You are on page 1of 17

1

GRAFITE: DA MARGINALIDADE S GALERIAS DE ARTE

Professor Geraldo Honorato geraldohonorato@terra.com.br Orientador: Professor Mestre Flvio Marinho flamar@bol.com.br Faculdade de Artes do Paran Programa de Desenvolvimento Educacional 2008/2009

RESUMO: Neste artigo esto os resultados da implementao de contedos relativos ao tema em turmas de ensino mdio de um trabalho que partiu de uma pesquisa apresentada ao Programa de Desenvolvimento Educacional do Estado do Paran. Realizou-se discusses, estudos de documentos escritos e audiovisuais, coleta de imagens atravs da fotografia por parte dos alunos e tambm algumas experimentaes com tcnicas afinizadas ao grafite. Destacam-se tambm consideraes sobre a histria do grafite e como este difere da pichao, partindo de uma anlise concisa de alguns autores e obras de artistas que fazem uso dessa forma de expresso. PALAVRAS-CHAVE: grafite, pichao, arte na educao, vandalismo, espao urbano.

ABSTRACT: In this article are the results of the implementation of material related to the subject in high school classes of work that came from a survey presented to the Program for Educational Development of the State of Paran. Held discussions, studies of written and audio-visual collection of images through photography by the students and also some experimentation with techniques affinitized to graphite. It is also worth consideration of the history of graffiti and how it differs from graffiti, from a concise analysis of some authors and works of artists who use this form of expression. KEYWORDS: graffiti, art education, vandalism, urban space.

INTRODUO No desenvolvimento deste trabalho, sero mostrados os resultados da pesquisa sobre a historia do grafite e principalmente das suas implicaes sociolgicas. A necessidade de estudar o grafite vem em consonncia com a aplicao das novas formas preconizadas para a disciplina de Arte na escola conforme a Lei

de Diretrizes e Bases 9394/96 que deve ser desenvolvido os aspectos culturais aliados a contedos presentes na realidade do educando. Tambm se encontra na possibilidade de anlise das estruturas sociais vigentes de hoje at o seu aparecimento. Alm da abordagem histrica e comentrios sobre tcnicas relacionadas com o grafite, apresenta-se tambm como foi o desenvolvimento do assunto na implementao em sala de aula e como os alunos conseguiram entender os propsitos da pesquisa. Os problemas relativos pichao e o grafite levam anlise das estruturas sociais vigentes, bem como, a forma como os grupos sociais dominantes tem orientado as manifestaes estticas de uma sociedade, evitando as transgresses das regras de suas escolas ou academias. A partir de uma viso da ao popular e no ao das massas em pensamentos sustentados por Jean Baudrillard e nos relatos de Maria Antoniacci Ramos, procura-se ver o ato de pichar e grafitar com mais profundidade do que simplesmente um vandalismo, uma livre expresso ou somente um protesto. A implementao ocorreu no Colgio Estadual do Paran, nas dependncias da Escolinha de Arte, juntamente com as turmas 1 A e 1K, do primeiro ano do Ensino Mdio no turno vespertino, para se cumprir um dos objetivos do Programa de Desenvolvimento Educacional PDE. Este objetivo era o de levar para as salas de aula do Estado do Paran, novas abordagens de contedos que podem ser enriquecidos atravs da pesquisa dos professores, buscando realmente melhorar o andamento das aulas e consequentemente a aprendizagem dos alunos.

O QUE GRAFITE E O QUE PICHAO

Diante da visualizao de um grafite e uma pichao tem-se a idia de que so coisas bem distintas. O senso comum faz a distino entre as duas manifestaes por perceberem elementos grficos diferentes com expresses especficas. Na forma de realizao, o grafite se difere da pichao por ter como objetivo um resultado mais elaborado e preocupado com questes tcnicas e

compositivas, j a pichao se apresenta como uma ao mais rpida, gestual, desprovida da inteno de elaboraes artsticas. Mas, o que caracteriza as duas aes a manifestao no espao pblico; quer ele seja autorizado 1 ou no. Geralmente, pessoas que fazem grafite, tambm em outros momentos podem pichar. raro de se encontrar elementos que s picham, quando isso acontece ou tem uma inteno provocativa de interferncia ou convive com os grupos de grafiteiros, o que o leva a se manifestar dessa forma. Segundo Clia Maria Antoniacci Ramos, a pichao um proto grafite, que parte de um processo mais anrquico de criao, onde o que importa transgredir e at agredir, marcar a presena, provocar, chamar ateno sobre si e sobre o suporte, o que vai levar a uma diferenciao das duas formas de interferncia. J a caracterstica do grafite, est sempre ligada a um trabalho com grau bem menor de agressividade, pois deriva de um ato mais pensado e menos voltado para a fora do gesto:
Aos pichadores interessa mais o ato, o rito, o aparecer, o transgredir, e menos o processo criador. A eles o resultado esttico no s secundrio, como chega, em alguns casos (como nos rabiscos e palavres), a ser algo a ser desafiado; j que, com uma esttica dissonante que busca o rabisco, o sujo, mais se transgride os padres da cultura, e, logo, mais se chama ateno sobre si e sobre o trabalho. (RAMOS, 1994, p.49)

Para a autora existe diferena entre os dois tipos de grafite, (espontaneo e mural). Portanto, a partir desta posio, o grafite e a pichao so duas formas diferentes de interferncia, mesmo partindo da mesma raiz. Tanto um quanto outro, geram desconforto e estranhamento; do uma nova viso dos muros que se apresentam como imagens tatuadas2

A PINTURA MURAL

A pintura mural difere de todas as outras formas de arte pictrica por estar profundamente vinculada arquitetura. Nessa tcnica, o emprego da cor e do
1 2

Waldemar Zaidler chamou este tipo de grafite de hibrido, o mural grafite . J. Baudrillard Filosofo e jornalista francs contemporneo. Baudrillard utilizou a expresso no artigo Kool Killer, p. 40.

desenho e o tratamento temtico podem alterar radicalmente a percepo das propores espaciais da construo. Muralismo a arte da pintura mural, que engloba o conjunto de obras pictricas realizadas sobre parede. A tcnica de uso mais generalizado a do afresco, que consiste na aplicao de pigmentos de cores diferentes, diludos em gua, sobre argamassa ainda mida. A pintura mural tem razes no instinto primitivo dos povos de decorar seu ambiente e de usar as superfcies das paredes para expressar ideias, emoes e crenas. Entre os povos mesopotmicos, egpcios e cretenses, os murais eram empregados para decorar palcios e monumentos funerrios. Tambm foram cultivados nas civilizaes greco-romanas, embora destes tenham restado poucos exemplares, entre os quais se destacam os encontrados nas runas de Pompeia e Herculano. A tcnica de pintura mural tambm foi muito empregada na ndia, com brilhantes exemplos como os das cavernas de Ajanta, e na China da dinastia Ming. A nitidez da cor e a preciso do traado dos perfis caracterizaram a pintura mural da Idade Mdia e, em especial, a das construes romnicas, nas quais costumavam receber afrescos as absides e os painis laterais das igrejas, com figuras religiosas em atitude hiertica. Manifestaes importantes da arte mural romnica so as das igrejas de Berz-en-Ville, na Frana, de Oberzell e Reichenau, na Alemanha, e de Tarrasa e Tahull, na Espanha. No sculo XIII, os trabalhos de Giotto deram extraordinrio impulso pintura mural e, a partir de ento, surgiram grandes mestres dessa tcnica. No Renascimento, foram criadas algumas obras-primas do muralismo, como os afrescos da capela Sistina, por Michelangelo, e a "ltima ceia", de Leonardo da Vinci. Com o interesse progressivo por tapearias e vitrais para uso na decorao de interiores, a pintura mural entrou em decadncia no Ocidente. Excetuados os murais pintados por Rubens, Tiepolo, Delacroix e Puvis de Chavannes, houve poucas obras importantes aps o Renascimento.

No sculo XX, no entanto, a pintura mural ressurgiu, com todo vigor, em trs fases principais: um gnero mais expressionista e abstrato que surgiu a partir de grupos cubistas e fauvistas, em Paris, e se manifestou nos trabalhos de Picasso, Matisse, Lger, Mir e Chagall; outro que se manifestou a partir do movimento revolucionrio mexicano; e um movimento mural de curta durao, na dcada de 1930, nos Estados Unidos.

HISTRIA DO GRAFITE

Oriundo dos movimentos da cultura Hip Hop, o grafite e a pichao uma das formas de manifestao visual desses seguimentos. Esse movimento teve sua marca inicial por volta dos anos setenta em Nova Iorque. Surgiu como uma nova maneira da cultura negra norte americana lutar para que suas singularidades tnicas fossem aceitas. As demarcaes dos membros do Hip Hop encontraram elo em outras formas de manifestaes grficas, como muros e paredes das cidades parisienses, onde eram feitas em carter de protestos aos regimes governamentais nas dcadas de 60 e 70. O grafite se uniu a outras manifestaes seculares de grafismos em algumas cidades europias, com a inteno de protestar contra regras e regimes ou de se manifestar socialmente em relao a uma pessoa ou grupo. O grafite, nas dcadas de 80 e 90 acaba por se espalhar pelas grandes cidades do mundo, principalmente do mundo ocidental. Nos anos 80 e 90, foi muito combatido nas cidades da Amrica do Sul e da Europa. Na entrada do sculo XXI, quando se poderia pensar que o grafite no passava de uma manifestao marginal que emporcalhava as cidades, ele volta com roupagens de participaes no mundo das artes plsticas, valendo destacar Jean Michel Basquiat em Nova Iorque3. O grafite tambm passa por uma re-elaborao pictrica, o que leva muitos membros a ter sua arte reconhecida, mesmo que os suportes fossem os espaos urbanos.
3

Dentre os grafiteiros, talvez o mais clebre seja Jean Michel Basquiat, que, no final dos anos 1970, despertou a ateno da imprensa novaiorquina, sobretudo pelas mensagens poticas que deixava nas paredes dos prdios abandonados de Manhattan. Basquiat ganhou o rtulo de neo-expressionista e foi reconhecido como um dos mais significativos artistas do final do sculo XX.

No Brasil, aps muitos impasses entre grafiteiros e gestores do poder pblico, projetos e autorizaes fazem os trabalhos continuar despontando pela cidade de So Paulo. em So Paulo que Alex Vallauri, Waldemar Zaidler e Carlos Matuck, desde o final dos anos de setenta e incio de oitenta, so abraados por galerias de arte. Esse grupo faz um grafite chamado tropical, pela forma e temas que abordaram. Diante da avalanche de imagens espalhadas por todas as metrpoles e dos milhares de adeptos do grafite, oriundas das mais variadas classes de nveis sociais e culturais variados, acaba-se por se perguntar: o grafite hoje o mesmo? O que dizer dos que foram para as galerias? Parte dele j se integrou no movimento comercial do mundo capitalista? Como exemplo de grafiteiros que alaram voo para as galerias de arte e para comercializao pode ser citado Os Gmeos, grafiteiros paulistas amplamente reconhecidos pelo mercado de arte.

ALGUNS GRAFITEIROS DE DESTAQUE

Nina - Carina Arsnio, nascida em 1977, grafita h dez anos em So Paulo, e j passou por diversas capitais ao redor do mundo. Represento uma temtica feminina a partir de um olhar infantil, afirma. Seus personagens, sempre muito coloridos, trazem olhos grandes e expressivos como uma de suas caractersticas mais marcantes. Seu trabalho pode ser visto tambm nas pginas do livro Graffiti Women do autor Nicholaz Ganz, que para produzir a obra visitou todos os continentes atrs das 100 artistas mulheres que mais se destacam no mundo do grafite. Dentre outros, participou junto com Os Gmeos e o artista Nunca do projeto Graffiti Project que consiste na pintura de um antigo castelo na Esccia.

Zezo, tambm de So Paulo, produz uma arte totalmente particular no interior de canais subterrneos da cidade. Entrando pelos bueiros ou crregos, o artista registra sua passagem com os chamados flops, que so rebuscados

arabescos geralmente em azul, levando a beleza de sua arte para lugares por onde escoa gua e muito lixo. Pintou camisetas para a Nike e participou de exposies na galeria de arte onde expem artistas vindos do grafite, fotografia e de outras modalidades de arte de rua, dentre outros. Seus trabalhos j foram registrados nas principais cidades do mundo. Kboco, nascido em Goinia, pinta os muros de sua cidade h cerca de oito anos com um grafite limpo, fluido, com linhas inspiradas no art nouveau e com pesquisa aprofundada na cultura de civilizaes ancestrais. Alm de exposies em Nova Iorque, Espanha e na Galeria Choque Cultural em So Paulo, participou de uma vdeo-instalao, durante o evento Nokia Trend, em So Paulo.

