You are on page 1of 10

Manual de Inseminao Artificial em Tempo Fixo (IATF) em gado leiteiro.

Introduo:
As vacas leiteiras, durante a lactao, apresentam caractersticas fisiolgicas particulares que diferenciam o comportamento reprodutivo desses animais, quando comparadas a fmeas bovinas de outra aptido. A fertilidade das vacas leiteiras, principalmente as altamente produtivas, mais baixa, devido a algumas particularidades metablicas que tornam a concepo mais problemtica, exigindo maior nmero de inseminaes por prenhez.

Particularidades reprodutivas de vacas leiteiras:


Podemos citar como diferenas conhecidas at o momento, as seguintes particularidades:
1) Maior incidncia de reteno de placenta ps parto.

A explicao para isso multifatorial, pois envolvem todos os fatores causadores de stress, tais como: nutrio deficiente, baixa adaptao ao ambiente, baixa resistncia a parasitas, incidncia de doenas infecciosas, entre outras. A conseqncia da reteno de placenta uma incidncia representativa de endometrites no perodo ps-parto de vacas leiteiras. Essas infeces geram prejuzos ao ambiente uterino e, em casos extremos, poder ocorrer a infertilidade permanente de algumas fmeas. Mesmo as endometrites com menor gravidade, costumam aumentar o perodo entre o parto e o primeiro cio, com cios de baixa fertilidade, liberao de muco sujo e interferindo na eficincia reprodutiva do animal.
2) Maior incidncia de cistos foliculares.

As vacas em lactao possuem metabolismo muito acelerado e uma taxa de degradao heptica de hormnios esterides muito rpida (estrgeno e progesterona). Esse fator pode interferir no mecanismo da ovulao. Conforme mostra o esquema abaixo, a metabolizao excessiva do estrgeno, produzido pelo folculo pr-ovulatrio, pode provocar falha na sensibilizao dos receptores de estrgeno localizados no hipotlamo. Conseqentemente, pode haver falha na liberao, ou liberao insuficiente de GnRH e posteriormente de LH, resultando em falha na ovulao, com a formao de um cisto folicular.

3) Diminuio do perodo de estro e estros silenciosos.

O cio um comportamento induzido pela ao de alto nvel de estrgenos sobre receptores cerebrais especficos. Quando temos rpida metabolizao heptica do estrgeno, (observado nas vacas em lactao), esse hormnio acaba sendo retirado rapidamente da circulao sangunea. Conseqentemente, o comportamento estral se apresenta diminudo ou at ausente.

Grfico: Durao mdia do comportamento estral (horas) em vacas com diferentes produes leiteiras, Wiltbanks et al, 2004.

20 15 10 5 0 20 litros 35 litros 55 litros

4) Maior incidncia de dupla ovulao e de partos gemelares.

A dominncia folicular, onde o folculo mais representativo da onda de crescimento induz a atresia dos folculos subordinados, se d pela secreo de estrgeno e inibina. A liberao do estrgeno e inibina promovem o bloqueio da secreo de FSH pela hipfise. Devido rpida metabolizao heptica (nas vacas leiteiras), o estrgeno secretado pelo folculo dominante, retirado da circulao, possibilitando uma falha no bloqueio do FSH. Assim, uma freqncia maior de ondas foliculares com a presena de mais de um folculo dominante ocorrem, possibilitando a ovulao dupla.
5) Alta sensibilidade ao stress trmico.

As vacas leiteiras possuem metabolismo acelerado, como j foi anteriormente abordado, produzindo muito calor metablico. Alm disso, os animais taurinos so menos adaptados ao clima quente. Portanto, durante o vero, nota-se uma queda significativa nos ndices reprodutivos. O stress trmico provoca uma queda na qualidade dos vulos produzidos, diminuindo a fertilidade dessas estruturas. Tambm os embries so muito sensveis ao stress trmico, particularmente nos 7 primeiros dias ps-fertilizao.
6) Menor taxa de concepo Inseminao artificial.

