You are on page 1of 11

1

O ministério de Jesus Cristo
Página 2

Quando Jesus estava com mais ou menos 30 anos, um homem
chamado João Batista começou a pregar e a batizar no deserto, dizendo: "Arrependam-se. Preparem-se para o Senhor". João era o mensageiro que os profetas tinham dito que anunciaria a vinda do Salvador. Jesus foi até o rio Jordão para ser batizado por João. Quando João viu Jesus, ele anunciou: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo". Após ter sido batizado, Jesus saiu imediatamente da água. Os céus se abriram e o Espírito de Deus desceu como uma pomba e brilhou sobre ele. Uma voz vinda do céu declarou: "Este é o meu filho amado. Estou muito feliz com ele". Jesus passou 40 dias no deserto, e depois disto Satanás, que havia conseguido enganar Eva no Jardim do Éden, quis tentar Jesus - mas Jesus não pecou. Por fim, Satanás levou Jesus a um monte bem alto e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, com todas as suas riquezas, e prometeu: "Eu lhe dou tudo isto, se você se ajoelhar e adorar-me". Jesus respondeu: "Fique longe de mim, Satanás, porque Deus escreveu: 'Vocês adorarão o Senhor seu Deus, e só a ele servirão'". Enquanto estava no mundo, Jesus, o filho de Deus, viveu em forma de homem, e foi tentado do mesmo jeito que nós somos. No entanto, ele nunca pecou. Jesus foi bem sucedido naquilo em que Adão fracassou. Isto mostra que Jesus podia mesmo ser o Salvador da humanidade, o cordeiro mandado por Deus.

O ministério de Jesus Cristo
Página 3

Jesus mostrou de várias maneiras, incluindo a
realização de incontáveis milagres, que era o Salvador prometido. Numa festa de casamento, ele transformou a água em vinho.

O lanche do garoto foi multiplicado de modo milagroso.que precisava viver afastado de todo mundo . Jesus escolheu 12 homens para que o seguissem." Jesus respondeu: "O pão de Deus é aquele que veio do céu e dá vida ao mundo". Jesus pegou o lanche de um menino .000 pessoas se reuniram e não tinham o que comer. Sua fé curou você. Jesus fez um cego de nascença enxergar.pão e peixe . Imediatamente a lepra desapareceu. com diferentes tipos de doenças.".e fez uma oração. . e ele curou todas elas. Inúmeras pessoas. as pessoas continuavam pedindo mais provas de que Jesus tinha mesmo vindo de Deus. Uma mulher. filha. disse: "O senhor pode me curar. Ele lhes deu poder e autoridade sobre o mal. Em outra ocasião.viu Jesus e. Certa vez. Os 12 discípulos foram enviados a pregar sobre o reino de Deus e a curar os enfermos. Vá em paz". tocou o manto de Jesus. Eles pediram: "Senhor. Mesmo assim. Está registrado nas Escrituras que ele mandou pão do céu para o povo comer. foram levadas a Jesus. ajoelhando-se. e grandes multidões se juntavam para ouvir seus ensinos e ser curadas também. 5. todas as pessoas foram alimentadas. Jesus ficou conhecido por todos os lugares. e ainda sobraram 12 cestos cheios. Ele olhou para ela e disse: "Tudo bem. Jesus tocou no homem e falou: “Fique limpo”. que sofria de uma doença que os médicos não conseguiam curar. Um leproso . é só querer.2 Um dia ele curou um homem que era aleijado há 38 anos. e disseram: "Nossos antepassados comeram maná lá no deserto. dá-nos sempre deste pão".

que seria morto mas ressuscitaria no terceiro dia." Finalmente Nicodemos entendeu e creu. para que todo aquele que nele crê não pereça. mas tenha a vida eterna. Quem crê no Filho tem a vida eterna. A verdadeira condenação é a seguinte: a luz veio ao mundo. Então Jesus falou sobre o nascimento espiritual. foi procurá-lo à noite. pois queria conhecer a verdade. O ministério de Jesus Cristo Página 5 . mas a ira de Deus ficará sempre sobre ele. Não fique admirado de eu ter dito que você precisa nascer de novo". Nicodemos perguntou: "Como um homem pode nascer de novo se já é velho? Ele poderá entrar no ventre de sua mãe pela segunda vez e nascer de novo?" Jesus explicou: "Quem nasce da carne é carne. mas salvar o mundo. pois faziam o que era errado. quem não crê no Filho não viverá. não poderá ver o reino de Deus". dizendo: " Deus amou tanto o mundo que deu seu único Filho. O ministério de Jesus Cristo Página 4 Muitos líderes religiosos e políticos rejeitaram os ensinos de Jesus. e quem nasce do Espírito é espírito. Jesus explicou-lhe: "Se a pessoa não nascer de novo. Nicodemos perguntou: "Como pode acontecer isso?" Jesus o repreendeu porque ele dava aulas de religião. um fariseu chamado Nicodemos. No entanto. um deles. Quem crer em mim nunca terá sede". mas não entendia as verdades espirituais.3 Jesus respondeu: "Eu sou o pão da vida. no entanto as pessoas amaram mais as trevas do que a luz. Deus não mandou seu Filho condenar o mundo. Jesus disse que sofreria muito e seria desprezado pelos líderes religiosos. Quem vem a mim nunca terá fome.

Quando vier. todo mundo vai acreditar nele. Jesus disse: "Quem beber a água que eu dou nunca mais terá sede. Se deixarmos que continue. Qual é a vantagem se uma pessoa conseguir muitas riquezas neste mundo. pois tinham medo de ser expulsos do lugar onde cultuavam. A vida não é feita de bens materiais em grande quantidade. Alguns líderes religiosos criam nele. Jesus falou com outras pessoas: "Se alguém quiser me seguir. vai ter que negar a si mesmo. Mas alguns de vocês não crêem". Preferiam agradar mais O ministério de Jesus Cristo Página 6 . Enquanto isso. A mulher disse: "Eu sei que o Messias virá. dentro da pessoa. e disse-lhes: "As Escrituras afirmam o seguinte: 'Minha casa é uma casa de oração. mas vocês a transformaram num covil de ladrões.'" E ensinou dizendo: " A vontade daquele que me enviou é que todos os que crêem no Filho tenham a vida eterna. Desde o começo Jesus sabia quem não cria nele e quem iria traí-lo. Mais tarde. Jesus declarou: "Eu sou o Messias". e eu ressuscitarei os que crêem. Ele foi ao templo e expulsou as pessoas que negociavam lá dentro. Onde estiver seus pertences. mas perder sua alma? Cuidado! Não sejam gananciosos. Jesus ensinava com grande autoridade. e será chamado de Cristo. esta água se transformará num poço que jamais secará". Os sacerdotes principais e alguns líderes religiosos se reuniram para conversar: "Temos que fazer alguma coisa! Este homem está fazendo muitos milagres.4 A uma mulher estrangeira. As opiniões se dividiam a respeito de Jesus. ali estará também o coração de vocês". e os romanos vão tirar de nós o poder de controlar as pessoas". mas por causa dos fariseus não confessavam isso publicamente. ele vai nos explicar tudo".

As pessoas se alegravam e. Satanás tomou conta de Judas Iscariotes. dizendo: "Eu sou a luz do mundo. e ele tramou com os principais sacerdotes e com os capitães da guarda como iria trair Jesus. e me seguem. um dos doze discípulos. Minhas ovelhas conhecem a minha voz. pois o povo estava sempre ansioso para ouvi-lo falar. mas tem a luz da vida. O ministério de Jesus Cristo Página 7 .5 A maioria dos líderes religiosos viviam procurando um jeito de destruir Jesus. elas nunca morrerão. Jesus continuava ensinando no templo. vocês serão livres mesmo. Cristo subiu no animal e rumou para Jerusalém. louvavam a Deus pelas coisas poderosas que haviam visto. e glória nas alturas". Se o Filho os libertar. Eu sou o Bom Pastor. Eu lhes dou a vida eterna." Jesus disse a quem acreditava nele: "Se vocês viverem do jeito que estou ensinando. Uma grande multidão se juntou a ele. Todos louvavam: "Hosana! Bendito o Rei que vem em nome do Senhor. sem que houvesse muita gente por perto. Quem me segue não caminha nas trevas. Depois de passar três anos ensinando os discípulos. Perto de Jerusalém. mas não conseguiam. Quem entra por mim será salvo. e a verdade os libertará. Eu sou a porta. em voz alta. serão meus discípulos de verdade. e concordaram em dar a Judas 30 moedas de pratas pela informação sobre a hora e o lugar em que poderiam prender Jesus. Jesus pediu que lhe trouxessem um jumentinho que nunca havia sido montado. Cristo olhou a cidade e chorou porque seus habitantes ainda não o aceitavam como o Salvador prometido. Paz na terra. Conhecerão a verdade. Eles ficaram satisfeitos. e ninguém jamais as arrancará de minhas mãos".

Depois que tudo estiver preparado. Isto é o meu corpo. que havia acabado de comer com Jesus. voltarei e levarei vocês. Façam isto sempre. Naquela noite. Depois. Jesus pegou o pão. "Se as pessoas odiarem vocês. para que morem lá comigo. Jesus pegou um cálice de vinho. Jesus disse: "Não fiquem preocupados. Jesus avisou os discípulos que haveria dificuldades pela frente. lembrem-se de que elas me odiaram primeiro. Depois de Jesus ter orado. e passou-o entre os discípulos. que será entregue por causa de vocês." A traição e a crucificação Depois da ceia. . Judas. que é derramado em favor de muitos para o perdão dos pecados. ninguém chega ao Pai a não ser por mim". se não sabemos para onde o senhor vai?" Jesus respondeu: "Eu sou o caminho. abençoou-o. todos beberam. vou preparar um lugar para vocês lá. Jesus lhes disse: "Este é o meu sangue. creiam também em mim. os sacerdotes mais importantes. Vocês crêem em Deus. então. a verdade e a vida. Quem me odeia também odeia o Pai. partiu-o. os capitães da guarda do templo e alguns líderes religiosos apareceram à sua procura. Jesus foi orar num jardim chamado Getsêmani. reuniu os discípulos para a celebração da Páscoa. Porém lhes digo que não beberei mais do fruto da vinha até o dia em que o beber junto com vocês no reino de meu Pai". orou agradecendo.6 Jesus sabia que havia chegado a hora de morrer e. Vocês sabem para onde estou indo e sabem como chegar lá". para se lembrarem de mim". Tomé perguntou: "Como podemos conhecer o caminho. Enquanto comiam. liderava o grupo. No reino de meu Pai há muitas mansões. Ele se aproximou de Jesus e deu-lhe o beijo da traição. sangue da nova aliança. distribuiu-o entre os discípulos e disse: "Peguem e comam. Os discípulos o acompanharam a um lugar afastado.

dizendo “EU SOU”. o governador romano. Pilatos mandou que açoitassem Jesus com violência e que o crucificassem. bem cedo. a multidão deu um passo para trás. foi pregado numa cruz. e davam-lhe socos. o único e amado filho de Deus. A traição e a crucificação Página 2 Ali. Jesus disse: "Pai. Jesus deixou que o amarrassem e levassem à casa do chefe dos sacerdotes. enfiaram uma coroa de espinhos na cabeça dele.7 Quando Jesus se apresentou. Depois de interrogar Jesus. caindo todos no chão. o filho amado. Enquanto o crucificavam. fizeram Jesus carregar uma cruz até o lugar chamado Calvário. Mas o povo gritava: "Crucifique-o! Crucifique-o!" Para agradar o povo. Jesus foi levado a Pilatos. Pilatos disse aos sacerdotes. só para zombar de Jesus. Os soldados romanos. . Depois de vendarem seus olhos. Acusando-o: "Este homem está criando confusão entre nós". no mesmo lugar onde muito tempo atrás Deus pediu que Abrão sacrificasse Isaque. colocaram um manto sobre seus ombros e exclamaram: "Viva o rei dos judeus". e a multidão foi atrás. começaram a bater nele. Jesus. perguntando: "Adivinhe: quem foi que bateu em você?" No dia seguinte. perdoa-lhes. aos líderes e ao povo: "Este homem não fez nada para merecer a morte. também conhecido como Gólgota ou lugar da caveira. pois não sabem o que fazem". Depois. Vou mandar que lhe dêem uma boa surra e depois o deixem ir embora".

Um dos soldados. Cristo já estava morto. Os líderes do povo zombavam de Jesus. Cristo já estava morto. Jesus experimentou um pouco do vinagre e exclamou: "Está consumado. no entanto.José e Nicodemos . Jesus clamou em alta voz: "Deus meu. não tocaram em suas pernas. morreu. fazendo sair água e sangue. Jesus cumpriu mais uma profecia quando disse: “Tenho sede”. Os soldados quebraram as pernas dos dois ladrões crucificados ao lado de Jesus. Pai. furou um dos lados de Jesus. As pessoas passaram três horas assistindo a tudo isso. a profecia de Davi. assim. Dois cristãos . que salve a si próprio.enrolaram o corpo de Jesus num lençol de linho com . Na mesma hora. e cumpriu-se a profecia que dizia: "Deus colocou sobre ele todos os nossos pecados". furou um dos lados de Jesus. fazendo sair água e sangue. dizendo: "Ele salvou os outros. em zombaria. no entanto. e abaixando a cabeça. se for mesmo o Cristo. desça daí". Então uma grande escuridão tomou conta da terra durante três horas. ele disse: "Este homem era mesmo o Filho de Deus". O véu do templo se rasgou ao meio. sol ficou escuro e a terra tremeu. Deus meu. Um dos soldados. Cumpriu-se.8 Jesus foi crucificado entre dois ladrões. em suas mãos entrego o meu espírito". Os soldados. o escolhido de Deus". Quando o capitão da guarda romana viu o que aconteceu. não tocaram em suas pernas. deram-lhe vinagre e disseram: "Se você é mesmo o rei dos judeus. por que o senhor me abandonou?" Sabendo que tudo estava terminado. Os soldados pegaram suas roupas e tiraram sorte para ver quem ficaria com seu manto.

Na tarde do mesmo dia. Jesus ajudou os discípulos entenderem as Escrituras. pensando que fosse um fantasma. que havia ressuscitado. Ele deu uma ordem aos discípulos: "Preguem o Evangelho por todo o mundo".9 ervas aromáticas e foram sepultá -lo. pois todas as coisas que foram escritas a meu respeito na lei de Moisés. nos Profetas e nos Salmos precisavam acontecer". Jesus apareceu a muitas pessoas. e ressuscitar dos mortos no terceiro dia. Vocês testemunharam todas estas coisas". Vocês não se lembram que ele disse que seria entregue nas mãos de homens pecadores. e um anjo de Deus retirou a pedra que fechava a entrada do túmulo. mostrando-lhes que estava vivo. . Toquem em mim e vejam. De repente. Os líderes judeus pediram que o túmulo fosse lacrado e guardado por soldados romanos. com roupas muito brilhantes. dois homens. e provando de modo bem claro. seria crucificado e que no terceiro dia ressuscitaria?" As pessoas então se lembraram do que Jesus havia dito. dizendo-lhes: "Está escrito que o Cristo precisaria sofrer. Fantasmas não são de carne e osso como eu sou". não está mais aqui. apareceram e perguntaram-lhes: "Por que vocês estão procurando o vivo no meio dos mortos? Ele ressuscitou. em nome dele. Então Jesus disse: "Olhem as minhas mãos e os meus pés. pelo mundo todo. e que o arrependimento e o perdão dos pecados deveriam ser anunciados. Alguns seguidores de Jesus ficaram muito confusos quando foram ao túmulo e viram que a pedra havia sido retirada. Da ressureição à eternidade Três dias depois houve um tremor de terra. Tudo aconteceu exatamente do jeito que eu disse. Os discípulos ficaram aterrorizados. Os soldados romanos fugiram apavorados. Jesus apareceu no meio dos discípulos e disse: "Que a paz esteja com vocês".

pregando e batizando. e já tiverem morrido. Também explicavam que um dia todos os que creram em Deus e aceitaram Jesus como Salvador e Senhor. . Satanás enganará as pessoas mais uma vez. A Bíblia diz ainda que os céus se abrirão. Da ressureição à eternidade Página 2 Os seguidores de Jesus foram por todos os lugares. e uma nuvem o cobriu. receberão corpos novos. Porém Deus enviará fogo do céu para destruir todos os seguidores de Satanás. Os exércitos do céu. montados em cavalos brancos. Jesus foi elevado às alturas. tanto em Jerusalém. o enganador. o Salvador. vai voltar do mesmo jeito que subiu". Em suas vestes estará escrito: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES. Eles mostravam nas Escrituras que o pecado e a morte aconteceram por causa de Adão. Finalmente Satanás. acompanharão o Senhor. e até aos confins da terra". e o monte se dividirá ao meio. mas que Cristo trouxe o perdão e a ressurreição. falavam a todos que Cristo. Jesus ficará em pé no Monte das Oliveiras (exatamente como disse o profeta Zacarias). depois de mil anos. Jesus anunciou aos discípulos: "Vocês receberão o poder do Espírito Santo e falarão de mim às outras pessoas. e Cristo reinará sobre toda a terra. No entanto. será jogado num lago de fogo e será atormentado para todo o sempre e sempre. Enquanto os discípulos olhavam. havia ressuscitado dos mortos. e Jesus voltará à terra como o Rei vitorioso e Juiz perfeito. Dois homens vestidos de branco perguntaram-lhes: "Por que vocês estão olhando para cima? Este Jesus .que foi levado ao céu. como em toda a Judéia e Samaria. ressuscitarão e se juntarão aos que ainda vivem e todos subirão para se encontrarem com Jesus nas nuvens.10 Passados 40 dias.

face a face com Deus. Eu voltarei logo. todas estas coisas ficarão para trás. Quem obedecer as minhas palavras será abençoado. As pessoas cujos nomes não forem encontrados no Livro da Vida serão jogadas no lago de fogo. E eles reinarão para sempre e sempre. Mas o povo de Deus viverá com ele num novo céu e numa na nova terra.11 Então todos os mortos . mas já passou da morte para a vida". e a maldição colocada sobre os seres humanos desaparecerá. Quem obedecer minhas palavras e crer naquele que me enviou. . tem a vida eterna. Não haverá necessidade de velas nem da luz do Sol. A morte. o sofrimento e o choro deixarão de existir. pois a glória de Deus e o Cordeiro serão a luz. A Árvore da Vida estará lá.adultos e crianças . Jesus diz: "Venham a mim todos os que têm sede e bebam livremente da água da vida.ficarão em pé diante de um trono branco. Você acabou de ouvir a história de Deus. E Deus enxugará de seus olhos todas as lágrimas. e não será condenado. Também não haverá mais dor.