A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA

Daiana Aparecida Fontana Prof. Giancarlo Moser Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI Licenciatura em História – Prática Educativa I – História da Educação 01/12/2009

RESUMO A educação contemporânea está em constante mudança, passando por transformações tecnológicas, de informações, sociais e interpessoais que deixam a escola, pais e educadores perdidos sobre como ensinar. As novas tecnologias de informações disponíveis em todo lugar e a qualquer hora precisam ser selecionadas e examinadas com cautela, para se agregar à aprendizagem uma forma mais dinâmica e criativa. Dentre desafios e tendências da educação, há uma preocupação em torná-la disponível a todos de uma forma abrangente, dinâmica, criativa, em ser indiscplinar e em se adaptar às novas transformações. Neste contexto contemporâneo, são traçadas as novas linhas de ação para efetivar uma educação de qualidade.

Palavras-chave: Educação; Contemporaneidade, Desafios, Escola .

INTRODUÇÃO

As transformações da educação contemporânea são desafios vivenciados cada dia pelas escolas e educadores que precisam estar atentos a estas tendências. Neste trabalho serão abordados o que se entende por educação contemporânea, as transformações tecnológicas, sociais e mundiais que interferem nas relações humanas, nas relações de trabalho e educacionais, uma vez que a escola precisa ser um espaço de aprendizagem e experiências positivas para o desenvolvimento do aluno.

além de ampliar horizontes. a escola. a cultura da informação pode.789. A EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA Entende-se por educação contemporânea os acontecimentos relacionados à educação desde o fato que marcou a entrada da humanidade na contemporaneidade. como intitula a autora. poluição. efeito estufa. descaracterizar culturas tradicionais bem como minimizando o espírito critico. As transformações tecnológicas. adaptar-se às novas formas de trabalho. o especialista é o sabe com certeza sobre determinado assunto. Sob um ângulo. sociais. já que não tem a visão do todo envolvido no contexto. especializações de conhecimento. com o avanço significante da tecnologia e da informação. entre outros prejuízos ambientais. ou. interdisciplinaridade. Decorrente da comunicação eletrônica transformada. um serviço de qualidade. que ficou conhecido como a Revolução Francesa em 1. O foco deste artigo será a Educação Contemporânea com destaque para o século XXI. advindos da ciência e técnica em que o especialista é aquele que detém todo o conhecimento tudo sobre determinado assunto enquanto que o leigo é aquele que não domina o assunto ou domina-o parcialmente. A modernidade trouxe consigo a ameaça nuclear e a deterioração do ozônio. Outro ponto a se considerar também é a especialização dos campos da sapiência e da ação. Tendo em vista essas alterações o mercado exige um trabalhador com iniciativa e rápida adaptação às mudanças. a educação permanente. também. tornando a educação. No final do século XX. parcial.2 Também serão abordadas temáticas relacionadas à cultura da informação. em que a escola exige do educador invenção com ousadia para o momento. meio ambiente são conseqüência do progresso. e a importância de agregar novas ferramentas tecnológicas para dinamizar a aprendizagem na sala de aula. aproximou povos e culturas. Devido às profundas modificações no trabalho. dos séculos anteriores provocaram profundas transformações na sociedade pós – industrial. buraco na camada de . porém seu conhecimento é restringido. mudando pensamento e forma de trabalho significativamente. deve preparar e. chuva ácida.

