You are on page 1of 5

RESUMO SOBRE DIREITO PENAL - PARTE ESPECIAL DOS CRIMES CONTRA A PESSOA - CRIMES CONTRA A VIDA HOMICDIO De forma

a geral, o homicdio o ato de destruio da vida de um homem por outro homem. De forma objetiva, o ato cometido ou omitido que resulta na eliminao da vida do ser humano. Espcies Homicdio simples Artigo 121 do CPB a conduta tpica limitada a matar algum. Esta espcie de homicdio no possui caractersticas de qualificao, privilgio ou atenuao. o simples ato da prtica descrita na interpretao da lei, ou seja, o ato de trazer a morte a uma pessoa. Homicdio privilegiado - Artigo 121 - pargrafo primeiro a conduta tpica do homicdio que recebe o benefcio do privilgio, sempre que o agente comete o crime impelido por motivo de relevante valor social ou moral, ou sob o domnio de violenta emoo, logo aps a injusta provocao da vtima, podendo o juiz reduzir a pena de um sexto a um tero. Homicdio qualificado - Artigo 121 - pargrafo segundo a conduta tpica do homicdio onde se aumenta a pena pela prtica do crime, pela sua ocorrncia nas seguintes condies: mediante paga ou promessa de recompensa, ou por outro motivo torpe; por motivo ftil, com emprego de veneno, fogo, explosivo, asfixia, tortura ou outro meio insidioso ou cruel, ou do qual possa resultar perigo comum; por traio, emboscada, ou mediante dissimulao ou outro recurso que dificulte ou torne impossvel a defesa do ofendido; e para assegurar a execuo, a ocultao, a impunidade ou a vantagem de outro crime. Homicdio Culposo - Artigo 121- pargrafo terceiro a conduta tpica do homicdio que se d pela imprudncia, negligncia ou impercia do agente, o qual produz um resultado no pretendido, mas previsvel, estando claro que o resultado poderia ter sido evitado.

No homicdio culposo a pena aumentada de um tero, se o crime resulta de inobservncia de regra tcnica de profisso, arte ou ofcio, ou se o agente deixa de prestar imediato socorro vtima. O mesmo ocorre se no procura diminuir as conseqncias do seu ato, ou foge para evitar priso em flagrante. Sendo o homicdio doloso, a pena aumentada de um tero se o crime praticado contra pessoa menor de quatorze ou maior de sessenta anos. Perdo Judicial - Na hiptese de homicdio culposo, o juiz poder deixar de aplicar a pena, se as conseqncias da infrao atingirem o prprio agente de forma to grave que torne desnecessria a sano penal. Induzimento, instigao ou auxlio a suicdio - Artigo 122 do CPB Ato pelo qual o agente induz ou instiga algum a se suicidar ou presta-lhe auxlio para que o faa. Recluso de dois a seis anos, se o suicdio se consumar, ou recluso de um a trs anos, se da tentativa de suicdio resultar leso corporal de natureza grave. www.yesconcursos.com.br

A pena duplicada se o crime praticado por motivo egostico, se a vtima menor ou se tem diminuda, por qualquer causa, a capacidade de resistncia. Neste crime no se pune a tentativa. Infanticdio - Artigo 123 Homicdio praticado pela me contra o filho, sob condies especiais (em estado puerperal, isto , logo ps o parto). Aborto - Artigo 124 Ato pelo qual a mulher interrompe a gravidez de forma a trazer destruio do produto da concepo. No auto-aborto ou no aborto com consentimento da gestante, esta sempre ser o sujeito ativo do ato, e o feto, o sujeito passivo. No aborto sem o consentimento da gestante, os sujeitos passivos sero o feto e a gestante. Aborto provocado por terceiro o aborto provocado sem o consentimento da gestante. Pena: recluso, de trs a dez anos.

