You are on page 1of 17

AS DEZ DICAS PARA O LAR

"Que proveito ter o homem, ou mulher, se ganharem o mundo inteiro, mas perderem suas prprias famlias?". Com o divrcio atingindo uma taxa de 50% e um aumento cada vez maior do segundo salrio no lar, a famlia que conhecemos no passado, ou melhor, aquela estabelecida por Deus, encontra-se realmente, entre as espcies ameaadas de extino. Casamento e famlia no so idias muito populares em nossa sociedade. A famlia, no entanto, foi criada por Deus, muito antes dEle estabelecer qualquer outra instituio, antes mesmo da igreja. Gostaria de sugerir o que chamaria de "DEZ DICAS" para um lar slido, feliz e que honre ao Senhor. 1. Estabelea a linha de comando de Deus. A Bblia nos ensina que, para o Cristo, Jesus Cristo o cabea do lar, com a esposa sob autoridade de um marido submisso a Cristo e com os filhos sob responsabilidade de ambos. 2. Obedeam ao mandamento de amarem-se mutuamente. 3. Demonstrem aceitao e apreciao a cada membro da famlia. 4. Os membros da famlia devem respeitar a autoridade de Deus sobre eles e a autoridade que Deus delegou atravs da linha de comando. 5. importante que haja treinamento e disciplina no lar - e no somente para o co da casa. 6. "Curtam-se" mutuamente e separe tempo para que a famlia toda possa conviver e desfrutar da presena um do outro. Qualidade de tempo no substitui quantidade de tempo. Quantidade de tempo qualidade de tempo. 7. No cometa adultrio. Adultrio destri o casamento, sendo pecado contra Deus e contra o cnjuge. 8. Cada membro da famlia dever trabalhar para o beneficio mtuo da famlia como um todo. Os filhos devem ter tarefas a serem cumpridas, e a eles deve ser passado que o trabalho enobrece e traz realizao. 9. Orem e leiam a Bblia juntos. Nada poder unir mais a famlia do que esse hbito, alm de ser a melhor defesa existente contra as investidas de Satans. 10. Deve haver uma preocupao genuna em cada um dos membros da famlia, quanto salvao uns dos outros. Isto deve estender-se alm da famlia imediata, como avs, tios, tias, primos e agregados. No h como ser um sucesso aos olhos de Deus, se nossas famlias forem desajustadas e bagunadas.
Billy Grahan

OS SUSTENTCULOS DO LAR

Texto: Gn. 2:18-24

Introduo: Vejamos o romance de Shakespeare, Romeu e Julieta, em que o desenvolvimento um tanto emocionante, depois que o leitor ou expectador torce, sonha com o encontro, com o casamento e depois morrem os dois. Para quem gosta de choques psicolgicos nada melhor. Mas creio que assim que funciona o casamento quando ambos morrem para si mesmos e transformam-se em uma s carne (Gn.2:24). E o homem entendeu ao dizer: Esta osso dos meus ossos e carne da minha carne. Devido a tudo isto, creio que o casamento a arte de viver juntos. Tambm a mais difcil. Para muitos tem sido uma grande frustrao. Mas Deus tem as normas para um casamento feliz. possvel um pedacinho do cu aqui na terra. T-lo entretanto custam altos investimentos que meios superficiais jamais pagariam.

Analisemos os sustentculos do nosso lar baseado no lar modelo, o lar ednico.

1 Compreenso do papel sexual A Bblia diz que homem e mulher os criou (Gn.1:27). necessrio para perfeita harmonia compreenso do que homem e do que mulher. Afim de que no se exija do companheiro o impossvel. H diferenas importantes quer na natureza, quer nos papis a desempenhar. Temos diferenas biolgicas, emocionais e comportamentais. O homem tem o papel ativo e a mulher passiva, ela intuitiva, detalhista, sensvel e ele, mais prtico, universal, olhando o geral, no se preocupando com os detalhes que para as mulheres to importante. Ignorar estes aspectos podem prejudicar o relacionamento de forma potencial.