principalmente porque culpam os estrangeiros pelo crescente desemprego. visando uma interpretação mais crítica.3 Outra característica desse panorama contemporâneo é maximização dos mercados econômicos que contrasta ainda mais as diferenças entre os países do globo. Enfrentando essa situação. 363): Só para citar um exemplo. e de se pensar que o impacto dessas tecnologias é negativo. uma visão sistêmica . roubando o lugar do livro. de norte a sul. Tal busca é encarada por muitos indivíduos nesses países desenvolvidos como uma ofensa ou incomodo. deve ser aproveitada nas aulas para renovar as aulas pelo educador ministradas de forma mais criativa e dinâmica. é crescente a luta pelas organizações não – governamentais (ONGs) em conscientizar a população. a corrupção é o câncer que compromete muitos líderes governamentais. quando na verdade oferece importante estimulação ao pensamento . DVD. é evidente que a escola. CD. Outro desafio da educação contemporânea é a educação permanente exigência de uma constante busca pelo conhecimento e aprimoramento dos profissionais da educação. deve ser colocada em questão. mostrando a fragilidade do sistema de escolha da massa populacional. Diante de tal quadro contemporâneo. de todas as disciplinas. O livro é um instrumento importante nas escolas. começam a sentir a entrada das populações de países emergentes ou menos favorecidos. Apesar de a democracia existir em muitos países. adaptar-se ao novo. que migram em busca de melhores condições de vida. È importante que o aluno tenha o conhecimento de um pouco de tudo. Uma tendência arriscada é querer especializar o educando em uma determinada área ou vocação que se acredita. É preciso reconhecer essas mudanças e adaptar-se a elas. A disponibilidade dessas informações a todo lugar e em tempo real através de instrumentos tecnológicos como computador. pais e educadores fiquem confusos diante da situação. é propor de forma sadia uma intervenção na educação e no comportamento dos jovens. Exemplifica ARANHA (2006. fax. Os poucos países ricos. p. é a chamada xenofobia. é importante frisar que a investigação de novas técnicas. internet. Pensando dessa forma é que devemos ter em mente que é preciso selecionar e controlar essas informações de modo a contribuir com a aprendizagem. há casos em que o ensino de artes é desprezado como perfumaria. Apesar das novas tecnologias de informação disponíveis aos internautas.

uma única vocação a ser seguida pelo educando. nunca mostrando uma única direção. as tendências. nas diversas disciplinas. por meio da arte. Concordando com as idéias da autora. que permite a visão do todo. A interdisciplinaridade deve abordar questões sociais. seleção e análise das informações veiculadas pelos meios de comunicação. porém é preciso ter consciência plena de que não se pode ser apenas um mero expectador das mudanças. Diante de tantas transformações apenas se sabe que o futuro da educação. de certa forma integrando diversas questões sociais. por exemplo. CONCLUSÃO È evidente as transformações sociais. Desta forma deve-se usar critérios de acessos. cultivar os sentimentos. capazes de transformar a educação em um serviço de qualidade. já que exige aperfeiçoamento constante do professor e escola. econômicas e tecnológicas que afetam a educação contemporânea. nunca se esquecendo da importância do livro no aprendizagem do aluno. deve ser aplicada no currículo escolar. professores e pais em uma encruzilhada com diversas opções. é uma das características da educação contemporânea. mas à oportunidade a qualquer pessoa. por instrumentos tecnológicos como a Internet. dinâmico e global. nota-se a importância de estudar as transformações que ocorrem no mundo. sob um ponto de vista crítico. mas sim. A interdisciplinaridade. .4 divergente. sem que seja necessário disciplinas no currículo escolar. A educação permanente. A tecnologia deve ser amistosa e não ser prejudicial à aprendizagem do aluno. intelectuais sem precisar aumentar as disciplinas estudadas no currículo de forma criativa e não acadêmica. de explorar os sentidos. abrir-se para a imaginação e a intuição. abrir horizontes para diversos caminhos. tende a ser bem enigmática. aumentar a lista de interpessoais. próprio da atividade criativa. E não nos referimos à formação do artista ou do fruidor de arte. O professor precisa mostrar ao aluno o leque de possibilidades. deixando a escola.

5 A autora menciona muito bem as questões referentes às mudanças ecológicas. BIBLIOGRAFIA ARANHA. Maria Lúcia de Arruda. por isso sugere-se um comentário a respeito do enfrentamento dessas transformações pelos pais. bem como o do gestor da escola em encarar essas mudanças e como lidar com elas. de relacionamento que afetam a sociedade e conseqüentemente a nova forma de educar. 2006. de trabalho. . Os pais são peças importantes nesse cenário transformado. São Paulo: Moderna. A autora poderia ter comentado muito mais o papel do professor nesse contexto de educação contemporânea. História da Educação e da Pedagogia .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful