Informativo - Ano 1 - nº 6 - 15 de julho a 15 de agosto de 2.

013 proveitosa e num clima de descontração e harmonia as dificuldades encontradas foram transformadas em jogos educativos que foram experimentados e melhorados pela equipe.

AÇAILÂNDIA - MA
Aconteceu - 01 a 03/07 - Divulgação do Banco do Livro nas escolas Joviana Farias, Fernando Rodrigues e Aulídia Gonçalves. - 02/07 - Mais uma experiência disseminada, sobre os conceitos de Permacultura: o canteiro buraco de fechadura, construído no quintal de Loudy. 18 (dezoito) pessoas participaram da atividade. - 04/07 - Enquanto aguardavam atendimento médico, gestantes e puérperas, participaram de uma roda de conversa e uma rápida oficina de cuidados com as gestantes e os recém-nascidos. Durante a oficina a equipe demonstrou alguns cuidados como o “Ninho” - maneira aconchegante de usar o lençol para circular o bebê enquanto dorme. 11(onze) pessoas participaram da atividade.

- 15/07 - Num clima de descontração e alegria 11 (onze) crianças participaram da oficina de confecção de brinquedos. Elas fabricaram pés de lata e se divertiram com a novidade. Durante a oficina foi discutido a importância da reciclagem.

- 08 a 12/7 - Oficina de Bornal de Jogos, “Brincando também se ensina” na Escola Municipal Fernando Rodrigues, na Vila Ildemar. 17 (dezessete) pessoas participaram da oficina, dentre elas professores e estudantes do curso de Letras da UEMA. Foi uma semana muito

- 15/07 - O jovem Ruan Sousa inscrito no Banco da Solidariedade, disponibiliza uma hora/dia para trabalhar solidariamente em prol da comunidade, ensinando informática na Casa Verde para um grupo de oito pessoas. Ruan aguarda ansioso uma oportunidade para aprender a tocar violão. Conheça mais essa tecnologia, acesse o site

1

http://www.fbb.org.br/tecnologiasocial/detalhartecnologia-64.htm - 16/07 - Replantio de alface, cebolinha e couve nos canteiros suspensos na Casa Verde.

- 25/07 - Oficina comunitária de fabricação de tapetes de sacolinha plástica. A discussão sobre o meio ambiente foi um momento bastante rico na oficina. 18 (dezoito) pessoas participaram da atividade. Acontece - 01/08 - Produção de adubo orgânico na unidade de saúde Tropical/Primavera. O adubo será utilizado durante a manutenção do viveiro de mudas Acontecerá - 05 a 09/08 - Oficina Cozinha Brasil na Vila Ildemar, com a participação de Educadores Sociais e Cuidadores Solidários. Encontram-se formadas 4 turmas de 30 alunos. O evento foi promovido pela Vale, em parceira com o SESI e Projeto Nos Trilhos do Desenvolvimento. - 13/08 - Oficina de brincadeiras, cantigas e troca de Algibeira de leitura no Lar dos Idosos Frei Daniel. - 15/08 - Oficina com as gestantes para confecção do Kit umbiguinho.

ALTO ALEGRE DO PINDARÉ - Altamira - MA
Aconteceu - 09/07 - Cinema na sede do Projeto com a exibição do filme “Procurando Nemo”. 50 (cinquenta) crianças participaram da atividade. Elas combinaram criar desenhos que ilustrem o filme e apresentar na próxima sessão. Os melhores desenhos serão premiados.

- 16 a 18/07 - Oficina de PTA 1, 2 e 3 e Cuidados com recém-nascidos na comunidade de Nova Brasília, ministrado pela facilitadora Ana Carolina Costa Santos. 25 (vinte e cinco) pessoas participaram da atividade. - 18/07 - Ornamentação da Casa Verde. 15(quinze) pessoas participaram da atividade. - 22/07 - Campanha na comunidade e na Rádio Comunitária sobre a não queimada. - 22 a 24/07 - Oficina de PTA 1, 2, 3, no Pequiá. - 24/07- Construção de canteiros suspensos na casa de Dona Carmosa, uma vez que não há espaço para se plantar no quintal. 14 (quatorze) pessoas participaram da atividade.

