You are on page 1of 14

Tema – jogo de pistas

     Desenvolvimento do tema: Espécie de jogo de pistas. Fica um animador em cada pista Os grupos partem com um intervalo de 10 minutos, seguindo as setas desenhadas no chão. Esperam todos perto da última pista Depois de todos chegarem à última pista, dão-se as instruções para chegar ao tesouro.

1ª pista: Qual o meu sonho para o futuro? – Setas em várias direcções 2ª pista: Deus também sonha. Qual o sonho de Deus? – Mundo 3ª pista: Deus escolhe pessoas para que o seu sonho se realize – Bíblia 4ª pista: Manda o seu próprio Filho (Lc 4) – Grande rosto de Cristo 5ª pista: Jesus chama colaboradores – Sinais de trânsito 6ª pista: Será que Jesus também precisa de mim? – Pérola (tesouro)

1ª pista: Qual o meu sonho para o futuro?
Setas em várias direcções desenhadas no chão Todos nós temos sonhos em relação ao futuro, à nossa vida, ao mundo ... Gostarias com certeza de descrever o teu sonho. É bom sonhar para encontrarmos uma orientação, uma mola para a nossa vida. Estas setas estão orientadas cada uma para seu lado. É o que acontece com muitas pessoas que não encontram um rumo na vida e andam desorientadas. Para sermos felizes é necessário que cada um encontre o seu rumo. Descreve o teu sonho para encontrares a tua direcção. Cada um recebe uma folha de papel onde escreve o seu sonho e entrega ao animador que o coloca junto das setas dispersas.

2ª pista: Deus também sonha. É este o sonho de Deus para o mundo
Desenho de um mundo no chão. Lê o texto com atenção. “Então Javé Deus modelou o homem com a argila do solo, soprou-lhe nas narinas um sopro de vida, e o homem tornou-se um ser vivente. Javé Deus plantou um jardim no Éden, no Oriente, e aí colocou o homem que havia modelado. Javé Deus fez brotar do solo todas as espécies de árvores formosas de ver e boas para comer. Além disso, colocou a árvore da vida no meio do jardim, e também a árvore do conhecimento do bem e do mal. Um rio saía do Éden para regar o jardim, e de lá dividia-se em quatro braços. Javé Deus tomou o homem e colocou-o no jardim do Éden, para que o cultivasse e guardasse. E Javé Deus ordenou ao homem: «Podes comer de todas as árvores do jardim. Mas não podes comer da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comeres, com certeza morrerás». Javé Deus disse: «Não é bom que o homem esteja sozinho. Vou fazer-lhe uma auxiliar que lhe seja semelhante». Então Javé Deus formou do solo todas as feras e todas as aves do céu. E apresentou-as ao homem para ver com que nome ele as chamaria: cada ser vivo teria o nome que o homem lhe desse. O homem deu então um nome a todos os animais, às aves do céu e a todas as feras. Mas o homem não encontrou uma auxiliar que lhe fosse semelhante. Então Javé Deus fez cair um torpor sobre o homem, e ele adormeceu. Tomou então uma costela do homem e no lugar fez crescer carne. Depois, da costela que tinha tirado do homem, Javé Deus modelou uma mulher, e apresentou-a ao homem. Então o homem exclamou: «Esta, sim, é osso dos meus ossos e carne da minha carne! Ela será chamada mulher, porque foi tirada do homem!»

Qual o sonho de Deus para o homem e para o mundo? Com certeza também gostarias que o mundo fosse diferente. Já pensaste no que estaria na cabeça de Deus quando criou o mundo e o Homem ? Escreve numa ou duas tiras de papel um valor importante para o mundo de hoje, para que seja como Deus o sonhou. (Cada um escreve uma ou duas tiras)

3ª pista: Deus escolhe pessoas para que o seu sonho se realize
Desenho da Bíblia no chão Lê o texto com atenção VOCAÇÃO DE ABRAÃO Deus disse a Abraão: «Sai da tua terra, do meio dos teus parentes e da casa de teu pai, e vai para a terra que Eu te mostrar. Eu farei de ti um grande povo, e abençoarte-ei; tornarei famoso o teu nome, de modo que se torne uma bênção. Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei aqueles que te amaldiçoarem. Em ti, todas as famílias da Terra serão abençoadas». Abraão partiu conforme lhe dissera Deus. E Lot partiu com ele. Abraão tinha setenta e cinco anos quando saiu de Harã. Abraão levou consigo sua mulher Sarai, seu sobrinho Lot, todos os bens que possuíam e os escravos que haviam adquirido em Harã. Partiram para a terra de Canaã e chegaram lá. Abraão atravessou a terra até ao lugar santo de Siquém, até ao Carvalho de Moré. Naquele tempo, os cananeus habitavam naquela terra. O Senhor apareceu a Abraão e disse-lhe: «Darei esta terra à tua descendência». Abraão construiu ali um altar a Deus, que lhe havia aparecido. Dali, passou para a montanha, a oriente de Betel, e armou a sua tenda, com Betel a oeste e Hai a Leste. E ali construiu também um altar a Deus e invocou o nome do Senhor. Depois, de acampamento em acampamento, Abraão foi para o Negueb.

Depois de leres esta leitura do chamamento de Abraão, escreve em três tiras de papel qual achas serem as mensagens para os dias de hoje ou para ti. Coloca-as sobre o desenho da Bíblia (3 tiras por grupo)

3ª pista: Deus escolhe pessoas para que o seu sonho se realize
Desenho da Bíblia no chão Lê o texto com atenção A VOCAÇÃO DE MOISÉS Moisés apascentava o rebanho de seu sogro Jetro, sacerdote de Madiã. Levou as ovelhas para além do deserto e chegou a Horeb, a montanha de Deus. O anjo de Javé apareceu a Moisés numa chama de fogo, do meio de uma sarça. Moisés prestou atenção: a sarça ardia no fogo, mas não se consumia. Então Moisés pensou: «Vou aproximar-me mais para ver esta coisa estranha: porque será que a sarça não se consome?» Javé viu Moisés que se aproximava para olhar. E, do meio da sarça, Deus chamou-o: «Moisés, Moisés!» Ele respondeu: «Aqui estou». Deus disse: «Não te aproximes. Tira as sandálias dos pés, porque o lugar onde estás é um lugar sagrado». E continuou: «Eu sou o Deus dos teus antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac, o Deus de Jacob». Então Moisés cobriu o rosto, pois tinha medo de olhar para Deus. Javé disse: «Eu vi muito bem a miséria do meu povo que está no Egipto. Ouvi o seu clamor contra os seus opressores, e conheço os seus sofrimentos. Por isso, desci para o libertar do poder dos egípcios e para o fazer sair desta terra para uma terra fértil e espaçosa, terra onde corre leite e mel, o território dos cananeus, heteus, amorreus, ferezeus, heveus e jebuseus. O clamor dos filhos de Israel chegou até Mim, e Eu vi a opressão com que os egípcios os atormentam. Por isso, vai. Eu envio-te ao Faraó, para tirares do Egipto o meu povo, os filhos de Israel» Então Moisés disse a Deus: «Quem sou eu para ir ter com o Faraó e tirar os filhos de Israel do Egipto?» Deus respondeu: «Eu estou contigo, e este é o sinal de que te envio: quando tiveres tirado do Egipto o meu povo, ireis servir a Deus nesta montanha». Moisés replicou a Deus: «Quando eu for ter com os filhos de Israel, dirlhes-ei: "O Deus dos vossos antepassados enviou-me a vós"; e se eles me perguntarem: "Qual é o nome d'Ele?", o que é que eu vou responder?» Deus disse a Moisés: «Eu sou Aquele que sou». E continuou: «Dirás assim aos filhos de Israel: "Eu Sou enviou-me a vós"». Deus disse ainda a Moisés: «Dirás assim aos filhos de Israel: «Javé, o Deus dos vossos antepassados, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac, o Deus de Jacob, é que me enviou a vós". É este o meu nome para sempre, e assim Eu serei lembrado de geração em geração».

Depois de leres esta leitura do chamamento de Moisés, escreve em três tiras de papel qual achas serem as mensagens para os dias de hoje ou para ti. Coloca as mensagens sobre o desenho da Bíblia.

3ª pista: Deus escolhe pessoas para que o seu sonho se realize
Desenho da Bíblia no chão Lê o texto com atenção A VOCAÇÃO DE SAMUEL O menino Samuel servia a Deus, sob as ordens de Eli. A palavra de Deus manifestava-se raramente naquele tempo e as visões não eram frequentes. Certo dia, Eli estava deitado no seu quarto. Os seus olhos começavam a enfraquecer e ele já mal podia ver. A lâmpada do santuário ainda não tinha sido apagada e Samuel estava deitado no santuário de Javé, onde se encontrava a arca de Deus. Javé chamou: «Samuel, Samuel». Ele respondeu: «Estou aqui». Ele correu para junto de Eli e disse: «Estou aqui. Chamaste-me?» Eli respondeu: «Não, não te chamei. Vai deitar-te». Samuel foi deitarse, e Javé chamou-o outra vez. Samuel levantou-se, foi até onde Eli estava, e disse-lhe: «Estou aqui. Chamaste-me?» Eli respondeu: «Não te chamei, meu filho. Vai deitar-te». Samuel ainda não conhecia Javé, e a palavra de Javé ainda não lhe tinha sido revelada. Javé tornou a chamar Samuel pela terceira vez. Samuel levantou-se, foi aonde Eli estava, e disse-lhe: «Estou aqui. Chamaste-me?» Então Eli compreendeu que era Javé quem chamava o menino. E disse a Samuel: «Vai e torna a deitar-te. Se alguém te chamar outra vez, responde: "Fala, Javé, que o teu servo escuta"». E Samuel foi deitarse. Javé apresentou-Se e chamou-o como antes: «Samuel, Samuel». Então Samuel respondeu: «Fala, Senhor, que o teu servo escuta». Depois de leres esta leitura do chamamento de Samuel, escreve em três tiras de papel qual achas serem as mensagens para os dias de hoje ou para ti. Coloca - as sobre o desenho da Bíblia.

3ª pista: Deus escolhe pessoas para que o seu sonho se realize
Desenho da Bíblia no chão Lê o texto com atenção A VOCAÇÃO DO PROFETA ELIAS Acab contou a Jezabel o que Elias tinha feito e como tinha matado ao fio de espada todos os profetas de baal. Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, com este recado: «Que os deuses me castiguem se amanhã, a esta hora, eu não te tiver feito o mesmo que fizeste aos profetas». Elias ficou com medo, levantou-se e partiu para se salvar. Chegou a Bersabeia, em Judá, e aí deixou o seu servo. E continuou a caminhar mais um dia pelo deserto. Por fim, sentou-se debaixo de uma árvore e desejou a morte, dizendo: «Chega, Javé! Tira-me a vida, porque eu não sou melhor que meus pais». Deitou-se debaixo da árvore e adormeceu. Então um anjo tocou-lhe e disse-lhe: «Levanta-te e come». Elias abriu os olhos e viu bem perto da cabeça um pão cozido sobre pedras quentes, e uma jarra de água. Comeu, bebeu e deitou-se outra vez. Mas o anjo de Javé tocou-lhe de novo, e disse-lhe: «Levanta-te e come, pois o caminho é superior às tuas forças». Elias levantou-se, comeu, bebeu e, sustentado pela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites até ao Horeb, a montanha de Deus. Elias entrou na gruta da montanha, e ali passou a noite. Então Javé dirigiu-lhe a palavra, perguntando: «Que fazes aqui, Elias?» Elias respondeu: «O zelo por Javé dos exércitos me consome, porque os israelitas abandonaram a tua aliança, derrubaram os teus altares e mataram os teus profetas. Sobrei somente eu, e eles querem matar-me também». Javé disse-lhe: «Sai e fica no alto da montanha, diante de Javé, pois Javé vai passar». Então veio um furacão tão violento que rachava as montanhas e quebrava as rochas diante de Javé. No entanto, Javé não estava no furacão. Depois do furacão, houve um terremoto. Javé porém não estava no terremoto. Depois do terremoto, apareceu fogo, e Javé não estava no fogo. Depois do fogo, ouviu-se uma brisa suave. Ouvindo-a, Elias cobriu o rosto com o manto, saiu e ficou à entrada da gruta. Ouviu então uma voz que lhe dizia: «Que fazes aqui, Elias?» E Elias respondeu: «O zelo de Javé dos exércitos me consome, porque os israelitas abandonaram a tua aliança, derrubaram os teus altares e mataram os teus profetas ao fio de espada. Sobrei somente eu, e eles querem matar-me também». Javé disse a Elias: «Toma o caminho e regressa, em direcção ao deserto de Damasco. Unge Hazarel como rei de Aram, e Jeú, filho de Namsi, como rei de Israel. Unge também Eliseu, filho de Safat, natural de Abel-Meúla, como profeta em teu lugar. Quem escapar da espada de Hazael, será morto por Jeú. E quem escapar da espada de Jeú, será morto por Eliseu. Mas Eu vou poupar em Israel sete mil homens que não dobraram os joelhos diante de Baal e cujos lábios não o beijaram». Depois de leres esta leitura sobre o profeta Elias, escreve em três tiras de papel qual achas serem as mensagens para os dias de hoje ou para ti. Coloca - as sobre o desenho da Bíblia.

3ª pista: Deus escolhe pessoas para que o seu sonho se realize
Desenho da Bíblia no chão Lê o texto com atenção A VOCAÇÃO DE ISAÍAS No ano em que morreu o rei Ozias, vi o Senhor sentado num trono alto e elevado. A barra do seu manto enchia o Templo. De pé, acima d'Ele, estavam serafins, cada um com seis asas: com duas cobriam o rosto, com duas cobriam os pés, e com duas voavam. Eles clamavam uns para os outros: «Santo, Santo, Santo é Javé dos exércitos, a sua glória enche toda a Terra». Com o barulho das aclamações, os batentes das portas tremeram e o Templo encheu-se de fumo. Então eu disse: «Ai de mim, estou perdido! Sou homem de lábios impuros e vivo no meio de um povo de lábios impuros, e os meus olhos viram o Rei, Javé dos exércitos». Naquele momento, um dos serafins voou até onde eu estava, trazendo na mão uma brasa que havia tirado do altar com uma tenaz. Com a brasa tocou-me os lábios, e disse: «Olha, isto tocou os teus lábios: a tua culpa foi tirada, o teu pecado foi perdoado». Ouvi, então, a voz do Senhor que dizia: «Quem é que vou enviar? Quem irá por Mim?» Eu respondi: «Aqui estou. Envia-me!» Ele disse-me: «Vai, e diz a esse povo: Escutai com os ouvidos, mas não entendais; olhai com os olhos, mas não compreendais! Torna insensível o coração desse povo, ensurdece-lhe os ouvidos, cega-lhe os olhos, para que não veja com os olhos nem ouça com os ouvidos, nem compreenda com o coração, nem se converta, para que Eu não lhe perdoe». E eu perguntei: «Até quando, Senhor?» Ele respondeu: «Até que as cidades se desmoronem, despovoadas; até que as casas fiquem desabitadas e os campos devastados e desolados. Porque Javre expulsará os homens e o abandono crescerá no país. E se nele sobrar apenas uma décima parte, tornará a ser cortado como o carvalho e o terebinto: depois de cortados, resta apenas um tronco; esse tronco será uma semente santa». Depois de leres esta leitura do chamamento de Isaías, escreve em três tiras de papel qual achas serem as mensagens para os dias de hoje ou para ti. Coloca - as sobre o desenho da Bíblia.

3ª pista: Deus escolhe pessoas para que o seu sonho se realize
Desenho da Bíblia no chão Lê o texto com atenção VOCAÇÃO DE JEREMIAS Recebi a palavra de Javé que me dizia: «Antes de te formar no ventre de tua mãe, Eu te conheci; antes que fosses dado à luz, Eu te consagrei, para fazer de ti profeta das nações». Mas eu respondi: «Ah, Senhor Javé, eu não sei falar, porque sou jovem». Javé, porém, disse-me: «Não digas "sou jovem", porque irás àqueles a quem Eu te mandar e anunciarás aquilo que Eu te ordenar. Não tenhas medo deles, pois Eu estou contigo para te proteger - oráculo de Javé». Então Javé estendeu a mão, tocou na minha boca e disseme: «Eis que ponho as minhas palavras na tua boca. Hoje estabeleço-te sobre as nações e reinos, para arrancares e arrasares, para demolires e destruíres, para construíres e plantares». Quanto a ti, arregaça as mangas, levanta-te e diz-lhes tudo o que Eu te ordenar. Não tenhas medo; senão Eu é que te farei ter medo deles. Eu hoje faço de ti uma cidade fortificada, uma coluna de ferro e uma muralha de bronze contra o país inteiro: contra os reis de Judá e seus chefes, contra os sacerdotes e contra os proprietários de terras. Eles farão guerra contra ti, mas não te vencerão, pois Eu estou contigo para te proteger» - oráculo de Javé.

Depois de leres esta leitura do chamamento de Jeremias, escreve em três tiras de papel qual achas serem as mensagens para os dias de hoje ou para ti. Coloca - as sobre o desenho da Bíblia.

3ª pista: Deus escolhe pessoas para que o seu sonho se realize
Desenho da Bíblia no chão Lê o texto com atenção A VOCAÇÃO DE EZEQUIEL Era a aparência visível da glória de Javre. Ele disse-me: «Criatura humana, põe-te de pé, que vou falar contigo». Logo que Ele me falou assim, entrou em mim um espírito que me fez ficar de pé. Então pude ouvir Aquele que falava comigo. Ele disse-me: «Criatura humana, vou mandar-te a Israel, a esse povo rebelde, que se rebelou contra Mim. Eles e os seus antepassados revoltaram-se contra Mim até ao dia de hoje. Os filhos são arrogantes e têm coração de pedra. Eu envio-te a eles, e falar-lhes-ás da seguinte forma: Assim diz o Senhor Javé. Quer te escutem quer não, porque são uma casa de rebeldes, ficarão a saber que existe um profeta aqui no meio deles. Criatura humana, não tenhas medo deles, nem das suas palavras. Mesmo quando ficares rodeado de espinhos e te sentares em cima de escorpiões, não fiques com medo das suas palavras, nem te assustes com a cara deles, porque são uma casa de rebeldes. Quer te escutem quer não, continuarás a transmitirlhes a minha palavra, porque são uma casa de rebeldes. Mas tu, criatura humana, obedece ao que te vou dizer. Não sejas rebelde como essa casa de rebeldes. Abre a boca e come o que te vou dar». Então notei que certa mão se estendia para mim com um rolo de pergaminho. A mão desenrolou o pergaminho diante de mim: estava escrito por dentro e por fora, e o que nele estava escrito eram lamentações, gemidos e gritos de dor. Ele disse-me: «Criatura humana, come isto; come este rolo, e depois vai levar a mensagem à casa de Israel». Então abri a boca e Ele deu-me o rolo a comer. E continuou: «Criatura humana, que o teu estômago e a tua barriga se saciem com este rolo escrito que agora te dou». Eu comi e pareceu doce como mel ao meu paladar. Depois Ele tornou a falar: «Criatura humana, vai procurar a casa de Israel e leva-lhe a minha mensagem. Não é a um povo de idioma estranho ou de língua difícil que és enviado, mas à casa de Israel. Não é também a povos numerosos de idioma estranho e língua difícil, cujas palavras não entenderias. Se fosse a eles que Eu te enviasse, certamente que te ouviriam, mas a casa de Israel não te ouvirá, porque não Me querem ouvir. Têm a cabeça dura e o coração de pedra. Em compensação, eu farei com que o teu rosto fique duro como o deles, e a tua cabeça dura como a deles. Eu farei que a tua cabeça seja dura como diamante, que é mais duro do que a pedra, para não teres medo deles, nem te assustares com a cara deles, embora sejam uma casa de rebeldes». Ele disse-me ainda: «Criatura humana, ouve atentamente todas as palavras que te vou dizer, e guarda-as na memória. Depois procura os exilados, a gente do teu povo, e diz-lhes: Assim diz o Senhor Javé, quer queirais ouvir quer não». Depois de leres esta leitura do chamamento de Abraão, escreve numa tira de papel qual achas ser a mensagem para os dias de hoje ou para ti. Coloca a mensagem sobre o desenho da Bíblia.

4ª pista: Manda o seu próprio Filho
Um grande rosto de Cristo desenhado no chão Lê com atenção este texto do sonho de Jesus. O SONHO DE JESUS Jesus voltou para a Galileia, com a força do Espírito, e a sua fama espalhou-se por toda a redondeza. Ensinava nas sinagogas e todos O elogiavam. Jesus foi à cidade de Nazaré, onde Se havia criado. Conforme seu costume, no sábado entrou na sinagoga e levantou-Se para fazer a leitura. Deram-Lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus encontrou a passagem onde está escrito: «O Espírito do Senhor está sobre mim, porque Ele me consagrou com a unção, para anunciar a Boa Notícia aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos presos, e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e para proclamar um ano de graça do Senhor». Em seguida Jesus fechou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-Se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos n'Ele. Então Jesus começou a dizer-lhes: «Hoje cumpriu-se esta passagem da Escritura que acabais de ouvir».

Procurem nos Evangelhos três textos que falem de como Jesus foi realizando este sonho na sua vida. Escrevam em três tiras de papel o título de cada um dos textos escolhidos, e coloquem-nas à volta do rosto de Cristo.

5ª pista: Jesus chama colaboradores
Sinais de trânsito no chão Lê o texto com atenção Passando ao longo do mar da Galileia, Jesus viu Simão e seu irmão André que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. Jesus disse-lhes: «Segui-Me e farei que vos torneis pescadores de homens». Eles imediatamente deixaram as redes e seguiram a Jesus. Caminhando mais um pouco, Jesus viu Tiago e João, filhos de Zebedeu. Estavam na barca a consertar as redes. Jesus logo os chamou. E eles deixaram seu pai Zebedeu na barca com os empregados e partiram, seguindo a Jesus.

Hoje Jesus também continua a chamar e vai dando sinais na vida das pessoas para elas se saberem orientar. Sentes-te chamado por Jesus? Que sinais te tem dado de que precisa de ti e te está a chamar? Cada um escreve num papel com um sinal a sua resposta e entrega.

6ª pista: Jesus também precisa de mim
Pérola Quem encontra Cristo, encontra aquela pérola de grande valor que procura. Cristo é a maior riqueza do chamado. É a maior riqueza do mundo. Quem O encontra, vende tudo o que possui para ficar com Ele, para O servir. Andamos todos à procura desta pérola preciosa. Ele também anda à nossa procura e encontra-nos onde menos esperamos. Vamos partir todos à procura desta pérola. Junto do acampamento há uma árvore com um desenho de uma pérola. Aí, num raio de 40m encontrareis um tesouro de coisas talvez menos importantes do que Cristo, mas necessárias para a vida.