You are on page 1of 6

Como classificar e medir os corpos no espao?

O espao o ambiente em que situamos nossa intuio e nossas experincias. Nele percebemos vrias curvas, slidos e superfcies. Tocamos num objeto sentindo sua forma e seu volume. O campo da Matemtica que estuda as figuras espaciais denominado Geometria Espacial. Os poliedros so figuras espaciais limitadas por quatro ou mais polgonos chamados faces. As intersees das faces formam as arestas e as intersees das arestas formam vrtices.

1. Posies das retas no espao


Duas retas no espao podem ser: ' ' ' ' Coincidentes: so as retas que possuem todos os pontos em comum (Figura 1a); Paralelas: so as retas que no tm ponto em comum, e so coplanares (Figura 1b); Concorrentes: so as retas que se encontram em um nico ponto (Figura 1c). Reversas: retas que no so coplanares (Figura 1d).

Figura 1a

Figura 1b

Figura 1c

Figura 1d

2. Posies dos planos


Dois planos no espao podem ser: ' Paralelos: so planos coincidentes ou que no possuem ponto em comum; ' Secantes: se tiverem uma nica reta em comum. ngulo diedro Quando dois planos so secantes, eles dividem o espao em quatro partes e cada uma delas chama-se diedro ou ngulo didrico. Se os quatro ngulos didricos forem iguais, os planos so perpendiculares entre si (Figura 2).

Figura 2 ngulo polidrico Pegue como exemplo uma pirmide de base quadrada (Figura 3).

Se pudssemos elevar e baixar a ponta da pirmide, obteramos muitas pirmides distintas com a mesma base e altura varivel. Se a altura aumenta, o ngulo polidrico do vrtice diminui. Inversamente, se a altura diminui, o ngulo polidrico do vrtice aumenta. Mas ele nunca poder chegar a 360, pois a pirmide se confundiria com a base.

Figura 3 Assim, podemos dizer que: a soma dos ngulos das faces de um ngulo polidrico deve ser sempre menor que 360.

3. O cubo
O cubo o poliedro convexo encontrado com mais freqncia. Os dados e as peas de alguns quebra-cabeas, por exemplo, tm forma cbica. Tambm usamos como unidade de volume o metro cbico. O cubo um poliedro que tem por faces seis quadrados iguais. Tem oito vrtices e 12 arestas (Figura 4). A rea total da superfcie de um cubo obtida multiplicando-se por 6 a rea de uma face, j que ele formado de seis quadrados iguais. Se indicarmos o comprimento da aresta por a e a rea da superfcie do cubo por S, teremos: S = 6a Figura 4
2

Ao planificarmos um cubo, obtemos seis quadrados iguais. Veja a seguir como simples construir um cubo de cartolina (Figura 5). O volume do cubo obtido elevando-se terceira potncia o comprimento da aresta. V=a
3 2

Figura 5

Se a aresta do cubo medir 1 metro, cada face ter 1 m de rea e 3 diremos que o cubo tem 1 m de volume. Se o lado do cubo medir 2 3 metros, dentro dele cabero oito cubos de 1 m cada (Figura 6).

4. Os paraleleppedos retngulo e oblquo


O paraleleppedo retngulo um poliedro que tem por faces seis retngulos, dois a dois iguais e paralelos. Figura 6

J vimos esta forma geomtrica diversas vezes. Um tijolo, uma caixa de sapatos e uma casa costumam ser paraleleppedos retngulos. As 12 arestas de um paraleleppedo retngulo no so todas iguais; encontramos trs classes de comprimentos distintos. Sendo a, b e h os comprimentos das arestas, tomaremos a e b como medidas da base e h como medida da aresta lateral que representa a altura (Figura 7). A rea da superfcie do paraleleppedo retngulo a soma das reas das suas seis faces. So duas faces retangulares de rea aXb, duas de rea aXh e duas de rea bXh. Assim, a frmula para seu clculo ser: S = 2ab + 2ah + 2bh = 2(ab + ah + bh) o mesmo que multiplicar o permetro da base pela altura e acrescentar a rea das duas bases: S = p X h + 2A Onde p o permetro da base e A a rea de uma base. Exemplo: Para calcular o volume de um paraleleppedo retngulo, tomamos 3 um cubo de 1 m como unidade de medida. Este cabe cinco vezes em um lado da base e duas vezes no outro lado (Figura 8): O retngulo da base poder ser decomposto em dez unidades e, em cima, podemos colocar outra camada igual: se a altura for de 3 metros, podemos colocar mais duas camadas de dez unidades.
3 3

Figura 7

Figura 8

Portanto, teremos 30 cubos e o volume ser V = 10 m X 3 = 30 m ; com o que deduzimos: V=AXh Mas a rea da base (A) obtm-se multiplicando a X b. Ento, o volume pode ser expresso como o produto das trs dimenses: V=aXbXh Um paraleleppedo oblquo o poliedro que tem por faces seis paralelogramos, dois a dois iguais e paralelos (Figura 9):

Figura 9

5. O prisma
O prisma reto um poliedro que tem por bases dois polgonos quaisquer e por faces laterais, retngulos. Chama-se reto porque suas arestas so perpendiculares aos planos das bases. Um exemplo clssico dessa figura geomtrica so os campanrios das igrejas. As faces retangulares formam a superfcie lateral do prisma. Os lados dessas faces que no pertencem base so as arestas laterais. A altura a distncia entre as bases.

Quando o prisma reto (Figura 10a), as arestas laterais so perpendiculares s bases e correspondem sua altura. Um prisma oblquo obtido deslocando-se paralelamente uma das bases sobre o mesmo plano. A altura j no corresponder s arestas laterais (Figura 10b). A rea da superfcie lateral de um prisma reto obtida multiplicando-se o permetro da base pela altura. A rea total da superfcie de um prisma obtida somando-se a rea lateral e a rea das duas bases (Figura 11). Figura 10a Figura 10b S = p X h + 2A onde p o permetro da base, h a altura e A a rea da base. Para lembrar: O volume do prisma obtido multiplicando-se a rea da base pela altura. V=AXh Do que foi visto at aqui, conclumos que: ' O cubo e o paraleleppedo pertencem ao conjunto dos prismas. ' O cubo um paraleleppedo cujas faces so todas quadradas. ' O paraleleppedo um prisma cujas bases so paralelogramos.

Figura 11

6. A pirmide
A figura abaixo nos remete s pirmides dos faras egpcios, construdas a 2000 a.C. As estruturas piramidais so observadas tambm em alguns telhados de torres ou campanrios e nas cpulas de grandes edifcios, como nas do Museu do Louvre remodelado, em Paris. A pirmide um poliedro que tem por base um polgono qualquer e tringulos (faces laterais). Esses tringulos constituem a superfcie lateral da pirmide e os lados dos tringulos que no pertencem base so as arestas laterais. A altura a distncia entre o vrtice e o plano da base.

Figura 12a

Figura 12b

Figura 12c

Se o p da altura estiver no centro do polgono da base, a pirmide chama-se pirmide reta (Figura 12a). Caso contrrio, ser uma pirmide oblqua (Figura 12b). Se, alm disso, a base for um polgono regular, diz-se que se trata de uma pirmide regular e suas faces laterais sero tringulos issceles iguais.

A rea da superfcie lateral de uma pirmide regular obtida multiplicando o permetro da base pelo aptema e dividindo esse produto por 2 (Figura 12c). Slat = 1/2 p X a Onde a o aptema e p o permetro. A rea total obtida somando-se rea lateral, a rea da base: S = 1/2 p X a + A O volume de uma pirmide um tero do produto da rea da base pela altura. V = 1/3 A X h

7. Poliedros regulares
Um poliedro regular quando todas as suas faces so polgonos regulares e congruentes entre si e os ngulos polidricos tambm so congruentes entre si. S existem cinco tipos de poliedros regulares: o tetraedro, o octaedro, o icosaedro, o hexaedro ou o cubo e o dodecaedro. Esses poliedros so tambm conhecidos por poliedros de Plato. Se as faces do poliedro forem tringulos eqilteros, podemos verificar trs casos: ' ngulo polidrico com trs faces: 3 X 60 = 180; ' ngulo polidrico com quatro faces: 4 X 60 = 240; ' ngulo polidrico com cinco faces: 5 X 60 = 300.

Figura 13 No podemos ir adiante, pois 6 faces X 60 = 360 e isto no possvel. Mas, de forma ordenada, obtivemos o tetraedro, o octaedro e o icosaedro (Figura 13, acima). Se as faces do poliedro forem quadradas, no podemos colocar mais do que o trs em um vrtice, pois com quatro o resultado seria 360 .

Figura 14

Por isso, s existe um poliedro regular com faces quadradas: o cubo ou hexaedro regular.

Se as faces forem pentgonos regulares, s poderemos construir o dodecaedro com 12 pentgonos (Figura 14), pois cada ngulo de um pentgono regular mede 108 e com trs pentgonos em um vrtice teramos 324, menor que 360. EXERCCIOS 1. Calcular a aresta de um cubo de 64 m de volume. 2. Determinar o volume de um cubo de 36 cm de base. 3. Um recipiente tem a forma de um paraleleppedo retngulo, com as seguintes dimenses: 120 cm, 90 cm e 50 cm. Quantos litros cabem em seu interior? 4. Procurar o volume de uma pirmide reta de base quadrada, 2 sabendo que a rea de base 64 cm e seu aptema mede 5 cm. 5. Um ngulo polidrico pode ter quatro faces de 90 cada? 6. Um ngulo polidrico pode ter trs faces de 60 cada? Pode, ainda, ter quatro, cinco, seis ou sete faces?
2 3

You might also like