o upload.

Manual Operacional do Módulo Cadastro Ambiental Rural . O sistema solicita a confirmação . Após o Upload de todos os documentos clicar em Fechar .CAR 39 No formulário Fecha Processo só será permitido o fechamento do Processo de CAR após o upload de todos os documentos obrigatórios.