Todos os fatores acima citados contribuem para uma menor eficincia reprodutiva em vacas leiteiras. Um fator que no deve ser esquecido a maior metabolizao da progesterona produzida pelo corpo lteo ovariano. O embrio se desenvolve com menores nveis sanguneos desse hormnio e sabe-se que esse fato reduz a taxa de crescimento embrionrio. Isso aumenta a incidncia de falhas no mecanismo de reconhecimento materno da gestao por parte da fmea, com conseqente lutelise e perda embrionria precoce.

Todas as caractersticas citadas interferem na eficincia reprodutiva de vacas leiteiras, tornando a obteno de uma nova prenhez, um grande desafio. Existe, portanto, a necessidade de se buscar novas tecnologias para melhorar o desempenho reprodutivo dessas vacas.

Por que usar IATF em rebanhos leiteiros? A necessidade de alta produo de leite e bezerros fundamental para que a granja leiteira sobreviva e seja capaz de gerar lucros no mercado competitivo atual. Isso somente possvel se a eficincia reprodutiva do rebanho for otimizada. Desta forma se busca diminuir o intervalo entre partos (IEP) e aumentar a proporo de animais em lactao, alm do nmero de bezerros produzidos por ano. Nesse contexto, as tcnicas de IATF se mostram ferramentas valiosas por que: Eliminam a necessidade de observao de cios nas vacas sincronizadas. As vacas so inseminadas em horrios pr-fixados, evitando-se as falhas de deteco. Conseguimos induzir atividade ovariana em vacas em anestro. Podemos programar as inseminaes, os nascimentos e, conseqentemente, a produo leiteira, conforme a necessidade, (manter a produo constante durante o ano ou aumentar a produo em perodos de entressafra). Diminuio do intervalo parto-concepo, com conseqente aumento da produo de bezerros e leite (eficincia reprodutiva). Diminuio de custos de manuteno, pela reduo do perodo ocioso das vacas do rebanho. Informaes reprodutivas sobre os rebanhos leiteiros Na tabela abaixo, vemos que as falhas de deteco de cios comprometem a taxa de servio e a eficincia reprodutiva dos rebanhos que utilizam Inseminao Artificial convencional. Porcentagem de observao de estros em funo do mtodo de deteco:
Mtodo de deteco Observao casual Observao por ordenhadores Observadores treinados (2x ao dia) Observao + Uso de Rufies Observao 24 hs por dia % de cios detectados 43 50 50 71 89 B, 2002.

Pr-requisitos para utilizar IATF em rebanhos leiteiros: As vacas a serem sincronizadas devem ter, no mnimo, 45 dias de intervalo ps-parto. As vacas devem estar em mdia/ boa condio corporal (2,5 ou acima, numa escala de 1 a 5). As vacas no devem estar em balano energtico negativo intenso (perda de peso grave). O controle sanitrio deve ser rigoroso, evitando que doenas como Brucelose, Leptospirose e outras, interfiram na reproduo.

Antes de iniciar um protocolo de IATF, necessrio que um veterinrio examine o sistema reprodutor das vacas para eliminar animais com problemas clnicos (infeces uterinas, cistos ovarianos, etc). Evitamos desperdcio de hormnios e smen em vacas no aptas. As endometrites resultantes de retenes de placentas devem ser tratadas com aplicaes de prostaglandina e antibioticoterapia (se necessrio) at a resoluo. Vacas com cistos ovarianos podem ser tratadas com GnRH (Gestran Plus) e 7 dias depois com PGF2 (Prolise) observando a manifestao de cios subseqentes. Outra possibilidade de tratamento do cisto ovariano a realizao de um programa de IATF com progesterona. Sempre ao utilizar programas de IATF, dar preferncia a smen de touros com histrico de fertilidade e oriundo de empresas idneas, isso evita variao de resultados e queda dos ndices de prenhez. Protocolos de IATF: 1) Programa IATF Tecnopec: Vacas Leiteiras Cclicas
D0 (16h) D8 (16h) D10(16h) D11(8h)

Inserir PRIMER + 3 ml Benzoato de Estradiol (BE) Retirar PRIMER + PROLISE Aplicar 1 ml de GESTRAN PLUS Inseminar todo lote

Indicaes deste protocolo: Animais com boa condio corporal (3 ou superior). Animais com intervalo ps-parto acima de 60 dias. Animais com presena de CL ou folculos acima de 8 mm (Ultrassom).

