You are on page 1of 22

Ano V, nmero 2 Dezembro 2008

ISSN 1807-975X

A TEORIA DAS REPRESENTAES SOCIAIS E A PESQUISA ANTROPOLGICA

THE SOCIAL REPRESENTATIONS THEORY AND THE ANTHROPOLOGICAL RESEARCH

Marivnia Conceio de Araujo1

RESUMO: Muito embora a metodologia clssica utilizada por vrias dcadas na pesquisa antropolgica tenha conseguido resultados positivos e de grande importncia para a compreenso dos grupos humanos, a teoria das representaes sociais elaborada por Serge Moscovici apresentada aqui como mais um instrumento metodolgico eficaz para a coleta, a anlise dos dados e tendo com objetivo final o entendimento das relaes sociais e culturais estabelecidas coletivamente entre os indivduos. Com esse propsito discute a gnese, as dimenses tericas e os procedimentos metodolgicos desse conceito e sua aplicabilidade no mbito da Psicologia Social e das Cincias Sociais, em especial no trabalho etnogrfico, a partir de um texto terico e especfico. PALAVRAS-CHAVE: Representaes sociais. Anlise da teoria. Conceito e aplicao. Pesquisa antropolgica.

Doutora em Sociologia pela Universidade Estadual de So Paulo UNESP/Araraquara. Professora Adjunta do Departamento de Cincias Sociais da Universidade Estadual de Maring UEM. Endereo: Rua Mandaguari, 418/106 Jardim Universitrio Maring PR CEP 87020-230. E-mail: marivaniaaraujo@yahoo.com.br

98

ARAUJO, Marivnia Conceio de. A teoria das representaes sociais e a pesquisa antropolgica. Revista Hospitalidade. So Paulo, ano V, n. 2, p. 98-119, jul.- dez. 2008.
ISSN 1807-975X

ABSTRACT: Although the classic methodology used in anthropological research during several decades has produced results of great importance to the understanding of human groups, the theory of social representations elaborated by Serge Moscovici is presented here as one more efficient methodological tool to the capture and analysis of data and have as the final objective the understanding of the social and cultural relations collectively established between the individuals. With this purpose, the article discusses the genesis, the theoretical dimensions and the methodological procedures of this concept and its applicability in the extent of Social Psychology and Social Sciences, especially in the ethnographic work, starting from a theoretical and specific text. KEY WORDS: Social representations. Theoretical Analysis. Concept and application. Anthropological research.

INTRODUO

As representaes sociais individual ou sociais fazem com que o mundo seja o que pensamos que ele ou deve ser. Mostramnos que, a todo instante, alguma coisa ausente se lhe adiciona e alguma coisa presente se modifica. Serge Moscovici O presente artigo tem como finalidade discutir o conceito de representao social elaborado por Serge Moscovici (1978), sua aplicabilidade no mbito da Psicologia Social e das Cincias Sociais, em especial no trabalho etnogrfico. Trata-se, desse modo, de um texto de carter marcadamente terico e especfico, pois pretende descrever as caractersticas daquele conceito. As reflexes aqui presentes fazem parte da tese de doutorado O bairro Santa Felicidade por ele mesmo. Espao urbano e formas de representaes sociais, Maring/Paran1 que discute as representaes sociais construdas pelos moradores de um conjunto de casas populares situado na periferia do municpio de Maring, na regio norte do estado do Paran.
99

ARAUJO, Marivnia Conceio de. A teoria das representaes sociais e a pesquisa antropolgica. Revista Hospitalidade. So Paulo, ano V, n. 2, p. 98-119, jul.- dez. 2008.
ISSN 1807-975X

A gnese da teoria das representaes sociais

Serge Moscovici, representante da escola psicossocial construtivista francesa, desenvolveu a teoria das representaes sociais, no livro Psychanalise son image et son public, publicado no Brasil em 1978, sob o ttulo Representao Social e Psicanlise. Segundo Jovchlovitch (1994, p. 63), a partir deste trabalho que Moscovici se insere no debate da psicanlise, sua atuao enriquece a discusso sobre a teoria e a pesquisa em torno da representao social, tornando-a pertinente ao contexto da psicologia social. As representaes sociais podem ser definidas como imagens construdas sobre o real (MINAYO, 1994, p. 108), elas so elaboradas na relao dos indivduos em seu grupo social, na ao no espao coletivo comum a todos, sendo assim, diferente da ao individual. O espao pblico o lugar onde o grupo social pode desenvolver e sustentar saberes sobre si prprio, saberes consensuais, isto , representaes sociais. As representaes sociais tm um carter dinmico e relacional trajetria do grupo que a elaborou. Elas so fruto de um processo sempre atuante, desencadeado pelas aes coletivas dos indivduos, mas implicam em um reflexo nas relaes estabelecidas dentro e fora do grupo, no encontro com outros indivduos ou outros grupos sociais. Como resultante temos que a ao dos indivduos caracterizada pelas representaes sociais que seu grupo elaborou. Os grupos sociais possuem regras, idias e elaboram informaes prprias ao longo da sua histria e sob o reflexo das diferentes relaes que estabelecem. Nesse processo, sua identidade se constri, dando-lhe especificidade. Entretanto, quando os elementos da identidade coletiva so questionados ou subestimados, um novo processo tem incio: o surgimento das representaes sociais. Elas so, para Moscovi (1978), uma resposta do grupo s intervenes externas que pem em perigo sua identidade coletiva, ou seja, para o modo como o grupo se v e quer ser visto pelos outros. Segundo Farr (1994, p. 32), Moscovici partiu do conceito de representao coletiva elaborado por mile Durkheim para construir sua prpria teoria. Desse modo, apreende daquele conceito a noo fundamental de que as representaes so construdas socialmente pelos grupos e se caracterizam como imagens da realidade.
100

ARAUJO, Marivnia Conceio de. A teoria das representaes sociais e a pesquisa antropolgica. Revista Hospitalidade. So Paulo, ano V, n. 2, p. 98-119, jul.- dez. 2008.
ISSN 1807-975X

O mtodo utilizado por mile Durkheim no se atm apenas observao e anlise do que verbalizado pelos indivduos para representar a realidade, pois ele afirma que a representao feita pelo grupo ocorre at mesmo pela maneira como se dispe territorialmente, face realidade. E suas formas organizacionais da vida social, alm de mediaes empricas, so portadoras de uma ideologia implcita, que forma um arcabouo interno (DURKHEIM apud RODRIGUES, 1990, p. 22). J Moscovici (1978) enfatiza a verbalizao, o discurso dos componentes do grupo estudado, por isso a entrevista seu instrumento metodolgico mais importante. A proximidade entre os dois conceitos resultou, entre outras caractersticas, que a teoria das representaes sociais est baseada na realizao e anlise de entrevistas qualitativas e na observao do discurso apresentado pelos informantes. Quanto s representaes coletivas, Durkheim (1970, p. 39) afirma que elas:

[...] so exteriores com relao s individuais, porque no derivam dos indivduos considerados isoladamente, mas de sua cooperao, o que bastante diferente. Naturalmente na elaborao do resultado comum, cada qual traz a sua quota-parte; mas os sentimentos privados apenas se tornam sociais pela sua combinao, sob a ao de foras sui generis, que a associao desenvolve; em conseqncia dessas combinaes e das alteraes mtuas que delas decorrem, eles se transformam em outra coisa.

Esta uma caracterstica marcante do conceito de representao coletiva: a sua exterioridade s conscincias individuais. Ela sempre construda coletivamente, no fruto da elaborao de cada indivduo isolado, mas sim da unio de todos em cooperao. V-se aqui, talvez, o ponto de inspirao para a teoria das representaes sociais de Moscovici (1978), que objetiva analisar as informaes e idias construdas pelos grupos urbanos. Mas que possui um carter mais dinmico e especfico, porque estas representaes sociais so elaboradas por pequenos grupos sociais, no se tratando de toda uma sociedade, como nas anlises realizadas por Durkheim. Em sua teorica, Moscovici (1978) volta-se para um sentido diferente daquele conceito durkheimiano de representao coletiva, por avaliar que este mais apropriado para a anlise das relaes sociais desenvolvidas nos grupos tradicionais. Moscovici prope que, para as sociedades urbano-industriais, a anlise das representaes seja feita com base na teoria das representaes sociais. Guarechi (1994, p. 196) considera que, para Moscovici, o modelo de sociedade, objeto de anlise de Durkheim, era esttico e tradicional, diferente das sociedades
101

ARAUJO, Marivnia Conceio de. A teoria das representaes sociais e a pesquisa antropolgica. Revista Hospitalidade. So Paulo, ano V, n. 2, p. 98-119, jul.- dez. 2008.
ISSN 1807-975X

modernas, tema das pesquisas de Moscovici (1978), que so dinmicas e fluidas. O conceito de coletivo foi substitudo pelo de social porque estava mais adequado s sociedades de dimenses mais cristalizadas e estruturadas, pois tinha uma conotao mais cultural, esttica e positivista (GUARECHI, 1994, p. 196). Segundo S (1995, p. 23), a diferena entre a representao social, criada por Moscovici, e a representao coletiva de Durkheim est em que:

[...] as representaes coletivas eram vistas, na sociologia durkeimiana, como dados, como entidades explicativas absolutas, irredutveis por qualquer anlise posterior, e no como fenmenos que devessem ser por eles prprios explicados. psicologia social, pelo contrrio, segundo Moscovici, caberia penetrar nas representaes para descobrir a sua estrutura e os seus mecanismos internos.

Uma das diferenas existentes entre estes dois conceitos pode ser relacionada ao modo como as representaes so entendidas e analisadas no mbito da pesquisa. Outra diferena est no fato de que, para Durkheim, a ao dos indivduos no tem influncia direta no fenmeno social. Os dois elementos so entendidos separadamente, o papel do indivduo diminuto na compreenso do social. Segundo Durkheim (1970, p. 39),

[...] o fenmeno social no depende da natureza pessoal dos indivduos. que na fuso da qual ele resulta, todas as caractersticas individuais, sendo divergentes por definio, neutralizam-se e apagam-se mutuamente.

Por seu turno, Moscovici (1978) afirma que os indivduos, reunidos em grupos sociais, vo elaborar um conjunto de informaes consensuais sobre a realidade com a qual se relacionam. Entende que o indivduo tem um papel atuante e particular na construo das representaes sociais, e comenta que:

[...] a representao social um corpus organizado de conhecimento e uma das atividades psquicas graas s quais os homens tornam inteligvel a realidade fsica e social, inserem-se num grupo ou numa ligao cotidiana de trocas, e liberam os poderes de sua imaginao. (MOSCOVICI, 1978, p. 28).

A teoria das representaes sociais pretende explicar o complexo representao/ao, isto , uma teoria consensual criada por um grupo social e a sua ao social forma um
102

ARAUJO, Marivnia Conceio de. A teoria das representaes sociais e a pesquisa antropolgica. Revista Hospitalidade. So Paulo, ano V, n. 2, p. 98-119, jul.- dez. 2008.
ISSN 1807-975X

complexo, pois todos os elementos esto associados numa teoria para compreender a realidade dada. O que vai, simultaneamente, ser uma espcie de indicador para as aes sociais deste grupo. Pode-se afirmar que este um complexo cujos elementos se auto alimentam, so incio e fim ao mesmo tempo. Nas palavras de Wagner (1994, p. 178),

[...] o que pode, ento, ser explicado por uma representao? A resposta simples: enquanto relacionado a crenas, o comportamento manifesto parte e contedo da prpria representao social, a conseqncia do comportamento no mundo social que se necessita explicar pelo complexo representao/ao. O comportamento e a ao esto lgica e necessariamente conectados a crenas representacionais, mas suas conseqncias no esto. A ao e as conseqncias so duas coisas diferentes.

Como conseqncia do complexo representao/ao os indivduos vo agir em consonncia com os elementos das representaes sociais que eles mesmos construram. Representaes sociais e ao so fases de um mesmo processo de compreenso e insero no mundo social e relacional. Em vista disso, confere-se importncia ao fato de se analisar as representaes sociais, quando se pretende conhecer um grupo social especfico e entender o porqu do seu modo de agir com seus diferentes interlocutores. O estudo das representaes sociais diz respeito ao entendimento de como os indivduos se percebem na relao com a sociedade mais ampla, como se sentem frente realidade. A representao social trata-se do sentimento que tm sobre a realidade, as aes e informaes que reuniram e transformaram em uma teoria do senso comum, apta para explicar a sua realidade e a si mesmo. Mas esta teoria dinmica, capaz de absorver ou excluir alguns dos seus elementos, na sua tarefa de compreenso da realidade e oferta de subsdios para a ao dos indivduos sobre esta mesma realidade. Isso ressalta a necessidade de se dar maior ateno aos novos elementos incorporados e s explicaes referidas a eles, pois podem oferecer a possibilidade para a mudana da representao social e dar novo significado s aes dos indivduos.

