You are on page 1of 4

ANEXO 3 SECRETARIA NACIONAL DE PROMOÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS

DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS JUNTO À SECRETARIA NACIONAL DE PROMOÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS Nome do Programa: 1402 – Educação em Direitos Humanos Programa Atende a: Administração Pública Estadual, Municipal ou do Distrito Federal Critérios de Seleção: Técnicos: Critérios técnicos de seleção em conformidade com o item 10 do Edital de Chamada Pública n° . 01/2011 – SDH/PR. Objetivos: Consonância com o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (2006), com o Programa Nacional de Direitos Humanos – PNDH 3 e com as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação em Direitos Humanos (no prelo). Serão priorizadas as propostas a serem desenvolvidas nos Estados de Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Pará, Paraná e Sergipe. Ação Orçamentária: Comitês de Educação em Direitos Humanos nos Estados e Municípios - Nacional Requisitos: 1. Deve apresentar somente a Proposta no SICONV por meio de preenchimento das abas “Dados, Programas, Anexos e Projeto Básico /Termo de Referência”, sendo que, o Plano de Trabalho que é composto pelas abas “Cronograma Físico, Cronograma de Desembolso e Plano de Aplicação Detalhado” somente deverá ser preenchido após aprovação do Projeto Básico e / ou Termo de Referência, conforme o objeto exigir e informações abaixo: PRAZO DE EXECUÇÃ O VALOR MÍNIMO / MÁXIMO

AÇÃO

OBJETO DO PROJETO Implantação (ou fortalecimento) de Comitês de Educação em Direitos Humanos nos Estados e Municípios

DISTRIBUI_ ÇÃO DOS RECURSOS

Comitês de Educação em Direitos Humanos nos Estados e Municípios Nacional

Nov./11 a Nov./12

100.000,00

90% custeio 10% capital

Objetivos: Consolidar espaços públicos de natureza colegiada ou executiva no âmbito dos estados e 1

Garantia de espaço físico com estrutura adequada e com acessibilidade para o desenvolvimento das atividades. UNDIME. lideranças comunitárias. bem como orientar para a inserção da temática nos projetos políticos pedagógicos das escolas do sistema de ensino. Elaboração e desenvolvimento de Plano de Ação. Escolas de Magistratura e Escolas do Ministério Público. Composição do Comitê com representantes institucionais vinculados às cinco áreas do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Orientar os entes envolvidos na área da abrangência para a formulação e implementação de políticas de Educação em Direitos Humanos. Comissões Parlamentares. Articular com os Conselhos Estaduais e Municipais de Educação com o objetivo de inserir a temática Educação em Direitos Humanos nos Planos Estaduais e Municipais de Educação. a exemplo: Conselhos de Direitos Humanos. Fóruns de Educação. Secretarias de Educação. Sociedade Civil e diversos setores relacionados à mídia. Promover capacitação em Educação em Direitos Humanos para o membros do Comitê. Identificar e cadastrar experiências exitosas de Educação em Direitos Humanos. conforme o caso. Realizar articulação intersetorial com instituições a fim de desenvolver políticas públicas articuladas em Educação em Direitos Humanos. Instituições de Ensino Superior. do Programa Nacional de Direitos Humanos – PNDH 3 e com as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação em Direitos Humanos (no prelo). dentre outros. Elaboração e validação de Regimento Interno. Metodologia de trabalho: A ação de implantação de Comitês de Educação em Direitos Humanos nos Estados e Municípios tem como funções: Identificar e mapear instituições que desenvolvam ações na área da Educação em Direitos Humanos na área de abrangência. A metodologia de trabalho dos Comitês demanda as seguintes ações: Implantação dos Comitês viabilizada por meio da adesão dos participantes.municípios que trabalhem o tema Educação em Direitos Humanos. 2 . com assinatura do Termo de Compromisso. Criar mecanismos de monitoramento para a execução das ações e políticas públicas de Educação em Direitos Humanos e zelar pela qualidade dos processos. trabalhadores em educação e sociedade civil. Criação do Comitê por meio de ato administrativo do poder executivo do Estado ou Município. Mobilizar a sociedade civil e os órgãos públicos por meio de audiências para participar do processo de elaboração de Planos Estaduais ou Municipais de Educação em Direitos Humanos. Resultados esperados: Comitês de Educação em Direitos Humanos implantados. Academias de Polícia. Disponibilizar em meio eletrônico o material pedagógico utilizado nas capacitações. conforme orientações e ações programáticas do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (2006).

