You are on page 1of 4

1º Domingo da Quaresma

Irmãs e Irmãos: Voltemo-nos para Deus, que salvou Noé e os seus filhos do dilúvio com que submergiu a terra, e oremos pela Igreja e pelo mundo….Cantando ao Senhor: Alguém sofre hoje, kumbaya Alguém ama hoje, vem Senhor Alguém chora hoje, kumbaya Senhor, kumbaya!......... Que pode ser substituído por – OUVI-NOS SENHOR! 1- Jesus, nosso irmão, ajuda-nos a ter um olhar puro para descobrir a Tua presença em tudo de belo que já criaste e concede-nos a lucidez para proteger e defender todos os seres criados. Oremos ao Senhor Refrão 2- Jesus, nosso amigo, abençoa os jovens do mundo inteiro e derrama o Teu amor nos seus corações para que eles coloquem as suas forças, generosidade e o seu entusiasmo ao serviço da paz, da justiça e da liberdade, isto é, do Teu Reino. Oremos ao Senhor. Refrão 3- Jesus, Paz verdadeira, faz que sejamos instrumentos da tua paz, para onde houver inveja reine o perdão, onde houver ódio vença o amor, e onde houver discórdia cresça a união. Oremos ao Senhor. Refrão

Oração Universal

4- Jesus, Amor, derrama a tua bênção sobre todos os doentes, sobre todos os refugiados, sobre aquele ou aquela pessoa que sofre, para que todos sintam que Tu És o Caminho, a Verdade e a Vida. Oremos ao Senhor Refrão 5- Jesus, amigo dos pobres e pequeninos, olha por todas as regiões mais necessitadas, Etiópia, Darfur, Iraque, República Democrática do Congo, Birmãnia, Peru, por todos os países onde as armas se fazem sentir com toda a sua injustiça, ódios e medos . E por todos aqueles que vão ficando sem os seuis meios de subsistência…Oremos ao Senhor Refrão 6- Jesus, nosso Deus, pedimos por todas as missionárias e missionários para que o seu testemunho de vida pobre, casto e obediente, e a sua entrega à missão sejam um sinal profético da presença do Reino neste momento da história que atravessamos. Oremos ao Senhor Refrão 7 – Pelos ministros da Igreja, pelos catecúmenos, para que escutem o apelo feito a todos: Arrependei-vos e acreditai no Evangelho”. Oremos ao Senhor Refrão 8 – Pela nossa Diocese e suas comunidades e pela nossa Assembleia Dominical, para que o Espírito nos faça sentir fome da Palavra e não deixe que sejamos vencidos pelo Demónio. Oremos ao Senhor! Refrão Senhor, nosso Deus, que por meio do Evangelho chamais os homens á Salvação, livrainos de todo o mal e fazei-os caminhar para Vós, com inteira liberdade. Por Jesus Cristo Nosso Senhor.

OFERTÓRIO
Pão - Foram grãos que se juntaram, foram mãos que amassaram! Jesus, Eis aqui o Pão, que se vai transformar no Teu Corpo! Vinho - Símbolo da Alegria, da festa, da Vida, do trabalho do homem. Trazemo-lo Teu Altar para que se transforme no Teu Sangue! Deserto - O deserto é a terra sem fecundidade, onde não há vida. É terra morta e terra de morte, onde ninguém consegue sobreviver devido à ausência de água. Hoje, à semelhança de Jesus, transportamo-nos para o deserto. Aqui, poderemos reflectir sobre o nosso comportamento humano. Não há conversão autêntica quando não envolvemos o coração. Para isso temos que encarnar no nosso quotidiano gestos concretos: oração, esmola e jejum. É tempo para nos pormos a caminho, tempo para fazer o ponto da situação, tempo para a novidade! Água - A água dá vida e purifica. Por isso hoje, também nós Te apresentamos a ÀGUA na esperança que do deserto brote uma nova vida. Com esta água te entregamos também os nossos irmãos que na Etiópia necessitam da nossa ajuda. Coração Arco-Iris – O ARCO-IRIS A ALIANÇA DO Teu amor. Queremos guardar essa verdade nos nossos corações! À Tua Imagem - Somos criados à tua imagem, mas as nossas atitudes na Terra são o que definem se somos o teu rosto para o nosso irmão, se o fazemos sorrir e estendemos a mão quando este mais sofre e pede ajuda. Mundo – Jesus, nas Tuas mãos colocamos as dores do mundo, fome, sede, guerra, doença, solidão, desemprego… E também todos aqueles que no mundo Te anunciam e ajudam a minorar o sofrimento dos mais pobres e abandonados.

- PAI-NOSSO MISSIONÁRIO
Introdução: Jesus nos pede que rezemos no plural e peçamos o pão - nosso de
cada dia para todos e não apenas para mim ou a minha família ou comunidade. (o presidente reza a primeira invocação todos a outra parte.)

Pai nosso,
Pai de todos os povos e de todas as nações,

Que estais nos céus,
onde nos quereis a todos junto de Vós para sempre,

Santificado seja o Vosso nome
nos corações de todos os vossos filhos e filhas.

Venha a nós o vosso reino,

um reino de justiça, amor e paz, aos nossos corações e aos corações de todos e nos faça Vossos apóstolos.

Seja feita a Vossa vontade assim na terra como no céu,
em todo o mundo, removendo ódios, guerra, violência e injustiça.

O pão nosso de cada dia nos dai hoje.
Alimentai-nos com o pão do céu que só Vós nos podeis dar. Fazei-nos partilhar o nosso pão com os famintos. Que ninguém tenha necessidade de comida, roupa e abrigo.

Perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido,
porque só Vós conheceis todos os nossos pecados. Só Vós podeis mudar os nossos corações de pedra e dar-nos um coração de carne.

Não nos deixeis cair em tentação,
porque sem a vossa ajuda não podemos fazer a Vossa vontade. Não nos deixeis ser enganados pelas falsas promessas do mundo.

Mas livrai-nos do mal,

dos perigos, das doenças e do nosso egoísmo. Guardai-nos livres para amar-Vos e servir-Vos em cada pessoa e sermos transformados à imagem do Vosso Filho, nosso Senhor Jesus Cristo. Ámen.