O que é o WMS?

O WMS (warehouse management system) é uma parte chave da adminsitração logistica do supply chain, sendo ligado a administração dos estoques em um armazem e seus processos ligados a isso, como envio, recebimento, movimentação, conservação e afins. São sistemas com algoritmos, porem, que são usados apenas para decisões de carater operacional, como definições de rotas de coleta, entrega, endereçamento de produtos entre outras funções. Este sistema de gestão leva a uma maior eficiência no uso e no custo dos armazens e seus processos ligados a armazenagem. O WMS utiliza informações internas ( sistema ERP) ou externas (clientes, fornecedores) da empresa, e utiliza estas informações para executar funções basicas como estocar, enviar, receber, separar. Com isso, temos que o WMS tem diversas funções de apoio a estratégia logística operacional da empresa, como as seguintes: - Programação e entrada de pedidos; - Planejamento e alocação de recursos; - Portaria; - Recebimento; - Inspeção e controle de qualidade; - Estocagem; - Transferências; - Separação de pedidos; - Expedição; - Inventários; - Controle de contenedores e - Relatórios.

Beneficios

O uso do WMS leva uma maior organização dos estoques e com isso uma redução de seus custos e uma maior eficiencia nas entregas e nas decisões de compra e venda de produtos, com isso, levando a uma maior confiabilidade nas entregas e na qualidade e um menor risco logistico, sem perder vendas ou perder produtos por danos no estoque ou com atrasos. Com isso, o WMS pode levar a diversos beneficios como: - Redução das reclamações por parte dos clientes; - Otimização do espaço para armazenagem; - Aumento da produtividade; - Vantagem competitiva;

.Conferência das mercadorias: através de terminais portáteis de rádio freqüência. . . as mercadorias são quantificadas e informadas ao WMS para batimento com os documentos de entrada ou saída.Movimentação de paletes: o WMS orienta a movimentação de paletes durante o intervalo de picos de serviço. data de validade. Funcionalidades do WMS Um software de WMS tem diversas funcionalidades. vinculando-os aos documentos de entrada e saída. como as seguintes : . sem prejuízo das atividades rotineiras do armazém.Controle dos veículos de entrega e coleta: são registrados os dados dos veículos. que agilizam o processo e melhoram sua eficiência. data de vencimento.Paletização e armazenagem das mercadorias: os produtos podem ser paletizados registrandose as características definidas previamente para cada mercadoria.Documentos Fiscais: a emissão de documentos fiscais recebidos viaEDI ou Internet.Inventários de Mercadorias: o WMS possibilita as mais diversas formas de inventários em Tempo Real. . possibilitando a liberação pela portaria assim que todas as conferências e ajustes sobre faltas e avarias estejam resolvidas. tais como: data e lote de fabricação.Acondicionamento de acordo com o tipo carga: os paletes serão armazenados em áreas definidas pelo WMS em função das características das mercadorias e da disponibilidade de endereços vagos. agilizando os serviços de retirada futura de mercadorias. possibilitando a programação das atividades e o status das mercadorias. número de série etc. número de série etc. lote de fabricação.Beneficiamento de Mercadorias: o WMS efetua o controle sobre as mercadorias a beneficiar no armazém. são feitas via internet ou Intranet. tais como. . . são feitos de forma automática. .Consultas Remotas: consultas da posição de produtos e de documentos recebidos e processados. ou micros instalados nas docas de carga e descarga.Controle de saida e entrada mercadorias. e os documentos de retorno de mercadoria. . .Retirada de Mercadorias: o WMS orienta a retirada dos produtos de acordo com a metodologia definida pela organização. FIFO (primeira a chegar no armazém será a primeira a sair).. .. . utilizando-se um browser. por intermédio de restrições de acesso a informações.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful