You are on page 1of 3

ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA CIDADÃ DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DETRAN/MA

PORTARIA Nº 1039 DE 14

DE JULHO DE 2008. Dispõe sobre as regras de

procedimento para cancelamento de gravame dos veículos cadastrados no Maranhão e dá outras providências. O DIRETOR GERAL DO DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DO MARANHÃO-DETRAN/MA, no exercício da competência que lhe é atribuída pelos Art. 1 e 33, do Decreto Estadual nº 20.242, de 26 de janeiro de 2004. CONSIDERANDO o disposto na Resolução nº 159/2004-CONTRAN e a necessidade de implantar mecanismos que visem aumentar a segurança e eficiência do sistema. RESOLVE: Art.1º - Após a inclusão/alteração/exclusão do gravame pelo Agente Financeiro, este deverá obrigatoriamente orientar o proprietário a dirigir-se ao DETRAN/MA, no prazo máximo de 30 (trinta) dias, para a emissão de novo Certificado de Registro de VeículoCRV, atendendo o que determina o Art. 10º da Resolução nº 159/2004-CONTRAN. Parágrafo 1º - A emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo-CRLV, ficará sujeita ao comparecimento do proprietário ao DETRAN/MA. Parágrafo 2º - Ultrapassados 30 (trinta) dias corridos da inclusão/alteração do gravame financeiro, este não poderá ser cancelado pelo Agente Financeiro e a emissão do CRLV ficará bloqueada, aguardando o comparecimento do proprietário ao DETRAN/MA para providências de emissão de documento do veículo.

Cópia do Contrato Social da última alteração contratual ou ainda Procuração quando necessário. Nos casos de roubo/furto e extravio. devendo o financiado solicitar ao DETRAN a emissão do documento com o gravame. III . . .Ultrapassado o prazo estipulado no Parágrafo Segundo e havendo necessidade do cancelamento do gravame no cadastro de um veículo. o agente financeiro deverá efetuar a baixa do gravame. via postal.SEGUNDA VIA DE CRV: deverá ser encaminhado Ofício do agente Financeiro solicitando autorização para emissão de segunda via.Processos com documentação incompleta serão indeferidos. Artº 3ª. nos casos de rasura e erro de preenchimento deverá ser apresentado o CRV original.Procedimentos para os casos mais freqüentes: . carta de anuência do proprietário do veículo sobre o extravio. deverá ser apresentado Boletim de Ocorrência. Após a emissão do novo documento.QUITAÇÃO DE CONTRATO: não será permitido o cancelamento. juntamente com a Procuração ou Contrato Social que dá poderes a quem assina o Ofício. II .ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA CIDADÃ DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DETRAN/MA Art 2º . anterior à implantação desta Portaria o Agente Financeiro deverá adotar os seguintes procedimentos: I .Encaminhar Ofício direcionado ao Diretor Geral do DETRAN/MA. em papel timbrado da Financeira com firma reconhecida por verdadeira da assinatura do responsável. solicitando autorização para cancelamento do gravame com as informações das características do veículo.

. 4º . revogando-se as disposições em contrário.Após a análise da documentação e deferido o processo.Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação. Art 7º .Após a baixa do pagamento da taxa no Sistema DETRAN. SÃO LUÍS/MA. PUBLIQUE-SE E CUMPRA-SE.ERRO DO PREENCHIMENTO DA UF DE LICENCIAMENTO : deverá ser encaminhado Ofício do Agente Financeiro solicitando autorização para cancelamento e citando o erro contido no gravame.ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA CIDADÃ DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DETRAN/MA . será efetuada a atualização no sistema DETRAN de forma a permitir que o Agente Financeiro efetue o cancelamento. CARLOS FERNANDO D’AGUIAR SILVA PALÁCIO DIRETOR GERAL – DETRAN/MA .ERRO NO PREENCHIMENTO NO SNG: deverá ser encaminhado Ofício do agente Financeiro solicitando autorização para cancelamento e citando o erro contido no gravame. 14 DE JULHO DE 2008.33 (vinte e oito reais e trinta e três centavos) – correção de processo (desbloqueio). Art 5º .O valor da taxa para correção será de R$ 28. Art 6º . DÊ-SE CIÊNCIA. Art. será encaminhado boleto para pagamento do serviço solicitado.