Rafael Calazans Pierri, paulistano conhecido como Highraff, pinta desde 1997. Suas pinturas so detentoras de inmeros detalhes, formas orgnicas, cores contrastantes e alegres, alm de aparente movimento. Tambm participou do evento Nokia Trend em So Paulo, expe em diversas galerias internacionais, e em espaos pelo pas.

Os Gmeos: Gustavo e Otvio Pandolfo, paulistanos do Cambuci, nascidos em 1974 so os que mais se propagaram do grafite de rua para as galerias e para o mercado. O currculo da dupla inclui campanha para Nike, exposies em diversos pases, capa do livro Graffiti Brasil, escrito pelo britnico Tristan Manco, dentre outros. Seus famosos personagens so homens de cabea amarela, olhos de um estilo prprio e geralmente vestidos com roupas adornadas com minuciosas estampas.

Jean Michel Basquiat: foi um dos primeiros grafiteiros a ter o reconhecimento de seus trabalhos a partir de uma tica de galerias de arte, graas ao contexto social em que estava envolvido, que fez com que ele se encontrasse com Andy Warhol e Madonna com quem teve um relacionamento pois tambm grafitava junto com Keith Haring em Nova York. A obra de Basquiat adquiriu muito valor no s pelos seus envolvimentos, mas principalmente porque traz no mago o grito das metrpoles e impressiona pelo despojamento.

Alex Vallauri: fez interferncias Urbana-Grafite que uma documentao udio-visual resultante de um trabalho seu de trs anos apresentado na Pinacoteca do Estado de So Paulo em sua individual intitulada: Muros de So Paulo. Ganhou, em 1981, o prmio Arte Comunicao da Associao Paulista de Crticos de Arte, pelo conjunto de sua obra. As grandes caractersticas do trabalho de Alex Vallauri o interesse de resgatar o passado, o apropriar-se das imagens, a recontextualizao dos significados e as intervenes no cenrio urbano. Alex Vallauri, o principal precursor do graffiti no Brasil. Era talo-etope e chegou ao Brasil, vindo de Buenos Aires, em 1964. Desde ento, costumava desenhar mulheres do Porto de Santos em trajes ntimos. De 1978 a 1980, comeou a executar suas mscaras em So Paulo, onde passou a morar para estudar na FAAP, da qual viria a ser professor. Seus primeiros grafites eram muito simples, mas foram sendo aprimorados. Junto com a bota de mulher foi acrescentada uma luva preta; depois, culos escuros estilo anos 50; finalmente, surgiu uma bela mulher latina. A cidade foi acompanhando essa apario, cercada de mistrios, com curiosidade, passo a passo, durante os anos 70. Waldemar Zaidler: um dos precursores do stencil grafite em so Paulo. Em 1979, comeou a grafitar em parceria com Alex Vallauri e Carlos Matuck. Zaidler formou-se na FAU e grafitou na rua at 1985. Com uma sabedoria doce, gosta de contar histrias de grafite e pensar seriamente a interveno urbana. Continua a criar imagens fortes e sintticas. Tem hoje uma empresa de design grfico. Ajudou a construir a histria do grafite em So Paulo, tanto por suas imagens quanto por suas reflexes tericas sobre elas.

Carlos Matuck: tambm precursor do grafite na cidade de So Paulo. Comeou a carimbar imagens, juntamente com Alex Vallauri e Waldemar Zaidler, quando s existiam palavras, poesias espalhadas pelos muros. Depois da Bienal de 85, nunca mais grafitou na rua, porm a linguagem nunca deixou sua vida. artista plstico que desenvolve uma srie de trabalhos com estenceis em seu ateli, como seus recortes graffitis-portteis que so vendidos em lojas de design. Apaixonado

por historias em quadrinhos e obcecado pelo personagem Tim-Tim. Chegou at a traduzir entrevistas realizadas pelo artista Herg. Atualmente, est construindo um dos maiores murais de sua vida, um trabalho de 320 metros quadrados para o SESC em So Paulo.

A DISPUTA PELO ESPAO VISUAL

O espao visual nas metrpoles compreendido pelos lugares fsicos e virtuais onde se pode lanar a sua mensagem, a sua marca, o seu preo, produto etc. Esse espao j no compreende s os muros, as fachadas, as telas, revistas e jornais, mas transpem-se para o mundo virtual. Tambm importante destacar que as campanhas com recursos sonoros na sua maioria sempre esto levando os ouvintes a espaos visuais, geralmente idealizados, o lugar dos sonhos, o lugar que supre uma necessidade que se trava uma verdadeira competio para o sucesso. O sucesso de se fazer presente no mundo, de ser visto e de ter sua criao ou produto consagrado, nem que seja de forma efmera. Umberto Eco no seu livro Viagem na irrealidade cotidiana aborda a utilizao do espao urbano como ao da copia e no da criao. Essa sociedade, no caso do livro, a americana, que prefere a cpia exata e investe muito nisso acaba criando tambm marginalizaes. So pessoas que esto fora do proposto por ver outros ngulos, alm dos que apresentam a imagens hologrficas. Essas marginalizaes esto manifestas em ideias, credos e na forma de representar o mundo. Esse modelo de ocupao do espao visual est implicado com o crescimento do grafite nessas sociedades, produo de nosso tempo como afirmava Wassily Kandinsky que toda obra de arte e filha de seu tempo e, muitas vezes, me de nossos sentimentos. Isso se traduz na b usca de um novo parmetro para a beleza e para a expresso do eu, distante da expresso pelo poder aquisitivo, pela posse de uma marca cobiada. uma nova ideia de poder; o poder agir no espao de forma no descompromissada, mas firmando compromissos com outras esferas, outros cnones, por vezes to rgidos como os primeiros que so

10

contestados. A captao da imagem uma forma ancestral e da maioria dos animais para compreender o mundo. No importando aqui se o meio para essa captao seja a viso, o tato ou outros sentidos. A coisa precisa ser mostrada ou captada para que tenha a sua existncia afirmada. Portanto, no espao que esse processo ver e de mostrar se d, logo esse espao ter uma conotao quase que sagrada, um motivo de disputa. Necessitamos do espao para nos afirmar como seres. As nossas construes afirmam nosso lugar no mundo, a disposio com a qual montamos as cidades mostra a forma como concebemos o espao. O espao est diretamente ligado a nossa personalidade social e individual; quando interferimos nesse espao para agregar ou retirar contedos que influenciaro diretamente os seres que o habitam. A ofensa ao espao ofensa s ideologias. Portanto, a interferncia no espao coletivo busca gerar a interferncia no pensamento do homem.

ABORDAGEM DO TEMA NA SALA DE AULA

Para expor sobre os trabalhos realizados fez-se necessrio abordar esse processo em duas etapas: o momento da pesquisa e o momento da implementao. A sala de aula constitui-se um grande momento para se confrontar teoria e prtica, no s de correntes pedaggicas, mas tambm de estudos das mais variadas cincias e artes. Portanto, essa pesquisa, aqui referida, quando da sua implementao tomou novos rumos e at mudou alguns dos objetivos traados inicialmente. Fazer o aluno do Ensino Mdio pensar sua realidade tm sido um dos objetivos mais comuns nos programas escolares, porm, raro nos planejamentos de Arte. Como a Disciplina de Arte pode deixar uma manifestao social to marcante pela recorrncia e fora expressiva e proximidade ao educando, passar sem ser objeto de estudo? Quem sabe se no prprio entendimento dos professores de Arte, a pichao e o grafite so mais umas das manifestaes que j esto

11

consolidadas e no h muito o quer se investigar. Neste trabalho, procura-se aproximar dos olhos o que no visto, ou melhor dizendo, do que no se torna visvel. Dessa necessidade de ver causas intrnsecas e extrnsecas ao ato de pichar e grafitar que se lana mo da construo do pensamento filosfico de Jean Baudrillard. J. Baudrillard no seu livro A sombra das maiorias silenciosas destaca que a massa no tem pensamento definido e nem manifesta sua vontade. A caracterstica da apatia no prpria das massas, quando ela acusada de aptica isto feito pelos poderes estabelecidos, intelectuais e polticos. Portanto para ele, as massas so desprovidas de quaisquer formas de manifestao. A passividade das populaes diante da realidade tambm no proposital, as massas, em ultima instancia, no se manifestam, elas coexistem com os acontecimentos. Diante das reflexes de J. Baudrillard, no confronto das mesmas com o ato da pichao e do grafite, pode parecer uma comparao contraditria. Porm, o que se quer denotar que o ato de pichar e grafitar em alguns momentos uma tentativa de manifestao singular diante do mundo, ou ato de desespero de indivduos que querem por voz na boca das massas, atravs da linha, da cor e da forma:
A revolta radical, nestas condies, est inicialmente em dizer: Eu existo, eu sou tal, eu habito esta ou aquela rua, eu vivo aqui e agora. Mas isso seria apenas a revolta da identidade: combater o anonimato reivindicando um nome e uma realidade prprios. Os grafitis vo mais longe: ao anonimato eles opem nomes, mas sim pseudnimos. (BAUDRILLARD,1979, p.37)

