You are on page 1of 12

Anlise do Custo do Ciclo de Vida de um Activo Fsico (LCCA)

Martins, R. (1), Abreu, J. (1)


30251@alunos.isel.ipl.pt; 30715@alunos.isel.ipl.pt

(1) rea Departamental de Engenharia Mecnica, Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Portugal

Resumo O presente trabalho tem como objectivo dar a conhecer os princpios da metodologia da Anlise do Custo do Ciclo de Vida (LCCA) de um Activo Fsico, fundamental na estratgia e competitividade da Indstria. Pretendemos, por outro lado, apresentar dois casos prticos, como forma de exemplificao e aplicabilidade desta metodologia, enunciando as suas principais vantagens na procura da excelncia por parte das empresas.

1.

Introduo

Actualmente, a forte concorrncia entre as empresas exige a implementao de novas estratgias que gerem vantagem competitiva com base na eliminao do desperdcio e no conhecimento daquilo que realmente agrega valor para o cliente. As empresas enfrentam desta forma o desafio da melhoria contnua e procura da excelncia, melhorando a qualidade final do produto e/ou servio e rentabilizando o seu negcio ao mais baixo custo. Analisando os mercados, torna-se assim compreensvel que a estratgia no passe obrigatoriamente por aumentar o valor de venda do produto e/ou servio, como forma de garantir a vantagem competitiva, mas sim numa perspectiva de reduo de custos ao nvel da organizao, seja ao nvel da produo, manuteno ou explorao. De entre todas as estratgias desenvolvidas e implementadas ao longo dos tempos, a Anlise do Custo do Ciclo de Vida de um Activo Fsico revela-se fundamental na medida em que possa ser utilizada como uma ferramenta na tomada de deciso de compra e explorao de uma mquina e/ou equipamento, reflectindo desta forma uma anlise pormenorizada de investimento das empresas, fundamental para a longevidade destas nos mercados. Segundo Woodward [1], os bens/activos fsicos formam a infra-estrutura bsica das empresas, pelo que a gesto eficiente destes ser fundamental na obteno do sucesso pretendido . A gesto dos activos passar por planear criteriosamente os investimentos e monitorizar os bens ao longo da sua vida, desde a fase de consulta/aquisio at ao seu eventual abate, permitindo desta forma atingir o mnimo de custo de ciclo de vida possvel. Hart (citado por Woodward) [1] afirma que o custo do ciclo de vida de um activo pode, muitas vezes, ser determinado essencialmente pela compra inicial ou pelo custo do investimento, no na medida em que seja efectivamente o nico custo a considerar, mas sim aquele que determinar os custos finais e, consequentemente, o custo do ciclo de vida. Esta ideia sugere que as empresas implementem a

metodologia LCCA de forma a que a tomada de deciso seja feita a longo prazo e no numa perspectiva de poupar dinheiro na fase inicial de investimento. A determinao do custo do ciclo de vida de um activo revelar-se- assim fundamental na estratgia das empresas, conforme poderemos ver mais frente no presente trabalho. Os casos prticos que constaro deste trabalho permitem comprovar que o activo cujo custo de aquisio o mais baixo no apresentar o custo de ciclo de vida mais baixo, evidenciando desta forma que a deciso de investimento dever ser sustentada pela anlise do custo de ciclo de vida do activo fsico e no apenas pelo seu valor de aquisio.

2.

Anlise do Custo do Ciclo de Vida (LCCA)

O custo do ciclo de vida de um activo a soma de todos os capitais despendidos no suporte desse activo desde a sua concepo, passando pela operao e at ao fim da sua vida til (White e Ostwald citado por Assis e Julio, s.d.) [2]. J Ostrenga (citado por Cunha e Fernandes) [3] apresenta um conceito mais abrangente da LCCA ao afirmar que a anlise do custo do ciclo de vida a prtica de organizar os custos de acordo com os estgios da vida de um produto ou servio e utilizar este perfil na tomada de decises a respeito do mesmo. Podemos desta forma afirmar que a LCCA um mtodo de avaliao de custos durante toda a vida do produto, incluindo a fase de projecto, fabrico e explorao. A LCCA contabilizar assim os custos iniciais, isto , os custos de investimento, nomeadamente, os de compra e instalao e os custos futuros que incluiro os custos energticos, os custos de operao e custos de manuteno, sendo estes ltimos fundamentais na tomada de deciso e utilizados como forma de garantia da vantagem competitiva inerente ao investimento. A anlise do custo do ciclo de vida de um activo fsico iniciar-se- assim a partir do momento em que a sua aquisio equacionada e terminar quando o bem seja retirado de servio.