Experimento: Utilizao de dispositivos Primer novos ou re-utilizados e aplicao do GnRH (Gestran plus) 48 ou 56 horas aps a retirada dos dispositivos (d8). FMVZ-USP, 2008. Materiais e mtodos: Fazendas (n = 8) localizadas na regio centro-oeste do estado do Paran Perodo experimental = 2/2008 a 7/2008 Vacas Holandesas (n=140), prod = 30.90.9, DEL =174.67.9, BCS = 3.000.03 Delineamento inteiramente aleatorizado (2X2 fatorial) Ultra-som dia 45 aps IATF para diagnstico de gestao Protocolos testados:
D0 (16:00 h) D8 (16:00 h) D10 (16:00 h) D11(8:00 h) Lote 1 Inserir Primer + 2 ml RIC-BE Retirar Primer + 2 ml Prolise 1 ml Gestran plus IATF D0 (8:00 h) D8 (8:00 h) D10 (16:00 h) D11(8:00 h) Lote 2 Inserir Primer + 2 ml RIC-BE Retirar Primer + 2 ml Prolise 1 ml Gestran plus IATF

Resultados obtidos: a) Quanto ao dispositivo (novo ou usado):


60

P > 0.10 53.1%

50

n = 64

47.4% n = 76

Taxa de concepo (%)

40

30

20

10

0 Primer Novo Primer Usado

Tipo de dispositivo

b) Quanto ao momento de aplicao do GnRH:


60

P > 0.10 53.4%

50

n = 73

46.3% n = 67

Taxa de concepo (%)

40

30

20

10

0 GnRH 48h GnRH56h

Momento de aplicao do GnRH

Concluses: Os dispositivos Primer tiveram o mesmo desempenho no 1 e 2 uso na IATF de vacas holandesas de alta produo. No houve vantagem no atraso da induo da ovulao com GnRH, sendo mais indicado o horrio de 48 horas aps a retirada dos dispositivos.

2)

Programa IATF Tecnopec: Vacas Leiteiras em Anestro Inserir PRIMER + 3 ml Benzoato de Estradiol (BE) Retirar PRIMER + FOLLTROPIN + PROLISE Aplicar 1 ml de GESTRAN PLUS Inseminar todo lote

D0 (16h) D8 (16h) D10(16h) D11(8h)

Indicaes deste protocolo: Animais com mdia condio corporal (2,5). Animais com intervalo ps-parto menor que 60 dias. Animais sem presena de CL ou folculos inferiores a 8 mm (Ultrassom). Experimentos: IATF com Folltropin em vacas leiteiras: Dinmica folicular Folltropin vs. eCG em vacas leiteiras primparas (HPB) de alta produo: 400 UI eCG 8 0,540,32 17,64,10 72,96,44 87,50% 10 mg Folltropin 8 0,500,37 18,93,30 72,06,40 100% 20 mg Folltropin 10 0,400,18 17,45,20 71,16,40 70%

N de animais Crescimento folicular Dimetro Max. Folic. dominante Momento da ovulao Taxa de ovulao

Barros, C.; Pinheiro, V.; 2007

Resultados de programa IATF Tecnopec em vacas holandesas (produo mdia de 40 kg/ leite/ dia) comparando-se o uso de eCG (400 UI) ou Folltropin (20 mg): Folltropin (20 mg) eCG Total Anestro 29,4% (5/17) 25% (4/16) 27,3% (9/33) Ciclando 44% (11/25) 42,8% (12/28) 43,4% (23/53) Total 38,1% (16/42) 36,4% (16/44) 37,2% (32/86) Fernandes, C.A.C. (Biotran); 2007. Manejos para incrementar a taxa de concepo IATF: Existem alguns trabalhos utilizando estratgias que visam melhorar a taxa de concepo em vacas leiteiras. Estas estratgias podem ser utilizadas concomitantemente IATF, pois alguns autores afirmam que elas podem incrementar os resultados. H que pesar, porm, se o custo benefcio dos mesmos so viveis dentro da realidade da propriedade que assistimos. Aplicao de GnRH, 7 dias aps a IA. Esse manejo induz a ovulao do folculo dominante da 1 onda de desenvolvimento folicular, que se inicia 1 dia aps a ovulao ocorrida na IA. Esse manejo gera um corpo lteo acessrio. Aumentando a produo de progesterona, e podendo melhorar as taxas de prenhez, por diminuir os ndices de perda embrionria. Aplicaes estratgicas de prostaglandina no perodo voluntrio de espera. Pesquisas recentes demonstram que a fertilidade de vacas leiteiras maior se elas houverem ovulado uma ou mais vezes antes da 1 inseminao ps-parto. Pode-se aumentar a proporo de animais cclicos atravs de aplicaes de Prolise aos 30 e 44 dias ps-parto, melhorando a taxa de concepo IA ou IATF. BST (Bovine Somatotrophine). A aplicao de BST, durante o perodo de protocolo de IATF, pode promover um efeito positivo sobre a qualidade do vulo e acelerar o desenvolvimento embrionrio. Alguns trabalhos afirmam que esse manejo diminui a taxa de perda embrionria precoce. Suplementao alimentar com cidos Graxos Omega 3. A ingesto de 10 gramas/dia de cidos graxos Omega 3, durante o perodo reprodutivo, melhora a taxa de concepo na IA (segundo alguns trabalhos norte americanos), diminuindo o ndice de perda embrionria, motivada pela regresso precoce do corpo lteo. Os cidos graxos Omega 3 mudam a cadeia de degradao do cido Araquidnico, resultando em Prostaglandinas do Tipo E (ao invs de PGF 2), que no so ativas na lise do corpo lteo. Algumas fontes de Omega 3 so leo de peixe e gordura protegida de leo de palma. Como manipular os produtos:
PRIMER Limpar a vulva do animal com gua e depois com soluo de Kilol e sec-la com papel toalha descartvel. Colocar o dispositivo dentro do aplicador com o cordo passando pelo mbolo. Introduzi-lo at o fundo de saco vaginal. Aps certificar-se que est na posio correta, empurrar o mbolo, deixando o dispositivo no interior da vagina, ficando apenas a ponta do cordo para fora. Lavar o aplicador entre duas utilizaes e desinfet-lo com soluo de Kilol.

Ao trmino do tratamento, retirar o dispositivo puxando-o pelo fio. Lav-lo bem em gua limpa para retirar o muco, coloc-lo por 5 a 10 minutos em soluo de Kilol (1:250) e sec-lo sombra. Embalar em saco plstico fechado para posterior reutilizao.

Hormnios Injetveis
O Folltropin deve ser mantido sob refrigerao. Aps sua diluio apresenta validade de efeito por 5 dias. Quando for levado ao curral, coloc-lo em isopor com gelo, no o deixando exposto ao sol. Eventuais sobras devem ser congeladas em freezer (-20oC), no mesmo dia da diluio. Prolise e Gestran Plus tambm devem ser mantidos sob refrigerao. RIC-BE e PRIMER devem ser mantidos sombra, em local fresco e seco. importantssimo fazer suas aplicaes sempre via intramuscular, com agulhas finas (30x8 ou 40x12), para que no haja refluxo do produto aps a aplicao. Utilizar seringas novas com capacidade de 3 a 5 ml, para maior preciso de dose.