2 Uma dependncia mtua A maior idiotice que um casal pode cometer achar que no dependem um do outro. (Gn.2:24; Sl.68:6).

3 O sacrifcio pessoal Quando o cnjuge trocar a busca de sua auto-realizao da felicidade prpria e comear a pagar o preo do auto-sacrifcio gozar da verdadeira felicidade.

4 Uma transparncia total O nosso sculo esta invertendo a ordem: Quando solteiros esto se expondo, mas ao casarem-se comeam a fecharem-se. Digo que o homem e a mulher devem estar despidos da hipocrisia. necessrio que o casal se mantenha aberto para o dilogo, nada de coisas escondidas. Pois, a felicidade conjugal em proporo da prpria entrega e da transparncia total.

5 Unidade absoluta Gn. 2:24 E sero os dois uma s carne. misterioso e fantstico, mas Deus que fez isto, que os somou. E quando a unio mais completa possvel, ela ser mais feliz. a unio no corpo na alma e no esprito. Tendo a mesma f, orar juntos, congregar juntos, os mesmos objetivos, os mesmos sonhos e compartilhar juntos das vitrias alcanadas. Jesus fora da suprema unio.

6 A presena de Deus em nosso lar Deus andava neste lar paradisaco. Ele comungava com este casal. O dia mais triste para todas as famlias da terra foi quando Deus foi expulso por aquele casal, do seu convvio e comunho atravs do pecado. E a entrou o hospedeiro, satans, trazendo o egosmo, violncia, alcoolismo, drogas, rebelio, separaes, prostituio e outros males. E que tristeza tornou-se o nosso mundo.

Concluso: A busca continua de Deus, a obedincia de seus preceitos condio indispensvel para um matrimnio feliz Se o Senhor no edificar a casa, em vo trabalham os que a edificam (Sl.127:1). Jesus deve ser convidado a estar em nosso lar. Sem Ele nos decepcionaremos e com ele nosso lar se encher de gozo indizvel.

Dez Mandamentos para as Esposas

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9.

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9.

Aprenda o verdadeiro significado do amor. Desista de seu sonho de um casamento perfeito e lute por um bom casamento. Descubra as necessidades pessoais de seu marido e tente satisfaz-las. Abandone toda a dependncia de seus pais e toda crtica aos parentes dele. Faa elogios e mostre apreciao, em vez de procura-los para si. Abandone a tendncia de ser possessiva ou ciumenta. Cumprimente seu marido com afeto, em vez de fazer reclamaes e exigncias. Vena o complexo de princesa (Cinderela). Abandone toda esperana de mudar seu marido atravs de crticas ou ataques.

10. 10. Ore por pacincia.

Dez Mandamentos para os Esposos

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9.

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9.

Trate sua esposa com firmeza e gentileza. Seja prdigo no louvor e na reafirmao. Defina suas responsabilidades. Evite crtica. Lembre-se da importncia das pequenas coisas. Reconhea a necessidade de estarem juntos. Procure inspirar-lhe sentimento de confiana. Reconhea a validade dos estados de esprito dela. Coopere com ela em todo esforo para melhorarem o casamento.

10. 10. Descubra as necessidades individuais dela e tente satisfaz-las.

Casais Bem-Aventurados

1-

1Bem-aventurados so os casais que continuam carinhosos, considerando e amando, mesmo depois que os sinos de npcias tenham cessado de ressoar. 2- Bem-aventurados so os casais que so corteses e educados uns para com os outros, assim, como so com os amigos. 3- Bem-aventurado o casal que possui senso de humor, para que este atributo seja um til amortecedor de choques. 4Bem-aventurados so os casais que se abstm de bebidas alcolicas. 5- Bem-aventurados so eles quando amam seus cnjuges mais do que qualquer outra pessoa neste mundo, e que alegremente cumprem seus votos de casamento, de viverem fiis e num cooperativismo mtuo. 6- Bem-aventurados so eles quando todos os dias agradecem a Deus pelo alimento dirio e juntos se assentam para ler a Bblia e orar em nome de Jesus. 7- Bem-aventurados so os casais que nunca alteram a voz para dirigir-se um para com o outro, e que fazem do lar um lugar onde nunca se ouve uma palavra desencorajadora. 8- Bem-aventurados so os casais que reservam tempo para juntos irem ao templo de culto, para adorarem a Deus. 9- Bem-aventurados so os casais que resolvem seus problemas de ajustamento sem interferncia de parentes.