2

- 19/07 - Visita do Sr. Costa, representante da Fundação Vale, à Escola Familiar Rural no município de Mineirinho. - Piquenique e Roda de Conversa com as crianças sobre os cuidados com o meio ambiente.

- 23/07 - Oficina comunitária com a participação de 9 (nove) pessoas, com experimentação de doce de banana e técnicas adequadas de armazenamento conforme o “ponto”.

- 21/07 - Roda de conversa com o tema Permacultura, com Jorge Luiz, coordenador do Projeto Nos Trilhos do Desenvolvimento na cidade de Santa Rita e moradores locais. 18 (dezoito) pessoas estavam presentes.

Acontece - Funcionamento da Sede do Projeto - De segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h, - 01/08 - Oficina de Permacultura na casa das gestantes. São 11 (onze) gestantes acompanhadas, cada uma tem em seu quintal a horta suspensa. Em breve serão construídas as mandalas. Acontecerá - 03/08 - Oficina de informática – nos computadores foram instalados vários jogos, terminal de pesquisa e quebra-cabeças. Assim, as crianças terão mais uma opção de atividades na sede do Projeto. - 05 a 09/08 - Oficina de Bornal de Jogos para os professores da Rede Municipal. A oficina acontecerá na casa do Professor e será ministrada pelo educador do CPCD, Helber Rodrigues. 40 (quarenta) professores já estão inscritos.

- 22/07 - Organização do Banco de Tecnologias para pesquisa e divulgação das ações do Projeto.

- 10/08 - Oficina comunitária com o tema “Acompanhante das gestantes”. O objetivo da oficina é preparar pessoas que garantam um bom atendimento às gestantes quando encaminhadas ao hospital. - 12 a 16/08 - Treinamento de Teste Rápido para HIV para os 18 (dezoito) enfermeiros da Atenção Básica à Saúde do município. O treinamento é produto da parceria da equipe do projeto Nos Trilhos do Desenvolvimento com a coordenação da Atenção Básica à Saúde.

3

- 20 a 22/08 - Oficinas de PTA 1, 2 e 3 e Cuidados com recém-nascidos nas comunidades de Nova Brasília e Centro dos Paus.

BOM JESUS DAS SELVAS - MA
Aconteceu - 16/07 - Roda de Contação de Histórias no quintal da educadora Lidiane. Participaram da atividade 15 (quinze) crianças. Neste mês foram emprestados 40 (quarenta) livros para a comunidade Nova Vida.

Foram feitas 9(nove) trocas de livros, 15 (quinze) empréstimos, 27 (vinte sete) acessos aos terminais de pesquisas, 6 (seis) rodas de histórias com 42 (quarenta e dois) livros emprestados.

- 23/07 - Encontro com as gestantes do PSF Nestor Lemos, para monitoramento dos cartões das gestantes. No encontro estavam presentes 11 (onze) gestantes, 2 (dois) Agentes de Saúde e 2 (duas) Cuidadoras Solidárias. - 16 a 18/07 - Oficina de PTA 1, 2, 3 e Cuidados com recém-nascidos. Participaram da atividade 15 (quinze) Agentes de Saúde do PACS, 01 técnico de enfermagem e 2 (duas) enfermeiras.

- 24/07 - Encontro mensal de técnicos e enfermeiros do Hospital Municipal para planejamento de atividades. O objetivo do encontro é melhorar o acolhimento às gestantes. Acontece - 01/08 - Algibeira de Leitura, Roda de Histórias e empréstimos de Livros, na escola Unidade Rio Branco em Nova Vida. - A casa de referência do Projeto Nos Trilhos do Desenvolvimento funciona de 8h às 12h e das 14 às 18h. Neste espaço funciona o Banco do livro, Biblioteca, terminais de pesquisas e Banco de Tecnologias. Venha nos fazer uma visita!
4

- 16/07 - Oficina Comunitária para confecção de cestas feitas com sacolinhas plásticas para as mudas do viveiro. Participaram da atividade 7 (sete) pessoas. - 18/07 - No mês de julho tivemos um movimento significativo na Biblioteca e no Banco do Livro.

Acontecerá - 05 a 09/08 - Visitas aos Postos de Saúde para atualização das Algibeiras das Gestantes. - 06 a 08/08 - Oficina de PTA 1, 2, 3 e cuidados com recém-nascidos com técnicos da Secretaria de Saúde. - 12 a 16/08 - Oficina de Bornal de Jogos. Já se inscreveram 30 (trinta) professores da Secretaria de Educação.

- 04/07 - Plantio de mudas na “Nossa Casa” em Buritizinho. Foram plantadas aproximadamente 37 (trinta e sete) mudas de Açaí. Chegamos a 200 (duzentas) mudas no mini viveiro.

BURITICUPU - MA
Aconteceu - 01/07- Durante evento realizado na escola Centro de Ensino Dr. Fernando Castro, a equipe de Cuidadoras Solidárias de Buritizinho mostrou um pouco do trabalho realizado na “Nossa Casa”. Das atividades apresentadas o cartão feito com tinta de terra foi o que mais despertou a atenção dos jovens que logo realizaram uma oficina e pintaram 20 (vinte) cartões. 60 (sessenta) alunos, de duas turmas participaram da atividade, coordenada pela Cuidadora Solidária Diana Rocha Mourão.

- 11/07 - Reunião de avaliação e planejamento com os Cuidadores Solidários e Educadores Sociais, na “Nossa Casa”. - 12/07 - Primeira Oficina de Beleza com as Cuidadoras Solidárias e Educadoras Sociais da comunidade de Buritizinho. Houve limpeza de pele, hidratação de cabelo, além de uma máscara de argila. Além de melhorar a autoestima aprenderam a cuidar umas das outras criando um vínculo maior entre o grupo e repensando o senso de estética. 17 (dezessete) pessoas participaram da atividade. - 14/07 - Visita a reserva Sucuri de propriedade da Sra. Lúcia, em Presa de Porco. Dona Lúcia é uma bióloga que deixou São Luis para se dedicar a recuperação de uma área de 8 (oito) hectares de

- 03/07 - Visita de 30 (trinta) crianças da Escola Juvenilia, ao Farol. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura do Banco do Livro e participaram de uma roda de histórias. Uma Algibeira de Leitura será disponibilizada para a escola.

5

terra às margens do rio Pindaré. Há cinco anos ela cuida do espaço, planta e busca alternativas para evitar a ação de caçadores. Orgulhosa, dona Lúcia mostra os impactos positivos dos seus cuidados, volta de pássaros e outros animais à região e a recuperação da mata ciliar com árvores plantadas uma a uma. Além de ser um grande Ponto Luminoso na comunidade ela é uma grande parceira na Plataforma.

"É muito legal saber que a gente pode plantar uma árvore e a na verdade quem planta açai planta muitas árvores, porque seu fruto é sua semente..."
Eduardo Martins, 10 anos

- 22 a 26/07 - Oficina de Bornal de jogos “Brincando também se ensina”, nas escolas Municipal Buriticupu e na Escola Estadual Fernando Castro. 64 (sessenta e quatro) professores participaram da atividade. Durante as oficinas repensaram os problemas e questões relacionadas ao aprendizado das crianças a partir do cotidiano escolar. Para o futuro, planejamos a montagem dos jogos criados nessas oficinas para empréstimo e experimentação nas sete escolas participantes e depois ampliar para toda a rede de ensino.