A fora do grafite vem em decorrncia da falta de manifestao das massas, mesmo quando so apticas e no se colocam diante das realidades. Desse posicionamento refora-se a ideia de que o grafite se torna um ato de critica a esta postura da sociedade.

CONSIDERAES SOBRE A IMPLEMENTAO

A viso que adolescentes e jovens tm do grafite e da pichao diferente da viso adulta, como tambm, das autoridades que so nomeadas para gerir a

12

cidade. Eles tambm pensam que pichao ato desconexo de vandalismo e que o grafite at pode ser interpretado como arte desde que seja feito em certos padres de tcnicas do desenho e da pintura e que seja autorizado. Aqui se encontra o problema da viso da simples constatao ou apropriao de um conceito do censo comum. Diante dessa realidade, foi necessrio fazer o estudante pensar porque ele pensa assim, antes mesmo de se analisar as causas e as consequncias do ato de pichar e grafitar. Desmistificar pensamentos em sala de aula exige tambm, certa cautela para no levar o assunto de objeto de estudo, onde o sujeito coloca-se a distncia do problema estudado, para uma postura de envolvimento passional com a questo. Na implementao optou-se por colocar como uma das estratgias a elaborao de trabalhos de grafite, tendo como objetivo principal, olhar o grafite numa tica de anlise pictogrfica, ou seja, pensar as questes sociais envolvidas e criar argumentao, sem necessariamente partir para o lugar comum do fazer sem elaborao de pensamento. A colocao das dimenses histrico-sociais, citadas acima, foram desenvolvidas no perodo de um ms. Nessas aulas, um dos objetivos principais era abordar o sentido sociolgico e filosfico do grafite para a partir dela se analisar as questes artsticas. Embora a disciplina em questo seja a Arte, chegou-se ao

entendimento de que essas manifestaes sociais que lanam mo de elementos da arte devem ser pensadas em toda a sua contextualizao, mesmo antes de sofrer uma anlise puramente esttica. Um dos objetivos do Programa de Desenvolvimento Educacional levar os resultados da pesquisa desenvolvida pelo professor para a sala de aula. Esses resultados devem chegar at os alunos em forma de implementao de aulas com atividades especificas, montadas com estratgias que leve o conhecimento pesquisado para ser adquirido pelo aluno. A disciplina de Arte caminha hoje, para um aprimoramento na sua concepo que partiu de vrias discusses em carter nacional e que vem procurando dar mais profundidade a esta rea. O assunto grafite pode ser trabalhado em sries variadas, porm a sua abordagem deve se adequar realidade e ao nvel de conhecimento identificado pela srie em que o aluno esteja.

