You are on page 1of 10

Regras da Tarifação

São critérios estabelecidos pela Vivo (em concordância com a Anatel) para a tarifação do serviço de Telefonia Móvel.

  

Oferecido para: Vivo Pós, Pré, Controle Fase I e II e Vivo Empresas Onde solicitar: Atendimento Telefônico (atendente) Como funciona

o

Chamadas

Tipos


Tipo Código O que é Valor - O valor do AD é de acordo com a regional e o plano do cliente. Dividi-se em dois tipos - Tarifa cobrada por Adicional por Deslocamento chamada, sempre que AD1 e AD2 um celular faz ou recebe ligações em Roaming - AD1 (praticado dentro da área de concessão) - AD2 (praticado dentro da área de cobertura Vivo, mas fora da área de concessão) - Tarifa cobrada por minuto, sempre que o celular recebe ligações em roaming dentro - Valor cobrado sempre que o celular DSL1 recebe ligações em roaming dentro da área de concessão da área de concessão. Podendo variar de acordo com o plano do cliente ou com a operadora de longa distância escolhida pela Vivo (Telefônica). - Haverá cobrança se houver conversação de voz ou resgate da mensagem, como Deslocamento recados deixados na caixa postal. - Tarifa cobrada por minuto, sempre que o celular recebe ligações em roaming fora da - Valor sua área de concessão. Podendo variar de de Adicionais:

cobrado sempre que o acordo com o plano do cliente ou com a DSL2 celular recebe ligações operadora de longa distância escolhida pela em roaming fora da área de concessão Vivo (Telefônica). - Haverá cobrança se houver conversação de voz ou resgate da mensagem, como recados deixados na caixa postal.

Gratuitas pelo cliente .Chamadas originadas .Chamadas originadas Chamada Local VC1 para a Área de Registro (DDD) que o cliente se encontra .Chamadas originadas para outros países .De acordo com a Prestadora escolhida para fora da Área de Concessão que o cliente se encontra .De acordo com a Prestadora escolhida pelo cliente .Chamadas originadas .Ligações originadas para a polícia ou bombeiro .Debitadas do Saldo Normal de Recarga .Tarifadas como chamadas locais e variam de acordo com o plano do cliente Longa Distância Internacional LDI Números de emergência Exemplos Originando DDD do Cliente Curitiba (41) Belo Horizonte (31) Localização do Cliente Londrina (43) Bagé (53) Destino da Ligação Curitiba (41) A Cobrar para Bagé (53) Porto Alegre (51) Vitória (27) Ipiaú (73) A Cobrar para Niterói (21) Araraquara Tarifação VC2 + AD AD São Paulo (11) Manaus (92) Salvador (71) Boa Vista (95) São Paulo (11) Curitiba (41) Manaus (92) Ilhéus (73) Niterói (21) São Paulo (11) VC3 + AD VC3 VC1 + AD AD VC2 ..Debitadas do Saldo Normal de Recarga . mas com DDD's diferentes .Debitadas do Saldo Normal de Recarga .De acordo com a Prestadora escolhida LDN ou VC2 Valor de Longa Distância Nacional LDN ou VC3 Valor de Comunicação Comunicação para dentro da Área de pelo cliente Concessão que o cliente se encontra.

após a implementação do novo layout de fatura em junho/07.Cliente Vivo (operadora) .Será o número de origem. . as informações poderão aparecer como "zeradas".Cliente de outra operadora Demonstração na fatura . Isto não é um erro de faturamento  Em Roaming  Nas chamadas recebidas em Roaming.A demonstração na fatura será de um número emprestado . o número especificado na fatura seguirá a seguinte regra: Número que executa a chamada .(16) Porto Alegre (51) Boa Vista (95) Rio de Janeiro (21) A Cobrar para São Paulo (11) Florianópolis (48) VC3 + AD Ponta Grossa (42) Pindamonhangaba (12) AD Florianópolis (48) Florianópolis (48) Recebendo VC1 DDD do Cliente Curitiba (41) Porto Alegre (51) Localização do Cliente Londrina (43) Porto Alegre (51) Recebimento Curitiba (41) A cobrar de Bagé (53) Porto Alegre (51) Rio de Janeiro (21) A Cobrar de Niterói (21) A Cobrar de Tarifação AD + DSL VC2 São Paulo (11) Curitiba (41) AD + DSL* Porto Alegre (51) Boa Vista (95) AD + DSL* Niterói (21) Niterói (21) VC1 São Paulo (11) Florianópolis (48) Florianópolis (48) AD2 + DSL2 + VC3 AD + DSL* VC3 AD + DSL + VC1 Manaus (92) Boa Vista (95) Vitória (27) Boa Vista (95) Manaus (92) A Cobrar de Cabo Frio (22) A Cobrar de Salvador (71) Salvador (71) São Paulo (11) Ipiaú (73) Araraquara (16) São Paulo (11) AD + DSL *Atente-se. pois dependendo do tipo de DSL (faturado pela Vivo ou Parceiros).

O valor da ligação será de acordo com o serviço utilizado e deverá ser informado pela empresa Prefixo 0900 .50 (tarifa Vivo) + o valor da doação. pois varia conforme o serviço utilizado.pela operadora visitada. Fora da Área de Concessão o cliente pagará o AD.Observação: As ligações para 0500 não são liberadas para clientes Vivo Pré. . . ele é apenas um código de identificação que a operadora da cidade visitada fornece (é um número fictício para fins de cobrança) . Prefixo 0300 .Exclusivo GSM . 0800 e 0900 O que é .Neste tipo de ligação o cliente é cobrado pelo VC (variável) + Imposto Valor .  Quando o cliente estiver em Roaming. dentro de sua Área de Concessão. A forma apresentada da chamadas recebidas em roaming de clientes GSM atende a Regulamentação SMP. desde que originada de um celular Vivo. prestadora do serviço .Observação: Clientes Vivo Pré não têm acesso a este serviço.A tarifa da ligação não é de acordo com o Plano do cliente.Quando o cliente recebe uma chamada em roaming nacional ou internacional. as operadoras visitadas não conseguem identificar o número completo de quem o chamou. pois estes valores serão cobrados da empresa que recebeu a ligação . o mesmo pagará o valor do AD . Exemplo: Em uma doação para o Criança Esperança são cobrados R$ 0. .Serviços de valor adicionado. .Se ao efetuar este tipo de chamada o cliente estiver em Roaming. 0500.Geralmente Centrais de Relacionamento. Prefixo 0500 (por minuto) + o valor da doação. a chamada para a Central de Relacionamento da Vivo será gratuita.  Tipo Prefixos 0300. por este motivo a Vivo não disponibiliza esta informação na fatura.Número utilizado para campanhas de doações.O valor da ligação será de acordo com o serviço utilizado e deverá ser informado pela empresa prestadora do serviço.O cliente não é tarifado ao realizar Prefixo 0800 chamadas para os prefixos 0800. .

Ligações realizadas em ciclos anteriores e faturadas no ciclo atual. *445. exceto para a regional PR/SC. AP.65% COFINS 3% AC.: Para serviço de Dados não aparece a nomenclatura PA (período anterior). 0300.Descrição na fatura: PA (Período Anterior). como: *333. o sistema atribuirá como Área de Registro de destino o mesmo número da Área de origem da chamada  Exemplo: Se um cliente do Rio de Janeiro (021) acessar a sua Caixa Postal em Roaming no Espírito Santo (027).SMP – longa distância nacional. 0500. . 0900 e 102 Chamadas Longa Distância Internacional e Roaming Internacional  Eventos remanescentes . *555.VC1 e Dados Chamadas Não .*555  Impostos Impostos PIS Federais 0. VC3.Obs.  Nas chamadas direcionadas aos serviços prestados pela Vivo. AM.o Cobranças  Prazo  O prazo inicia a partir do fechamento do ciclo de faturamento  As prestadoras de Serviço Móvel Pessoal devem apresentar a cobrança ao assinante no prazo máximo de: 60 dias 90 DIAS 150 DIAS Chamadas SMP . RR BA/SE ES GO MS MT PA PR RJ RO RS SC SP Imposto Estadual ICMS DF. o extrato exibirá como telefone de destino o número 027 . TO 25% 25% 27% 25% 29% 27% 30% 30% 29% 30% 35% 29% 25% 25% Clique aqui e verifique as informações sobre Impostos para a regional CO/N . exemplo: R$ 0. VC2. MA. .00 PA.

Fixo De um telefone fixo . Regional BA/SE CO/N PR/SC RJ/ES RS SP Feriado Nacional Feriado Municipal Feriado estaduais Não há cobrança Não há cobrança Não há cobrança Não há cobrança Não há cobrança Não há cobrança Não há cobrança Não há cobrança Não há cobrança Não há cobrança Há cobrança Há cobrança Há cobrança Há cobrança Há cobrança Há cobrança Há cobrança Há cobrança final de semana Não há cobrança Não há cobrança Não há cobrança Não há cobrança Não há cobrança Não há cobrança o Método de tarifação   Serviço de dados Chamadas a cobrar     A ligação é faturada após 6 segundos do término da gravação Após 30 segundos é tarifado de 6 em 6 segundos Cliente Vivo encontra-se: Em sua área de registro e recebe uma chamada a cobrar Recebimento Forma de cobrança do celular .Mesma área de registro do seu celular Tipo: VC1 Móvel .Mesma área de registro do seu celular Tipo: VC1 Móvel .Móvel De um telefone móvel .Fora de sua área de registro e dentro da área de concessão da Vivo Tipo: VC2 Móvel .Fixo .Móvel .Fora de sua área de registro e fora da área de concessão da Vivo Tipo: VC3 Móvel .Fora de sua área de registro e dentro da área de concessão da Vivo Tipo: VC2 Móvel .Fixo .Fora de sua área de registro e fora da área de concessão da Vivo Tipo: VC3 Móvel . Encargos em feriado nacional  Quando o pagamento for realizado no 1º (primeiro) dia útil após feriado nacional.Móvel  . o sistema reconhece e processa o pagamento normalmente.

Móvel + AD + DSL .Fixo + AD (isento promocionalmente) + DSL .Mesma área de registro do seu celular Tipo: VC3 Móvel .Em planos antigos: as chamadas recebidas a cobrar são tarifadas fora da .Móvel + AD (isento promocionalmente) + DSL De um telefone móvel .Fora de sua área de registro e dentro da área de concessão da Vivo Tipo: VC2 Móvel .Móvel + AD (isento promocionalmente) + DSL .Fixo + AD + DSL (terminação VC3) .Em Roaming na área Vivo e recebe uma chamada a cobrar Recebimento Forma de cobrança do celular .Móvel + AD +DSL  Obs.Mesma área de registro do seu celular Tipo: VC2 Móvel .Fora de sua área de registro e fora da área de concessão da Vivo Tipo: VC3 Móvel .Fora de sua área de registro e fora da área de concessão da Vivo Tipo: VC3 Móvel .Móvel + AD + DSL De um telefone móvel .Fora de sua área de registro e dentro da área de concessão da Vivo Tipo: VC2 Móvel .Fora de sua área de registro e dentro da área de concessão da Vivo Tipo: VC3 Móvel .Mesma área de registro do seu celular Tipo: VC3 Móvel .Fixo + AD + DSL .Fixo + AD + DSL .Fixo + AD (isento promocionalmente) + DSL De um telefone fixo .Mesma área de registro do seu celular Tipo: VC2 Móvel .Fora de sua área de registro e dentro da área de concessão da Vivo Tipo: VC3 Móvel .Fora de sua área de registro e fora da área de concessão da Vivo Tipo: VC3 Móvel .Fora de sua área de registro e fora da área de concessão da Vivo Tipo: VC3 Móvel .: .Fixo + AD + DSL De um telefone fixo .Móvel + AD + DSL  Em Roaming fora da área Vivo e recebe uma chamada a cobrar  Recebimento Forma de cobrança do celular .