- 17/07 - Juntamente com as crianças da escola Municipal Rui Barbosa da comunidade Buritizinho, plantamos 100 (cem) mudas de açai às margens do rio Buritizinho. Durante os dias de conversa foi planejado com as crianças, a diretora e professores, a criação de um grupo de "cuidadores de árvores" - esse foi o nome que as crianças escolheram para um grupo de 40 crianças que terá um grande desafio: produzir mudas e plantar na comunidade, principalmente às margens do rio.

- 23/07 - Confecção de Algibeiras da Gestantes no PSF – Centro, pela equipe de Educadoras Sociais e equipe de ACS. - 23 a 25/07 - Oficina de PTA 1, 2, 3 na comunidade, segundo núcleo a 17 km da sede. Esta é a segunda oficina realizada estrategicamente nas comunidades, para facilitar a participação dos agentes e ao mesmo tempo privilegiar o trabalho de campo. - 26/07 - Sessão de cinema na “Nossa Casa”, sede do Projeto Trilhos na comunidade Buritizinho. - 29/07 - Oficina de confecção de tapetes de linha, na comunidade Buritizinho. Nesse primeiro momento apenas 5 (cinco) pessoas participam da oficina.

6

Acontece - 01/08 - Visitas e acompanhamento da Flor de Mãe. Atualmente temos 3 (três) bebês e 5 (cinco) gestantes acompanhados, duas visitas acontecem diariamente. Acontecerá - 05/08 - Retorno das rodas de Leitura e atividades relacionadas à Algibeira na Escola Municipal Paulo Freire. A equipe prepara histórias para contar, nas turmas da manhã e da tarde. Nesse período, todas as turmas participarão das atividades. - 05/08 - Oficina comunitária em Buritizinho Semanalmente as mulheres se reúnem para experimentar novas receitas. No dia 08 a experiência será de produção de "multi mistura". A partir dessa primeira experiência de saúde, outras receitas serão testadas - xaropes, fortificantes, vermífugos, etc. - 09/08 - Entrega da Algibeira de Livros na Escola Municipal Juvenilia, com Roda de Histórias e conversa com as crianças. - 13 a 15/08 - Oficinas de PTA 1, 2 e 3 e Cuidados com recém-nascidos, na área urbana, auditório da FUNASA - Fundação Nacional de Saúde.

- 15/07 - Pintura com tinta de Terra na Vila Fé em Deus. A comunidade tem se apropriado desta tecnologia de tal maneira que já conseguiram 4 (quatro) tons diferentes de terra pela cidade. A comunidade passou a valorizar mais a natureza e os benefícios que ela nos oferece.

SANTA RITA - MA
Aconteceu - Visita do Cuidador Solidário às gestantes assistidas pelo projeto Nos Trilhos do Desenvolvimento e fixação da placa da gestante. A placa evidencia que naquele local existe uma gestante que necessita de cuidados. Ao recebê-la, a gestante sente-se acolhida pela comunidade e orgulhosa pela maternidade. - Visita aos quintais das gestantes. Os Cuidadores visualizaram cinco (5) quintais para neles acontecer oficinas de permaculura e outros encontros. Momento para conversar sobre a gestação e reforçar o “Disque Cuidador Solidário”, após o parto. - 16/07 - Roda de Leitura. Neste período de férias o Centro de Referência do projeto organizou uma programação diferenciada para as crianças. 25 (vinte e cinco) crianças de diversas idades participaram das atividades. - 17/07 - Cine Férias na Vila Fé Em Deus. A comunidade teve oportunidade de se encontrar para ver filmes em tela grande. O cinema aconteceu na escola e contou com a contribuição da comunidade, que fez pipoca e emprestou o equipamento de som. A atividade contou com a participação de 28 (vinte e oito) pessoas, dentre elas, crianças e alguns adultos. O filme assistido foi “As Aventuras de Tadeu”.

7

- As crianças, com o auxilio dos educadores utilizam as estações de pesquisa. A procura está sendo grande e aos poucos o volume de usuários está crescendo.

- 23/07 - Oficina de brinquedos com as crianças no Centro de Referência do Projeto. O brinquedo confeccionado foi o cata-vento. A partir desta atividade conversaram sobre os cuidados com o meio ambiente e o aproveitamento de revistas velhas e outros papéis. A oficina contou com 15 (quinze) crianças.

- 18/07 - Oficina de Permacultura na Vila Fé Em Deus. Reunidas no quintal da Cuidadora Nilzete construíram uma horta mandala. A comunidade aprendeu na prática esta tecnologia para produção de alimentos. Percebia-se no olhar das pessoas o quanto foi importante aprender a fazer a mandala. A oficina contou com a participação de 14 (quatorze) pessoas. - 19/07 - Pintura com Tinta de Terra na casa de Laura. A pintura foi no interior da casa e contou com a participação de 15 (quinze) pessoas. Elas se encantam cada vez mais com as pinturas, as casas pintadas estão virando um cartão de visita das pessoas. Depois das pinturas os moradores estão mais envolvidos nas ações do projeto e querem estar juntos nas atividades.

- 26/07 - Cine Férias no Centro de Referência do Projeto, com a participação de 25 crianças. - 27/07 - Reunião de formação da equipe e momento de fortalecimento do trabalho conjunto. O encontro aconteceu para refletir sobre as práticas diárias, avaliar os caminhos já percorridos e corrigir os rumos, se necessário. 10 (dez) pessoas participaram do encontro que aconteceu no Centro de Referência do Projeto. Acontece - Manutenção e construção dos viveiros de mudas. - Funcionamento do Centro de Referência das 8h à 12h e das 13h30 às 17h30. - Algibeira de Leitura está na Vila Fé Em Deus na casa de Dona Biu e caminha por outras casas. - Emissão da Carteirinha de sócio da biblioteca; - Acompanhamento das gestantes e visitas às puérperas; - Algibeira de livros nas Escolas Municipais Estefânio Saldanha Povoado de Pedreira e Escola

8

Municipal Auxiliadora Santos de Ribeiro, na Vila Fé Em Deus. - Banco da Solidariedade, às terças-feiras, às 14 horas. - Clube de Leitura - 01/08 - Plantio de sementes no viveiro de mudas dos quintais, na Vila Fé Em Deus. Acontecerá - Reunião com o grupo de mulheres do Povoado de Pedreiras. Momento para organizar as ações conjuntas com o grupo de mulheres. - 05 a 19/08 - Oficina do Bornal de Jogos para os professores da Rede Municipal de Educação. A oficina acontecerá na Secretaria Municipal de Educação, no período da tarde. - 08/08 - Vídeos das Gestantes no Centro de Referência do Projeto, para todas as gestantes acompanhadas pelo mesmo. Após a apresentação dos vídeos, momento de bate papo relacionado ao assunto exibido.

- 09/08 - Construção de jogos educativos para o trabalho junto às crianças e montagem do Banco de Jogos. - 11/08 - Oficina de Tinta de terra, na casa de Natália, Vila Fé em Deus. A pintura de terra traz uma discussão do cuidado com o meio ambiente e desperta o interesse das pessoas em utilizar formas alternativas que não prejudique o meio ambiente. Inicio às 14 horas. - 14/08 - Oficina de brinquedos com os alunos da Escola Municipal Auxiliadora Santos Ribeiro. Com a oficina será possível discutir os cuidados com a comunidade e a importância da limpeza e higiene dos espaços onde vivemos. Em foco - A coordenadora pedagógica do CPCD, Eliane Almeida e a Supervisora do DASCA Patrícia Sampaio, visitaram as sedes do projeto Trilhos e acompanharam as atividades junto à equipe.
Este informativo contou com a contribuição de Astrogilda J. Santana, Ednalda Aparecida dos Santos, Eliane Luiz de A. Oliveira, Vânia Lúcia Coutinho, Jorge Luiz P. Pinto, Washington A. Rodrigues, Gleidiane O. Santos, Doralice B. Mota, Diana

9

10

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful