You are on page 1of 6

PROGRAMA DE MESTRADO E DOUTORADO

SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

FRANCISCO MELO DE OLIVEIRA JEANNE GURGEL PINHEIRO

Trabalho apresentado como requisito parcial, para obtenção do titulo de Mestre no programa de PósGraduação em Docência da Educação Brasileira Sob a orientação do Professora Mestra Tereza de Lisieux, da SAPIENS.

Caicó/RN
2013

que precisam de cooperação. Quanto mais adequada a socialização do individuo. Este é um processo social global. propósitos. não recebe isso pronto. mais perfeitamente sociável ele se torna. interagindo entre si ou agrupamento natural ou acordado de pessoas que apresentam distinção entre cada um. criticar. Embora falar de sexualidade torna-se complicado. assimilando o conjunto de hábitos e costumes característicos do grupo. há relatos de pais que quando sabe que os filhos estão tendo essa educação a chamam de pornografia. o individuo esta se socializando. possuindo a mesma força em seu meio social. O ser humano precisa aprender a viver em sociedade. explicar os fatos. ao passo que em cada período histórico notam-se modelos e metodologias didático-pedagógicos com fins específicos direcionados á educação. É importante destacar que no panorama atual da sociedade. As estruturas e os processos sociais são desafios que estão colocados no cotidiano dos estudos sociológicos. a tendência natural para viver em sociedade. Enfim. sociedade é feito de pessoas que precisam interagir entre si e viver harmonicamente. preocupações e costumes. As normas podem ser escritas ou não. a educação surge como meio de promover a desalienação das massas populares. Esses agrupamentos de pessoas precisam de normas e regulamentos para funcionar. compreender que . através do qual o indivíduo se integra no grupo em que nasceu. Compartilhando mudanças culturais. gostos. em consonância com a ideologia e interesses dos agentes que á compõem. Neste sentido. A sociabilidade. vamos construindo nossa história e esta história esta diretamente relacionada ao processo educativo por qual passa a sociedade e o ser humano. Compreender. é desenvolvida através do processo de socialização. bem como compreender os processos de transformação que permeiam a humanidade. gostos. cada qual. Pode-se dizer que as mudanças culturais que ocorrem na sociedade acarretam transformações no processo educativo. a sexualidade nas escolas tem sido uma necessidade para o bom desenvolvimento social desde a infância. ou seja. analisar. preocupações e costumes. valores e costumes.EDUCAÇÃO E SOCIOLOGIA Pode-se definir sociedade como nome dado ao agrupamento de pessoas para a realização de atividades que visa resultados ou o conjunto de pessoas que compartilham propósitos. a Sociologia contribui para estudar a sociedade. Participando da vida em sociedade. baseado em cada cultura e valores sociais. pois se encarrega da compreensão da realidade social. Quem educa enfrenta um grande paredão nessa instância. aprendendo suas normas. mas.

sociais. Educar o homem para a vida não somente para o trabalho. com o fortalecimento da burguesia modificaram-se as exigências cobradas pelo mundo da produção e. Neste caso cabe á educação em sua finalidade introduzir os indivíduos ao conhecimento crítico e sistematizado. Nesse sentido durante a história da educação encontramos vários autores que contribuíram para o desenvolvimento de metodologias de ensino que nortearam a finalidade da educação nas várias épocas.. Preparar os indivíduos para a vida social é atributos de responsabilidade educativa. o período contemporâneo trás no bojo de suas ações educativas um conceito mais amplo sobre os fins da educação. Por fim. 1994. o objetivo de preparar os indivíduos para desempenhar seu papel social na vida coletiva. que transforma o trabalhador em uma mão-de-obra produtiva e dócil. capacitando-o á produzir e perceber amplamente os fatos sociais. seria o mesmo que capacitá-los para o exercício da cidadania. 59). almejando formar cidadãos críticos e autônomos que possam atuar sobre seu meio e transformar sua realidade. Assim. a família. o que interessava era o comercio e a expansão da burguesia. . com o mínimo de subjetividade ativa. a educação em suas especificidades atuais deve. em consonância com a finalidade da educação no tempo e espaço em que a sociedade se situa. tendo esta. os quais. atualmente educa-se o homem em todos os aspectos: culturais. Assim. nas diversas áreas do ensino. em outras palavras. Sobre os fins da educação humana é importante reconhecer a ação educativa como processo regulador da sociedade humana.reflexiva do educando de forma que este tenha a consciência dos problemas que se levantam contra a sua cidadania. consequentemente com a sociedade.independente de sua condição social todos são cidadãos de uma nação. Com o desenvolvimento da sociedade ocorreram mudanças significativas na forma de desempenhar a educação. impedindo que suas habilidades intelectuais se reduzam à mera capacidade do pensar instrumental. levando elaboração de inúmeros conceitos de didática. bem como reproduzir suas condições de existência com o trabalho. afetivos intelectuais. p. consequentemente surge à necessidade de um ensino que “[. (LIBÂNEO. para fins da educação humana.] completasse o livre desenvolvimento das capacidades e interesses individuais”. escola e sociedade se apropriam.. por si. mas não deixava de ser uma educação reprimida. trabalhar a capacidade crítico. O eixo norteador de todo o processo de formação do indivíduo está no conjunto das ações educativas desenvolvidas pelos educadores. Analisando a história da humanidade percebe-se que ela caminha paralelamente com a educação e.

