You are on page 1of 12

I CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE PRODUO Ponta Grossa, PR, Brasil, 30/11, 01 a 02 de dezembro 2011

DESENVOLVIMENTO DE UMA MQUINA-FERRAMENTA COM ALTA CAPACIDADE DE AMORTECIMENTO


Leandro Jos da Silva (UFMG - PPGEP), leandrojosesilva@gmail.com Eduardo Martins de Oliveira (UFMG - PPGEP), edumgbr@yahoo.com.br Wanderson de Oliveira Leite (UFMG - PPGEP), wandersonol@uai.com.br Juan Carlos Campos Rubio (UFMG - Laboratrio de Usinagem e Automao), juan@demec.ufmg.br Tulio Hallak Panzera (UFSJ - Laboratrio de Matrias Compsitos), tuliopanzera@hotmail.com

Resumo:
A criteriosa avaliao das caractersticas requeridas por um sistema de fundamental importncia para o sucesso do trabalho de um projeto de produto, visando a construo e automao de uma mquinaferramenta. Este trabalho apresenta em meio acadmico, um caso prtico do desenvolvimento de uma Minifresadora para Prototipagem Rpida e usinagem de alta velocidade de corte. O objetivo principal do projeto foi obter parmetros tcnicos para o desenvolvimento de um sistema confivel dentro dos requisitos estipulados e ao menor custo possvel. Para tanto, aspectos relacionados com tcnicas e princpios de engenharia de preciso foram estudados e metodologias de montagem (DFA) visando atenuao de erros de fabricao dos componentes. Desta forma, no final do caso prtico apresentado um equipamento com caractersticas tcnicas necessrias para uso, dentro de uma metodologia sistematizada. Palavras chave: Engenharia de Produto, Desenvolvimento de produto, Engenharia de Preciso, Estudo da Prtica Profissional, Minifresadora CNC;

1. Prototipagem rpida por retirada de material A prototipagem rpida compreende um conjunto de tecnologias que permitem a produo rpida de uma pea tridimensional numa mquina especial. Basicamente, a concepo deste tipo de processo baseia-se na aplicao dos princpios da tecnologia CAD/CAM, onde um modelo slido desenvolvido e transferido eletronicamente desde a base de dados de um programa CAD (projeto auxiliado por computador) para uma mquina de prototipagem ou diretamente desde um sistema de fabricao assistida por computador (CAM). A adoo da tecnologia do comando numrico e do ferramental utilizado na prototipagem rpida e na engenharia reversa permite a produo de peas complexas em um tempo reduzido. Desta forma, mquinas ferramenta comandadas numericamente ou comumente denominadas como mquinas CNC, e com auxlio de ferramentas computacionais CAD/CAM, apresentamse como uma opo natural para prototipagem rpida de modelos ou a manufatura rpida de peas ou do ferramental necessrio para sua produo, como por exemplo, matrizes e moldes. Esta tcnica denominada de prototipagem rpida por retirada de material. A Figura 1 apresenta um exemplo de prototipagem rpida de um brinquedo rdio controlado, atravs da usinagem do modelo em Renshape para produo das peas plsticas atravs de vacuum forming (www.engraver.com.br). O CNC (comando numrico computadorizado) consiste em uma evoluo do comando numrico, em que o microcomputador, ou microprocessador, parte integrante do controle da mquina ferramenta. Comando numrico definido como o mtodo de controle dos

I CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE PRODUO Ponta Grossa, PR, Brasil, 30/11, 01 a 02 de dezembro 2011 movimentos da mquina ferramenta atravs da insero direta de instrues codificadas ao sistema, que interpreta os dados e os converte em sinais eltricos, os quais iro controlar diversas sub-funes da mquina, como por exemplo, a rotao de um eixo, a troca da ferramenta de corte, acionamento ou no do fluido de corte etc. (CAMPOS RUBIO, 2010).

Figura 1 Prototipagem rpida de modelos em Renshape para produo de peas plsticas atravs de vacuum forming (ENGRAVER, 2011)

A unidade de controle numrico da mquina ferramenta pode ser um computador pessoal, atravs da utilizao de um software como programa CNC, que realiza todas as funes lgicas de controle solicitadas. O computador do CNC compila o programa e envia o sinal para o acionamento, que gera o movimento relativo pea-ferramenta. Sendo fornecidos somente os pontos principais e a referncia da trajetria, o computador calcula todos os pontos por onde a ferramenta deve passar (CAMPOS RUBIO, 2009). Na Figura 2 so mostrados os diversos elementos constituintes de uma mquina ferramenta CNC.

Figura 2 - Componentes de uma mquina ferramenta CNC

1.1. Elementos constitutivos de uma mquina ferramenta CNC No desenvolvimento de uma mquina ferramenta comandada numericamente, alm da unidade de controle numrico, componentes adequados so essenciais para garantir um alto desempenho e a preciso requerida. Estes componentes so pertencentes aos diversos sistemas mecnicos e eletrnicos constituintes da mquina, tais como sistema de acionamento, sensores, elementos mecnicos de converso e transmisso de movimentos. Alm desses elementos, a estrutura sobre a qual a mquina ferramenta construda exerce papel

I CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE PRODUO Ponta Grossa, PR, Brasil, 30/11, 01 a 02 de dezembro 2011 fundamental sobre sua preciso e a qualidade dos produtos obtidos, visto que pode ser um fator com efeito significativo sobre a estabilidade, esforos atuantes, vibraes e rigidez do conjunto. Uma das principais caractersticas das mquinas ferramenta o movimento de translao de seus componentes, muitas vezes com preciso micromtrica, sendo cada um dos elementos constitutivos da mquina responsvel por parte do desempenho global do sistema. Desta forma, pode-se afirmar que as mquinas ferramenta CNC so montagens complexas, caracterizadas como um conjunto de tecnologias, das quais podem ser destacados os seguintes componentes: a) b) c) d) Programa Pea: (Software); Gabinete de Comando: (Computador e Sistema de Controle); A Mquina Ferramenta: (Estrutura, Acionamentos, Sensores e Elementos Mecnicos); Sistema de Troca de Ferramenta: (Magazines e Torres).

Uma mquina CNC trabalha seguindo trs passos bsicos, bem diferenciados: a) CNC l um programa (transfere para a mquina em cdigo binrio); b) O operador inicia o ciclo automtico (cdigo binrio em Comandos Eltricos), para assim, posteriormente, a unidade de controle comparar o nmero de pulsos enviados e recebidos; c) Os acionamentos recebem os pulsos e os transformam em movimento. 1.1.1. Programa Pea Um comando numrico um computador com a misso especial de controlar movimentos de mquinas. Os computadores so mquinas eltricas capazes de distinguir duas situaes ou estados, a existncia, ou no, de certo valor de tenso eltrica. Se houver tenso, pode-se indicar esse estado com o nmero um. Se no houver tenso, pode-se indicar pelo nmero zero. Da os nmeros que auxiliam no controle da mquina, que do origem ao nome comando numrico. Desta forma, as instrues (cdigos) so identificadas por combinaes de zeros e uns. A linguagem de programao dos comandos numricos permite que a tarefa do programador seja facilitada, pois essa linguagem acaba sendo intermediria entre a linguagem de mquina (utilizando zeros e uns) e a linguagem natural do ser humano. 1.1.2. Gabinete de Comando As mquinas CNC possuem um computador acoplado que permitem a realizao das tarefas de leitura, anlise e edio das informaes do programa. Em essncia, o que difere as mquinas CN das CNC o computador. O computador do CN compila o programa e envia o sinal para os acionamentos que se encarregam de gerar o movimento relativo pea-ferramenta, no sendo necessrio informar todos os pontos por onde a ferramenta deve passar, mas apenas os pontos principais e a referncia da trajetria, que o computador calcular todos os pontos onde a ferramenta deve passar. No desenvolvimento deste trabalho a implementao do CNC foi baseado na plataforma IBM-PC. Isto se justifica na medida em que se trata de um equipamento de pequeno porte, destinado a espaos reduzidos, e que no estar exposto a rudos industriais elevados. Por outro lado, o uso de plataformas de sistemas operativos comerciais, como Windows ou Linux , permitir a utilizao de ferramentas computacionais de auxlio a manufatura, como CAD e CAM, de forma facilitada.

I CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE PRODUO Ponta Grossa, PR, Brasil, 30/11, 01 a 02 de dezembro 2011 1.1.3. Mquina Ferramenta Diversos componentes podem ser identificados como essncias para o desempenho superior das mquinas comandadas numericamente sobre as mquinas convencionais.P facilitar o estudo, podemos identificar os: a) b) c) d) Acionamentos; Sensores; Elementos Mecnicos de Converso e Transmisso de Movimento; Estrutura.

Dentre os elementos mecnicos de converso de movimento, os parafusos sem fim ou fusos, esto dentre os mais utilizados em mquinas operatrizes (Figura 3). Os fusos, que podem ser classificados como fusos de deslizamento, deslizamento fludico ou de esferas recirculantes, so mecanismos que permitem converter o movimento de rotao em translao, e vice-versa (SANTOS,1990). Nesses ltimos, as esferas reduzem o atrito entre o eixo e a porca do fuso, reduo considerada uma grande vantagem para esse sistema, que apresenta ainda os benefcios de menor potncia de acionamento, menor aquecimento e prolongamento da vida til de servio.

Figura 3 Parafuso sem-fim (deslizamento) e fuso de esferas recirculantes

As guias de movimento correspondem ao grupo de elementos funcionais, dentro de um sistema posicionador, que permitem o movimento suave entre duas superfcies com movimento relativo, seja de translao ou de rotao. Guias para movimento de translao so chamadas de guias lineares (Figura 4), enquanto que as guias para movimento de rotao so chamadas de mancais rotativos. As guias de rolamento possuem esferas que circulam entre o trilho e o patim, trabalhando em conjunto com o fuso de esferas. Os fusos e as guias devem, portanto, estar em perfeito alinhamento. Guias de rolamento apresentam baixo atrito e a possibilidade de aplicao de pr-carga (minimizao de folgas).

Figura 4 Guia de deslizamento (rabo de andorinha) e de rolamento (esferas e rolos)

Os acoplamentos tm como finalidade fazer com que a fora (energia), velocidade e sentido de rotao entregues por um motor ao seu eixo, possam efetivamente ser transmitidos ao sistema de movimentao (fusos, guias etc.) (MANF et al., 1990). Possuem ainda a funo

I CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE PRODUO Ponta Grossa, PR, Brasil, 30/11, 01 a 02 de dezembro 2011 de compensar desalinhamentos, absorver choques e vibraes, e atuar como fusvel mecnico. A permisso de pequenos desalinhamentos a caracterstica mais importante de acoplamentos flexveis elastmeros para transmisso de baixo e mdio torque, sendo tambm de fcil instalao e remoo. A movimentao de mquinas ferramenta CNC pode ser proporcionada por vrios tipos de motores que devero converter energia eltrica em energia mecnica. Dentre os tipos de acionamento so encontrados os servomotores (de corrente contnua ou alternada) e os motores de passo (CAMPOS RUBIO, 1992). Servomotores de corrente contnua apresentam maiores vantagens para aplicaes em mquinas CNC de grande porte, devido maior versatilidade e flexibilidade em relao a mquinas CA. Motores de passo so mquinas de relutncia varivel constitudas de um estator com enrolamentos de excitao e um rotor magntico com salincias. Como vantagens dos motores de passo esto o custo relativamente baixo, simples implementao de controle, vida til prolongada e ausncia de manuteno regular pela ausncia de escovas minimizando, conseqentemente, custos operacionais. Apresentam ainda, compatibilidade com sistemas eletrnicos digitais, o que lhes conferem diversas aplicaes, dentre elas como motores de acionamento e posicionamento da mesa de trabalho e da ferramenta em equipamentos de usinagem controlados numericamente (LYRA, 2010). 2. Caractersticas da estrutura de uma mquina ferramenta A preciso de uma mquina ferramenta, principalmente aquelas de alta preciso, altamente depende da capacidade da estrutura em sustentar as relaes dimensionais entre todos os elementos crticos, capacidade esta que deve ser mantida na presena de todas as foras induzidas na estrutura e durante longos perodos de tempo. Durante a operao, diversos esforos podem estar atuando em uma mquina, a saber: foras devido s operaes nas quais a mquina est trabalhando (fora de corte), foras em desequilbrio, fora devido a vibraes externas, foras de inrcia, foras de atrito, foras induzidas devido a efeitos trmicos entre outras. A Figura 5 apresenta um exemplo de analise modal para determinar o nvel de desvios provocados durante a operao.

