You are on page 1of 2

A SABEDORIA É DOM DE DEUS Jó 28:28 – “E disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria e o apartar-se do mal é a inteligência”.

Salmos 111:10 – “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria”. Provérbios 1:7 – “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução”. I Corintios 12:7-8 – “Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil. Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria, e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência”. Tiago 1:5 – “ E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada”. DEUS CAPACITA OS ESCOLHIDOS O Senhor chamou a Bezalel e a Aoliabe para trabalhar na construção do santuário. O Senhor Deus deu a eles sabedoria e inteligência para que fossem capazes de realizar todo e qualquer serviço durante a construção do santuário. Êxodo 35:31 – “E o Espírito de Deus o encheu de sabedoria, entendimento, ciência e em todo lavor (trabalho)”. Êxodo 35: 35 – “Encheu-os de sabedoria do coração, para fazer toda a obra de mestre, até a mais engenhosa, e a do gravador, em azul, e em púrpura, em carmesim, e em linho fino e do tecelão; fazendo toda a obra, e criando invenções”. Eclesiastes 2:26 – “ Porque ao homem que é bom diante Dele, dá Deus sabedoria e conhecimento e alegria; mas ao pecador dá trabalho, para que ele ajunte, e amontoe, para dá-lo ao que é bom perante Deus. Também isto é vaidade e aflição de espírito”. João 15:16 – “Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai Ele vo-lo conceda”. DEUS DÁ SABEDORIA A SALOMÃO I Reis 4:29 – “ E deu Deus a Salomão sabedoria, e muitíssimo entendimento, e largueza de coração, como a areia que está na praia do mar”. I Reis 10:24 – “ E toda a terra buscava a face de Salomão, para ouvir a sabedoria que Deus tinha posto no seu coração”. II Crônicas 1:11-12 – “Então Deus diz a Salomão: Porquanto houve isto no teu coração, e não pediste riquezas, bens ou honra, nem a morte dos que te odeiam, nem tampouco pediste muitos dias de vida, mas pediste para ti sabedoria e conhecimento, para poderes julgar a meu povo, sobre o qual te constituí rei, sabedoria e conhecimento te são dados; e te darei riquezas, bens e honra quais não teve nenhum rei antes de ti, e nem depois de ti haverá”. PROVÉRBIOS 2:1.6 "Filho meu, se aceitares as minhas palavras, e esconderes contigo os meus mandamentos, para fazeres o teu ouvido atento à sabedoria; e inclinares o teu coração ao entendimento; se clamares por conhecimento, e por inteligência alçares a tua voz, se como a prata a buscares e como a tesouros escondidos a procurares, então entenderás o temor do SENHOR, e acharás o conhecimento de Deus. Porque o SENHOR dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento."

Lucas 2: 52 – “E crescia Jesus em sabedoria. . da educação formal e informal. e a graça de Deus estava sobre Ele”. a Sua palavra. mas que Ele mesmo nos dará sabedoria para respondermos a tudo segundo a Sua Palavra: “Porque eu vos darei boca e sabedoria a que não poderão resistir nem contradizer todos quantos vos opuserem”. CONHECIMENTO. conhecer a Sua Palavra. CONCLUSÃO Se desejamos ser servos fiéis devemos pedir sabedoria a Deus. O que falar. dos estudos. sem meditar sobre a leitura. ler a Bíblia para conhecermos a Sua Palavra e refletir nesta leitura para entendermos o que Deus nos está revelando. podemos até adquirir conhecimento sobre os fatos lidos.  O entendimento é alcançado através da meditação na Palavra. para que não venha a falar nada por si.  Todo aquele que deseja pregar a Palavra de Deus. sobre a importância da sabedoria na vida dos seus servos. mas somente o que for ensinado e inspirado por Deus segundo a Sua palavra. com quem falar e quando falar. com sabedoria. SABEDORIA. teme ao Senhor. mas não entenderemos o porque de tal fato ter ocorrido. não saberá como utilizar corretamente todo o conhecimento acumulado.  É através da meditação na Palavra que conseguimos interpretar o que lemos e reconhecer o que Deus está nos revelando na Sua Palavra. ENTENDIMENTO  Sabedoria é um dom dado por Deus.  É o Senhor que nós capacita para pregarmos. cheio de sabedoria. Ninguém pode falar do que não conhece.  Se apenas lemos.  A sabedoria não vem de nós. sem refletir. em muitos outros. em graça para com Deus e os homens”. não podemos adquiri-la por nós mesmos. precisamos também adquirir o entendimento. Porem se não receber a sabedoria de Deus.  O conhecimento pode ser adquirido através da leitura. premeditar nossas palavras. e em estatura.  Para falar da Palavra de Deus precisamos.A SABEDORIA DE E EM JESUS Lucas 2:40 – “E o menino crescia. deve pedir sabedoria a Ele.  Além de sabedoria e conhecimento sobre a Palavra de Deus. escuta a Sua voz. e se fortalecia em espírito.  É Deus que nos dá sabedoria para reconhecermos o momento de falar e de calar. TODA SABEDORIA VEM DO SENHOR  Deus fala nos versículos anteriormente citados e. mas é dom gratuito de Deus. O ser humano pode adquirir conhecimento e entendimento através dos estudos e da reflexão sobre tudo o que lê e vivencia. além de pedir sabedoria a Deus. e atenta para as Suas palavras.  O homem sábio. A VERDADEIRA SABEDORIA SÓ DEUS PODE DAR. LUCAS 21:15 Jesus pregando em Jerusalém sobre a perseguição que virá sobre os filhos de Deus nos últimos tempos diz que não devemos falar nada por nós mesmos.