You are on page 1of 8

A Repblica Velha est subdividida em dois perodos.

A Repblica da Espada, momento da c onsolidao das instituies republicanas, e a Repblica Oligrquica, onde as instituies re licanas so controladas pelos grandes proprietrios de terras. A Repblica da Espada (1891/1894)

Perodo inicial da histria republicana onde o governo foi exercido por dois militar es, devido o temor de uma reao monrquica. Momento de consolidao das instituies republi anas. Os militares presidentes foram os marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto. GOVERNO DE DEODORO DA FONSECA O governo de Deodoro da Fonseca dividido em dois momentos, o governo provisrio e o governo constitucional. GOVERNO PROVISRIO (1889/1891)

Perodo que vai da proclamao da Repblica em 15 de novembro de 1889 at a elaborao da pri eira constituio republicana, promulgada em 24 de fevereiro de 1891. Entre as principais medidas do governo provisrio esto a extino da vitaliciedade do S enado, a dissoluo da Cmara dos Deputados, a supresso do Conselho de Estado, extino do Padroado e do beneplcito, a separao entre Igreja e Estado, a transformao das provncias em estados, o banimento da Famlia Real. Alm disto, estabeleceu-se a liberdade de culto, a secularizao dos cemitrios, criao do Registro Civil - para legalizar nascimentos e casamentos -a grande naturalizao, ou seja, todo estrangeiro que vivia no Brasil adquiriu nacionalidade brasileira, e foi convocada uma Assemblia Nacional Constituinte, responsvel pela elaborao da prim eira constituio republicana do Brasil. A CONSTITUIO DE 1891

Durante os trabalhos da Assemblia Constituinte evidenciaram-se as divergncias entr e os republicanos. Havia o projeto de uma repblica liberal - defendido pelos cafe icultores paulistas - grande autonomia aos estados (federalismo); garantia das l iberdades individuais; separao dos trs poderes e instaurao das eleies. Este projeto vi ava a descentralizao administrativa, tornando o poder pblico um acessrio ao poder pr ivado - marcante ao longo da Repblica Velha. O outro projeto republicano era inspirado nos ideais da Revoluo Francesa, o perodo da Conveno Nacional e a instalao da Primeira Repblica Francesa. Este ideal era conhec ido como repblica jacobina, defendida por intelectuais e pela classe mdia urbana. Exaltavam a liberdade pblica e o direito do povo discutir os destinos da nao. Por f im, inspirada nas idias de Augusto Comte, com bastante aceitao dentro do exrcito bra sileiro, o projeto de uma repblica positivista. O seu ideal era o progresso dentr o da ordem, cabendo ao Estado o papel de garantir estes objetivos. Este Estado teria de ser forte e centralizado. Em 24 de fevereiro de 1891, foi promulgada a segunda Constituio brasileira, e a pr imeira republicana. O projeto de uma repblica liberal foi vencedor. Foram caractersticas da Constituio de 1891: -instituio de uma Repblica Federativa, onde os Estados teriam ampla autonomia econmi ca e administrativa; -separao dos poderes em Poder Executivo, exercido pelo presidente -eleito para um mandato de quatro anos (sem direito reeleio), e auxiliado pelos ministros; o Poder

Legislativo, exercido pelo Congresso Nacional, formado pela Cmara de Deputados( eleitos para um mandato de trs anos, sendo seu nmero proporcional populao de cada Es tado) e pelo Senado Federal, com mandato de 9 anos, a cada trs anos um tero dele s eria renovado; o Poder Judicirio, tendo como principal rgo o Supremo Tribunal Feder al. -o voto era descoberto (no secreto), direto e universal aos maiores de 21 anos. P roibido aos soldados, analfabetos, mendigos e religiosos de ordens monsticas. -ficava estabelecida a liberdade religiosa, bem como os direitos e as garantias individuais. A Constituio de 1891 foi fortemente influenciada pelo modelo norte-americano, send o adotado o nome de Repblica Federativa dos Estados Unidos do Brasil. Nas "diposies transitrias" da Constituio ficava estabelecido que o primeiro presidente do Brasil no seria eleito pelo voto universal, mas sim pela Assemblia Constituinte. O ENCILHAMENTO Alm da elaborao da Constituio de 1891, o governo provisrio de Deodoro da Fonseca foi m arcado uma poltica econmica e financeira, conhecida como Encilhamento. Rui Barbosa, ento ministro da Fazenda, procurou estimular a industrializao e a prod uo agrcola. Para atingir estes objetivos, Rui Barbosa adota a poltica emissionista, ou seja, o aumento da emisso do papel-moeda, com a inteno de aumentar a moeda em ci rculao.