Figura 5 Exemplo de uma analise de (a) deflexo esttica e (b) de analise modal para uma mquina ferramenta (Kim e Chang, 2010)

I CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE PRODUO Ponta Grossa, PR, Brasil, 30/11, 01 a 02 de dezembro 2011 No projeto da estrutura de uma mquina de alta preciso, requisitos so necessrios para garantir estabilidade e o bom funcionamento do conjunto. Estabilidade dimensional de longa durao, alta resistncia trmica, alta resistncia esttica e dinmica e propriedades de amortecimento, so alguns desses requisitos. A estabilidade dimensional est intimamente ligada estabilidade dos materiais utilizados na fabricao da estrutura, visto que a estabilidade estrutural do material no tempo e empenamento dos materiais to dependente, tanto da estrutura como dos esforos que agem sobre ela. A resistncia trmica da estrutura da mquina ferramenta est relacionada com as deformaes trmicas que podem ocorrer devido a fatores como expanso trmica da estrutura, expanso desigual dos componentes devido ao gradiente de temperatura, efeitos bi metlicos e inrcia trmica. A combinao desses efeitos ocasiona distores de natureza complexa por toda a parte da estrutura. Uma baixa resistncia esttica e dinmica torna a estrutura, em geral, to incapaz de produzir resultados precisos, quanto de executar operaes de servio pesado. A resistncia de uma mquina uma funo de todos os seus elementos. Assim, torna-se necessrio, estudar criticamente a trajetria de carga desde o incio e observlas em todos os estgios do projeto. O requisito de amortecimento na estrutura de uma mquina tem um efeito benfico nas suas caractersticas de desempenho dinmico, limitando a amplitude de vibrao sob condies de ressonncia, e agindo contra a tendncia de vibrao auto-excitada. O ferro fundido tradicionalmente considerado um material bsico para vrias mquinas de preciso. Uma quantidade considervel de experincia prtica foi adquirida ao longo dos anos em sua utilizao para a obteno de alta estabilidade dimensional em estruturas. Entretanto, segundo Bloom et al. (2000), a partir da segunda metade do sculo XX fez-se necessria a utilizao de novos recursos na confeco de bases de estruturas para mquinas de alta preciso. A elevada rigidez, capacidade de amortecer vibraes e outras propriedades do ferro fundido, j no se sobrepunha mais aos problemas oriundos da utilizao deste material, relacionados aos elevados valores de coeficiente de expanso trmica e a alta condutividade trmica, que podem gerar erros de preciso devidos aos gradientes trmicos. Neste sentido, entre os fabricantes inovadores de mquinas-ferramenta dos Estados Unidos h uma lenta, mas crescente, tendncia em optar pelo material compsito particulado para as bases e colunas de mquinas. Eles se fundamentam nas caractersticas de custo e desempenho, considerando entre os principais benefcios: alto grau de flexibilidade de fundio, amortecimento de vibraes (8 a 10 vezes maior do que o ferro fundido ou o ao), insensibilidade s mudanas trmicas de curta durao e melhoria na vida da ferramenta de corte ou do rebolo de retificao de cerca de 30% (MASON, 2001). 3. Desenvolvimento de uma mquina Este projeto pretende construir uma mquina fresadora de pequeno porte CNC, que associada ao uso de ferramentas computacionais CAD/CAM, permitam seu uso em Prototipagem Rpida de produtos, no s para peas industriais, como tambm em aplicaes no tradicionais como o desenvolvimento de prteses e mecanismos ortopdicos. Para isto, construiu-se no Laboratrio de Usinagem e Automao uma fresadora CNC de pequeno porte e arquitetura aberta, e pretende-se agregar ao conjunto as mais modernas ferramentas associadas ao tema em foco. 3.1. Estudo e aplicao dos conceitos de Engenharia de Preciso O estudo aprofundado dos conceitos de engenharia de preciso e manufatura integrada por computador possibilitar uma melhor adequao do equipamento a ser preparado em funo

I CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE PRODUO Ponta Grossa, PR, Brasil, 30/11, 01 a 02 de dezembro 2011 das caractersticas a serem atingidas. Neste tipo de equipamento de fabricao, alm da insero de ferramentas computacionais de auxlio manufatura, o desempenho das mquinas ferramenta cobra uma importncia capital. O desenvolvimento do projeto em funo de um melhor desempenho esttico e dinmico da mquina objetiva analisar as alternativas disponveis, que permitam melhorar o desempenho global das mquinas e instrumentos controlados numericamente, visando assim, alcanar as especificaes de operao predeterminadas. A tomada de deciso em relao s caractersticas a serem implementadas na mquina ferramenta CNC no processo de projeto e automao visam, principalmente, otimizar esttica e dinamicamente o conjunto, o que possibilita obter, entre outras vantagens, maior preciso e confiabilidade da mquina (SLOCUM, 1992). Neste sentido, conforme os princpios de projeto de preciso indicados na literatura (SLOCUM, 1992; NAKAZAWA, 1994; CAMPOS RUBIO, 2009), pode-se citar que foram adotados neste projeto os seguintes princpios e axiomas: a) b) c) d) e) f) Programa Pea: (Software); Independncia funcional; Reduo do Lao estrutural; Atenuao dos distrbios externos; Minimizao das deformaes trmicas; Projeto pseudo-cinemtico.

Cada um destes aspectos ser tratado de forma mais extensa em trabalhos futuros. A partir da segunda metade do sc. XX fez-se necessria a utilizao de novos recursos na confeco de bases de estruturas para mquinas de alta preciso. A elevada rigidez, a capacidade de amortecer vibraes e outras propriedades caractersticas do ferro fundido, material utilizado at ento, j no se sobrepunham mais aos problemas oriundos da utilizao deste material, problemas estes, relacionados aos elevados valores de coeficiente de expanso trmica e a alta condutividade trmica, que podem gerar erros de preciso devidos aos gradientes trmicos. Desta forma, determinadas partculas foram adicionadas a certos elementos obtendo-se a combinao de materiais das classes dos metais, cermicos e polmeros, genericamente apresentando uma matriz e um reforo. O reforo tal, que contribui de alguma forma para melhorar as caractersticas fsicas do material, seja um aumento na resistncia trao, flexo, temperatura de deflexo ao calor entre outras. (BLOOM et al., 2000). O granito um dos compsitos cermicos utilizados, apresentando excelentes propriedades mecnicas e estabilidade dimensional, no entanto, apresenta dificuldades de processamento, limitando a fabricao de componentes que apresentam geometria complexa. (SLOCUM, 1992). O material compsito particulado em estudo neste trabalho consiste em um material de duas fases: uma chamada de matriz (resina epxi), que contnua e envolve a outra fase, chamada freqentemente de fase dispersa (partculas de slica (Si02)). A previso das propriedades mecnicas foi realizada atravs do modelo micro mecnico baseado nos estudos de Turcsnyi, que correlaciona o estado de tenso do compsito particulado com a distribuio de empacotamento, morfologia e a adeso matriz-particulado. Os valores obtidos para o mdulo de elasticidade e coeficiente de Poisson efetivo para o material compsito de slica/epxi foram de 6,11GPa e 0,23, respectivamente (PANZERA, 2003).

I CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE PRODUO Ponta Grossa, PR, Brasil, 30/11, 01 a 02 de dezembro 2011 Considerando o esforo crtico atuante em um dos apoios, determinou-se a resposta de deslocamentos e tenses, apresentando os valores 0,001mm e 1,953E-05Pa respectivamente, (Figura 6 (a) e (b)). Estes resultados comprovam o bom desempenho mecnico do material desenvolvido.

Figura 6 - Estado de tenso e deslocamento linear obtida por elementos finitos (PANZERA, 2003)

3.2. Construo dos Posicionadores da Mquina Fresadora Em funo da existncia no laboratrio do anteprojeto da Mquina Fresadora CNC e um posicionador de pequeno porte j em funcionamento (Figura 7), sero a construo dos posicionadores restantes um dos principais objetivos pontuais deste projeto de pesquisa. A criteriosa avaliao das caractersticas da mquina a ser desenvolvida de fundamental importncia para o sucesso do trabalho de projeto, de forma a obter um equipamento confivel dentro dos parmetros estipulados e ao menor custo possvel. Alm do CNC, vrias partes dos conjuntos mecnicos e eletromecnicos merecem uma especial ateno na anlise de escolha dos diversos subconjuntos (WECK, 1984).

Figura 7 - Posicionador Modular para a Mquina CNC de Pequeno Porte (SHOJI, 2002)

Posteriormente, a metodologia adotada prev a montagem dos demais eixos de movimento (posicionadores) sobre a estrutura da mquina. Para isso, foi necessrio fixar os mancais, o motor e seu acoplamento, o fuso de esferas recirculantes com sua castanha e rolamentos, e as guias lineares e seus carros placa-base do eixo.

I CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE PRODUO Ponta Grossa, PR, Brasil, 30/11, 01 a 02 de dezembro 2011 Realizou-se ento o alinhamento das guias lineares, por meio de um relgio comparador e uma base magntica presa aos carros das guias (Figura 8). Chegou-se a um desvio de paralelismo de aproximadamente 10m.

Figura 8: Alinhamento das guias lineares do eixo Y

3.2.1. Anlise e Montagem dos Acionamentos Os acionamentos dos trs eixos da fresadora so realizados por motores de passo. Paralelamente construo e montagem dos eixos, montou-se os motores de passo. O acoplamento escolhido para a transmisso do movimento do tipo junta de Oldham, com um elemento intermedirio de nylon. Devido flexibilidade do nylon, um pequeno desalinhamento entre o eixo do motor e o fuso permitido. A figura 9 apresenta a montagem final do posicionador para o eixo Y com motor de passo e acoplamento flexvel em desataque.

Figura 9: Posicionador para o eixo Y com motor de passo e acoplamento flexvel em desataque.

3.3. Correo do desalinhamento das colunas da estrutura da mquina fresadora Uma das partes relevantes deste projeto trata do desenvolvimento da estrutura tipo prtico escolhida para a mquina. Essa estrutura foi desenvolvida em material compsito polimrico reforado por partculas de slica, no laboratrio de Usinagem e Automao, em um trabalho anterior pelos pesquisadores. Entretanto, devido s distores trmicas ocasionadas pelo processo de cura exotrmica da resina polimrica durante a montagem da estrutura, fez-se necessrio o desenvolvimento de um dispositivo para corrigir o desalinhamento das colunas da estrutura existente. Assim, parte dos objetivos deste trabalho foi de garantir melhor preciso.

I CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE PRODUO Ponta Grossa, PR, Brasil, 30/11, 01 a 02 de dezembro 2011

Figura 10 Molde em acrlico e vazamento da estrutura de material compsito.

Devido magnitude dos desvios ocorridos durante a cura do material, o assentamento da base do eixo Y diretamente na estrutura conforme o projeto, tornou-se completamente invivel. Surgiu assim a necessidade de desenvolver um sistema de niveladores para a estrutura do eixo X e tambm uma pea para interface entre a estrutura de compsito particulado de slica e o suporte do eixo Y a partir do levantamento da topologia das faces de assentamento, conforme ilustrado na figura 11. Mapeamento

Pea de Correo

Estrutura

Figura 11 Correo do desvio no assentamento do eixo Y.

O levantamento da topografia (erros geomtricos) foi feito com a utilizao de uma mesa de desempeno, como padro de planicidade, e um paqumetro traador de altura, como mostrado na Figura 12. A pea foi alinhada conforme os trilhos do eixo X e uma malha traada nas superfcies de apoio. Os pontos assim determinados foram utilizados para mapear a superfcie. A Figura 13 apresenta uma vista geral da montagem definitiva dos eixos ou posicionadores para os trs graus de liberdade da mquina CNC, eixos X, Y e Z. Mostrando os acionamentos eletromecnicos montados, assim como os elementos de apoio e nivelamento da mquina.

I CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE PRODUO Ponta Grossa, PR, Brasil, 30/11, 01 a 02 de dezembro 2011

Figura 12 Mapeamento dos desvios no assentamento do eixo Y

Figura 13 Montagem definitiva dos posicionadores X, Y e Z sobre a estrutura de alto amortecimento interno. 4. Consideraes Finais Inicialmente pode-se afirmar que, os conceitos que foram apresentados na parte de Reviso Bibliogrfica servem como base para o desenvolvimento do projeto do produto. Da mesma forma, a pesquisa realizada em trabalhos anteriores da elaborao da estrutura, assim como da parte mecnica, colaborou para o entendimento e progresso na montagem da minifresadora CNC que permita seu uso na prototipagem rpida. Uma vez que a estrutura da mquina CNC utilizada um dos aspectos inovadores, pode-se afirmar que permitiu sua utilizao com pequenas adaptaes, mostrando resultados satisfatrios no projeto e construo da estrutura para mquina e equipamentos de preciso.

I CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA DE PRODUO Ponta Grossa, PR, Brasil, 30/11, 01 a 02 de dezembro 2011 O que poder no futuro ser utilizado em outros projetos com requisitos similares ou testado em novos produtos. Finalmente, a utilizao dos fundamentos e princpios da engenharia de preciso auxiliaram de forma eficaz no desenvolvimento do projeto, na fabricao e montagem dos sistema, assim como nas melhorias implementadas na equipamento. A integrao de conhecimento de diversos ramos da engenharia, conforme apresentado, tornar possvel no futuro o desenvolvimento de novos podutos utilizados o know how adquirido por meio desse caso prtico, ou ainda, a utilizao em novos projetos mais complexos. Agradecimentos Os autores gostariam de agradecer CAPES, pela concesso da bolsa para os trs primeiros autores; FAPEMIG (PPM-00393-09) e CNPq pelo suporte financeiro. Referncias
CAMPOS RUBIO. J. C. Metodologia e Principios de Projetos em Engenharia de Preciso. Apostila do curso de Ps Graduao Engenharia Mecnica da UFMG, Belo Horizonte, 2010. CAMPOS RUBIO. J. C. Programao de Comando Numerico. Apostila do curso de Engenharia Mecnica da UFMG, Belo Horizonte, 2009. CAMPOS RUBIO, J. C. Controladora Flexvel Multieixo para Acionamento de fresadoras de Alto Desempenho Dinmico. Dissertao de Mestrado. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianpolis, 1992. CAMPOS RUBIO, J. C. NASCIMENTO, R. A., CAMARGOS,F. O., CARDOSO L. M. E SANTOS, N. C; S;: Cnstruo de uma maquina fresadora para prototipagem rpida por usinagem. 10 Colquio de Usinagem, Uberlndia, 2004. ENGRAVER 2011: www.engraver.com.br. Acesso: Abril 2011. KIM J-H, CHANG, S-H. Design of -CNC machining centre with carbon/epoxy compositealuminium hybrid structures containing friction layers for high damping capacity. Composite Structures, V. 92, (9), 2128-2136, 2010. LYRA, P. V. A. Desenvolvimento de uma Mquina Fresadora CNC Didtica. Universidade de Braslia. 2010. Trabalho de graduao. Acesso: Abril 2001. Disponvel em: http://alvarestech.com/temp/cnc/Fresadora%20CNC%20Did%E1tica.pdf.. MANF, G., Pozza, R. e Scarato, G. Desenho tcnico mecnico, Ed. Hemus, 1990 MASON , F . Bases de mquinas de polmeros fundidos. Mquinas e Metais, abril 2001, 64-83. NAKAZAWA, H. Principles of precision Engineering. Oxford University Press, Oxford. 1994; PANZERA, T. H. Estudo do comportamento mecnico de um compsito particulado de matriz polimrica. Dissertao de Mestrado. Universidade Federal de So Joo del Rei. Departamento de Engenharia Mecnica. 2003. SANTOS, D. R . Fuso de esferas recirculantes e guias lineares. Mecatrnica atual, 1990 So Paulo, SHOJI, A. A. Projeto e construo de um posicionador translativo de pequeno porte para uma fresadora CNC. Trabalho de Concluso em Engenharia Mecnica da UFMG. Belo Horizonte. 2002. SLOCUM, A. Precision Machine Design. Prentice-Hall, Englewood Cliffs, NJ. 1992. WECK M. Handbook of Machine Tools. Vol. l, 2, 3 e 4, John Wiley & Sons, Chichester. 1984.

You might also like