Figura 1 Ciclo de vida de um activo fsico [3]

A LCCA permite desta forma que as empresas possam calcular, analisar e determinar o custo econmico completo de um produto ou bem durante todo o seu ciclo de vida, optimizando os custos de aquisio e explorao, sendo assim fundamental na medida em que permite identificar pontos de desperdcio e criar vantagem competitiva sobre outras empresas concorrentes. De notar que esta metodologia poder ser

aplicada a diferentes casos. Contudo, o foco estar sempre na determinao da alternativa vivel para a obteno do menor custo, ao nvel de desempenho requerido. De forma a avaliar criteriosamente a metodologia LCCA, consideremos os seguintes custos na vida de um activo fsico, divididos em trs categorias, tal como definido por White and Ostwald (s.d., citado por Woodward) [1], custos de engenharia e desenvolvimento (projecto), custos de fabrico e instalao (produo) e custos de operao e manuteno (explorao).

Figura 2 Custos do ciclo de vida de um activo fsico [1]

De notar que estes custos podero ser subdivididos em diferentes categorias e caracterizados segundo o modelo em anlise. Consideremos assim os seguintes exemplos de custos frequentemente utilizados na Anlise do Custo de Ciclo de Vida de um Activo Fsico: Tabela 1 Custos considerados na LCCA [2]

Os custos operacionais sero descontados na fase de aquisio e sero somados ao longo da vida til do activo fsico, pelo que o custo do seu ciclo de vida ser dado, de uma forma genrica, pela seguinte expresso:

(1)

IC Custos Iniciais (desenvolvimento e produo, aquisio e instalao); Somatrio ao longo da vida do componente (entre 1 e N anos, sendo que N corresponde vida do componente); OC Custos Operacionais (energia, operao, manuteno); r Taxa de desconto; t ano para o qual os custos de operao so determinados.

No que respeita metodologia, a LCCA, segundo a norma ISO 15686-5 (2006), permite uma comparao entre avaliaes de custos realizadas durante um perodo de tempo especificado, tendo em conta todos os factores econmicos relevantes, quer ao nvel de custos iniciais, quer ao nvel de custos operacionais futuros [4]. A LCCA ser consequentemente uma previso do futuro, em que a estimativa ser tanto mais fivel quanto maior for a disponibilidade dos dados e quanto mais apropriada for a fase de clculo do custo. Assim, segundo Fabrycky e Blanchard (citados por Assis e Julio, s.d.) [2], consideremos trs diferentes formas de estimar os custos, cuja aplicabilidade ser definida em funo do caso real:

Estimativa por procedimento de engenharia; Estimativa por analogia; Estimativa paramtrica.

A estimativa por procedimentos de engenharia implica o conhecimento de dados precisos e com detalhe, pelo que, sempre que tal informao esteja disponvel, este ser o mtodo mais adequado a aplicar na LCCA. No que respeita ao mtodo por analogia, apesar de ser um mtodo rpido, barato e carecendo de menos informao, dever ser feito por pessoas experientes, sob pena de o custo do ciclo de vida dos activos ser desvirtuado. Quando bem aplicado, trata-se do mtodo ideal para a avaliao da aquisio de activos fsicos novos. Por ltimo, o mtodo de estimativa paramtrica implicar diferentes tcnicas de estatstica, sendo caracterizado por necessitar igualmente de informao detalhada, mas menos exaustiva que a informao necessria na estimativa por procedimento de engenharia. Posto isto, torna-se compreensvel que, para que a metodologia LCCA seja reconhecida como uma ferramenta til na procura da excelncia por parte das empresas, as preocupaes relacionadas com as incertezas das estimativas tenham de ser continuamente tratadas e reduzidas progressivamente. Por outro lado, a ressalvar o facto de a aplicabilidade desta metodologia implicar obrigatoriamente que as alternativas consideradas no estudo tenham caractersticas funcionais e parmetros de avaliao idnticos, de modo a tornar a anlise num exerccio vlido. Torna-se assim evidente a necessidade de identificar correctamente as restries e requisitos do projecto, em virtude de estas influenciarem o estudo com relativo impacto.

Por ltimo e, de forma a apresentarmos os casos prticos, torna-se importante definir os conceitos principais a considerar na metodologia LCCA para efeitos de aplicao. Segundo Kaufman (citado por Woodward) [1], a LCCA poder ser dividida em 8 (oito) pontos fundamentais, nomeadamente: 1. Operating Profile (OP): descreve o ciclo peridico atravs do qual o activo fsico estar ou no em operao, consoante a condio dada, compreendendo assim os modos de arranque, funcionamento e desligado; 2. Utilization Factors: independentemente de o equipamento estar em operao, as condies de utilizao, nomeadamente cargas de servio e condies-ambiente tero particular influncia no custo do ciclo de vida do activo fsico; 3. 4. Costs: todos os elementos ou reas de custos devem ser devidamente identificados; Critical Cost Parameters: os parmetros de custos crticos determinaro os custos decorrentes da vida do activo fsico. A ttulo de exemplo refira-se o MTTR (tempo mdio para reparao), o MTBF (tempo mdio entre falhas), o tempo decorrido entre intervenes de manuteno programada, entre outros. 5. 6. Calculate costs at current prices: todos os custos devero ser calculados s taxas actuais; Escalate current costs: os custos devero ser recalculados considerando as taxas de inflao, com a ressalva de que a impreciso neste clculo poder influenciar negativamente o resultado pretendido, da a importncia em obter informao fidedigna para estimar os custos necessrios ao clculo do custo do ciclo de vida do activo fsico; 7. Discount costs to base period: sabido que a valorizao de um activo fsico no constante ao longo do tempo, pelo que h que levar este aspecto em linha de conta no clculo; 8. Sum-up all costs: o somatrio de todos os custos permitir obter o custo do ciclo de vida do activo fsico, com base na definio dos custos decorrentes entre a prospeco/aquisio do activo e o seu eventual abate.

Figura 3 Custo do ciclo de vida (Modelo Kaufman) [1]

3.

Caso (s) Prtico (s)

Anlise do Custo do Ciclo de Vida de um Activo Mtodo do Custo Total do Activo

Segundo Brown e Yanuck [5], o custo do ciclo de vida pode ser definido como um mtodo de calcular o custo total da propriedade durante toda a vida til de um activo . Com base neste conceito, os autores citados, consideram que existem custos subsequentes significativos para alm do custo inicial, assim como o valor residual e quaisquer outros benefcios quantificveis a serem derivados. Consequentemente, Brown e Yanuck justificam que a tcnica LCC utilizada no caso de uma deliberao para a compra de um activo com custos substanciais de operao e manuteno durante a vida til [5]. Conforme apontado anteriormente, h que considerar diferentes tipos de custos ao longo da vida de um activo. Nesse sentido, apresentamos de seguida um caso prtico, simples e perceptvel, da compra de um automvel, adaptado de Brown e Yanuck [5].

