You are on page 1of 7

RESOLUÇÃO DE QUESTÕES GOE

PROF. DOUGLAS WILLYAM - LEG. DA GMF.

43. Conforme Lei Complementar 0037 de 10 de julho de 2007, o acusado será absolvido do inquérito administrativo quando: I - provada a inexistência do fato; II – não haver prova da existência do fato; III - não constituir o fato infração disciplinar; IV - não existir prova de ter o acusado concorrido para a infração disciplinar; Quantos itens estão corretos? (A) 1 (B) 2 (C) 3 (D) 4

44. Conforme a Lei Complementar n° 0037/07, julgue os itens seguintes e marque a alternativa que corresponde ao comportamento do servidor da Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza, respectivamente: I. quando no período de 4 (quatro) anos não tiver sofrido qualquer punição; II. quando no período de 3 (três) anos não tiver sofrido pena de suspensão; III. quando no período de 2 (dois) anos tiver sofrido até 2 (duas) suspensões ou equivalentes; IV. quando no período de 1 (um) ano tiver sofrido o somatório de mais de 15 (quinze) dias de suspensão. (A) excelente, bom, insuficiente, ruim; (B) bom, excelente, insuficiente, ruim; (C) insuficiente, bom, excelente, ruim; (D) bom, excelente, ruim, insuficiente.

a Sindicância deverá constar as transgressões infringidas da lei e a autoria apurada. respectivamente. Conforme a Lei Complementar 0038/07. prorrogável por mais 30 (trinta). assinale a opção que NÃO indica uma das classes de carreira da Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza: (A) Agente de Defesa Civil (B) Agente de Segurança Institucional (C) Diretor Geral (D) Inspetor 46. de 10 % (dez por cento) e 15% (quinze por cento). Considerando a Lei Complementar 0037 de 10 de julho de 2007 é correto afirmar que: (A) a Sindicância é realizada para apurar fatos com o fim de que não haja uma injustiça com qualquer servidor e dever ser instaurada pela autoridade competente. (E) É assegurado o defensor dativo na Sindicância para os servidores. (C) Após a Sindicância têm-se o prazo de 45 (quarenta e cinco dias) para abertura do processo disciplinar administrativo. (B) a Sindicância deverá ser concluída no prazo de 30 (trinta) dias. (D) Indicam gratificações a serem recebidas ao término do triênio do estágio probatório. 47. (D) Para recomendar a abertura do inquérito administrativo. (B) A primeira gratificação é percebida com um percentual de 50 (cinquenta) a 100 (cem) por cento e a segunda com um percentual de 40% (quarenta por cento). Sobre a Gratificação de Desempenho Específica de Segurança Pública e a Gratificação a Risco de Vida percebida pelos servidores da Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza. . é correto afirmar que: (A) Correspondem aos encargos sociais da remuneração dos servidores da GMDCF. ambas calculadas sobre o vencimento bruto. (E) São gratificações com percentagens correspondentes. (C) Correspondem às gratificações com possibilidades de incorporação aos proventos. Corregedor da Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza.45.

A Coordenadoria de Ações de Defesa Civil é responsável. IV estão corretos. A Coordenadoria dos Grupamentos Especializados é responsável. acumulação de cargos públicos. d. todos os itens estão corretos. pelo pagamento do aluguel social de pessoas vulneráveis que tiveram suas casas destruídas ou interditadas nas áreas de risco.48. I. (E) Coordenadoria de Mediação de Conflitos. pelos serviços de vigilância e de promoção de preservação dos bens. por exemplo. serviços e prédios públicos do Município. 49. IV. II. Conforme Lei Complementar 37/2007 o servidor da GMDCF poderá ser demitido a bem do serviço público. II e III estão corretos. A Coordenadoria das Inspetorias Cidadãs é responsável. pela realização de treinamentos voltados . É a opção que melhor define quem fica vinculada à Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza. receber ou solicitar propinas. conceder vantagens ilícitas. ainda que fora de suas funções. diretamente ou por intermédio de outrem. mas em razão delas. comissões ou vantagens de qualquer espécie. II. c. III. (B) Secretaria de Segurança Cidadã. analise: I. por exemplo. No que diz respeito à estrutura organizacional do órgão Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza. quando: I. A Assessoria de Capacitação Permanente é responsável. (C) Secretaria de Planejamento. exceto em legítima defesa própria ou de outrem. II. praticar crimes contra a vida. Orçamento e Gestão. valendo-se da função pública. IV. 50. para executar o serviço de orientação e salvamento de banhistas no Município. III. quanto a LEI COMPLEMENTAR 0017 de 07 de junho de 2004 e a Lei Complementar 0137 de 08 de janeiro de 2013: (A) Coordenadoria Militar da Prefeitura Municipal de Fortaleza. b. III e IV estão corretos. a. I. principalmente. (D) Coordenadoria Especial de Proteção e Defesa Civil. I. entre outros.

