You are on page 1of 3

Contempornea ISSN: 2236-532X n. 2, p. 209-211 Jul.Dez.

2011 Resenhas

A problemtica do fenmeno religioso


Eduardo Gabriel1 Resenha do livro:
SIMMEL, Georg. Religio. Ensaios. vol. 2. So Paulo, Olho dgua, 2011. O conjunto de oito ensaios sobre religio escritos por Georg Simmel entre os anos de 1908 e 1918 chegou s livrarias brasileiras neste ano de 2011 atravs da traduo publicada pela editora Olho d gua com o ttulo de Religio: ensaios, volume 2/2. Isto parece ter agradado no s aos socilogos da religio, como tambm aos que se ocupam da teoria social. Para os primeiros, o interesse analtico nestes ensaios tornar-se- ainda maior, pois o campo de pesquisa sobre religies no Brasil bastante frtil. evidente que os ecos dos trabalhos de Simmel j se fizeram sentir no meio acadmico brasileiro desde anos atrs, e isto est bem inventariado no prefcio Simmel no Brasil escrito por Leopoldo Waizbort. A ideia central que percorre os ensaios de Simmel a sugesto metodolgica de observar na religio o momento anterior dela se tornar propriamente uma religio. Assim, a natureza da religio pode ser encontrada em uma srie de relaes que aparentemente no contemplam aparatos religiosos. Durante um seminrio em que eu estava participante, ao final de uma apresentao sobre orientaes para o mercado de trabalho de jovens carentes num bairro da cidade de Mendoza, na Argentina, sem que este trabalho tenha qualquer ligao institucional com uma igreja, uma pessoa fez o seguinte comentrio: isto um belo exemplo cristo. Este exemplo parece figurar sinteticamente a proposta de anlise sobre religio que nos apresentada nos textos de Simmel.
1 Doutor em sociologia pela USP.

210 A problemtica do fenmeno religioso

O primeiro texto data de 1898 e o ttulo Contribuio para a sociologia da religio, e o importante argumento deste texto que o fenmeno religioso deve ser observado a partir das relaes entre seres humanos, sendo a religio uma forma derivada das relaes convencionais. Assim, a contribuio de Simmel neste texto observar de que modo algumas formas de relaes sociais se adensam ou se refinam num sistema de ideias religiosas (2011:7). A f, como produto mais visvel da religio, , portanto, esta relao entre seres humanos. Porm, o efeito principal da f ocorre no que Simmel denomina de processo psquico determinado, e com isso a f cria objetos para a comprovao dela mesma (2011:9). O argumento de Simmel parece ficar claro neste primeiro texto na medida em que ele vai reafirmando que sua anlise pretende indicar uma das fontes da religio, que para ele est fora dela mesma, isto , est nas relaes entre as pessoas e, mais ainda, nas emoes que saem destas relaes. No texto Contribuio para a epistemologia da religio, de 1902, Simmel se preocupa em separar o contedo religioso, em sua existncia e validade objetivas, da religio considerada como um processo humano subjetivo (2011:20). Seguindo a sua sugesto de anlise, qual seja a de pensar a religio como forma, alguns fatos metafsicos mais ou menos demonstrveis Deus e sua relao com o mundo, a revelao, o pecado e a redeno (2011:20) podem adotar certa forma religiosa, pois tem a sua fonte fora da religio. Estes fatos podem ser experimentados anteriormente nas relaes entre as pessoas, que acabam conferindo um estado de alma fundamental (2011:21). Outra funo importante da religio a da unidade, e isto analisado por Simmel no texto de A religio e os opostos da vida, de 1904. A religio a forma peculiar onde todos os opostos da alma se reconciliam e para onde convergem, num nico ponto (2011:33). Os sentimentos humanos que esto contemplados nesta unidade tm como fonte a contingncia individual: submisso ou elevao; esperana ou amargura; desespero ou amor; paixo ou calma (2011:32). Esta unidade ser tambm a validade objetiva da redeno e conciliao que a religio tender cumprir. Simmel enfatiza particularmente a anlise da religio como problemtica no texto Um problema da filosofia da religio, de 1905, que retoma a ideia-chave da daquilo que produz a religio: o que produz as religies no pode ser em si a religio, enquanto determinadas concepes de f, mas um movimento interior que repousa profundamente na existncia humana (2011:40) e, assim, no anseio de felicidade. Preocupao semelhante voltar no texto A personalidade de Deus: um ensaio filosfico, de 1911.

Eduardo Gabriel 211

No texto O cristianismo e a arte, de 1907, Simmel faz uma comparao interessante entre a religio e a arte. O que h de comum entre elas que ambas transportam seu objeto para uma distncia muito alm de toda realidade imediata (2011:51). Assim, notvel que a religio seja visualizada atravs da arte, especialmente no cristianismo, que descobriu nela um meio pelo qual expressar o sofrimento. O curto texto Ideias religiosas fundamentais e cincia moderna uma sondagem, de 1909, coloca em evidncia alguns momentos em que a religio passa por questionamentos quando comea a concorrer com a cincia. De maneira anloga, esta concorrncia tal como quando a igreja pretende competir com o Estado, quando adota as formas estatais (2011:66). Por fim, no texto O conflito da cultura moderna, de 1918, Simmel traa um breve panorama da histria do pensamento em momentos distintos. A trajetria desta anlise termina com a perspectiva da virada do sculo XX, momento muito prximo experincia vivida por Simmel, em que o conceito de vida surge com fora, sobretudo diante dos grandes impactos provocados pelo grande processo de urbanizao e industrializao que a Europa havia sofrido anos anteriores. Diante disso, a religio tambm sentir alguns efeitos em sua dinmica. Nas palavras de Simmel, um dos mais profundos dilemas emocionais de inmeras pessoas no mundo moderno que lhes impossvel continuar a preservar as religies baseadas na tradio das igrejas (2011:102). Com quase um sculo de distncia do escrito de Simmel, a problemtica do fenmeno religioso quanto a este seu carter de distanciamento da tradio nos dias de hoje o dilema mais acentuado que a religio atravessa. Esta medida nos d a clara dimenso de quanto as reflexes de Simmel so pertinentes e merecem destaque nos trabalhos que se voltam para a observao da religio. Eis o valor que esta publicao nos oferece. Como citar esta resenha:
GABRIEL, Eduardo. A problemtica do fenmeno religioso. Contempornea Revista de Sociologia da UFSCar. So Carlos, Departamento e Programa de Ps-Graduao em Sociologia da UFSCar, 2011, n. 2, pp. 209-211.

You might also like