Tabela 2 - Caso de estudo de compra de um automvel de frota [5]. Modelo Preo base1 ISV
1

Ford Transit 1.8 TDCi 90 Curta 14.579,16 778,56 3.353,21 224,17


2

Fiat Doblo Cargo 1.3 Multijet 90 SX 14.600,00 261,67 3.358,00 128,92 18.348,59 450,00 1.805,70 8.030,00 4 25000 205,00 50,00 20.859,29 28.778,15 20.748,15 ---

Citron Berlingo 1.6 Hdi 90 600 13.834,00 580,54 3.181,82 160,78 17.757,14 525,00 1.875,15 6.560,62 4 25000 319,00 50,00 20.526,29 29.316,08 22.755,46 2.007,31

Renault Kangoo Express Bussiness 1.5 dCi 90 14.244,61 478,97 3.276,26 160,78 18.160,62 450,00 1.805,70 7.122,31 4 25000 197,00 50,00 20.663,32 28.653,76 21.531,46 783,31

IVA IUC // ano1 Preo de compra Seguro // ano Combustvel // ano3 Valor residual4 Durao // anos Km // ano Custos de manuteno Custos de operao Total // 1 ano Total // 4 anos Total // 4 anos Valor residual Diferena
1 2 2

18.935,10 525,00 2.187,68 7.289,58 4 25000 195,00 50,00 21.892,77 31.438,31 24.148,73 3.400,58

Fonte: http://www.guiadoautomovel.pt/ Reviso mais pneus. Fonte: http://autoviva.sapo.pt/. 3 Foi utilizado um preo mdio de referncia de 1.389 /l. Fonte: http://www.maisgasolina.com/ Consumos mdios: Ford (6.3 l/100km), Fiat (5.2 l/100km), Citron (5.4 l/100km) e Renault (5.2 l/100km). Fonte: http://autoviva.sapo.pt/. 4 Valor obtido atravs de vrias pesquisas de mercado.

De notar que, para o presente estudo, foram utilizados modelos automveis da mesma gama e de caractersticas idnticas, de forma a tornar o estudo vlido. Os custos de operao, neste caso, foram uniformizados e no tero um impacto que poderiam ter num caso real, j que este varivel de marca para marca e de modelo para modelo. Contudo, por falta de informao, estabeleceu-se que cada reviso teria uma durao de duas unidades de tempo (UT), em que cada UT tem um custo de 25 (vinte e cinco) euros.

Depois de analisados os dados tabela 2, a concluir o seguinte, conforme esperado: O activo com investimento inicial menor (Citroen Berlingo) a melhor aquisio no primeiro ano de servio. Contudo, no total do perodo pretendido, acaba por ser uma m opo de compra; Apesar de apresentar um custo conjunto de manuteno-operao menor, o activo com um custo inicial mais elevado (Ford Transit) apresenta valores de IUC considerveis, sendo uma desvantagem ao longo dos anos; Os custos energticos (gasleo) e os impostos (IVA, ISV e, anualmente, o IUC) tm uma influncia negativa e considervel sob o valor final do activo, encontrando-se estes na ordem dos 93% do valor final tetra-anual; A escolha ideal para o perodo em anlise (quatro anos) seria a opo cujo investimento inicial o segundo mais elevado (Fiat Doblo). Como vantagens, apresenta o preo anual do IUC e o elevado valor de revenda; O activo com o terceiro maior investimento inicial (Renault Kangoo) poderia ser seleccionado caso no fossem aplicados custos adicionais como, por exemplo, equipamentos extras ou softwares especficos de acompanhamento da manuteno; Nem sempre um investimento inicial elevado sinnimo de poucos custos adjacentes, j que os custos so variveis segundo o sector de mercado. Anlise do Custo do Ciclo de Vida de um Activo Mtodo do Valor Actual Lquido (VAL)

Para este segundo caso prtico, optmos por utilizar um outro mtodo da LCCA. Este modelo complementado pelas anlises de custos que so consideradas por outras ferramentas como o mtodo do Valor Actual Lquido (VAL) para avaliao de projectos com o mesmo tempo de vida e o Custo Anual Equivalente (CAE) que permite comparar projectos com duraes de vida diferentes. Conforme visto anteriormente, o custo de ciclo de vida de um activo pode ser significativamente maior do que o investimento inicial e, em muitos casos, definido na primeira fase de criao. No entanto, as despesas de investimento so utilizadas por muitas empresas como o principal critrio de seleco para compra ou mesmo como o nico critrio (Lindholm e Suomala citados por Pedro, Rodrigues e Filipe) [6]. Tal situao deve-se, em grande parte, ao desconhecimento da tcnica da LCCA, falta de um padro ou directrizes que apoiam a implementao desta tcnica e, especialmente, falta de dados sobre o passado dos activos (Ardit e Messiha citados por Pedro, Rodrigues e Filipe) [6].