O ministro facilitou o estabelecimento de sociedades annimas fazendo com que boa parte do dinheiro em circulao no fosse aplicado na produo, mas sim na especulao de tt s e aes de empresas fantasmas. A especulao financeira provocou uma desordem nas finanas do pas, acarretando uma eno rme desvalorizao da moeda, forte inflao e grande nmero de falncias. Deve-se ressaltar que a burguesia cafeeira no via com bons olhos esta tentativa d e Rui Barbosa em industrializar o Brasil, algo que no estava em seus planos. GOVERNO CONSTITUCIONAL (1891) Aps a aprovao da Constituio de 1891, Deodoro da Fonseca eleito pela Assemblia- permane ceu no poder, em parte devido s presses dos militares aos cafeicultores. A eleio pel a Assemblia revelou os choques entre os republicanos positivistas ( que postulava m a idia de golpe militar para garantir o "continusmo" ) e os republicanos liberai s. O candidato destes era Prudente de Morais, tendo como vicepresidente o marechal Floriano Peixoto. Como o voto na Assemblia no era vinculado, Floriano Peixoto foi eleito vice-presidente de Deodoro da Fonseca. O novo governo, autoritrio e centra lizador, entrou em choque com o Congresso Nacional, controlado pelos cafeicultor es, e com militares ligados a Floriano Peixoto. Deodoro da Fonseca foi acusado de corrupo e o Congresso votou o projeto da Lei das Responsabilidades, tornado possvel o impeachment de Deodoro. Este, por sua vez, vetou o projeto, fechou o Congresso Nacional, prendeu lderes da oposio e decretou e stado de stio. A reao a este autoritarismo foi imediata e inesperada, ocorrendo uma ciso no interi or do Exrcito. Uma greve e trabalhadores, contrrios ao golpe, em 22 de novembro no Rio de Janeiro, e a sublevao da Marinha no dia seguinteliderada pelo almirante Cu stdio de Melo- onde os navios atracados na baa da Guanabara apontaram os canhes par a a cidade, exigindo a reabertura do Congresso - foraram Deodoro da Fonseca a ren unciar Presidncia, sendo substitudo pelo seu vice-presidente, Floriano Peixoto.

GOVERNO DE FLORIANO PEIXOTO (1891-1894). Adepto do republicanismo radical, o "florianismo" virou sinnimo de "jacobinismo". Foi um defensor da fora para garantir e manter a ordem republicana, recebendo o apelido de "Marechal de Ferro". Floriano reabriu o Congresso Nacional, suspendeu o estado de stio e tomou medidas populares, tais como a reduo do valor dos aluguis das moradias populares e suspend eu a cobrana do imposto sobre a carne vendida no varejo. Estas medidas, porm, esta vam restritas cidade do Rio de Janeiro. Seu governo tambm incentivou a indstria, atravs do estabelecimento de medidas prote cionistas -evidenciando o nacionalismo dos republicanos radicais. No entanto, es te carter nacionalista de Floriano Peixoto era mal visto no exterior, o que podia dificultar as exportaes de caf e os interesses dos cafeicultores. O incio da o dos Treze onstituio mandato, o terminaes oposio Floriano partiu em abril de 1892, quando foi publicado o Manifest Generais, acusando o governo de ilegal e exigindo novas eleies. Pela C de 1891, em seu artigo 42, caso o Presidente no cumprisse a metade do seu vice-presidente deveria convocar novas eleies. Floriano no acatou as de do artigo, alegando ter sido eleito de forma indireta.

Os oficiais que assinaram o manifesto foram afastados e presos por insubordinao. Paralelamente, o Rio Grande do Sul foi palco de uma guerra civil, envolvendo gru pos oligrquicos pelo controle do poder poltico. Federalistas (maragatos), liderados por Gaspar Silveira Martins, contra os casti lhistas (pica-paus), chefiados por Jlio de Castilhos, que controlavam a poltica do Estado de maneira centralizada. Floriano interveio no conflito, denominado Revo luo Federalista em favor de Jlio de Castilhos. O apoio de Floriano aos castilhistas fez com que a oposio apoiasse os maragatos. Em setembro de 1893, na cidade do Rio de Janeiro, eclode a Segunda Revolta da Ar mada, liderada pelo almirante Custdio de Melo. A revolta da Armada fundiu-se com a Revoluo Federalista. A represso aos dois movimentos foi extremamente violenta. Aps trs anos de governo, enfrentando com violncia as oposies, Floriano Peixoto passa a presidncia Prudente de Morais, tendo incio a Repblica das Oligarquias. Repblica das Oligarquias (1894/1930) As oligarquias eram constitudas por grandes proprietrios de terra e que exerciam o monoplio do poder local. Este perodo da histria republicana caracterizado pela def esa dos interesses destes grupos, particularmente da oligarquia cafeeira. Os grupos oligrquicos vo garantir a dominao poltica no pas, atravs do coronelismo, do oto do cabresto, da poltica dos governadores e da poltica de valorizao do caf. A poltica dos governadores Um acordo entre os governadores dos Estados e o governo central. Os governadores apoiavam o presidente, concordando com sua poltica. Em troca, o governo federal s reconheceria a vitria de deputados e senadores que representassem estes governad ores. Desta forma, o governador controlaria o poder estadual e o presidente da R epblica no teria oposio no Congresso Nacional. O instrumento utilizado para impedir a posse dos deputados da oposio foi a Comisso Verificadora de Poderes : caso um deputado da oposio fosse eleito para o Congresso , uma comisso - constituda por membros da Cmara dos Deputados - acusando fraude ele itoral, no entregava o diploma. O candidato da oposio sofria a chamada "degola". No entanto, para manuteno de seu domnio poltico, no plano estadual, sob o apoio do gov erno central, as oligarquias estaduais usavam das fraudes eleitorais.