23-

4-

5-

6-

7-

8-

9-

10- 10- Bem-aventurados so os casais que possuem controle e entendimento acerca de finanas. 11- 11- Bem-aventurados so os casais que dedicam suas vidas a Cristo e, que constroem o lar, aplicando diariamente o princpio cristo em suas vidas e na vida dos seus filhos.
(Texto transcrito, publicado no Informativo Interno Semanal n43 da Igreja Monte Sio, GuarapariES)

Drcmas perdidas em casa


Texto: Lc 15: 8-10

Introduo: Na concluso do texto bblicos acima, justamente isto que encontramos: uma casa em festa. A personagem rene as amigas e vizinhas dizendo: alegrai -vos comigo. Faz uma grande festa no bairro. alegria contagiosa, notria, real. alegria de nossos sonhos. alegria que se ope ao caos, dor, ao alvoroo criado pela tragdia e, se ope angstia. Alegria que empurra o desespero para longe. Alegria que expulsa as lgrimas e toda situao de morte. o contrrio que lemos sobre a casa de Jairo: Mc 5:39 Chegando casa do chefe da sinagoga, viu Jesus um alvoroo: os que choravam e os que pranteavam muito. Aqui, vemos alegria no lugar onde mais precisamos v-la, transbordando em casa. Precisamos muito da alegria em casa porque quando ela ali existe, samos em paz para o trabalho, para a escola, para a igreja, para onde formos. Trabalhamos melhor e produzimos mais, quando a casa vai bem. Voltamos para casa com pressa. O marido descrito em Pv 31:10-31 bem sucedido no trabalho, porque tudo vai bem em casa. No estudo no diferente: muitos vo mal na escola porque esto mal em casa. Geralmente, os pssimos alunos so de famlias destrudas ou em decomposio.

Uma figura cheia de verdade: Trata-se de uma parbola que Jesus contou pontuando que h maior jbilo no cu por um pecador que se arrepende, que por noventa e nove justos que no precisam de arrependimento. Aqui nesta narrativa, Jesus usa a figura de uma mulher que tendo dez moedas, perde uma, dentro de casa, e sai a sua procura at encontr-la. Encontrando, faz uma grande festa. Esta figura encaixa muito bem com a realidade de muitos lares, onde os valores desapareceram, e, precisa-se praticar os valores bblicos para ach-los, para que a alegria do lar seja restaurada.

As drcmas perdidas: As drcmas eram o dinheiro da poca. A mulher perde algo de valor. Quais os valores que esto perdidos dentro de nossa casa?

Vamos enumerar alguns:

1) Sumiu a drcma do respeito: - Considerar o valor do outro - Tratar as pessoas com dignidade - Dar importncia a elas

- Quem respeita ouve com ateno, participa dos sonhos do outro. Vide Cl 3:20-21, I Pe 3:7,1 - Quanta gente egosta nos lares, pensam somente em si mesmas, procurando a qualquer preo esmagar os outros, Gente que mente, que trai a confiana, gente que usa os outros.

2) Sumiu a drcma do carinho: O carinho outra manifestao do amor verdadeiro, assim como o respeito. Essa outra drcma rara. O carinho traz o beijo, o abrao gostoso. Carinho de pai e filho, que andam sempre juntos, que desenvolvem um dilogo amigo. Carinho de cnjuges que ainda trocam elogios, que priorizam um ao outro, que sentem prazer quando esto perto. Vide I Pd 3:8-9 Atente para as expresses fraternalmente amigos e bem dizendo.

J beijou seus familiares hoje?

3) Sumiu a drcma da espiritualidade: A vida religiosa ou espiritual tem se limitado a casar no religioso ou batizar filhos na igreja e nada mais. Depois s voltam a pensar em Deus numa grave enfermidade ou velrio. Outros vo um pouco mais adiante, indo a igreja nos cultos dominicais. Mas, em casa, nada. No h mais louvor, vida de orao ou culto domstico dentro do lar. O temor e zelo para com o Reino de Deus tem sido escasso. Hoje quando projetamos as nossas casas, comum reservarmos um cmodo maior para o dolo do lar: a televiso aquela a quem se dedica maior tempo e ateno. E nos esquecemos de reservarmos uma sala de orao e culto no lar.