Dicas Importantes:
Descongelar o smen conforme as instrues do fornecedor. Deixar uma pessoa exclusivamente para descongelar e montar aplicadores, para ganhar agilidade. As vacas que no emprenharem na primeira inseminao, retornaro ao cio cerca de 17 a 23 dias aps, possibilitando repasse com inseminao convencional. PRINCIPAIS VANTAGENS PROPORCIONADAS PELA TCNICA: DISPENSA A OBSERVAO DE CIO. Pesquisas indicam que os mtodos tradicionais de deteco de cio raramente conseguem ndices de eficcia acima de 50 a 70%, conseqentemente, muitas das vacas em cio no so inseminadas, por falha de deteco. Isto gera aumento da mdia de intervalo entre partos, aumento do intervalo entre lactaes e diminuio do nmero de bezerros produzidos por ano, alm disso, existem outras falhas como a inseminao de vacas que no esto em cio, ou que j esto em momento desfavorvel, o que provoca desperdcio de smen. DIMINUI O INTERVALO ENTRE PARTOS. As vacas leiteiras tm um perodo de recuperao ps-parto difcil, pois alm da recuperao natural do aparelho genital e corporal, ainda tm a alta produo de leite como agente complicador (balano energtico negativo), o que pode gerar perodos bastante longos entre o parto e a nova concepo. AUMENTA A PRODUO DE LEITE. um efeito reflexo da diminuio do intervalo entre partos, conseqentemente o perodo seco do animal ser menor. Numa propriedade onde o IEP de 18 meses e, hipoteticamente, consegue-se reduzir para 12 meses, temos uma lactao a mais a cada perodo de 3 anos, ou seja, 50% de aumento de produo leiteira por ano, s devido ao ganho reprodutivo obtido. AUMENTA A PRODUO DE BEZERROS. Outro efeito reflexo da diminuio do IEP, teremos uma maior tendncia de todas as vacas produzirem um bezerro ao ano, ao invs de 1 bezerro a cada ano e meio, como a mdia nacional, resultados advindos disso so: maior nmero de animais para venda ou para reposio no rebanho, levando a um progresso gentico mais rpido e gerando receita a propriedade. CUSTOS DE TRATAMENTOS ACESSVEIS.

Temos hoje protocolos com boa eficcia, fcil realizao e custos relativamente baixos. Custos que so recuperados e ultrapassados, em muito, pelos benefcios advindos. POSSIBILIDADE DE CONCENTRAO DE PARTOS NAS POCAS DE ENTRESSAFRA LEITEIRA. uma outra possibilidade de uso da IATF, podemos sincronizar lotes de animais para parirem e fornecerem mais leite na poca quando este produto tem melhor preo de mercado.

LINHA DE PRODUTOS TECNOPEC:


1) PRIMER - Dispositivo intravaginal bovino, impregnado com progesterona, utilizado em programas de sincronizao de fmeas bovina para inseminao artificial e transferncia de embries. Apresentao: Pacote com 5, 10 e 25 dispositivos. 2) Prolise - (PGF2), base de D-cloprostenol, de alta potncia e eficcia. Utilizado para lise do corpo lteo em programas de IA, TE, induo de partos e tratamento de cistos lutenicos. Apresentao: Frascos de 20 ml. 3) Folltropin - (FSH-p), hormnio folculo estimulante purificado, com baixa contaminao de LH, utilizado para superovulao de doadoras de embries bovinas, caprinas e ovinas e tambm nos programas IATF. Apresentao: Frasco com 400 mg de FSH e diluente de 20 ml. 4) Lutropin - (LH-p), hormnio luteinizante puro, utilizado para induo de ovulao e formao de corpo lteo, tratamento de cistos foliculares, induo da liberao de testosterona em machos. Muito utilizado em protocolos de superovulao em doadoras (como indutor da ovulao) em programas de TE. Apresentao: Frasco de 20 ml (25 mg). 5) Gestran plus - anlogo sinttico de GnRH, base de Lecirelina, de alta potncia, longa durao e melhor custo. Suas indicaes so induo de ovulao em programas de IA e TE e no tratamento de vacas repetidoras de cio e cistos ovarianos. Apresentaes: Frascos de 20 ml e 2 ml. 6) RIC-BE - benzoato de estradiol na concentrao de 1 mg/ml, fundamental nos programas de sincronizao em tempo fixo. Apresentado em frascos de 20 e 100 ml.

Em caso de dvidas, dispomos de uma equipe tcnica capacitada e pronta a lhe atender.
(0xx11) 5671-7070. reproducao@tecnopec.com.br Visite nosso web-site: www.tecnopec.com.br

Tecnopec Ltda.
Rua Emilio de Souza Docca, 480. So Paulo SP. CEP 04379-020.

You might also like