103

ARAUJO, Marivnia Conceio de. A teoria das representaes sociais e a pesquisa antropolgica. Revista Hospitalidade. So Paulo, ano V, n. 2, p. 98-119, jul.- dez. 2008.
ISSN 1807-975X

As dimenses tericas das representaes sociais

Ao elaborar representaes sociais, os indivduos organizam imagens, histrias e linguagens coletadas de atos e situaes que lhes so comuns. Ao vivenciar ou apenas ter conhecimento desses fatos da realidade e da natureza, eles procuram meios de reproduzi-los, porm as representaes sociais no so meras reprodues da realidade. Elas vo mais alm, resultam de uma lgica natural em que os elementos so interpretados e passam por uma reconstruo, sendo-lhes atribudo um significado especfico, cujos aspectos podem ser cognitivos, emocionais e afetivos. Desse modo, a realidade conhecida, remodelada e representada, fazendo parte das relaes cognitivas do grupo. Moscovici (1978, p. 25) discorre sobre as representaes sociais e afirma que:

Toda representao composta de figuras e de expresses socializadas. Conjuntamente, uma representao social a organizao de imagens e linguagem, porque ela reala e simboliza atos e situaes que nos so e que nos tornam comuns. Encarada de modo passivo, ela compreendida a ttulo de reflexo, na conscincia individual ou coletiva, de um projeto, de um feixe de idias que lhe so exteriores. A analogia com uma fotografia captada e alojada no crebro fascinante; a delicadeza de uma representao , por conseguinte, comparada ao grau de definio e nitidez tica de uma imagem. nesse sentido que nos referimos, freqentemente, representao (imagem) do espao, da cidade, da mulher, da criana, da cincia, do cientista, e assim por diante.

A analogia das representaes sociais como uma fotografia alojada no crebro, realmente interessante, porque d a dimenso do significado das representaes sociais para os grupos nas suas relaes. Atravs delas, obtm-se uma imagem da realidade, com seus elementos, fatos e pessoas, todos identificados e classificados, cujo registro est na memria de todo o grupo. a partir da figura destes dados que os grupos tm um conhecimento elaborado, de forma coletiva, que eles vo dar um sentido e interpretar a realidade, para, na seqncia, agir sobre ela em coerncia com o que vem, conhecem e interpretam. Para Moscovici, (apud GUARECHI, 1994, p. 212) o que desencadeia o processo formador das representaes sociais, seu propsito, o de transformar algo no familiar em

104

ARAUJO, Marivnia Conceio de. A teoria das representaes sociais e a pesquisa antropolgica. Revista Hospitalidade. So Paulo, ano V, n. 2, p. 98-119, jul.- dez. 2008.
ISSN 1807-975X

familiar, ou a no familiaridade, em familiar. O processo de formao das representaes sociais tem como princpio a familiarizao do que desconhecido pelo grupo. Fatos, pessoas ou leis jurdicas, por exemplo, no familiares, que se inserem no cotidiano do grupo, interferindo de algum modo nas relaes, precisam se tornar familiares. Com este objetivo, sero codificados, analisados e assimilados aos dados anteriormente conhecidos, para serem, finalmente, compreendidos, tornando-se familiar ao grupo. Essa familiaridade estar permeada pelos elementos dados pelo grupo, ser peculiar e no necessariamente semelhante forma original desses fatos no-familiares ou como estes so percebidos em outros grupos. Segundo Moscovici (1978), o desconhecido atrai, mas, ao mesmo tempo, perturba tanto as pessoas quanto o seu grupo, fato que mexe com as referncias habituais de compreenso da realidade, tornando mais premente a necessidade de transformar o no-familiar em familiar. Para o autor, entender o mundo no somente necessrio, mas: as representaes sociais tomam forma e so comunicadas para fazer o mundo cotidiano mais excitante (MOSCOVICI apud S, 1995, p. 37). Mais excitante porque mais rpido em suas variaes, um mundo novo, na medida em que est sempre em transformao, precisando ser constantemente observado, interpretado e reproduzido para que seja ntido o seu lugar nele. Assim, a funo das representaes sociais:

[...] tornar familiar o no familiar numa dinmica em que objetos e eventos so reconhecidos, compreendidos com base em encontros anteriores, em modelos. No caso, a memria predomina sobre a lgica, o passado sobre o presente, a resposta sobre o estmulo, perturbador do universo exterior para o interior, coloca-o em uma categoria e contexto conhecidos. Nesse universo consensual o veredicto precede o julgamento. (Leme, 1995:48).

Afirmar que no universo consensual o veredicto precede o julgamento, significa dizer que quando se d o processo de construo das representaes sociais, os indivduos so parciais na escolha de histrias, mitos ou fatos para identificar e se familiarizar com o novo. No se trata de uma deciso neutra. A atitude com o novo para defini-lo como bom ou ruim, normal ou desviante, isto , as classificaes vo sempre ter uma conotao positiva ou negativa e uma posio numa ordem hierrquica. Assim, alm de serem classificados de modo positivo ou no, os fatos novos sero comparados e classificados como melhores ou piores

105

ARAUJO, Marivnia Conceio de. A teoria das representaes sociais e a pesquisa antropolgica. Revista Hospitalidade. So Paulo, ano V, n. 2, p. 98-119, jul.- dez. 2008.
ISSN 1807-975X

queles anteriormente conhecidos, revelando, mais uma vez, o carter relacional do processo de construo das representaes sociais. Ocorre, ainda, que quando o novo observado para ser transformado em familiar, isso se d sem que haja a inteno de abandonar totalmente o familiar, mas assimil-lo, reconstrulo dialeticamente porque a questo que se coloca para a teoria : as representaes no s familiarizam o desconhecido, mas (por vezes, ao faz-lo) tambm permitem o estranhamento do familiar (ARRUDA, 1998, p. 37). Moscovici afirma que a representao social, modalidade de conhecimento particular e consensual, utiliza-se de dois meios para exercer sua funo de familiarizar o grupo com o desconhecido: a objetivao e a ancoragem. Para Moscovici (1978, p. 110), a objetivao:

[...] faz com que se torne real um esquema conceptual, com que se d a uma imagem uma contrapartida material, resultado que tem, em primeiro lugar, flexibilidade cognitiva: o estoque de indcios e de significantes que uma pessoa recebe, emite e movimenta no ciclo das infracomunicaes pode tornar-se superabundante. [...] objetivar reabsorver um excesso de significaes materializando-as (e adotando assim certa distncia a seu respeito). tambm transplantar para o nvel de observao o que era apenas inferncia ou smbolo.

V-se que a objetivao o processo de transformar algo que est no nvel abstrato, desconhecido para um outro mais tangvel, isto , torn-lo mais concreto e objetivo, na medida em que h uma aproximao para observ-lo. Porm, nesse movimento, so feitas relaes e hierarquizaes com aquilo que j conhecido, feita a observao e, ao mesmo tempo, imprime-se lhe algum significado. Para Moscovici (1978), as duas operaes essenciais da objetivao so naturalizar e classificar. No ato de naturalizar o smbolo se torna real e, com a classificao, dado realidade um ar simblico. Com a objetivao, h um enriquecimento da gama de elementos atribudos s pessoas e separam-se alguns desses elementos seus atributos para poder guardlos, num quadro geral, de acordo com o sistema de referncia que a sociedade institui (MOSCOVICI, 1978, p. 13). Com o processo de objetivao o grupo social adquire novos dados para o seu conjunto de idias e informaes sobre a realidade. Todos os dados, novos e antigos, so assimilados numa teoria consensual para auxiliar na explicao das relaes dos indivduos dentro e fora do grupo.
106

ARAUJO, Marivnia Conceio de. A teoria das representaes sociais e a pesquisa antropolgica. Revista Hospitalidade. So Paulo, ano V, n. 2, p. 98-119, jul.- dez. 2008.
ISSN 1807-975X

Naturalizao e classificao so realizadas, na objetivao, e seu resultado inserido num quadro mais amplo com outras objetivaes e representaes sociais, completando um universo representacional, para ser acionado quando for preciso. Todo esse processo faz parte da lgica consensual de interpretao da realidade social do grupo. Outro processo formativo da representao social da representao social a ancoragem. De acordo com Castro (1997, p. 342), ela assegura:

[...] a vinculao social da representao, tanto em relao aos valores cognitivos de sentido e saber com que deve ser coerente no grupo social a que v surgir, quanto pela atribuio de um valor funcional a seu contedo especfico.

A ancoragem vai dar, quilo que estranho ao grupo, uma ligao representao social j existente. Vai lig-lo aos dados j conhecidos, fazendo uma correlao, buscando semelhanas e efetuando uma classificao hierarquizada. Todavia, deve-se levar em considerao que esse processo no neutro, assim sendo, essa ligao no se d aleatoriamente, mas com dados conhecidos e repletos de smbolos e histrias que posicionaro o novo elemento num lugar positivo ou negativo, de acordo com o conjunto de fatos que o grupo j conhece. Souza (apud ARRUDA, 1998) apresenta uma situao de ancoragem que serve de exemplo para o entendimento do processo coletivo de construo da representao social. A autora discorre sobre a forma como escritores, poetas e viajantes descreveram a ndia e seus habitantes para o velho mundo, a Europa. Para se referir ao que lhes era novo, eles precisavam de dados j conhecidos e realizavam uma correlao entre eles, facilitando o entendimento, no sentido de eliminar o que era desconhecido. Assim, os modelos usados por Colombo e os cronistas das viagens quele pas vinham de esquemas literrios escritos pelos poetas gregos e romanos para exaltar a idade feliz. Nas palavras de Sousa (apud ARRUDA, 1986, p. 22), os portugueses, por exemplo, procuravam:

[...] no acervo imaginrio, os elementos de identificao da nova terra associar a fertilidade, a vegetao luxuriante, a amenidade do clima s descries tradicionais do paraso terrestre tornava mais prxima e familiar para os europeus a terra to distante e desconhecida.

107

ARAUJO, Marivnia Conceio de. A teoria das representaes sociais e a pesquisa antropolgica. Revista Hospitalidade. So Paulo, ano V, n. 2, p. 98-119, jul.- dez. 2008.
ISSN 1807-975X

Na ancoragem, o segundo processo formativo da representao social, h a construo de uma rede de significados (MOSCOVICI, 1978, p. 289) quando os indivduos do grupo associam o que j conhecem ao que desconhecido. Significados conhecidos so acionados na busca do entendimento e descrio do novo, nesse processo ele vai se tornando mais palatvel e familiar, para ser inserido, vestido com uma roupagem que lhe d sentido. Moscovici (1978) aponta mais uma caracterstica desse conhecimento conformado: a constante repetio das representaes sociais pelos membros do grupo. Para ele, esse recurso no s tem uma funo de economia, pois cada idia j no precisa ser demonstrada de novo, mas tambm uma funo de organizao do julgamento (MOSCOVICI, 1978, p. 259). Os indivduos fazem da repetio uma forma de se lembrarem em que posio se encontram nas relaes sociais em que esto inseridos. Quando falam, repetidamente, esto repassando seu discurso, reafirmando suas idias e, ao mesmo tempo, desenvolvendo-as. Aps a discusso a respeito das dimenses tericas sobre as representaes sociais, possvel concluir que elas emergem de um triplo cenrio, cujos elementos esto interligados. O primeiro cenrio o do imaginrio individual, no qual surgem as representaes individuais; o segundo o do imaginrio coletivo, no qual aparecem as representaes sociais construdas pelo grupo. Segundo Cardoso (2000), este cenrio que integra os mitos, os preconceitos, os esteretipos, os lugares comuns, as religies, as ideologias, etc. E o terceiro cenrio trata da realidade social como atuao; nele que tomam forma as representaes que tm por objeto as aes sociais. A teoria das representaes sociais tem um conjunto coeso de elementos, neste caso funes, sistematicamente organizadas para seu uso como instrumento de anlise. Segundo Jodelet (apud GOMES, 2003, p. 22) as representaes sociais tm trs funes bsicas: funo cognitiva de interao, funo de interpretao da realidade e funo de orientao das condutas e das relaes sociais. Essas trs funes articuladas (e caracterizadas como representaes sociais que so) permitem aos indivduos, integrantes de grupos sociais especficos, terem um entendimento com a realidade que os cerca e com a qual, de algum modo, convive ou se relaciona. Com base nelas podem interpretar a realidade a partir do seu conhecimento, por permitir que eles a relacionem com fatos e situaes que j avaliam, sendo capazes de conformar novas percepes e formas de agir quando depararem com novas situaes e relaes sociais.
108

ARAUJO, Marivnia Conceio de. A teoria das representaes sociais e a pesquisa antropolgica. Revista Hospitalidade. So Paulo, ano V, n. 2, p. 98-119, jul.- dez. 2008.
ISSN 1807-975X

As representaes sociais so elaboradas nas esferas prximas da vida social (GOMES, 2003), ou seja, no se constroem representaes sociais sobre o que no se relaciona ou do que pouco se tem conhecimento. Por outro lado, quando se oferece uma questo que, de algum modo, faz parte do cotidiano, possvel receber dos informantes alguns dados que vo alm de meras opinies, mas que fazem parte de um conhecimento consensual. Dados que foram organizados dentro do grupo, com base nas suas relaes sociais e na sua histria, vm a se configurar numa representao social. V-se, desse modo, que representaes sociais diferem de meras opinies ou da opinio pblica, pois, segundo Allport (apud GUARESHI, 1994, p. 193-4):

O termo opinio pblica recebe seu significado a partir de uma situao multindividual, em que os indivduos se expressam, ou so chamados a se expressar, a favor ou contra (apoiando ou opondo-se) alguma condio especfica, alguma pessoa ou proposta de importncia geral, em tal proporo de nmero, intensidade e constncia, que isso d origem probabilidade de afetar, direta ou indiretamente, a ao em direo ao objeto referido. (...) As representaes sociais, ao contrrio da opinio pblica, tm a ver com as dimenses de construo e de mudana, ausentes do conceito de opinio pblica.