sendo que.custeio 10% . Objetivos: Consonância com o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (2006). encaminhadas por órgãos da administração federal. Cronograma de Desembolso e Plano de Aplicação Detalhado” somente deverá ser preenchido após aprovação do Projeto Básico e / ou Termo de Referência. Deve apresentar somente a Proposta no SICONV por meio de preenchimento das abas “Dados. caso em que o instrumento utilizado será Termo de Cooperação deverão ser apresentadas em meio físico e digital (CD Rom).000.capital 2. Estadual ou do Distrito Federal Critérios de Seleção: Técnicos: Critérios técnicos de seleção em conformidade com o item 10 do Edital de Chamada Pública n° . contendo a seguinte descrição e endereço: 3 . em envelope lacrado. com o Programa Nacional de Direitos Humanos – PNDH 3 e com as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação em Direitos Humanos (no prelo)./12 100. o Plano de Trabalho que é composto pelas abas “Cronograma Físico.Nacional Nov./11 a Nov.Nacional Requisitos: 1.00 90% . 01/2011 – SDH/PR. nos prazos estabelecidos no item 15. Ação Orçamentária: Núcleos de Estudos e Pesquisas em Educação em Direitos Humanos nas Universidades . Anexos e Projeto Básico /Termo de Referência”.ANEXO 3 Cont. NACIONAL DE PROMOÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS JUNTO À SECRETARIA NACIONAL DE PROMOÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS HUMANOS Nome do Programa: 1402 – Educação em Direitos Humanos Programa Atende a: x Universidade Pública Federal. conforme o objeto exigir e informações abaixo: OBJETO DO PROJETO Implantação de Núcleo de Estudos e Pesquisas em EDH nas Universidades PRAZO DE EXECUÇÃO VALOR MÍNIMO/MÁXIMO DISTRIBUIÇÃO DOS RECURSOS AÇÃO Núcleos de Estudos e Pesquisas em Educação em Direitos Humanos nas Universidade s . Programas. As propostas.

reunindo investigadores de diferentes campos científicos visando à produção de conhecimento. 9º. 4 .308-200 Objetivos: Apoiar a implantação em universidades de núcleos interdisciplinares de estudos e pesquisas em educação em direitos humanos. Metodologia de trabalho: A metodologia de trabalho para implantação de Núcleos de Estudos e Pesquisas em Educação em Direitos Humanos nas Universidades prevê: Criação. bem como o apoio a pesquisas institucionais. Participação em reuniões dos Conselhos de Unidades Acadêmicas para divulgação do Projeto e articulação com as coordenações dos cursos de graduação e pós-graduação das diferentes áreas do conhecimento. Garantia de espaço físico com estrutura adequada e com acessibilidade para o desenvolvimento das atividades. de mestrado e doutorado. Resultados esperados: Núcleos de Estudos e Pesquisas em Educação em Direitos Humanos implantados nas Universidades. ANDAR. SALA 903-A BRASÍLIA-DF CEP: 70. Elaboração e desenvolvimento de Plano de Ação. Realização de seminários temáticos sobre Educação em Direitos Humanos para a comunidade em geral. 9. LOTE C. PARQUE CIDADE CORPORATE. incluindo proposta de divulgação dos resultados dos estudos e pesquisas. composição e funcionamento do Núcleo por meio de ato administrativo expedido pela autoridade máxima da instituição de ensino superior. ED. fomentando a concessão de bolsas de iniciação científica. TORRE A. Estruturação de Grupos de Interdisciplinares para desenvolver projetos de estudos e pesquisas sobre Educação em Direitos Humanos.EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA Nº 01/2011 – SDH/PR SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS SCS Q.