Aborto provocado com o consentimento da gestante Recluso, de um a quatro anos. A pena pode ser aumentada para recluso de trs a dez anos, se a gestante for menor de quatorze anos, se for alienada ou dbil mental, ou ainda se o consentimento for obtido mediante fraude, grave ameaa ou violncia. Forma qualificada - As penas so aumentadas de um tero se, em conseqncia do aborto ou dos meios empregados para provoc-lo, a gestante sofrer leso corporal de natureza grave. So duplicadas se, por qualquer dessas causas, lhe sobrevm a morte. Aborto necessrio - No se pune o aborto praticado por mdico: se no h outro meio de salvar a vida da gestante; e se a gravidez resulta de estupro e o aborto precedido de consentimento da gestante ou, quando incapaz, de seu representante legal. www . yesconcursos . com . br LESES CORPORAIS Leso corporal - Ofensa integridade corporal ou a sade de outra pessoa. Leso corporal de natureza grave - Artigo 129 - pargrafo primeiro - Se resulta: incapacidade para as ocupaes habituais, por mais de trinta dias; perigo de vida; debilidade permanente de membro, sentido ou funo; ou acelerao de parto. Leso corporal de natureza gravssima - Artigo 129 - pargrafo primeiro - Se resulta: incapacidade permanente para o trabalho; enfermidade incurvel; perda ou inutilizao do membro, sentido ou funo; deformidade permanente; ou aborto. Leso corporal seguida de morte - Se resulta morte e as circunstncias evidenciam que o agente no quis o resultado, nem assumiu o risco de produzi-lo ( o homicdio preterintencional).

Diminuio de pena - Se o agente comete o crime impelido por motivo de relevante valor social ou moral, ou ainda sob o domnio de violenta emoo, seguida de injusta provocao da vtima, o juiz pode reduzir a pena de um sexto a um tero. Leso corporal culposa Se o agente no queria o resultado do ato praticado, mesmo sabendo que tal resultado era previsvel. Violncia domstica - Se a leso for praticada contra ascendente, descendente, irmo, cnjuge ou companheiro, ou com quem conviva ou tenha convivido; ou ainda prevalecendo-se o agente das relaes domsticas, de coabitao ou de hospitalidade. Pena: deteno, de trs meses a trs anos.

DA PERICLITAO DA VIDA E DA SADE Perigo de contgio venreo - Artigo 130 do CPB - Expor algum, por meio de relaes sexuais ou qualquer ato libidinoso, a contgio de molstia venrea, de que sabe ou deve saber que est contaminado. Perigo de contgio de molstia grave - Artigo 131 - Praticar, com o fim de transmitir a outrem molstia grave de que est contaminado, ato capaz de produzir o contgio. Perigo para a vida ou a sade de outrem - Artigo 132 - Expor a vida ou a sade de outrem a perigo direto e iminente. A pena aumentada de um sexto a um tero, se a exposio da vida ou da sade de outrem a perigo decorre do transporte de pessoas para a prestao de servios em estabelecimentos de qualquer natureza, em desacordo com as normas legais. Abandono de incapaz - Artigo 133 - Abandonar pessoa que est sob seu cuidado, guarda, vigilncia ou autoridade, e, por qualquer motivo, incapaz de defender-se dos riscos resultantes do abandono.

Aumento de pena - As penas cominadas aumentam-se de um tero: se o abandono ocorre em lugar ermo; se o agente ascendente ou descendente, cnjuge, irmo, tutor ou curador da vtima; e se a vtima maior de sessenta anos. Exposio ou abandono de recm-nascido - Artigo 134 - Expor ou abandonar recm-nascido para ocultar desonra prpria. So aplicadas as qualificadoras, sempre que o fato resulta leso corporal de natureza grave ou se resulta a morte. Omisso de socorro - Artigo 135 - Deixar de prestar assistncia, quando possvel faz-lo sem risco pessoal, criana abandonada ou extraviada, ou pessoa invlida ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente perigo; ou no pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pblica. A pena aumentada de metade, se da omisso resulta a leso corporal de natureza grave, e triplicada, se resulta a morte. Maus-tratos - Artigo 136 - Expor a perigo a vida ou a sade de pessoa sob sua autoridade, guarda ou vigilncia, para fim de educao, ensino, tratamento ou custdia, quer privando-a de alimentao ou cuidados indispensveis, quer sujeitando-a a trabalho excessivo ou inadequado, quer abusando de meios de correo ou disciplina. Haver aumento da pena se do fato resulta leso corporal de natureza grave ou morte, e se o crime praticado contra pessoa menor de quatorze anos. Rixa - Artigo 137 Briga ou contenda entre trs ou mais pessoas, com violncia fsica recproca ou com vias de fato. Se ocorrer morte ou leso corporal de natureza grave, aplica-se, pelo fato da participao na rixa, o aumento da pena.

You might also like