You are on page 1of 4

EXERCÍCIOS – LEGISLAÇÃO DA GMF

GOE_07.08.13
PROF. DOUGLAS WILLYAM

48. É a opção que melhor define quem fica vinculada à Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza, quanto a LEI COMPLEMENTAR 0017 de 07 de junho de 2004 e a Lei Complementar 0137 de 08 de janeiro de 2013: (A) Coordenadoria Militar da Prefeitura Municipal de Fortaleza; (B) Secretaria de Segurança Cidadã; (C) Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão; (D) Coordenadoria Especial de Proteção e Defesa Civil; (E) Coordenadoria de Mediação de Conflitos.

49. Conforme Lei Complementar 37/2007 o servidor da GMDCF poderá ser demitido a bem do serviço público, quando: I. conceder vantagens ilícitas, valendo-se da função pública; II. praticar crimes contra a vida, exceto em legítima defesa própria ou de outrem; III. acumulação de cargos públicos; IV. receber ou solicitar propinas, comissões ou vantagens de qualquer espécie, diretamente ou por intermédio de outrem, ainda que fora de suas funções, mas em razão delas.

a. todos os itens estão corretos; b. I, II e III estão corretos; c. I, II, IV estão corretos; d. I, III e IV estão corretos.

www.gustavobrigido.com.br

pelo controle de distúrbios civis. principalmente. A Assessoria de Capacitação Permanente é responsável. V.gustavobrigido. por exemplo. Junto com os ____________ irão elaborar. No que diz respeito à estrutura organizacional do órgão Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza. A Coordenadoria das Inspetorias Cidadãs é responsável. II. pelo pagamento do aluguel social de pessoas vulneráveis que tiveram suas casas destruídas ou interditadas nas áreas de risco. pela realização de treinamentos voltados para área de segurança pública. Em reunião na manhã do dia 31. pelos serviços de vigilância e de promoção de preservação dos bens. Assinale a opção que completa. O Grupo de Operações Especiais é responsável. para executar o serviço de orientação e salvamento de banhistas no Município. principalmente. visando defender e preservar os bens que compõem o patrimônio público municipal. Quantos itens fazem parte da estrutura da GMDCF? (A) 1 (B) 2 (C) 3 (D) 4 (E) 5 51. coordenar e planejar planos nos postos de serviços para os ______________ ingressantes do concurso de 2013. (A) Inspetores .2013 na sala da Diretoria Geral da GMDCF os ____________ solicitaram ao Diretor Geral uma formatura para anunciar os novos procedimentos de trabalho. por exemplo. entre outros. bem como. A Coordenadoria dos Grupamentos Especializados é responsável.com.50. as lacunas da frase a cima.Subinspetores . serviços e prédios públicos do Município. III. cursos de línguas estrangeiras e libras. IV.Subinspetores www. A Coordenadoria de Ações de Defesa Civil é responsável.br .Subinspetores – Guardas (B) Inspetores . analise: I. correta e respectivamente.07.

gustavobrigido. (C) executar ações preventivas de Defesa Civil. através de celebração de convênio de cooperação técnica. b.Guardas (D) Subinspetores . quando da ocorrência de calamidade pública. propor prioridades nas ações de policiamento investigativo. ( ) É defeso o uso do uniforme institucional da Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza o servidor que estiver em gozo de férias ou desempenhando mandato eletivo.Guardas 52.Subinspetores (E) Guardas – Inspetores . por meio de intercâmbio permanente de informações e gerenciamento. promovendo a mediação de conflitos e o respeito aos direitos fundamentais dos cidadãos. (D) apoiar as promoções de incentivo ao turismo local. Segundo a Lei Complementar 0137 de 08 de janeiro de 2013. executar as ações preventivas e emergenciais de Defesa Civil do Município. preventivo e ostensivo realizadas pelos órgãos de segurança pública do Estado e da União que atuam no município de Fortaleza.(C) Subinspetores – Inspetores . 53. EXCETO: (A) realizar a segurança do Vice-Prefeito. contribuir para a prevenção e a diminuição da violência e da criminalidade.Subinspetores . (B) salvamento de banhistas nas lagoas e praias da cidade. diretrizes e programas de segurança cidadã no Município de Fortaleza. são competências que poderão ser desempenhadas em conjunto ou mediante auxílio dos órgãos de Segurança Pública do Estado. em parceria com o competente órgão de Defesa Civil do Estado.com. (V/F) www. c. estabelecer as políticas. prestando socorro às vítimas. 54. Consoante as competências atribuídas da Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza. (E) realizar a segurança de autoridades indicadas pelo Prefeito.br . d. assinale a opção correta: a.

escolha a opção INCORRETA: (A) Compete a Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza efetuar serviços de apoio e fiscalização. (D) A Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza realiza a vigilância e preservação do meio ambiente. O Cargo de Corregedor será de livre nomeação e exoneração pelo Chefe do Executivo e incidirá sobre um servidor da Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza. II. (Prof. II e III estão falsos. A Corregedoria da Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza é um órgão autônomo e independente. (B) É dever do Guarda Municipal guardar sempre que possível assunto da administração. bem como do patrimônio histórico. na área de segurança. A Corregedoria será responsável pela investigação do comportamento ético.br .55. www. aos eventos da Prefeitura de Fortaleza.gustavobrigido. (D) o item I está falso.com. (Prof. (C) É atribuição do Guarda Municipal promover a segurança nos terminais de transporte coletivo urbano de Fortaleza. III. social e funcional dos candidatos ao cargo de Guarda Municipal. (B) os itens I. (C) os itens I e II estão falsos. DOUGLAS WILLYAM) Sobre a Lei Complementar 0037/2007. DOUGLAS WILLYAM) Sobre a Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza. 56. Pode-se afirmar que: (A) todos os itens estão falsos. analise as seguintes assertivas: I. Os auxiliares da Corregedoria serão responsáveis para montar o processo de Sindicância. IV. (E) todos os itens estão verdadeiros.