De forma a confirmar mais uma vez a viabilidade de implementao da metodologia LCCA, apresentamos, de seguida, um caso de estudo que envolve a seleco de uma mquina sofisticada para uma fundio. Os critrios de deciso recaem sobre uma mquina cuja tecnologia j existe na fundio ou uma outra mquina com tecnologia distinta da primeira.

Tabela 3 Dados da primeira opo de estudo (mquina com a mesma tecnologia). Ref. P C I Custos Projecto Investimento inicial Instalao Valor (mil ) 800 8 Perodo (anos) 1 1 1% do investimento inicial Notas Activo comprado a outrem

O clculo do Valor Actual (VP) do activo dado pela seguinte expresso:

(2)

Onde: TC = Tipo de custos; i = Taxa de inflao; j = Taxa de juros; n = Nmero de anos

Considerando os custos de projecto (P), os custos de investimento inicial (C) e os custos de instalao (I), temos que: ( ( )
( ) ( ) ( )

( (

( (

Por outro lado, considerando a taxa de inflao e de juros igual a 5 e 8%, respectivamente: ( ( ) ) ( ( ) ) ( ( ) )

Desta forma, temos que o valor de 748.000,00 representa o valor actual do custo inicial.

De seguida, consideremos os custos de manuteno e de operao: Tabela 4 Dados da primeira opo de estudo (custos de manuteno e operao). Ref. L E M R Custos Mo-de-obra Energia Manuteno Matria-prima Valor (mil ) 4 54 35 360 Perodo (anos) 2-10 2-10 2-10 2-10 Notas 4 Trabalhadores por turno, considerando 3 turnos/dia.

Tendo em conta o mnimo de perodo til (dois anos), o valor actual dado por: ( ( ( ( ) ) ) ) ( ( ) ) ( ( ( ( ) ) ) ) ( ( ( ( ) ) ) ) ( ( ) )

Posto isto, estamos em condies de apresentar a seguinte tabela para a mquina equipada com a mesma tecnologia (primeira opo): Tabela 5 Clculo do Custo do ciclo de vida Primeira opo. Custos de Manuteno e Operao
Perodo Nmeros de anos A 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 ( B 0,86 0,79 0,74 0,68 0,63 0,58 0,54 0,50 0,46 Taxa de juros ) Taxa de inflao ( )( C 1,10 1,16 1,22 1,28 1,34 1,41 1,48 1,55 1,63
)

Custos de Operao e Manuteno anuais Milhares de euros D 408,00 408,00 408,00 408,00 408,00 408,00 408,00 408,00 408,00

Valor actual em cada ano Milhares de euros 385,65 374,94 364,52 354,40 344,55 334,98 325,68 316,63 307,83

Valor actual total incorrido Milhares de euros ( 385,65 760,58 1125,10 1479,50 1824,05 2159,03 2484,71 2801,33 3109,17 )

Custo Inicial Milhares de euros G 748,00 748,00 748,00 748,00 748,00 748,00 748,00 748,00 748,00 748,00

Total LCC Milhares de euros 748,00 1133,65 1508,58 1873,10 2227,50 2572,05 2907,03 3232,71 3549,33 3857,17

Assim, considerando o ciclo de vida da mquina de 10 anos, o seu custo de ciclo de vida ser de 3.857.170,00.