13

Optou-se, portanto por se trabalhar com alunos do ensino mdio. Acredita-se que o aluno do ensino mdio j conseguiu processar uma quantidade razovel de contedos, portanto j pode se deparar com assuntos e discusses mais complexos. O que tinha-se em mente como objetivo no era privilegiar aos alunos uma prtica de grafite ou atividades prximas ao gnero, era importante que o aluno, pudesse estudar e refletir sobre o grafite e a pichao como manifestao artstica e sociolgica. O aluno deveria ser levado a investigar as variadas implicaes do grafite e da pichao, utilizando a pesquisa do professor e realizando outras pesquisas para construir argumentao e conhecimento. Tambm perceber em seu entorno como essas manifestaes aparecem, registrar isso com utilizao da tecnologia disponvel e elaborar esse material, levando-o para sala de aula com a finalidade de criar fruio, apreciao, debate e questionamentos. Foram montadas as aulas com atividades prprias nos objetivos traados, nelas, os alunos se inteiraram e conheceram conceitualmente o que grafite e o que pichao, assistiram projeo de documentrios em forma de vdeos e fizeram discusses, onde puderam se posicionar diante dos problemas apresentados. Algumas produes e estudos de letras4 em Wild Style Bomber e 3D assim como confeco de Pop Stencil ou mscara tambm foram aplicados em algumas aulas com a finalidade de levar o aluno a experimentar o processo em que o grafiteiro se lana para obter um resultado. Uma das propostas foi a pesquisa de campo em que o aluno teria que coletar em forma de fotografia imagens de seu bairro ou da cidade. Assim feito, o passo seguinte foi editar o material com os recursos disponveis e apresent-lo ao restante da turma. Diante dessas apresentaes, o grupo poderia fazer questionamentos aos autores e gerar uma conversa informativa sobre o trabalho. Nesse trabalho o aluno iria mostrar a sua compreenso do que foi aprendido a cerca do grafite e da pichao. Nas discusses foi possvel perceber como so variadas as formas de perceber as manifestaes estticas presentes no universo dos alunos. A anlise de

Wild Style - uma das primeiras formas de letras no grafite caracteriza-se por letras incompreensveis com presena de setas, Bomber; letras arredondadas ainda muito usadas no gratife, formas simplificadas, 3D; letras com a iluso de tridimensional, tem o trabalho de luz e sombra como efeito bsico e Pop Stencil; impresso adquirida atravs de uma superfcie vazada onde se aplica tinta spray.

14

cada um depende muito do meio em que vive da escolaridade dos pais e dos encaminhamentos dados nas escolas nas quais estes estudam. Alguns, diante do grafite e da pichao preferem avaliar como sendo uma atividade marginal, ligada ao vandalismo e aos comportamentos ilegais como uso de drogas, formao de gangues e roubo. Outros, j por presar em fazer uma crtica mais aprofundada da sociedade, procuram ver as causas da pichao e do grafite, tentam desvendar quais os interesses estticos do grafite e quais as diferenas de estilos. Tambm h os que se identificam ou simpatizam com essas aes e as defendem parcialmente. No resultado do trabalho de implementao, acabou-se por perceber que no mais possvel a escola deixar essa manifestao social fora das discusses e dos estudos. O assunto gera indagaes em reas da distribuio de renda, da educao, da arte, etc. O que ficou evidente que o aluno tem seu posicionamento, e que cabe a escola estabelecer esses confrontos.

CONCLUSO

Uma afirmao evidente que o grafite e pichao fazem parte da realidade dos estudantes, nas suas mais variadas faixas etrias. Porm existem questes que se faz necessrio colocar em evidncia: por que se encontra maior nmero de grafite e principalmente pichaes nos espaos das escolas publicas e menos nas particulares? Porque na escola publica j existe uma postura comum de ceder muros e outros locais para o trabalho de grafite? Onde esto os grafiteiros da escola particular? Ser que eles existem? So questes que podem ser interpretadas em um primeiro momento como irrelevante, desnecessria para o processo educacional, mas se bem investigadas, iro suscitar problemticas de ordem social, que toda a sociedade tem conscincia, mas a estrutura da educao prefere no lidar com elas, primeiro porque as pensa como irrelevante e segundo porque so questes estruturais da sociedade e para a escola se torna falcia na maioria das vezes estudar os aspectos problemticos da estrutura da sociedade.