Como reencontrar as drcmas perdidas No texto, encontramos atitudes sbias da mulher que perdeu a drcma. Atitudes que, se imitadas, nos ajudam a restaurar os valores que esto desaparecendo em nossos lares.

1)

1) Decida ser o heri da sua casa Pais procuram os pastores para dar um jeito nos seus filhos. Cnjuges e filhos fazem o mesmo. Mas o que vemos no texto a expresso porque achei a drcma que tinha perdido. Foi ela quem procurou e achou. Voc acha que alguma coisa precisa ser restaurada em seu lar? Decida ento voc ser usado por Deus, para essa misso. Decida pela sua prpria mudana, visando a restaurao do seu lar. Primeiro necessrio estar bem contigo.

2)

2) Valorize os pequenos detalhes A mulher tinha dez drcmas, perdeu apenas uma. Ficou com nove, com a maioria, mas antes de perder uma segunda, ou a terceira, parou para costurar a carteira. Parou para correr atrs do pequeno prejuzo. Lembre-se a broca um pequeno inseto, mas aos poucos corroem a estrutura de um grande armrio. A falta de um bom dia ao se levantar, a falta de um parabns pelo aniversrio de casamento, deixar de usar um desodorante, de no escovar os dentes, no gravar as datas, de no falar um boa-noite ao deitar. Pea a Deus discernimento quando s suas aes.

3)

3) No aceite o caos como natural Diz o texto que a mulher procurar. Isto , ela no se assentou na cadeira da comodidade dizendo: a vida assim mesmo! comum perder uma moeda to pequena. Deixa pra l! Ela reagiu, se esquentou, foi atrs. Ela procurou. Quantos se assentam na cadeira da comodidade, acham que o mundo assim mesmo, no tem como melhorar, ou afirmam que todo marido safado mesmo. Ou todo adolescente rebelde mesmo... Na verdade muito no acham nada, porque no esto procurando. Decida agora mesmo procurar um meio de salvar ou melhorar o seu lar.

4)

4) Humilhe-se para fazer mudanas A mulher para achar a drcma varreu a casa. Apanhou a vassoura e levantou poeira. Para varrer at encontra-la teve que remover tapete e at trocar mveis de lugar. Varrer incomoda, pois mexe com o que j se assentou. Talvez esteja faltando isso em sua casa? -varrer sua boca para produzir novas palavras -varra seu tempo, para dar mais tempo famlia -d uma varrida na sua arrogncia, para ter mais espao e servir aos membros do lar. -varra sua mente, seu corao, isto , santifique-se mais. Santidade quer dizer pureza. Em Joo 16:8 a Bblia nos diz que o Esprito Santo nos convence do pecado..., Ele ir revelar os cantos que precisam ser varridos dentro de sua casa, para encontrar valores perdidos.

5)

5) Seja diligente Seja obcecado por este propsito. fortssima esta expresso no texto: at encontrala. Ela s parou de procurar quando encontrou. H os que procuram os valores perdidos dentro do lar como meninos mal mandados: d s uma olhada por cima e diz que no adianta, que no encontrou. Procuram com tanta m vontade, com preguia que, mesmo estando prximo, no o encontram. Coloque a restaurao de seu lar como um ideal de vida. No desista fcil, v em frente, continue procurando um mtodo, um meio, uma bno para o seu lar, para ele voltar a ser o que era.