No caso da segunda opo, consideremos uma mquina de tecnologia distinta da primeira, cujo custo de aquisio inferior ao custo inicial da primeira, nomeadamente 560.000,00. Tabela 6 Clculo do Custo do ciclo de vida Segunda opo.
Custos de Manuteno e Operao Custos de Valor actual em Taxa de inflao Operao e cada ano Manuteno anuais Milhares de Milhares de euros ( )( ) euros C D 1,10 665,00 628,57 1,16 665,00 611,11 1,22 665,00 594,13 1,28 665,00 577,63 1,34 665,00 561,58 1,41 665,00 545,98 1,48 665,00 530,82 1,55 665,00 516,07 1,63 665,00 501,74 Custo Inicial Milhares de euros G 560,00 560,00 560,00 560,00 560,00 560,00 560,00 560,00 560,00 560,00

Perodo Nmeros de anos A 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 (

Taxa de juros ) B 0,86 0,79 0,74 0,68 0,63 0,58 0,54 0,50 0,46

Valor actual total incorrido Milhares de euros ( 628,57 1239,68 1833,81 2411,44 2973,02 3519,01 4049,83 4565,90 5067,64 )

Total LCC Milhares de euros 560,00 1188,57 1799,68 2393,81 2971,44 3533,02 4079,01 4609,83 5125,90 5627,64

Analisando a tabela 6, facilmente conclumos que o custo do ciclo de vida da mquina considerada na segunda opo bastante superior ao da primeira, determinado em 5.627.640,00, ainda que apresente um custo de investimento inicial mais baixo, conforme apresentado no grfico seguinte: Grfico 1 Anlise do Custo do Ciclo de Vida (Opes consideradas no estudo)

Anlise do Custo do Ciclo de Vida


Total LCC (milhares )
6.000 5.000 4.000 3.000 2.000 1.000 748 560 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Nmero de anos 3.857 Primeira opo Segunda opo 5.628

4.

Concluso

Os custos de aquisio so amplamente utilizados como critrio principal (muitas vezes at como o nico) para orientar decises de compra de bens e servios, isto , parte-se do pressuposto que o mais barato sempre a melhor alternativa. Custos de aquisio constituem de facto um critrio bem simples e fcil de utilizar. Porm, preciso considerar que frequentemente este facto conduz-nos a decises financeiras desastrosas. Isso porque os custos de aquisio revelaram apenas uma parte da histria , Barringer [7]. Face ao exposto e, conforme proposto inicialmente, atravs dos casos prticos apresentados, a metodologia LCCA permite-nos concluir que a tomada de deciso relativamente compra ou explorao de um activo fsico no dever ser levada em linha de conta considerando apenas o custo de investimento inicial, mas sim o custo do ciclo de vida do activo fsico em anlise. Na verdade, o activo cujo custo de aquisio o mais baixo acaba por apresentar o custo do ciclo de vida mais elevado (ver figura 4), relevando a importncia da aplicao da metodologia da Anlise do Custo do Ciclo de Vida dos Activos Fsicos para obteno de vantagem competitiva das empresas.

Figura 4 Relao entre o custo inicial de investimento e os custos de manuteno e operao

Referncias

[1]

Woodward, D. G. (1997). Life cycle costing - theory, information acquisition and application. Internattonal Journal of Project Management, Vol. 15, No. 6, 335-344

[2]

Assis, R., & Julio., J. (s.d.). Gesto da Manuteno ou Gesto de Activos? (Custos ao longo do Ciclo de Vida)

[3]

Cunha, R., & Fernandes, B. (2009). Custeio do Ciclo de Vida: Aplicao do custo total do consumidor na aquisio de um activo imobilizado. RUC Revista Unieuro de Contabilidade, Braslia, v. 2, n. 1.

[4]

Real, S. (2010). Contributo da anlise dos custos do ciclo de vida para projectar a sustentabilidade na construo - Dissertao Mestrado em Engenharia Civil.

[5]

Brown, R., & Yanuck, R. R. (1985). Introduction to Life Cycle Costing. (I. The Fairmont Press & I. Prentice-Hall, Eds.). USA.

[6]

Pedro, I., Rodrigues, B., & Filipe, J. A. (2011). Implementation of a Program for the Analysis of the Costs of Equipment s Maintenance until the End of their Useful Life . Int. J Latest Trends Fin. Eco. Sc., 1(4), 196200.

[7]

Barringer, H. Paul (1998). Why you need practical reliability details to define life cycle costs for your products and competitors products. Barringes & Associates, Inc, P.O, Humble,

You might also like