You are on page 1of 21

Licenciatura em Matemática a Distância – UEPG

Disciplina: Instrumentação para o Ensino de Matemática - IV

A PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Mary Ângela Teixeira Brandalise - 2013

O que um iniciante deve saber?

Reflexões Iniciais

 

Como aproximar a teoria da prática? Como aproximar o pesquisador do professor de sala de aula? Quais questões podem ajudar o iniciante a refletir sobre o que é Educação Matemática? O que envolve a pesquisa nesse campo do saber? Que conhecimentos iniciais sobre a área de Educação Matemática no Brasil e no mundo precisam ter um investigador em Educação Matemática? Como e em quanto tempo preparar um professor para fazer investigações em Educação Matemática?

o distanciamento das pesquisas com a prática docente As dificuldades do ensino e a necessidade de melhorias .Reflexões iniciais     a dicotomia teoria e prática no ensino da matemática o distanciamento entre os pesquisadores e o professor da Educação Básica.

maior sistematização. organizar e analisar  Apreciar e avaliar constantemente as etapas  Redigir o relato final: trabalho de conclusão de curso. simplificando.Quadro comparativo entre ações que envolvem os processos de ministrar aulas e realizar pesquisas MINISTRAR AULAS    PESQUISAR Planejar e registrar de modo sistemático. revisar. dissertação. dissertações. monografia. Planejar: plano mental e/ou com registros Ler livro didático Rever materiais didáticos seus ou de colegas Prever situações de ensino e aprendizagem que possam acontecer Apreciar e avaliar o seu plano Características: mais flexibilidade. teses e livros sobre pesquisas  Rever periodicamente as etapas anteriores ampliando. conceituar e sistematizar. complementando ou reformulando  Prever e imaginar situações que podem ocorrer no campo da pesquisa  Coletar dados e informações: selecionar. foco. busca de uma apreciação geral . tese ou relatório depesquisa Características: menor flexibilidade. exercitar. organizado e disciplinado todas as etapas do processo de pesquisa (elaborar diário de campo)  Definir o tema de pesquisa: grande área. menor sistematização. perguntas e objetivos  Planejar por escrito  Ler livros didáticos. explorar. sintetizar e avaliar. busca evidencias que respondam a seus questionamentos       Ministrar aulas Pesquisar Definir o tema: introduzir novo assunto. artigos.

ICMI A Comissão Internacional de Instrução Matemática conhecida como ICMI (do inglês International Commission on Mathematical Instruction) ou IMUK (do alemão Internationalen Mathematischen Unterrichtskommission) é uma organização internacional que se foca na Educação matemática.  . O ICMI foi fundado no Congresso Internacional de Matemáticos de 1908 em Roma.

em conjunto com o Congresso Internacional de Matemáticos (ICM-94).31 de Dezembro de 1998. realizada em Luzerne (Suíça) em julhoagosto de 1994.ICMI   Em 1994. . Além de suas reuniões. o Comité Executivo da ICMI reuniu-se em Zurique (Suíça) sobre o 04 de agosto. Na Assembléia-Geral da União Internacional de Matemática. um novo Comitê Executivo foi nomeado para o período 01 de janeiro de 1995 . sob a direcção do Presidente e do Secretário. o trabalho no CE é conduzida por correspondência e das comunicações electrónicas.

ICMI  ICMI agora tem quatro grupos de estudo afiliadas. . e WFNMC (Federação Mundial das Competições Nacionais de Matemática). HPM (O Grupo Internacional de Estudo das relações entre História e Pedagogia da Matemática). que obteve a sua inscrição a partir de 01 de abril de 1994. IOWME (A Organização Internacional das Mulheres e Educação Matemática) e PME (O Grupo Internacional de Psicologia da Aprendizagem Matemática ).

Quais são os objetivos das pesquisas em Educação Matemática? 3.Quais são as perguntas específicas da pesquisa ou as problemáticas de pesquisa em Educação Matemática? 4.Quais são os resultados da pesquisa em Educação Matemática? 5.Qual é o objeto específico dos estudos em Educação Matemática? 2.As questões propostas pelo ICMI 1.Que critérios deveriam ser usados para avaliar os resultados de pesquisa em Educação Matemática? .

A Educação Matemática como campo profissional e científico MATEMÁTICO X EDUCADOR MATEMÁTICO ≠ Concepções de Matemática Matemática como fim em si mesma Matemática como instrumento de formação humana Educação & Matemática Produção de conhecimentos e ferramentas matemáticas Produção de conhecimentos sobre práticas pedagógicas de matemática MATEMÁTICA Ciência Milenar EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ciência Emergente .

Caracteriza-se como um práxis que envolve o domínio do conteúdo específico ( a matemática) e o domínio de idéias e processos pedagógicos relativos à transmissão/ assimilação e/ à apropriação/ construção do saber matemático escolar. 2009.5).  .O que é Educação Matemática?  É uma área de conhecimento das ciências sociais ou humanas que estuda o ensino e a aprendizagem da matemática. (LORENZATO. p.

(LORENZATO. 2009. 1989. A EM é uma área com amplo espectro. p. histórico-culturais e sociopolíticas (FIORENTINI.  . de inúmeros e complexos saberes. p. na qual apenas o conhecimento da matemática e a experiência de magistério não garantem competência a qualquer profissional que nela trabalhe. psicognitivas.5).1).O que é Educação Matemática?  A EM é resultante das múltiplas relações que se estabelecem entre o específico e o pedagógico num contexto constituído de dimensões históricoepistemológicas.

Surgimento da Educação Matematica segundo Kilpatrick(1992)    Foi a primeira das disciplinas escolares a deflagrar um movimento internacional de reformulação curricular na Alemanha. Estudos experimentais realizados por psicólogos americanos e europeus no início do século XX. . sobre a aprendizagem matemática das crianças. no início do século XIX sob a liderança do matemático Felix Klein. Iniciativa das universidades europeias no final do século XIX na formação de professores de matemática.

quando também surge a Sociedade Brasileira de Educação Matemática. Programas de Pos-graduação stricto sensu .Surgimento da Educação Matemática segundo Kilpatrick(1992)     Movimento da matemática Moderna (MMM) 19501960 – defasagem entre o desenvolvimento científico-tecnológico e o currículo escolar 1958 – desenvolvimento de um novo currículo escolar de matemática pelos matemáticos americanos No Brasil teve início em 1980.

. aprendizagem e conhecimento matemático em um contexto sóciocultural específico.OBJETO DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Envolve as múltiplas relações e determinações entre ensino.

OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA    Objetivos básicos de duas ordens: um. . de natureza teórica (científica) que tem em vista o desenvolvimento da EM enquanto campo de investigação e de produção de conhecimentos. outro. de natureza pragmática que tem em vista a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem matemática.

PERGUNTAS ESPECIÍFICAS DA INVESTIGAÇÃO EDUCAÇÃO MATEMÁTICA  Perguntas que surgem diretamente da prática de ensino. Perguntas geradas a partir de investigações ou estudos precedentes ou da própria literatura em Educação Matemática.  . ou melhor da reflexão do professorinvestigador sobre sua própria prática e sobre a prática de outros professores.

e na maioria dos países) . Estados Unidos.Educação Matemática como campo profissional e científico    Didática da Matemática ( Alemanha e França) Metodologia do Ensino da Matemática ( Holanda) Educação Matemática ( Brasil.

Questionamentos iniciais do pesquisador em Educação Matemática      Por que é relevante e importante fazer esta investigação? O que eu já sei sobre este tema a partir de minha experiência como aluno e/ou como professor? Que motivação eu tenho para fazer esta investigação? O que já foi investigado sobre este tema? Como foram desenvolvidas estas investigações? Existem aspectos desses trabalhos com os quais eu concordo? .

o que eu quero investigar e que hipóteses e/ou idéias eu já tenho sobre a investigação a ser realizada? O que eu quero de fato explorar. conhecer. verificar. compreender.Questionamentos iniciais do pesquisador    Quais aspectos são esses e por que eu concordo com eles? Existem aspectos dos estudos já realizados dos quais eu discordo? Quais são esses aspectos e por que isso ocorre? Afinal. investigar? . identificar.

      Que referencial teórico eu vou utilizar? O porquê dessa escolha? Que metodologia será útil para desenvolver o estudo? Essa metodologia poderá auxiliar a responder às questões da investigação? O referencial teórico do estudo e a metodologia planejada são compatíveis? Como está sendo planejada a coleta e análise de dados no trabalho? .Questionamentos iniciais do pesquisador.

Questionamentos iniciais do pesquisador.     Que critérios estão sendo pensados pelo investigador para validar as análises e interpretações que serão feitas e verificar se as mesmas poderiam ser reproduzidas em outros estudos? Como posso verificar se de fato respondi às perguntas da pesquisa? Que implicações esta investigação poderá ter para a sala de aula de Matemática? Que implicações poderá ter para a área de Educação Matemática? .