 Agrupamento de chamadas      Ligações sucessivas com duração superior a 2.franquia de minutos (tarifas excedentes).6 42 0.3 24 0.9999 segundos e inferior a 30 segundos serão somadas Serão cobradas como uma única ligação desde que feitas para o mesmo número O intervalo deve ser menor ou igual a 2 minutos (120 segundos) Confira a tabela de ligações reais originadas pelo cliente: Data 2/5/07 2/5/07 2/5/07 Horário 12h40m30 12h40m47 12h40m59 Número do chamado XX-XXXX-XXXX XX-XXXX-XXXX XX-XXXX-XXXX Total Duração Real (conversão) 12 segundos 7 segundos 8 segundos 27 segundos Segundo a regra de tarifação estes 27 segundos são convertidos em 30 segundos Tabela para Conversão de Segundos Segundos Conversão 6 0.2 18 0.5 36 0.1 12 0. .7 48 0.9 60 1 Ligação lançada na fatura/ extrato do cliente Número discado XX-XXXX-XXXX Data 11/3/05 Hora 12h19m00s30 Duração 00h00m30  Chamadas de Longa Distância Internacional Duração igual ou superior a 3 segundos e até 60 segundos Duração a partir de 61º segundo .8 54 0.Em planos novos: as chamadas VC1 recebidas a cobrar são tarifadas da franquia de minutos.4 30 0.

toda ligação com personalizada duração entre 3 e 60 segundos será tarifada em 1 minuto Duração real da chamada 15 segundos 39 segundos 54 segundos Duração tarifada ao cliente 1 minuto 1 minuto 1 minuto 61 segundos 1 minuto e 32 segundos 2 minutos e 3 segundos 66 segundos 1 minuto e 36 segundos 2 minutos e 6 segundos Duração real da chamada Duração tarifada ao cliente  Chamadas Locais e de Longa Distância Nacional  0 a 2. . 17 ou 30 segundos .O tempo de duração tarifário será sempre o próximo múltiplo de 6 correspondente.Se a ligação tiver duração igual ou superior a 3 segundos. será tarifado por no mínimo 30 segundos Exemplo: Duração real da chamada: 15.Como funciona Como funciona .9999 segundos atendimento é gerado Porcentagem após atendimento não gera tarifação* cobrança equivalente a 50% do minuto conforme plano A cada 6 segundos é cobrado valor equivalente a 10% do minuto conforme plano tarifário. inclusive atendimento automático ou caixa postal cujo tempo é contado a partir do momento que o cliente ouve a saudação padrão ou . tarifário. Duração igual ou superior a 3 segundos e até 30 segundos .A partir do 61º segundo de ligação.A partir do 31º segundo de ligação.Duração tarifada ao cliente: 30 segundos Duração a partir do 31º segundo . a chamada será tarifada em múltiplos de 6 segundos .9999 Segundos 6 segundos subseqüentes aos 30 segundos Tempo 3 a 30 Segundos De 3 segundos até 30 segundos do Até 2.As ligações com tempo de duração igual ou superior a 3 segundos são tarifadas e o tempo mínimo para tarifação é de 1 minuto . a chamada será tarifada em múltiplos de 6 segundos .Logo.O tempo de duração tarifário será sempre o próximo múltiplo de 6 correspondente.

pois o tempo é contado a partir do momento que a saudação padrão ou personalizada é ouvida Exemplos: .Duração real da chamada: 31 segundos .Duração tarifada ao cliente: 60 segundos .inclusive atendimento automático ou caixa postal.Duração tarifada ao cliente: 156 segundos .Duração real da chamada: 153 segundos .Duração real da chamada: 57 segundos .Duração tarifada ao cliente: 36 segundos .