A poltica dos governadores foi iniciada na presidncia de Campos Sales, e responsvel pela implantao da chamada poltica do caf-comleite. A poltica do caf-com-leite Revezamento, no executivo federal, entre as oligarquias paulistas e mineiras. O nmero de deputados federais era proporcional populao dos Estados. Desta forma, os e stados mais populosos - So Paulo e Minas Gerais -tinham maior nmero de representan tes no Congresso. Coronelismo e voto do cabresto O sistema poltico da Repblica Velha estava assentado nas fraudes eleitorais, visto que o voto no era secreto. O exerccio da fraude eleitoral ficava cargo dos "coroni s", grandes latifundirios que controlavam o poder poltico local ( os municpios ). E xercendo um clientelismo poltico (troca de favores) o grande proprietrio controlav a toda uma populao ("curral eleitoral"), atravs do voto de cabresto. Assim, o poder oligrquico era exercido no nvel municipal pelo coronel, no nvel esta dual pelo governador e, atravs da poltica do caf-com-leite, o presidente controlava o nvel federal. A poltica de valorizao do caf. Durante a segunda metade do sculo XIX, at a dcada de 30, no sculo XX, o caf foi o pri ncipal produto de exportao brasileiro. As divisas provenientes desta exportao, contr iburam para o incio do processo de industrializao- a partir de 1870. Por volta de 1895, a economia cafeeira passou a mostrar sinais de crise. As caus as desta crise estavam no excesso de produo mundial. A oferta, sendo maior que a p rocura, acarreta uma queda nos preos prejudicando os fazendeiros de caf. Procurando combater a crise, a burguesia cafeeira - que possuia o controle do ap arelho estatal -criou mecanismos econmicos de valorizao do caf. Em 1906, na cidade d e Taubat, os cafeicultores criaram o Convnio de Taubat -plano de interveno do estado na cafeicultura, com o objetivo de promover a elevao dos preos do produto. Os gover nadores dos estados produtores de caf ( So Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais ) garantiam a compra de toda a produo cafeeira com o intuito de criar estoques regul adores. O governo provocaria uma falta do produto, favorecendo a alta dos preos, e, em seguida vendia o produto. Os resultados desta poltica de valorizao do caf foram prejudiciais para a economia d o pas. Para comprar toda a produo de caf, os governos estaduais recorriam a emprstimo s no exterior, que seriam arcados por toda a populao; alm disto, caso a demanda int ernacional no fosse suficiente, os estoques excedentes deveriam ser queimados, ca usando prejuzos para o governo - que j havia pago pelo produto! Outro mecanismo da valorizao do caf, foi a poltica cambial de desvalorizao do dinheiro brasileiro em relao moeda estrangeira. Para quem dependia da exportao -no caso a bu rguesia cafeeira semelhante poltica atendia seus interesses: na hora da converso d a moeda estrangeira em moeda brasileira no havia perdas; porm, para quem dependia das importaes -no caso a grande maioria dos brasileiros, visto que se importava qu ase tudo, principalmente gneros alimentcios e roupas -esta poltica tornava os produ tos estrangeiros muito mais caros. A poltica de valorizao do caf, de forma geral, provoca o que se chamar de "socializao as perdas". Os lucros econmicos ficariam com a burguesia cafeeira e as perdas ser iam distribudas entre a populao. A sucesso oligrquica ( 1894/1930)

PRUDENTE DE MORAIS (1894/1898) Seu governo foi marcado pela forte oposio dos florianistas. Adotou uma postura de incentivar a expanso industrial, mediante a adoo de taxas alfandegrias que dificulta vam a entrada de produtos estrangeiros. Esta poltica no agradou a oligarquia cafee ira, reclamando incentivos somente para o setor rural. O principal acontecimento de seu governo foi a ecloso da Guerra de Canudos, entre 1896 e 1897, no interior da Bahia. As causas deste movimento so encontradas no l atifndio de carter monocultor voltado para atender os interesses do mercado extern o. O predomnio do latifndio acentua a misria da populao sertaneja e a fome. O movimento de Canudos possui um cunho religioso (messianismo). Antnio Conselheir o, pregando a salvao da alma, fundou o arraial de Canudos, s margens do rio Vaza-Ba rris. Canudos possuir uma populao de, aproximadamente, 20 mil habitantes. Dedicavam -se s pequenas plantaes e criao de animais para a subsistncia. O arraial de Canudos no agradava Igreja Catlica, que perdia fiis; nem aos latifundir ios, que perdiam mo-de-obra. Sob a acusao do movimento ser monarquista, o governo f ederal iniciou uma intensa campanha militar. A Guerra de Canudos objeto de anlise de Euclides da Cunha, em sua obra "Os Sertes" . CAMPOS SALES ( 1898/1902) Em seu governo procurou reorientar a poltica econmica para atender os interesses d as oligarquias rurais: caf, algodo, borracha, cacau, acar e minrios. Adotando o princp io de que o Brasil era um pas essencialmente agrcola, o apio expanso industrial foi suspenso. J em seu governo, a inflao e a dvida externa eram problemas srios. Seu ministro da Fa zenda, Joaquim Murtinho, deu incio ao chamado saneamento financeiro: poltica defla cionista visando a valorizao da moeda. Alm do corte de crdito expanso da industria, o governo deixou de emitir moeda e criou novos impostos, aumentando os que j exis tiam. Procurou-se uma reduo dos gastos pblicos e foi adotado uma poltica de arrocho salarial. Outra medida para o equilbrio econmico foi o funding-loan, acordo de neg ociao da dvida externa: o Brasil teria um novo emprstimo; suspenso, por 13 anos do pa gamento das dvidas e de 63 para liqidar as dvidas. Para conseguir apio do Congresso na adoo do saneamento financeiro, Campos Sales col ocou em funcionamento a poltica dos governadores. RODRIGUES ALVES (1902/1906)

Perodo conhecido como "qadrinio progressista", marcado pela modernizao dos portos, am pliao da rede ferroviria e pela urbanizao da cidade do Rio de Janeiro - preocupao de s u prefeito, Pereira Passos. Houve tambm a chamada Campanha de Saneamento, dirigida por Osvaldo Cruz, buscando eliminar a febre amarela e a varola. Para combater a varola, foi imposta a vacinao obrigatria, provocando um descontentamento popular. Os opositores ao governo apro veitaram-se da situao, eclodindo a Revolta da Vacina. No quadrinio de Rodrigues Alves foi aprovada as decises do Convnio de Taubat, visand o a valorizao do caf.

Destaque para o surto da borracha que ocorreu em seu governo. A extrao e exportao da borracha atendia os interesses da indstria de pneumticos e de automveis. No entant o, a extrao da borracha no se mostrou como alternativa ao caf. Sua explorao apresentou um carter de surto, de aproximadamente 50 anos. A economia da borracha provocou uma questo externa, envolvendo Brasil e Bolvia, a chamada Questo do Acre. A soluo veio com a assinatura do Tratado de Petrpolis, em qu e o Brasil anexou o Acre, pagando uma indenizao de 2 milhes de libras para a Bolvia. AFONSO PENA ( 1906/1909) Implantao do plano para a valorizao do caf, onde o governo compraria toda a produo de af e armazenando-a, para depois vend-la. Faleceu em 1909, tendo seu mandato presid encial terminado por Nilo Peanha, seu vice-presidente. NILO PEANHA (1909/1910)

Criao do Servio de Proteo ao ndio, dirigido pelo marechal Cndido Mariano da Silva Rond n. Seu curto governo foi marcado pela sucesso presidencial. De um lado, representand o a mquina oligrquica, estava o candidato Hermes da Fonseca, de outro, como candid ato da oposio, estava Rui Barbosa. O lema da campanha de Rui Barbosa era Campanha Civilista, visto que Hermes da Fo nseca era marechal do exrcito. Rui Barbosa defendia a reforma eleitoral com o vot o secreto, a reviso constitucional e a elaborao do Cdigo Civil. Apesar de grande vot ao, Rui Barbosa no venceu as eleies. HERMES DA FONSECA ( 1910/1914)

Imposio da chamada Poltica das Salvaes: interveno federal para derrubar oligarquias op sicionistas, substituindo-as por outras que apoiassem a administrao. Esta poltica de interveno provocou a chamada Revolta de Juazeiro, ocorrida no Cear, e liderada pelo padre Ccero. Ainda em seu governo, na cidade do Rio de Janeiro, eclodiu a Revolta da Chibata, liderada pelo marinheiro Joo Candido, contra os castigos corporais e excesso de trabalho na Marinha. A rebelio militar foi duramente reprimida. O seu governo foi marcado por uma acentuao da crise econmica - queda nas exportaes do caf e da borracha - levando o governo a realizar um segundo funding loan. VENCESLAU BRS ( 1914/1918) Em seu governo ocorre, no sul do pas, um movimento social muito semelhante Guerra de Canudos. O conflito, denominado Guerra do Contestado, apresentava como causa s a misria e a fome da populao sertaneja, nas fronteiras de Santa Catarina e Paran. O movimento teve um carter messinico, pois liderado pelo "monge" Joo Maria. A exemp lo de Canudos, o movimento foi duramente reprimido pelo governo.

O principal evento, que marcou o quadrinio de Venceslau Brs, foi a Primeira Guerra Mundial (1914/18). A durao da guerra provocou, no Brasil, um surto industrial. Es te processo est ligado poltica de substituio de importaes: j que no se conseguia im r nada, em virtude da guerra, o Brasil passou a produzir. Este impulso industria lizao fez nascer uma burguesia industrial e o operariado.

A classe operria, por sua vez, vivia em precrias condies, no possuindo salrio mnimo, n tendo jornada de trabalho regulamentada, havia explorao do trabalho infantil e fem inino. Muitos acidentes de trabalho aconteciam. Contra este estado de coisas, a classe operria manifestou-se, atravs de greves. A maior delas ocorreu em 1917, sendo reprimida pela polcia. Alis, a questo social n a Repblica Velha, ou seja, a relao capital/trabalho, era vista como "caso de polcia" . At a dcada de 30 o movimento operrio ter como bandeira os ideiais do anarquismo e do anarcossindicialismo. RODRIGUES ALVES/ DELFIM MOREIRA (1918/1919) O eleito em 1918 fora Rodrigues Alves que faleceu (gripe espanhola) sem tomar po sse. Seu vice-presidente, Delfim Moreira, de acordo com o artigo 42 da Constituio Federal, marcou novas eleies. O vencedor do novo pleito foi Epitcio Pessoa. EPITCIO PESSOA ( 1919/1922). Seu governo marcado pelo incio de graves crises econmicas e polticas, responsveis pe la chamada Revoluo de 1930. A crise econmica foi deflagrada com o incio da queda - gradual e constante - dos p reos das matrias primas no mercando internacional, por conta do final da Primeira Guerra Mundial. O setor mais afetado no Brasil foi, como no poderia deixar de ser , o setor exportador do caf. No plano militar, Epitcio Pessoa resolveu substituir ministros militares por mini stros civis, em pastas ocupadas por membros das Foras Armadas. Para o Ministrio da Marinha foi indicado Raul Soares, e para o Ministrio da Guerra, Pandi Calgeras. A nomeao causou descontentamento militar. A oposio militar s oligarquias desencadearam o chamado Tenentismo. O tenentismo foi um movimento que propunha a moralizao do pas, mediante o voto secreto e da central izao poltica. Teve um forte carter elitista -muito embora sua propostas identificava m-se com os interesses das camadas mdias do pas. Os tenentes julgavam-se os nicos c apazes de solucionarem os problemas do pas: o chamada "ideal de salvao nacional". O primeiro levante do tenentes ocorreu em 05 de julho de 1922, episdio conhecido como Levante do Forte de Copacabana ( os 18 do Forte). O motivo deste levante fo i a publicao de cartas, cujos contedos, ofendiam o Exrcito. O autor teria sido Artur Bernardes, recm eleito presidente da Repblica. ARTUR BERNARDES ( 1922/1926). Apesar do episdio das "cartas falsas", Artur Bernardes foi declarado vencedor em maro de 1922 . O descontentamento no meio militar foi muito grande. O levante do forte de Copacabana foi uma tentativa de impedir a sua posse. No ano de 1924 uma nova revolta tenentista ocorre. Desta feita em So Paulo - Revo luo Paulista de 1924. A reao do governo foi violenta, forando os rebeldes a fugirem d a cidade. Os revoltosos encontraram-se com outra coluna militar (gacha) comandada por Lus Carlos Prestes. Originou-se assim, a Coluna Prestes, que percorreu cerca de 25 mil quilmetros no interior do Brasil, denunciando os problemas da Repblica Oligrquica. No ano de 1927 a Coluna foi desfeita, tendo a maioria dos lderes busca do refgio na Bolvia. O governo de Artur Bernardes foi palco da Semana de Arte Moderna, inaugurando o Modernismo no Brasil. A expanso industrial, o crescimento urbano, o desenvolvimen to do operariado inspiraram os modernistas.

WASHINGTON LUS ( 1926/1930) Governo marcado pela ecloso da Revoluo de 1930. No ano de 1929, a Bolsa de Valores de Nova Iorque quebrou, causando srios efeitos para a economia mundial. A economia norteamericana fica arruinada, com pesadas quedas na produo, alm da ampliao do desemprego. A crise econmica nos EUA fizeram-se se ntir em todo o mundo. Os efeitos da crise de 1929, para o Brasil, fizeram-se sentir com a queda brutal nos preos do caf. Os fazendeiros de caf pediram auxlio ao governo federal, que reje itou, alegando que a queda nos preos do caf seria compensada pelo aumento no volum e das exportaes, o que, alis, no ocorreu. No plano interno, em 1930, ocorriam eleies presidenciais. Washington Lus indicou um candidato paulista -Jlio Prestes, rompendo o pacto estabelecido na poltica do cafcom-leite. Os mineiros no aceitaram ( Washington Lus representava os paulista e, s eguindo a regra, o prximo presidente deveria ser um mineiro, alis o governador de Minas Gerais, Antnio Carlos de Andrada ). O rompimento da poltica do caf-com-leite vai fortalecer a oposio, organizada na chamada Aliana Liberal. A Aliana Liberal era uma chapa de oposio, tendo Getlio Vargas para presidente e Joo P essoa para vice-presidente. Esta chapa contava com o apoio das oligarquias do Ri o Grande do Sul, Paraba e de Minas Gerais, alm do Partido Democrtico, formado por d issidentes do Partido Republicano Paulista (PRP). O programa da Aliana Liberal vai de encontro aos interesses das classes dominante s marginalizadas pelo setor cafeeiro e, aumentando sua base de apoio, defendia a regulamentao das leis trabalhistas, a instituio do voto secreto e do voto feminino. Reivindicava a expanso da industrializao e uma maior centralizao poltica. De quebra, propunha a anistia aos tenentes condenados, sensibilizando o setor militar. Porm, mediante as tradicionais fraudes eleitorais, o candidato da situao, Jlio Prest es, venceu as eleies. A vitria do candidato situacionista provocou insatisfao das oli garquias marginalizadas, dos tenentes e da camada mdia urbana. Alguns tenentes, c omo Juarez Tvora e Joo Alberto, iniciaram uma conspirao para evitar a posse de Jlio P restes. Temendo que a conspirao pudesse contar com a participao popular, os lderes ol igrquicos tomaram o comando do processo. "Faamos a revoluo antes que o povo a faa", e sta fala de Antnio Carlos Andrade, governador de Minas, sintetiza tudo. O estopim do movimento foi o assassinato de Joo Pessoa. Em 03 de outubro, sob o c omando de Ges Monteiro eclode a revolta no Rio Grande do Sul; em 04 de outubro fo i a vez de Juarez Tvora iniciar a rebelio na Paraba. Por fim. Em 24 de outubro de 1930, temendo-se uma guerra civil, o alto-comando d as Foras Armadas no Rio de Janeiro desencadeou o golpe, depondo Washington Lus, im pedindo a posse de Jlio Prestes e formando uma junta pacificadora, composta pelos generais Mena Barreto, Tasso Fragoso e pelo almirante Isaas Noronha. No dia 03 d e novembro Getlio Vargas era empossado, de forma provisria, como presidente da Repb lica. SIGNIFICADO DA REVOLUO DE 30. O movimento de 1930, apesar de sua complexa base social ( oligarquias dissidente s, tenentes, camadas mdias urbanas ) no deve ser visto como uma ruptura na estrutu ra social, poltica e econmica do Brasil. A revoluo no rompeu com o sistema oligrquico, houve to somente uma substituio de oligarquias no poder. A revoluo de 30 colocou um novo governo compromissado com diversos grupos sociais. Sob este ponto de vista, pode-se dizer que o movimento de 1930 patrocinou um "re-arranjo" do Estado bras ileiro.

You might also like