ideologicamente fundamentado na massificação e dominação da sociedade. o educador devera ter uma formação em vista de uma relação pedagógica com sujeitos. só é possível porque a desumanização não é um destino dado. isso tem como finalidade a permanência do educando na escola. entre eles encontram-se as obras de Paulo Freire. se os educadores pensarem nela enquanto prática da liberdade. esta que. é valido acrescentar que para o homem conquistar sua liberdade e autonomia enquanto cidadão de uma sociedade democrática é necessário que se faça revoluções no interior das esferas públicas. fato que sempre ocorreu no Brasil. o qual desvela as macetas de uma sociedade individualista e opressora. poucos tem acesso ao conhecimento crítico. trabalhadores ou não. Por fim. Freire (1987) ressalta que a luta pelo direito do ser humano. diante do exposto. pela afirmação dos homens como pessoas. pois passará a ver o ensino com conteúdos trabalhados de modo diferente. atualmente a questão da ideologia dominante está perdendo forças diante das denúncias de educadores e escritores humanitários. o que nas palavras de Paulo Freire (1987) significa sair da posição de oprimido e assumir um papel crítico na sociedade. em consequência disso somos resultado de um país em que poucos chegam às escolas e às Universidades. enquanto instrumento de mudança. com marcadas experiências vitais que não podem ser ignoradas e. para a formação cidadã e autônoma do homem.Neste sentido. é importante destacar que a educação sempre esteve fortemente ligada ás necessidades da vida política. Pode-se dizer que os fins da educação atualmente são conscientizar para a prática democrática. mas resultado de uma “ordem” injusta que gera a violência dos opressores. Por fim. cabe acrescentar que as discussões sobre os fins da educação humana revelam um emaranhado de proposições. ainda pode ser resgatada através da educação. A proposta de Freire para os fins da educação é que ela seja propulsora do resgate da cidadania. é lutando e agindo em conjunto com toda uma nação que estaremos exercendo nossa cidadania. neste caso. acrescenta ser necessário que os educadores enquanto veículos do ensino se unam ás massas populares. pois. é sabido que. encontramo-nos acorrentados ao discurso dos que manipulam nossa sociedade á várias gerações. pelo trabalho livre. em termos de dominação cultural. econômica e social do país. . a questão da cidadania surge como foco principal no discurso dos educadores e de estudiosos da educação como Paulo Freire. Nesse sentido. a essência de seus escritos apresenta-se fundamentado na inter-relação entre o sujeito e a situação das políticas sociais e culturais que resvalam para nossa época. para tanto. Em contrapartida. com métodos e tempo intencionados no perfil do aluno.

são sempre necessidades sociais que ela emprega. Assim seja qual for o aspecto pelo qual abordamos a educação. Por fim.É importante destacar que no panorama atual da sociedade. ela sempre se apesenta como mesmo caráter. Sejam os fins que ela busca ou os meios que emprega. compreender que independente de sua condição social todos são cidadãos de uma nação. não sabemos muito bem como elas devem ser. a opinião pública permanece indecisa e apreensiva. Porém. Neste caso cabe á educação em sua finalidade introduzir os indivíduos ao conhecimento crítico e sistematizado. sejam quais forem às convicções pessoais dos indivíduos ou partidos. por si. são sempre necessidades sociais que ela satisfaça ideias e sentimentos coletivos que ela expressa. Sem dúvida. trabalhar a capacidade crítico-reflexiva do educando de forma que este tenha a consciência dos problemas que se levantam contra a sua cidadania. embora realmente sintamos que mudanças são necessárias. As mudanças que a que às sociedades contemporâneas estão sofrendo demandam transformações correspondentes na educação nacional. a educação em suas especificidades atuais deve. o próprio individuo sai ganhando com este mecanismo. a educação surge como meio de promover a desalienação das massas populares. . ou seja.

José Carlos. Paulo.REFERÊNCIAS FREIRE. 2º Grau. Didática. São Paulo: Cortez. 1987. LIBÂNEO. 1994 .(Coleção Magistério. 28 ed. Série Formação do Professor). Rio de Janeiro: Paz e Terra. Pedagogia do Oprimido. .