ANÁLISE AMBIENTAL DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Local de realização
FIRJAN – Av. Graça Aranha, n° 1, Centro, RJ

Objetivo
Trazer para o debate em sala de aula uma visão crítica acerca da importância do Planejamento Estratégico voltado ou que contemple as atividades internacionais da empresa. Despertar entre os participantes a capacidade de identificar e mensurar os muitos fatores externos à estrutura da empresa e que podem interferir na execução da estratégia. Desenvolver a capacidade dos participantes de elaborar um Planejamento Estratégico.

Programa
1. O ambiente de negócios o o o Empresa como sistema aberto Quem forma o ambiente externo Ambiente próximo e remoto

2.

Dimensões do ambiente externo o o o o o Demográfica (perfil da população, idade, gênero, mix étnico). Econômica (inflação, juros, crédito, poder de compra). Político-legal (estabilidade, corrupção, protecionismo, presença do governo nos negócios, negociações internacionais). Sociocultural (gênero, minorias, qualidade de vida, meio ambiente, comportamento do consumidor). Tecnológico (inovação, sofisticação do mercado consumidor, uso do conhecimento).

3. Planejamento Estratégico o o o o o Pensamento estratégico Modelos e padrões Quem participa Desdobramento do P.E. Etapas do P.E. (missão, visão, objetivos, cenários, ações táticas, monitoramento e controle).

4. A Importância do P.E. para a internacionalização das empresas

5. Casos: o que deu certo e o que deu errado

será restituído o valor total pago.cin@firjan.br. Investimento Associados ao CIRJ e ao Movimento Sindical Firjan. especialista em negócios internacionais. Observações Ao efetuar a inscrição em uma determinada programação. consultoria especializada em internacionalização. Por quase dez anos foi Gerente de Mercado Internacional da Nitro Química (Votorantim Química à época). b) Para cancelamentos de inscrição realizados em período inferior a 48 horas de antecedência ao início da programação. o aluno motiva alguns custos. Fundação Getúlio Vargas. Vivência internacional de 13 anos ao longo dos quais negociou em cerca de 40 países. tais como aquisição de recursos didáticos e contratação de docentes. e estudantes que integram o Conselho Consultivo do CIN*: R$ 200. Demais participantes: R$ 250. o valor pago não será devolvido. Reservas e inscrições CIN: (21) 2563-4600 e E-mail: cursos. Didática Os participantes receberão material didático sob a forma de apostilas para o acompanhamento da aula expositiva. Sócio fundador da Ankon. palestrante e autor de artigos e coautor de livros dedicados ao tema. que é proferida com auxílio de recursos visuais como slides e/ou vídeos.br). percepções e impertinências sobre o que (não) mudou em 20 anos deverá ser publicado em 2013. * Conselho Consultivo do CIN: Universidade Cândido Mendes. em um período máximo de 60 dias após a data do pagamento.00 (por módulo). Universidade Estácio de Sá.Facilitador Sergio Pereira. Instituto Metodista Bennett. através de depósito bancário. em até 48 horas após o recebimento do e-mail de cancelamento. Atua há 24 anos na área.org.00 (por módulo). Liderou processos de internacionalização em empresas de diferentes portes e setores.org. Seu livro Comércio internacional brasileiro: visões. O curso contempla Material didático. Desta forma. Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. estabelecendo-se que o mesmo somente poderá ser utilizado em um novo treinamento. . Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. coffee-break e certificado de conclusão.cin@firjan. informamos que: a) Para cancelamentos de inscrição realizados até 48 horas antes do início da programação (através de envio de e-mail para cursos. É professor do MBA da FIA-USP (Fundação Instituto de Administração). internacionalista.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful