You are on page 1of 12

Cupins saiba como identific-los e combat-los

Aleluias ou sisiris, os bichinhos que perseguem a luz nos dias de calor so, na verdade, cupins

Voc j passou por isso: em uma noite pra l de quente, sentado confortavelmente em seu sof, comea a notar insetos alados, parecidos com formigas, que surgem do nada e voam em direo luz. E, se voc no fechar as janelas, mesmo sendo uma noite insuportvel de calor, o enxame no vai parar de crescer. Depois de um tempo os bichinhos alados caem no cho, perdem as asas e somem. Fim da histria. Pois bem, esse o fim de apenas um captulo, porque o prximo pode relatar uma infestao de cupins na sua casa. Isso mesmo. As tais formigas aladas, aleluias ou siriris, so nada menos que insaciveis cupins. Pertencentes ordem dos ispteros, esses insetos xilfagos (que comem madeira) so considerados pragas urbanas ao lado de baratas, formigas, ratos e pulgas e, como tais, devem ser combatidos. No entanto, de acordo com o pesquisador Luiz Roberto Fontes, bilogo e consultor especializado em cupins, fora da cidade a maioria desses bichinhos exerce ao benfica ao ambiente, em especial no solo, tornando-o mais macio, aerado, rico em matria orgnica e facilitando a penetrao e drenagem da gua. So imprescindveis para a recuperao dos solos

degradados, mas se tornam pragas nas cidades, pois so muito destrutivos, explica. Dentre as duas mil espcies existentes no mundo, cerca de 20 podem ser identificadas e encontradas nos grandes centros urbanos, e duas delas se destacam pelo volume dos danos econmicos causados s edificaes e seus interiores. So os cupins de madeira seca, da espcie Cryptotermes brevis, e os subterrneos, conhecidos como Coptotermes gestroi. Como o prprio nome j diz, os cupins de madeira seca vivem dentro da prpria estrutura que consomem como alimento, enquanto os subterrneos transitam livremente pelo solo, em uma busca ativa por comida, invadindo prdios, casas e atacando a vegetao urbana.

Sinais de infestao
As colnias de cupins so extremamente insidiosas. Voc pode ter ninhos e mais ninhos em sua casa e simplesmente no saber, at que um dia, limpando o fundo de seu armrio sua mo acaba atravessando a madeira, fina como papel. Reconhecer o ataque costuma ser muito difcil, pois os sinais iniciais, no raro, so pouco perceptveis pelo leigo. Mesmo infestaes mais avanadas podem mostrar poucos sinais da presena dos cupins e, por muito tempo, passarem despercebidas, explica o bilogo Luiz Roberto Fontes. Em geral o diagnstico tardio, quando o estgio avanado e atingiu nveis considerveis de destruio.

De acordo com o bilogo Gonzalo A. Carballeira Lopez - pesquisador do Laboratrio de Preservao de Madeiras e Biodeteriorao de Materiais, do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnolgicas do Estado de So Paulo) - a primeira e melhor coisa a fazer chamar um tcnico para realizar uma inspeo minuciosa em todas as dependncias do imvel. S ele poder dizer de uma maneira consistente se existe o problema, qual a sua extenso e o que deve ser feito para controlar a infestao e prevenir novas ocorrncias, afirma. Segundo o farmacutico bioqumico Eduardo Joseph Sayegh, especialista em entomologia urbana e ex-chefe do servio de desinfestao da Polcia Militar do Estado de So Paulo, a arborizao urbana um dos grandes provedores da infestao, pois abriga colnias inteiras que sempre partem em busca de alimento nas edificaes vizinhas. Um grande nmero de rvores do calamento detm colnias destes inseto", diz Sayegh, "em consequncia do plantio em covas estreitas, escolha de espcies com baixa resistncia biolgica, podas irresponsveis e manejo incorreto, fatores que as deixam propcias ao ataque de cupins subterrneos, conclui. Para ajudar a identificar quais bichinhos indesejados est atacando seu armrio ou seus batentes, Sayegh d dicas:

Cupins de madeira seca


Esses insetos constroem seus ninhos dentro de pedaos de madeira, (mveis, armrios embutidos, peas estruturais como madeiramento de telhado, forros, etc.), mas por serem limpos e proverem espao para a colnia, eliminam suas fezes fora das peas, na forma de dejetos alongados, com cerca de 0,8 mm, com seis depresses sensveis. Depois da eliminao dos grnulos fecais, os orifcios abertos na madeira so fechados, explica Sayegh.De acordo com o bioqumico, importante no confundir as fezes dos cupins com as de outros xilfagos - como as brocas de madeira - que eliminam dejetos com textura prxima a p. A presena dos grnulos fecais dos cupins so um dos poucos sinais que avisam que a superfcie esta sendo atacada, ensina. As estruturas podem abrigar vrias colnias com centenas de indivduos e chegar a um estado de infestao to alto que s sobra uma leve casca do material, simples elemento de proteo aos insetos.

Cupins subterrneos
Na sua maioria, as colnias dos cupins subterrneos so constitudas por ninhos volumosos estruturados por material cartonado (fezes, partculas do solo e saliva), com dezenas a centenas de milhares de indivduos. Grande parte desses ninhos so localizados sob o solo ou em espaos confinados como lajes duplas, lajes invertidas de banheiro, espaos na alvenaria, shafts etc.. Devido ao tamanho da colnia, estes cupins so muito ativos e agressivos na sua busca por alimento, alerta Eduardo Sayegh. Atacam toda madeira que esteja em contato com a alvenaria, como batentes, rodaps, armrios embutidos, pisos de madeira (tacos, assoalhos, carpetes etc.),

alm do mobilirio. Segundo o farmacutico bioqumico, possuem uma capacidade mpar de locomoo por frestas e rachaduras no concreto e na alvenaria de tijolos e de blocos: uma simples fissura no contrapiso torna-se porta de entrada para estes insetos, explica. O principal sinal do ataque desses cupins so os chamados tuneis de comunicao. Para passar de um local a outro os operrios fazem tneis no solo, mas muitas vezes se deparam com locais abertos e precisam continuar sua busca por alimento. Como temem a luz (somente os alados voam em direo a ela) comeam a construir galerias de comunicao fora do solo, com fezes e partculas de terra cimentadas com saliva. Esses longos tneis os protegem do ataque de inimigos naturais e da perda de umidade, explica Sayegh. O problema muitas vezes esses caminhos de terra esto muito bem camuflados em juntas de dilatao, rachaduras, cabos eltricos e telefnicos, frestas de instalaes hidrulicas ou de ar condicionado e prumadas de esgoto tpicas de prdios. Guarnies e rodaps ficam ocos, sendo possvel se deparar com dezenas a centenas de insetos que saem pelo local machucado. Aps a manipulao das estruturas, possvel identificar superfcies lisas, com pontilhados escuros de fezes, ou pores difusas, construdas com excrementos e saliva, como um verdadeiro labirinto tridimensional.

Uso correto da madeira

Segundo o pesquisador do IPT, Gonzalo A. Carballeira Lopez, h espcies de madeira mais resistentes ao ataque dos cupins, brocas e afins. Isso o que os tcnicos chamam deresistncia ou durabilidade natural da madeira, ou seja, a sua capacidade de resistir ao ataque de organismos deterioradores, que pode ou no ser ampla e abranger diferentes grupos. Um exemplo a peroba-rosa, (Aspidospermapolyneuron), largamente empregada na construo civil, que apresenta resistncia de intensidade moderada a alta a certos grupos de insetos - como os cupins -, mas de moderada a baixa em relao aos fungos apodrecedores, explica Lopez. As madeiras podem receber tratamento anticupim, mas essa no uma regra de produo e venda. Portanto, a escolha correta da espcie de lenho para construo fundamental para o bom desempenho da estrutura de acordo com cada uso. Pontos a serem observados so: as propriedades fsicas e mecnicas, a durabilidade natural, a tratabilidade via produtos preservadores e a fixao mecnica, entre outras. Tais cuidados so importantes, especialmente, em relao s madeiras estruturais, como vigamentos de suporte de pisos ou forros, vigas e caibros de telhados ou madeiramento de estuques. Nesses casos, a infestao pode provocar o colapso da estrutura. Por isso a inspeo, acompanhada por um engenheiro civil,

importante. Ela indica o real risco de runa de cada estrutura e a necessidade de reforos ou substituio de peas ou totalidade da estrutura, conclui o pesquisador. De modo geral, as madeiras de reflorestamento tais como o pinus e eucalipto so mais suscetveis aos cupins, enquanto as nobres possuem uma resistncia natural a estes insetos e, por isso, so preferencialmente usadas em assoalhos, batentes e telhados. As mais corriqueiras no mercado so as perobas (rosa e branca), o ip, a massaranduba, o cumaru, o jatob, a itaba e a aroeira. No entanto, o farmacutico bioqumico Eduardo Joseph Sayegh alerta que essa resistncia natural pode ser diminuda se houver contato constante com uma fonte de umidade. Outros tipos de pisos como laminados e carpetes de madeira apresentam garantia de fbrica contra cupins subterrneos, enquanto compensados, aglomerados, MDF e MDP so passveis de ataques tanto pelos de madeira seca como pelos subterrneos. Dependendo da cola utilizada e do nvel de umidade das peas pode haver uma maior ou menor atrao dos cupins, explica Sayegh. Alm da escolha certa da madeira, Lopez recomenda certos detalhes de projeto e de tcnicas construtivos que minimizam o desenvolvimento desses insetos. essencial que haja boa ventilao de modo a evitar regies com muita umidade, o que favorece a instalao e a disperso de fungos e cupins subterrneos. Evite, tambm, o engaste de componentes de madeira em alvenaria, concreto ou solo. Se necessrios para a construo, retire-os assim que possvel, aconselha Lopez. Alm disso, cuidados com a limpeza geral da obra tambm so recomendados: restos de madeiras ou outros materiais celulsicos so fontes potenciais de alimento assim como entulhos soterrados que contenham madeira e derivados.

Controle

O controle destas duas espcies exige aes diversas, pois elas possuem caractersticas comportamentais diferentes: o cupim de madeira seca alimenta-se no seu prprio ninho enquanto o cupim subterrneo busca ativamente sua

subsistncia. Quando a pea pequena e infestada por cupins de madeira seca, possvel utilizar os mata cupins disponveis no mercado.

A nica ressalva a toxicidade do produto e a possibilidade de surgirem manchas na pea, pois as substncias contm querosene, explica o farmacutico bioqumico Eduardo Joseph Sayegh. Portanto, s faa aplicaes usando equipamento de proteo.

Para qualquer outro tipo de infestao recomendvel a interveno realizada por empresas de controle de pragas. Solicite sempre uma visita tcnica. Uma pequena infestao visvel pode ser a ponta de um iceberg, determina Sayegh.

Segundo o bilogo Luiz Roberto Fontes, a visita tcnica imprescindvel e pode confirmar a existncia da infestao, o tipo de cupim, sua origem e extenso, alm do tipo e fatores que podem complicar ou comprometer o tratamento. A proposta de servio, alm do oramento e garantias, deve informar claramente qual o tipo de problema, as medidas de tratamento, o tempo previsto para a sua execuo e os eventuais limites ou riscos de falha.

No espere receber um laudo pericial contendo todas as informaes tcnicas, nem se deixe impressionar por propostas que mais parecem um livro contendo informaes sobre pragas, pondera Fontes. O objetivo da proposta ser clara quanto ao tratamento e s responsabilidades da empresa e do cliente. Alm disso, o bilogo ressalta que controle pode no ser sinnimo de aplicao de produtos qumicos.

O tratamento da infestao por cupins costuma requerer medidas saneantes que envolvem mudanas estruturais (abertura de cavidades, vedaes, mudana de alguns componentes estruturais, alteraes no paisagismo, etc.), pontua Fontes. Sempre esclarea todas as duvidas, pois nem as melhores empresas de controle so capazes de fazer milagre frente a uma praga oculta e de controle difcil como o cupim, conclui.

COMBATE

Cupim de madeira seca


1. Eliminao da pea: retirada ou substituio do material atacado, impedindo a expanso da infestao para outras peas do mobilirio. uma forma interessante de se acabar com o problema, se a pea infestada for de baixo custo e puder ser retirada, explica o bilogo Luiz Roberto Fontes. Cadeiras, mveis compactos, molduras de pequeno valor, peas de armrios, tampos, devem ser descartados. Mas no esquea: verifique se no h outros focos no restante do mobilirio. 2. Cmaras de gs: dependendo do mvel atacado (como peas de antiqurio e pianos) a utilizao de gs pode ser uma forma segura e efetiva para eliminar a infestao. Nesses casos, a pea levada para uma cmara de expurgo, fechada hermeticamente, onde recebe gs txico. Nos Estados Unidos, casas inteiras com

infestao disseminada por cupins de madeira seca so cobertas por lonas, sendo posteriormente submetidas ao do gs, revela o farmacutico bioqumico Eduardo Joseph Sayegh. Este tipo de procedimento no regulamentado no Brasil. 3. Controle com produtos qumicos: esta forma de controle a mais utilizada no pas. O cupinicida com base oleosolvel injetado diretamente na madeira, se possvel nos prprios buracos feitos pelos cupins. No se recomenda a dissoluo de inseticidas em gua, visto que o grande volume do lquido pode danificar a pea, principalmente, no caso de compensados.

Cupim subterrneo
Como os cupins subterrneos fazem o ninho no solo ou em espaos fechados, todo controle deve ser feito por empresas especializadas. Existem as intervenes prconstrutivas - como preveno - e as ps-construtivas, que tratam uma infestao em andamento:

1. Intervenes pr-construtivas: aplicao de inseticidas no solo e estruturas durante a construo, antecipando qualquer processo de infestao. 2. Intervenes ps-construtivas: nestes casos, a ao executada diretamente nos elementos estruturais de madeira e, quando necessrio, tambm na parte eltrica por meio da aplicao de inseticidas nos quadros de fora, tomadas e outros elementos.

Outro procedimento a realizao da barreira qumica, que consiste na impregnao de inseticida no solo diretamente ligado estrutura em redor da residncia. Mais um mtodo utilizado o da colocao de iscas celulsicas inertes ao redor da estrutura da casa, que, quando infestadas, so substitudas por outras com um princpio ativo a fim de contaminar a colnia. No Brasil, possumos apenas um tipo de isca e s desinsetizadoras licenciadas possuem a autorizao de uso, explica o farmacutico bioqumico. Ateno! Seja qual for o tipo de cupim que estiver atacando a sua casa, nunca faa a dedetizao das madeiras sozinho. Sempre procure um profissional autorizado para fazer o servio.

A colnia

Dentro de casa, uma parte do problema comea exatamente nas chamadas revoadas desses insetos. De acordo com o bilogo Luiz Roberto Fontes, os cupins so insetos sociais, ou seja, assim como as formigas, vivem em colnias perfeitamente organizadas, divididas em trs castas distintas: operrios, soldados e alados. Os operrios realizam a maior parte das tarefas da colnia: trabalham na construo e manuteno do ninho, coletam e distribuem o alimento, cuidam da prole e das outras castas. Por sua vez, os soldados so responsveis pela defesa da colnia. Ambos so praticamente cegos. J oscupins alados, reprodutores oficiais da comunidade, possuem olhos para se direcionarem durante o voo. Uma das maneiras desses insetos se reproduzirem e formarem novas colnias , exatamente, nessas revoadas, quando milhares de alados saem de seus ninhos em direo luz e possibilidade de reproduo.

Depois da revoada, caem ao solo onde machos e fmeas se procuram para a cpula. O casal real tanto pode encontrar um local bem protegido na estrutura da edificao, se for do tipo subterrneo, quanto instalar-se em um orifcio ou encaixe de uma pea de madeira, se forem cupins de madeira. Em poucas semanas, a fmea colocar ovos, dos quais nascero os primeiros operrios da nova colnia. Tambm muito comum que os cupins de madeira sejam transportados para dentro das edificaes em uma pea de madeira infestada, como uma moblia ou moldura de quadro. J os subterrneos tambm pode entrar a partir de um ninho localizado fora da construo, em uma rvore ou em edifcios vizinhos, explica Fontes.

You might also like