15

O aluno que est nas instituies particulares e os que esto na escola publica nem sempre pertence mesma classe social. O poder aquisitivo aqui determinante nessa distribuio na ocupao de vagas, bem como a viso de educao na qual o aluno e os seus responsveis esto inseridos. Mas importante destacar que h uma porcentagem considervel de pessoas que vem das escolas pblicas e ingressam nos cursos superiores particulares, pois ali encontram menor concorrncia. O aluno, geralmente, muda de postura conforme a instituio. Quem pensava que o espao da escola que, por ser do povo, os estudantes tinham o direito de interferir com grafites, comea a deixar essa ideologia quando est freqentando um espao particular. A escola se sente desprotegida diante de uma onda poderosa de pessoas que espalham suas imagens incompreensveis e muitas vezes com construes plsticas admirveis, algumas delas preferem se aliar aos grupos, liberando seus muros, do que combat-los. A escola pblica, alm das controvrsias quanto ao seu papel, para as sociedades mais carentes, tambm representa uma espao de disputa. L existe um poder constitudo que pode dar ou no aberturas para o mundo que gera recursos, que d acesso ao poder econmico, que insere as pessoas no mercado de trabalho, esta compreenso acontece de maneira tradicional. Para muitos pais e alunos difcil aceitar que o sucesso de seu futuro esteja presente nos bancos escolares. Neste contexto, principalmente a pichao e o vandalismo aparece como uma resposta ao que a sociedade pensa sobre a escola. A pichao, muito mais do que o grafite mais comum no espao pblico da educao. Por que esse estudante picha mais? Ser que tem maior oportunidade para pichar? A ideia de investimento fica latente nessa postura. O que no se paga pode ser alvo de interferncias e o que foi pago, no pode sofrer danos, pois custou caro. Remontado situaes das ocorrncias de grafites e pichaes nas cidades, verificamos que os prdios abandonados so sempre os alvos para essas manifestaes, j que so mais fceis do que os que esto sendo cuidados. Um prdio abandonado um espao que praticamente no se sabe a funo, por isso pode ser pichado, grafitado ou em situao pior, depredado. O que isso se assemelha s escolas publicas? possvel fazer analogia? Infelizmente sim; trata-

16

se da forma de conceber, de pensar, de ver, aqui a viso no como um processo fsico e ptico, mas como uma elaborao de pensamentos quer seja na esttica quer seja na funcionalidade. Quando a escola publica libera seus muros para trabalhos de grafite, numa avaliao imediata quer dizer que est se inteirando das questes sociais, que se insere no pensamento do jovem ou que est se contextualizando. Mas a escola, para ter sucesso, no est para ceder a questes que ela no tem certeza de sua contribuio para a educao. A clareza do objetivo da escola se far presente quando ela puder dizer no e argumentar sem dramas da conscincia pedaggica. Se existem instituies que no cedem a esse tipo de atividade, geralmente no por ter claro uma posio educacional, mas por que sua estrutura lhe possibilita coibir, vigiar e repor os danos. Portanto, o grafite na escola, mais um dos

aspectos do embate que se trava no espao fsico e ideolgico das diferenas econmicas que influenciam na educao.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BARCHI, Rodrigo. Pichar, pixar, grafitar, colar: os discursos e representaes sobre as pichaes nas escolas analisados na perspectiva ambiental e libertria. Disponvel em< http://www.revistateias.proped.pro.br/index.php/revistateias/article/viewFile/185/185> . Acesso em: 12 jun 2008. BAUDRILLARD, Jean. CINE OLHO, Revista de Cinema, n. 5/6. Artigo A insurreio pelos signos de Kool Killer, So Paulo. 1979. BAUDRILLARD, Jean. sombra das maiorias silenciosas. So Paulo: Ed. Brasiliense, 1985. BRASIL. LDB 9.394/96. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educao Nacional. CALLIGARIS, Contardo. Adolescncia. So Paulo: Publifolha, 2000 DUTRA, Liria Romero. A Escrita das ruas em Porto Alegre: a pichao e o grafite. Disponvel em: < www.polemica.uerj.br/pol15/cquestoesc/sociedade_2main.htm> Acesso em: 10 mai 2008.

17

ECO, Umberto, Viagem na Irrealidade Cotidiana, Rio de Janeiro, Nova fronteira, 1984 ENTRVISTAS HISTRICAS. acesso em 08 de dez 2009. http://www.stencilbrasil.com.br/depoimento_01.htm,

GITAHY, Celso. O que graffiti. So Paulo: Brasiliense, 1999 LAGES E SILVA, Rodrigo. Escutando a adolescncia nas grandes cidades atravs do grafite. Disponvel em < http://pepsic.bvspsi.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S141498932004000400002&lng=pt&nrm=is> Acesso em: 25 mai 2008. PARANA, vrios autores. Arte. Curitiba, SEED-PR, 2006, 336 p. RAMOS, Clia Maria Antonacci. Grafite, pichao & cia. So Paulo: ANNABLUME, 1994 SOUSA, Janice T. P. de. Reinvenes da Utopia: a Militncia Poltica dos Jovens. So Paulo: Hacker Editora, 1999 STRICKLAND, Carol, Arte Comentada: da Pr-Historia ao Ps Moderno, Rio de Janeiro: Ediouro, 2004.

You might also like