6)

6) Sobretudo acenda a candeia Esta a deciso mais importante. Foi a primeira coisa que ela fez: acendeu a lamparina. No escuro ficaria dificlimo procurar. Talvez voc no tem achado nada de valor na sua casa, porque falta acender a luz. Jesus disse: Eu sou a luz do mundo, quem me segue no andar em trevas, pelo contrrio ter a luz da vida (Jo 8:12). O envolvimento srio com Jesus muda a nossa histria, nossa vida, nossa casa, e isto bsico para encontrarmos as drcmas perdidas. Tem pessoas sofrendo porque perderam drcmas em casa e, sofrem mais, porque esto procurando e no acham, esto cansadas, desesperadas e desanimadas. O que falta? Falta acender a luz! Ter Jesus se entregar totalmente a Ele, deixando-O dirigir a sua vida, pela Bblia, procurando sempre estar em comunho com Ele pela orao. se dispor a servi-Lo.

Concluso: Abra o corao e deixe Cristo entrar e, voc ter luz para achar a sua drcma perdida.

OS SUSTENTCULOS DO LAR

Texto: Gn. 2:18-24

Introduo: Vejamos o romance de Shakespeare, Romeu e Julieta, em que o desenvolvimento um tanto emocionante, depois que o leitor ou expectador torce, sonha com o encontro, com o casamento e depois morrem os dois. Para quem gosta de choques psicolgicos nada melhor. Mas creio que assim que funciona o casamento quando ambos morrem para si mesmos e transformam-se em uma s carne (Gn.2:24). E o homem entendeu ao dizer: Esta osso dos meus ossos e carne da minha carne. Devido a tudo isto, creio que o casamento a arte de viver juntos. Tambm a mais difcil. Para muitos tem sido uma grande frustrao. Mas Deus tem as normas para um casamento feliz. possvel um pedacinho do cu aqui na terra. T-lo entretanto custam altos investimentos que meios superficiais jamais pagariam.

Analisemos os sustentculos do nosso lar baseado no lar modelo, o lar ednico.

1 Compreenso do papel sexual A Bblia diz que homem e mulher os criou (Gn.1:27). necessrio para perfeita harmonia compreenso do que homem e do que mulher. Afim de que no se exija do companheiro o impossvel. H diferenas importantes quer na natureza, quer nos papis a desempenhar. Temos diferenas biolgicas, emocionais e comportamentais. O homem tem o papel ativo e a mulher passiva, ela intuitiva, detalhista, sensvel e ele, mais prtico, universal, olhando o geral, no se preocupando com os detalhes que para as mulheres to importante. Ignorar estes aspectos podem prejudicar o relacionamento de forma potencial.

2 Uma dependncia mtua A maior idiotice que um casal pode cometer achar que no dependem um do outro. (Gn.2:24; Sl.68:6).

3 O sacrifcio pessoal Quando o cnjuge trocar a busca de sua auto-realizao da felicidade prpria e comear a pagar o preo do auto-sacrifcio gozar da verdadeira felicidade.

10

4 Uma transparncia total O nosso sculo esta invertendo a ordem: Quando solteiros esto se expondo, mas ao casarem-se comeam a fecharem-se. Digo que o homem e a mulher devem estar despidos da hipocrisia. necessrio que o casal se mantenha aberto para o dilogo, nada de coisas escondidas. Pois, a felicidade conjugal em proporo da prpria entrega e da transparncia total.

5 Unidade absoluta Gn. 2:24 E sero os dois uma s carne. misterioso e fantstico, mas Deus que fez isto, que os somou. E quando a unio mais completa possvel, ela ser mais feliz. a unio no corpo na alma e no esprito. Tendo a mesma f, orar juntos, congregar juntos, os mesmos objetivos, os mesmos sonhos e compartilhar juntos das vitrias alcanadas. Jesus fora da suprema unio.

6 A presena de Deus em nosso lar Deus andava neste lar paradisaco. Ele comungava com este casal. O dia mais triste para todas as famlias da terra foi quando Deus foi expulso por aquele casal, do seu convvio e comunho atravs do pecado. E a entrou o hospedeiro, satans, trazendo o egosmo, violncia, alcoolismo, drogas, rebelio, separaes, prostituio e outros males. E que tristeza tornou-se o nosso mundo.

Concluso: A busca continua de Deus, a obedincia de seus preceitos condio indispensvel para um matrimnio feliz Se o Senhor no edificar a casa, em vo trabalham os que a edificam (Sl.127:1). Jesus deve ser convidado a estar em nosso lar. Sem Ele nos decepcionaremos e com ele nosso lar se encher de gozo indizvel.