Atravs da teoria das representaes sociais d-se mais importncia aos elementos do senso comum, isto , modalidade de conhecimentos prticos (GOMES, 2003), partindo do princpio que esse conjunto de noes deve ser observado de modo cuidadoso, com o objetivo de captar todas as suas partes e a lgica natural (S, 1993) que as engendram e lhes do significado. possvel perceber a percepo, observao, formao e constatao de idias e conceitos. Os tericos da representao social entendem essa lgica natural como um conhecimento vlido, construdo pelo saber leigo, mas, nem por isso, menos importante ou portador de menos significados que o saber reificado. Entretanto, de acordo com essa linha de pensamento, a diferena entre esses dois saberes deve estar evidente, eles no podem ser confundidos. Isto , para ser utilizado como um foco de anlise desta teoria, somente o conhecimento construdo pelo senso comum tem relevncia. Assim, quando do seu emprego, devem ser coletadas e analisadas as afirmaes vinculadas ao senso comum do grupo estudado. Como exemplo, pode-se que afirmar a teoria das representaes sociais no o instrumento terico apto para se averiguar qual a percepo
109

ARAUJO, Marivnia Conceio de. A teoria das representaes sociais e a pesquisa antropolgica. Revista Hospitalidade. So Paulo, ano V, n. 2, p. 98-119, jul.- dez. 2008.
ISSN 1807-975X

que os urbanistas tm da organizao de um espao urbano especfico, pois o conhecimento que possuem deste fato preponderantemente terico2. A diferena entre o saber reificado e o consensual fica evidente a partir das reflexes de S (1993, p. 28), para quem nos universos reificados,

[...] que se produzem e circulam as cincias e o pensamento erudito em geral, com a objetividade, seu rigor lgico e metodolgico, sua teorizao abstrata, sua compartimentalizao em especialidades e sua estratificao hierrquica.

Na teoria das representaes sociais a captao do senso comum - principalmente atravs de entrevistas qualitativas - de extrema importncia, porque na utilizao do senso comum que os grupos sociais vo construir uma definio da realidade e de sua situao. A partir dele vo agir e atribuir significado a essa ao, de modo coerente com a sua histria e com o conjunto de conhecimentos que possui. As representaes sociais dos grupos compem o olhar que eles lanam sobre a sua vida cotidiana e, como apontado por Moscovici (1978), influenciam sua ao. Percebe-se, desse modo, a relao entre o subjetivo (olhar do sujeito) e o objetivo (a realidade). Nela, a realidade ganha nuances de subjetividade, pois relacionada pelos indivduos smbolos, particularidades, no esforo para alcanar o seu entendimento. Os procedimentos metodolgicos da teoria das representaes sociais

As representaes sociais so formas de conhecimento socialmente construdas pelos integrantes dos grupos para explicar as relaes estabelecidas entre eles, com outros grupos e com a natureza. Isso ocorre mediante o carter coletivo das idias, histrias e experincias vividas por um grupo social especfico e essa construo vai servir de orientao para a ao social. H a necessidade metodolgica de se entender a forma como foram elaboradas as explicaes cognitivas para a realidade vivida, assim como, os contedos da histria pregressa do grupo, como, por exemplo, o perodo de interao no espao geogrfico, suas caractersticas, problemas, qualidades e o que foi preciso fazer para a adaptao neste lugar ou para a interao social com outros grupos.

110

ARAUJO, Marivnia Conceio de. A teoria das representaes sociais e a pesquisa antropolgica. Revista Hospitalidade. So Paulo, ano V, n. 2, p. 98-119, jul.- dez. 2008.
ISSN 1807-975X

De acordo com Spink (1995), aps ter definido o problema a ser estudado e as populaes pertinentes a ele, o pesquisador deve decidir qual o aspecto das representaes sociais a ser investigado, para ter condies de elaborar o instrumento e/ou procedimento da pesquisa. Parte importante da metodologia para apreenso das representaes sociais est relacionada coleta de dados. Para tanto, preciso a realizao de entrevistas semiestruturadas, que so entrevistas com um prvio roteiro de perguntas sobre o tema de interesse, todavia a entrevista no se limitar a ele, podendo envolver outros assuntos de acordo com o entrevistado e os fatos que tem a revelar. Alm disso, necessrio tambm o levantamento de dados sobre o contexto social e sobre os contedos histricos que informam os indivduos enquanto sujeitos sociais (SPINK, 1994, p. 129). Em sntese, necessrio fazer uma anlise do discurso. De acordo com Spink (1994), preciso: 1) transcrio das entrevistas gravadas; 2) leitura fluente do material, juntamente com a paralela audio das entrevistas para que se possa captar suas variaes (isto verses contraditrias que surjam no discurso), os detalhes sutis (silncios, suspiros, hesitaes, lapsos) e a retrica (quando o informante est argumentando contra ou a favor de determinado fato); 3) tendo apreendido os aspectos gerais da construo, voltar aos objetivos da pesquisa e definir claramente o objeto da representao. Isso deve ser feito porque: Os discursos so complexos, mesmo quando pensamos estar entrevistando sobre um tema nico, e muitas vezes esto presentes teorias sobre mltiplos aspectos relacionados (SPINK, 1994, p. 130). A dimenso metodolgica da teoria das representaes sociais reafirma a importncia da realizao das entrevistas, colhidas entre os informantes, e da sua anlise. Todo o processo tem por base a interpretao, em suas diferentes dimenses, visto que, desde o momento do recorte feito pelo pesquisador para definir o que ser estudado, ela est presente. O grupo a ser observado, as questes colocadas e a explicao de todo o conjunto de informaes obtidas para a pesquisa esto sob a presena da interpretao do pesquisador. Ela define o olhar que est voltado para um grupo e quais as relaes que sero entendidas como prioritrias para a pesquisa. As entrevistas qualitativas so essenciais no estudo das representaes sociais, entretanto no so o nico recurso metodolgico existentes. A elas podem ser associados outros

111

ARAUJO, Marivnia Conceio de. A teoria das representaes sociais e a pesquisa antropolgica. Revista Hospitalidade. So Paulo, ano V, n. 2, p. 98-119, jul.- dez. 2008.
ISSN 1807-975X

recursos interessantes, como a observao de meios de comunicao como, por exemplo, telejornais, programas de rdio, jornais ou revistas, para se chegar quele objetivo. Um outro elemento metodolgico da teoria das representaes sociais, de acordo com as afirmaes de Moscovici (apud SPINK, 1995) a observao. Isso porque ela dar ao pesquisador condies para entender a gnese e a estrutura das representaes sociais, alm de libert-lo da quantificao e da experimentao prematura, que podem gerar a fragmentao do fenmeno estudado. preciso, ento, observar os indivduos em seus prprios territrios e interagir com eles atravs de sua linguagem e em seus termos. Nota-se que a metodologia usada para a anlise das representaes sociais se aproxima muito dos mtodos utilizados na pesquisa antropolgica, quando da observao dos grupos urbanos e em especial das camadas menos favorecidas da populao. Sobre a pesquisa antropolgica Oliven (1996, p. 10) afirma que:

[...] a Antropologia trabalha com tcnicas de pesquisa como entrevistas abertas, observao participante, que so de natureza qualitativa e, portanto, mais adequadas para reconstituir o universo de participao social e o sistema de representao dos informantes: (...) justamente por serem marginais, isto , por no terem acesso pleno aos canais de participao que permitem a um estudo social, numa sociedade complexa, influir nas decises que afetam seu prprio destino, que estes grupos podem ser analisados com sucesso pela antropologia, cincia de certo modo tambm marginal civilizao urbanoindustrial.

Todas essas informaes, sobre os aspectos metodolgicos que envolvem a anlise das representaes sociais, esto relacionadas ao fato de que se deve concentrar-se na anlise dos processos causadores de comunicao e vida do grupo estudado. Mas tambm dos processos que lhe do uma dimenso peculiar, visto que eles caracterizam-se por ser mediao social (JOVCHELOVITCH, 1994, p. 81). atravs deles que os sujeitos sociais comunicam-se, neles buscam conceitos e prticas aceitas, percebem o que tido como certo ou desviante. Diante dos pressupostos apresentados sobre a teoria das representaes sociais, parece pertinente esclarecer o papel do pesquisador e a presena de elementos subjetivos emergentes no trabalho de pesquisa. Porm, conveniente lembrar que a presena da subjetividade no um privilgio das pesquisas com grupos humanos, pois est presente em todos os exerccios cientficos. J possvel percebe-la antes mesmo do incio do trabalho, pois est vinculada escolha do tema da pesquisa, que nasce do olhar do pesquisador, de suas inquietaes, dvidas. A escolha do tema fruto de conhecimentos precedentes, das leituras e discusses tericas
112

ARAUJO, Marivnia Conceio de. A teoria das representaes sociais e a pesquisa antropolgica. Revista Hospitalidade. So Paulo, ano V, n. 2, p. 98-119, jul.- dez. 2008.
ISSN 1807-975X

feitas pelo pesquisador; vem do desejo ntimo de responder a algumas questes que ele julga sem respostas ou cujas respostas no satisfazem adequadamente sua curiosidade. o olhar do pesquisador que constri o seu objeto de pesquisa e, certamente, este est prenhe de subjetividade e individualidade. Seu olhar traz consigo o reflexo daquilo que ele tem em mente, ou seja, fragmentos de sua histria de vida, problemas que viveu, experincias que acumulou, alm daquilo que ele pretende fazer num futuro prximo. H uma conexo entre a objetividade pertinente teoria das representaes sociais e a subjetividade presente nas cincias sociais e, neste caso, na pesquisa antropolgica. Trata-se da percepo de que a representao social produzida coletivamente pelos sujeitos sociais e que estes so ativos, vivos, isto , capazes de interagir e criar. No processo de apreenso e anlise das representaes sociais, estabelece-se uma relao entre o pesquisador e o pesquisado; essa relao no incua, ela traz elementos para a pesquisa, mesmo quando o pesquisador no se d conta disso ou quando no esse o seu interesse ou inteno. Os integrantes do grupo estudado so sujeitos ativos na interao da pesquisa e, principalmente, produtores de uma lgica de pensamento prpria. So, principalmente, atores numa ordem social dinmica, na qual tm capacidade de interveno e so aptos para olhar e analisar essa mesma ordem social. Como interlocutor desses atores sociais, o pesquisador v-se envolvido num universo que se mostra mais rico do que ele pressupunha, nele so esclarecidas demandas que ele sequer havia formulado, so somando s questes iniciais outros elementos para a sua reflexo. Tem-se um desdobramento de idias que ele deve dar conta. O universo de pesquisa que se apresenta amplo e inesperado, mas contribui em muito para o enriquecimento e qualidade do resultado da pesquisa. Mesmo utilizando-se de instrumentos metodolgicos, no h como ignorar o carter subjetivo na relao pesquisado/pesquisador. Haja vista que o pesquisador quem aborda, pede e questiona o informante sobre fatos que indicam uma preocupao que sua, mas que fazem parte do cotidiano do informante. Nessa interao, nasce algo que s existir naquela relao, somente entre aqueles dois sujeitos especficos. E isto, evidentemente, reveste de uma qualidade peculiar o resultado da pesquisa, confere-lhe seu lado subjetivo, pois os dois indivduos tornam-se momentnea e forosamente parceiros numa interao. Pesquisador e sujeito interagem, de modo especfico, porque cada um deles possui sua histria de vida, esperanas e inquietaes. Falam sobre o mesmo tema, porm, geralmente,
113

ARAUJO, Marivnia Conceio de. A teoria das representaes sociais e a pesquisa antropolgica. Revista Hospitalidade. So Paulo, ano V, n. 2, p. 98-119, jul.- dez. 2008.
ISSN 1807-975X

compem grupos sociais diversos, logo, eles tm representaes sociais diferentes sobre um mesmo assunto. O pesquisador v e entende o mundo social do pesquisado a partir de suas prprias representaes sociais, ele possui a sua teoria para o entendimento da realidade que a teoria elaborada pelo grupo ao qual pertence. Ao analisar as representaes construdas pelo grupo social pesquisado deve, ento, ouvir seu informante, abandonar suas categorias de anlises e se ater quelas usadas pelo seu entrevistado. Ele deve se fazer entender pelo informante (quando apresenta suas questes) e, sob pena de perder seu trabalho, buscar compreender as categorias e afirmaes feitas por este. Desse modo, o pesquisador est sob a condio de ser tambm um elemento subjetivo na pesquisa. Sua idade, sexo, modo de vestir-se, etnia, jeito de falar so fatores observados pelos informantes, so tambm dados para suas anlises e interferem de algum modo na realizao das entrevistas. Assim, o pesquisador, mesmo ao usar a teoria das representaes sociais de acordo com o que designa os tericos e usando corretamente sua metodologia, tem o seu modo peculiar de relacionar-se e conduzir a entrevista ou seu trabalho de campo. Uns mais falantes e desinibidos, outros mais tmidos e introspectivos, do, a cada contato com o informante, uma faceta especial. Com base nisso, possvel afirmar que, com o mesmo roteiro de perguntas, pesquisadores diferentes podem obter quantidade e qualidade distintas nas informaes de um mesmo grupo social. Desse modo, possvel afirmar que as atividades de pesquisa relacionadas ao trabalho de campo, caracterizam-se como momentos ricos na relao pesquisador/pesquisado. Nela, esto envolvidos, entre outros, os sentimentos de dvida, preocupao, simpatia, pesar, solidariedade e at frustrao. Certamente, esses sentimentos deixam sua marca no resultado do trabalho. Mas o que se espera que esses fatos tornem a anlise das representaes sociais do grupo mais frutfera, ou seja, possibilitando uma maior coleta de dados e uma maior qualidade na sua anlise. A relao entre pesquisador/pesquisado envolvente e traz bons resultados, dela surgem mais dados do que aqueles previstos pelo pesquisador e identificados pela metodologia. Merlau-Ponty (1999, p. 57) comenta que essa relao sempre contm elementos de interveno, pois se trata de uma relao entre seres humanos:

114

ARAUJO, Marivnia Conceio de. A teoria das representaes sociais e a pesquisa antropolgica. Revista Hospitalidade. So Paulo, ano V, n. 2, p. 98-119, jul.- dez. 2008.
ISSN 1807-975X

Quando se trata de seres vivos, e com mais razo quando se trata de seres humanos no h observao pura, toda observao j uma interveno, no se pode experimentar ou observar sem mudar algo no sujeito. Toda teoria ao mesmo tempo prtica e, inversamente, toda ao supe relaes de compreenso.

O comentrio desse autor deixa transparecer que a relao pesquisador/pesquisado no deve ser entendida como permeada apenas pelos objetivos da pesquisa. Tambm significa uma interao de cunho pessoal, composta por simpatias, afeies, admirao ou desconfiana e que h algum modo de interveno sobre os sujeitos, h sempre algum nvel de mudana nos indivduos envolvidos. Deve ficar claro, porm, que essa interveno afeta tanto o pesquisador quanto o pesquisado, no deve haver iluses de que o pesquisador estaria imune a ela por seu papel de cientista, que no pretende envolver-se, pois tem um olhar distanciado do seu objeto de pesquisa para v-lo de modo mais amplo. Muito embora pesquisador e pesquisado tenham papis diferentes no mbito da pesquisa, em determinados momentos, acontece a alternncia nos papis de sujeitos e objetos. Sobre essa alternncia, Oliveira (1999, p. 54-55) argumenta que:

Aprender a trabalhar as diferenas implica admitir que tanto pesquisador quanto pesquisados so sujeitos e objetos numa pesquisa. Um emudece temporariamente para que o outro se exprima. Aqui, uma vez mais, o referencial clea Bosi. Explica ela, em Memria e Sociedade, que nesta pesquisa fomos ao mesmo tempo sujeito e objeto. Sujeito enquanto indagvamos, procurvamos saber. Objeto enquanto ouvamos, registrvamos sendo como que um instrumento de receber e transmitir a memria de algum, um meio de que esse algum se valia para transmitir suas lembranas.

interessante o entendimento de que o pesquisador um meio de transmisso daquilo que os pesquisados tm a oferecer. Podem ser lembranas, opinies, reivindicaes ou as representaes relacionadas a determinados temas. O pesquisador passa a ter um carter de utilidade para seus pesquisados, no s o inverso ocorre, seu trabalho serve para que se conheam e se divulguem idias que esto, muitas vezes, limitadas apenas ao crculo daquele grupo. Essa caracterstica da relao pesquisador/pesquisado demonstra como rica e dinmica, composta de elementos que vo alm dos resultados do trabalho de pesquisa, visto que podem ser percebidos resultados tambm para os pesquisados.

115

ARAUJO, Marivnia Conceio de. A teoria das representaes sociais e a pesquisa antropolgica. Revista Hospitalidade. So Paulo, ano V, n. 2, p. 98-119, jul.- dez. 2008.
ISSN 1807-975X

A subjetividade deve ser entendida como um fator latente na pesquisa, ao contrrio da tentativa de se procurar ignor-la, pois essa postura pode trazer problemas apreciao dos dados coletados Quando se trata, por exemplo, da anlise um grupo pertencente s camadas populares, preciso atentar para que essa relao no seja um canal para idias preconcebidas. O pesquisador, letrado, com maior poder aquisitivo e residente em reas mais nobres da cidade, pode transmitir para seu texto seus prprios preconceitos ao invs daquilo que est sendo informado pelos pesquisados. Sobre a diferena de classes sociais entre o pesquisador e seus pesquisados, Bosi (apud OLIVEIRA, 1999, p. 54) afirma que:

S h uma relao vlida e fecunda entre o artista culto e a vida popular: a relao amorosa. Sem um enraizamento profundo, sem uma simpatia sincera e prolongada, o escritor, homem de cultura universitria, e pertencente linguagem sedutora dominante, se enredar nas malhas do preconceito, ou mitigar irracionalmente tudo o que lhe parea popular, ou ainda projetar pesadamente as suas prprias angstias e inibies na cultura do outro, ou, enfim, interpretar de modo fatalmente etnocntrico e colonizador os modos de viver do primitivo, do rstico, do suburbano.

Por artista culto pode-se fazer uma analogia ao papel do etngrafo, pesquisador letrado que entra em contato e, algumas vezes em choque, com as atitudes e afirmaes dos indivduos observados. Podendo tom-los como grosseiros, alienados, violentos ou inocentes diante de determinadas situaes, essa postura , sem dvida, prejudicial ao trabalho de anlise antropolgica, visto que embota o olhar do pesquisador permitindo-lhe perceber apenas parte do discurso proferido pelo grupo estudado.

Consideraes finais

Como se procurou demonstrar anteriormente, as representaes sociais contribuem para definir um grupo social em sua peculiaridade, um dos instrumentos com o qual os indivduos sociais apreendem o meio ambiente. Elas so importantes tambm porque desempenham um papel na formao das comunicaes e aes sociais daqueles indivduos.
116

ARAUJO, Marivnia Conceio de. A teoria das representaes sociais e a pesquisa antropolgica. Revista Hospitalidade. So Paulo, ano V, n. 2, p. 98-119, jul.- dez. 2008.
ISSN 1807-975X

Segundo Moscovici (1976), esses conjuntos de conceitos, afirmaes e explicaes, que so as representaes sociais, devem ser considerados como verdadeiras teorias do senso comum, cincias coletivas suis generis, pelas quais se procede a interpretao e mesmo a construo das realidades sociais. A propsito, quem nunca ouviu algum dizer na discusso de um ou outro daqueles assuntos: eu tenho uma teoria sobre isso (S, 1995, p. 26).

Para Moscovici (apud S 1995), as representaes sociais so como teorias confeccionadas pelos grupos para apreender e definir os dados com os quais se relacionam. Eles tm teorias sobre as coisas. Destarte, nesse sentido que a utilizao terica das representaes sociais pode ser pertinente para a pesquisa antropolgica. A anlise das relaes sociais estabelecidas pelos indivduos de um mesmo grupo procura verificar no somente quais so e em que contexto elas se deram, mas tambm qual a percepo que os prprios atores sociais tm sobre elas. Assim, parte-se da idia de que essas relaes so fundamentais para o entendimento do grupo, de suas aes dentro e fora dele e, tambm, que estas relaes sociais so dinmicas, que esse dinamismo deve ser acompanhado pelo conhecimento consensual construdo por eles. Para Moscovici (1978, p. 59),

As representaes individual ou sociais fazem com que o mundo seja o que pensamos que ele ou deve ser. Mostram-nos que, a todo instante, alguma coisa ausente se lhe adiciona e alguma coisa presente se modifica.

Notas 1- ARAUJO, M. C. (2005). O Bairro Santa Felicidade por ele mesmo. Espao Urbano e Formas de Representaes Sociais em Maring, Paran. (Tese de Doutorado), UNESPARARAQUARA, 2005. 2- De acordo com Gomes (2003, p. 28), embora temas cientficos no possam ser considerados representaes sociais, os cientistas, ao elaborar uma teoria, podem, sem o perceber, usar concepes retiradas do universo consensual. Porm, esse trao no o fator preponderante dessa lgica reificada, alm de estar absolutamente subordinada a ela, atentando, inclusive para que esse trao consensual no interfira no resultado a ser obtido pela lgica reificada.

117

ARAUJO, Marivnia Conceio de. A teoria das representaes sociais e a pesquisa antropolgica. Revista Hospitalidade. So Paulo, ano V, n. 2, p. 98-119, jul.- dez. 2008.
ISSN 1807-975X

Referncias

ARAUJO, Marivnia C. O bairro Santa Felicidade por ele mesmo. Espao urbano e formas de representaes sociais em Maring, Paran. 2005. 299 f. Tese (Doutorado em Sociologia)Universidade Estadual Paulista Jlio de Mesquita Filho, Araraquara, 2005. ARRUDA, ngela. O ambiente natural e seus habitantes no imaginrio brasileiro Negociando a diferena. In: ARRUDA, ngela (Org.) Representando a alteridade. Rio de Janeiro: Vozes, 1998. BAUER, Martin. A popularizao da cincia como iluminao cultural: a funo de resistncia das representaes sociais. In: GUARECHI, Pedrinho A.; JOVCHELOVITCH, Sandra. Textos em Representaes sociais. Petrpolis, RJ: Vozes, 1994. DAMATTA, Roberto. O ofcio de etnlogo ou como ter anthropological blues. In: NUNES, Edson O. A aventura sociolgica. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. DAMATTA, Roberto. A casa & a rua. Espao, cidadania, mulher e morte no Brasil. Rio de Janeiro: Guanabara /Koogan, 1991. DURKHEIM, mile. Sociologia e filosofia. Rio de Janeiro: Forense-Universitria, 1970. GUARESCHI, Pedrinho, A. Pressupostos psicossociais da excluso: competitividade e culpabilizao. As Artimanhas da Excluso. Anlise psicossocial e tica da desigualdade social. Petrpolis: Vozes, 2002. GUARESCHI, Pedrinho, A. Sem dinheiro no h salvao: ancorando o bem e o mal entre os neopentecostais. In: GUARECHI, Pedrinho A e JOVCHELOVITCH, Sandra. Textos em Representaes Sociais. Petrpolis, RJ: Vozes, 1994. JODELET, Denise. La representacin social: fenmenos, concepto y teora. In: MOSCOVICI, Serge. Psicologa social, II Pensamiento y vida social; Psicologa social y problemas sociales. Barcelona: Paids, 1986. JOFFE, Hlne. Degradao, desejo e o outro. In: ARRUDA, ngela (Org.) Representando a alteridade, Rio de Janeiro: Vozes, 1998. JOVCHELOVTICH, Sandra. Vivendo a vida dos outros: intersubjetividade, espao pblico e representaes sociais. In: GUARECHI, Pedrinho A. e JOVCHELOVITCH, Sandra. Textos em representaes sociais. Petrpolis, RJ: Vozes, 1994. LANE, Silvia T. M. Usos e abusos do conceito de representao social. In: SPINK, Mary Jane P. (org.). O conhecimento do cotidiano: as representaes sociais na perspectiva da psicologia social. So Paulo: Brasiliense, 1995.

118

ARAUJO, Marivnia Conceio de. A teoria das representaes sociais e a pesquisa antropolgica. Revista Hospitalidade. So Paulo, ano V, n. 2, p. 98-119, jul.- dez. 2008.
ISSN 1807-975X

LEME, Maria Alice S. V. O impacto da teoria das representaes sociais. In: SPINK, Mary Jane P. (org), O conhecimento do cotidiano: as representaes sociais na perspectiva da psicologia social. So Paulo: Brasiliense, 1995. MAGNANI, Jos G. C. Discurso e representao ou de como os baloma de Kiriwana podem reencarnar-se nas atuais pesquisas. In: CARDOSO, Ruth C. L. A aventura antropolgica. Teoria e pesquisa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986. MALINOWSKI, Bronislaw. Baloma: los espritus de los muertos en las islas Trobiand. In: Magia, ciencia, religin. Barcelona: Ariel, 1974. MALINOWSKI, Bronislaw. Argonautas do Pacfico Ocidental. Um relato do empreendimento e da aventura dos antivos nos arquiplagos da Nova Guin Melansia. So Paulo: Abril, 1978. MINAYO, Maria Ceclia S. O conceito de representaes sociais dentro da sociologia clssica. In: GUARECHI, Pedrinho A. e JOVCHELOVITCH, Sandra. Textos em representaes Sociais. Petrpolis - RJ: Vozes, 1994. MOSCOVICI, Serge. A representao social e psicanlise. Rio de Janeiro: Zahar, 1978. OLIVEN, Ruben G. A antropologia de grupos urbanos. Petrpolis: Vezes, 1996. S, Celso P. Representaes sociais: o conceito e o estado atual da teoria. In: SPINK, Mary Jane P. (Org.). O conhecimento do cotidiano: as representaes sociais na perspectiva da psicologia social. So Paulo: Brasiliense, 1995. WAGNER, Wolfgang. Descrio, explicao e mtodo na pesquisa das representaes sociais. In: GUARECHI, Pedrinho A e JOVCHELOVITCH, Sandra. Textos em representaes sociais, Petrpolis - RJ: Vozes, 1994.

Artigo recebido em 27 de agosto de 2008 Aprovado para publicao em 10 de outubro de 2008

119

You might also like