Fundamentos para uma boa construo


Certa vez, ao trabalhar em uma construtora pude observar que, para construir um prdio de 16 andares era necessrio construir uma base slida. E isto exigia algum esforo, pois era necessrio cavar muito fundo, colocar dentro desta escavao uma estaca de eucalipto e bater at encontrar uma camada rochosa e firme. A sim, poderia lanar a base pronta e ento, construir os primeiros andares, com todos os cuidados, que os engenheiros, mestres, pedreiros e todos os que ali estavam

11

envolvidos, para manter aquela construo no prumo. Cada andar era levantado um a um, at que cada detalhe fosse colocado nos seus devidos lugares. Podia-se ter a certeza de que as pessoas que habitariam naquele lugar poderiam se sentir seguras e tranqilas, pois aquela construo foi feita com zelo e segurana. Jesus tambm falou de construo, como vemos na Bblia Sagrada em Mateus 7:2427, que dois homens estavam a construir as suas casas, um cavou bem fundo at encontrar rochas e o outro no quis cavar e construiu sobre a areia. Jesus tambm fala que, sobre aquelas duas casas construdas veio um forte vendaval e, chuvas e enchentes investiram contra elas. Aquela que tinha uma base cavada at a rocha permaneceu inabalvel, quanto a outra sofreu uma grande queda. Assim tambm, se passa conosco, pois quando ouvimos as palavras de Jesus, estamos construindo nossas vidas sobre um bom alicerce. Diz o Salmo 127, que se Deus no edificar a nossa casa, em vo ser o nosso trabalho por ela. Diz o Salmo 125 que, aquele que confia no Senhor Jesus Cristo como o Monte de Sio que no se abala. Mesmo que caia a chuva, mesmo que soprem os ventos, passe por ele as enchentes, mas permanece firme. Estou falando de uma tempestade que ocorre no dia a dia de nossas vidas, que so as dificuldades, as crises familiares, as falncias, enfermidades, contrariaes, alis que tende a derrubar nossa casa. S uma maneira de vencer estes problemas: no construir a confiana em ns mesmos, mas em Cristo, que a nossa rocha, nosso fundamento. Pense bem, como est construindo a sua vida? Quem sabe os seus sonhos equivalem a um prdio de 16 andares e, com certeza precisam de um bom projeto, busque isto em Jesus, medite na sua palavra de dia e de noite. AceiteO como seu arquiteto e construtor da sua vida, como diz na Bblia Sagrada em I Co 3:10,11. Na sua vida, tal como na construo, mesmo que sofra os ventos, chuvas e enchentes, ela no ser abalada.

07 de Dezembro de 2001.
Pr. Jos Jair da Silva Igreja Apostlica Monte Sio Restaurando Famlias, Conquistando Naes.

12

RECADO AOS PAIS

_ Um menino, com voz tmida e os olhos de admirao, pergunta ao pai, quando este retorna do trabalho: _ Papai, quanto o Sr. ganha por hora? O pai, num gesto severo, responde: _ Escuta aqui meu filho, isto nem a sua me sabe. No amole, estou cansado! Mas o filho insiste: _ Mas papai, por favor, diga o Sr. ganha quanto por hora? A reao do pai foi menos severa e respondeu: _ Trs reais por hora. _ Ento, papai, o Sr. poderia me emprestar um real? O pai, cheio de ira e tratando o filho com brutalidade, respondeu: _ Ento essa era a razo de querer saber quanto eu ganho? V dormir e no me amole mais, menino aproveitador! J era noite, quando o pai comeou a pensar no que havia acontecido e sentiu-se culpado. Talvez quem sabe o filho precisasse comprar algo. Querendo descarregar sua conscincia doda, foi at o quarto do menino e, em voz baixa, perguntou: _ Filho, est dormindo? _ No, papai! (respondeu sonolento, o garoto); _ Olha, aqui est o dinheiro que pediu, um real. _ Muito obrigado papai - disse o filho. Levantou-se, retirou mais dois reais de uma caixinha que estava sob a cama e disse: _ Agora j completei, papai. Tenho trs reais. Poderia me vender uma hora de seu tempo?

13

RECADOS DO SEU FILHO


1 - No me estragues - Sei perfeitamente que no devo ter tudo que peo. Estou apenas testando voc.

2 - No tenha medo de ser firme comigo - Prefiro assim, para me sentir seguro amanh.

3 - No me faa sentir menor do que sou - Isto s far com que me comporte como "grande" ridculo.

4 - No me deixe adquirir maus hbitos - Tenho que contar com voc para elimin-los.

5 - No me corrija com aspereza diante dos outros - A repreenso ser mais proveitosa se feita calmamente, em particular.

6 - No me proteja das conseqncias - bom de que de vez em quando eu aprenda sofrendo na prpria pele.

7 - No se sinta chocado quando digo - "Odeio voc" No fundo, no voc que odeio, seu poder de me contrariar.

8 - No ligue muito para certas dorzinhas de que s vezes me queixo - Quase sempre no passam de um truque para conseguir a ateno que preciso.

9 - No seja ranheta comigo - Do contrrio, para me proteger, serei obrigado a parecer surdo s suas reclamaes.

10- No se esquea que no sei ainda me exprimir to bem quanto desejaria Este o motivo por que nem sempre sou muito exato em minhas explicaes.

11- No faas promessas irrefletidas - Lembre-se que fico tremendamente frustrado quando uma promessa no cumprida.

12- No exija de mim padres que no possa cumprir - Isto facilmente me assusta, a ponto de me levar a dizer mentiras.

14

13- No seja incoerente - Cria em mim uma confuso tal que me faz perder a f em voc.

14- No me diga nunca que meus medos so bobagens - Para mim, eles so terrivelmente reais, e voc contribuir muito para me dar segurana se tentar entend-los.

15- No me descarte quando fao perguntas - Seno eu paro de lhe perguntar as coisas e voc vai descobrir que agora busco minhas respostas em outros lugares.

16- No queira nunca parecer como perfeito ou infalvel - Para mim ser um choque forte demais descobrir que voc no nenhuma das duas coisas.

17- No pense jamais que cair do pedestal de sua dignidade perante mim se tiver que pedir desculpa - Saiba que um pedido de desculpa honesto, s faz aumentar minha atmosfera de intimidade com voc.

18- No se esquea do quo depressa estou crescendo - Deve ser duro para voc acompanhar meu ritmo, mas, por favor, tente.

19- No se esquea que gosto de experimentar - Sem isto no posso ir adiante.

20- No se esquea que no posso florescer seno com um bocado de amor e compreenso.

15

"SE VOC FOSSE MEU FILHO"

Hoje me passou pela cabea o que faria, Se voc, papai, fosse meu filho.

Se voc fosse meu filho, e eu notasse voc Carregado de perguntas e interrogaes, Dialogaria sobre as coisas da vida, Diria de onde voc veio, como nasceu. Contaria as peraltices da infncia. Falaria do amor de Deus, de Jesus, de salvao... to bom, papai, bater papo com voc!

Se voc fosse meu filho, e brigasse com a mame, (como eu fao com a irmzinha s vezes), vocs fariam as pazes logo, logo. Obrigariam um ao outro apertar a mo, Beijar a face, e, num abrao gostoso pedir perdo.

Se voc, papai, fosse meu filho, No deixaria voc comer s pressas. Sair correndo, quase morrendo. Eu quero ver voc bem bonito, bem gordinho. Eu quero ver voc ficar velhinho!

Se voc fosse meu filho, Levaria voc ao parque, ao jardim. Compraria pipoca, sorvete, bombom, Faria tudo para voc ficar contente. Que bom, papai, quando voc passeia com a gente!

Se voc fosse meu filho, na hora de dormir,

16

Eu deixaria de ver televiso, iria ao quarto, Segurar-lhe a mo, fazer orao, E cantar cantigas de ninar... to gostoso ouvir voc cantar comigo, E dizer em orao: Papai do cu...

Ah! Eu gosto tanto, tanto de voc. Que eu gostaria, papai, de ser seu pai!

Silvino Netto

17

You might also like