Consoante as competências atribuídas da Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza. (C) executar ações preventivas de Defesa Civil. assinale a opção correta: . principalmente. V. Quantos itens fazem parte da estrutura da GMDCF? (A) 1 (B) 2 (C) 3 (D) 4 (E) 5 51.Subinspetores . (B) salvamento de banhistas nas lagoas e praias da cidade. as lacunas da frase a cima. bem como.para área de segurança pública. Junto com os ____________ irão elaborar. visando defender e preservar os bens que compõem o patrimônio público municipal.Subinspetores (E) Guardas – Inspetores .Guardas (D) Subinspetores . são competências que poderão ser desempenhadas em conjunto ou mediante auxílio dos órgãos de Segurança Pública do Estado. Em reunião na manhã do dia 31. (D) apoiar as promoções de incentivo ao turismo local. (A) Inspetores . Segundo a Lei Complementar 0137 de 08 de janeiro de 2013.Subinspetores (C) Subinspetores – Inspetores .07.Guardas 52. Assinale a opção que completa. 53. EXCETO: (A) realizar a segurança do Vice-Prefeito. pelo controle de distúrbios civis. O Grupo de Operações Especiais é responsável. através de celebração de convênio de cooperação técnica. cursos de línguas estrangeiras e libras. (E) realizar a segurança de autoridades indicadas pelo Prefeito.Subinspetores . correta e respectivamente. coordenar e planejar planos nos postos de serviços para os ______________ ingressantes do concurso de 2013.2013 na sala da Diretoria Geral da GMDCF os ____________ solicitaram ao Diretor Geral uma formatura para anunciar os novos procedimentos de trabalho.Subinspetores – Guardas (B) Inspetores .

propor prioridades nas ações de policiamento investigativo. preventivo e ostensivo realizadas pelos órgãos de segurança pública do Estado e da União que atuam no município de Fortaleza. alguns anos após a divisão do território e gerador de constantes alertas da comunidade internacional. ( ) É defeso o uso do uniforme institucional da Guarda Municipal e Defesa Civil de Fortaleza o servidor que estiver em gozo de férias ou desempenhando mandato eletivo. prestando socorro às vítimas. executar as ações preventivas e emergenciais de Defesa Civil do Município. político e religioso marcado de renovação histórica neste início de século: após a renúncia do Papa _______________ . 2)“Um fato social. estabelecer as políticas. por meio de intercâmbio permanente de informações e gerenciamento. d. b.” Quais países estão envolvidos neste conflito. c) Estados Unidos e Irã. em parceria com o competente órgão de Defesa Civil do Estado. quando um dos envolvidos anunciou a anulação dos acordos de não agressão e vêm realizando vários testes com armamentos nucleares? a) Israel e Palestina. 54. d) Coreia do Norte e Coreia do Sul. b) Rússia e Chechênia. e responda o questionamento seguinte: “Se o país vizinho nos atacar com armas nucleares. contribuir para a prevenção e a diminuição da violência e da criminalidade. iniciado na década de 1950. divulgada pelo Ministério de Defesa de um dos países envolvidos no conflito. c. quando da ocorrência de calamidade pública. reagiremos à altura. principalmente nos últimos meses. diretrizes e programas de segurança cidadã no Município de Fortaleza. promovendo a mediação de conflitos e o respeito aos direitos fundamentais dos cidadãos. (V/F) PROF. e ele desaparecerá da face da Terra. MARCIO MICHILES 1) Leia a afirmativa.a.

a) alemão / Itália / beneditino b) alemão / Argentina / jesuíta c) polonês / Itália / capuchinho d) polonês / Argentina / franciscano 3) Em relação ao movimento denominado Primavera Árabe.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior. o que originou uma série de protestos com o objetivo de derrubar o governo do presidente. b) O presidente do Egito. deu início a uma guerra civil no país. com 70 votos favoráveis e nenhum contrário.Bento XVI. Francisco. ainda precisa de aprovação em segundo turno pelos s Senadores. depois disso. por unanimidade. a proposta de emenda à Constituição conhecida como PEC das Domésticas (…).globo. c) O prolongado episódio de guerra na Líbia provocou mudanças históricas e culminou com a queda do ditador Hosni Mubarak.com. a PEC vai à promulgação pelo Congresso Nacional. assinale a opção correta. realizada por seus opositores. é um dos ditadores que ainda resiste à onda de revoluções da Primavera Árabe. d) Israel é um dos protagonistas das tensões no Oriente Médio. o primeiro ditador deposto foi o presidente do Irã.2013) A PEC aprovada: . da _______________. A votação está marcada para a próxima terça (26 de março). A deposição do presidente Benjamin Netanyahu. 19. o Vaticano tem seu primeiro Papa latino-americano da história e primeiro líder católico não europeu. se aprovada. e) A Primavera Árabe provocou mudanças históricas surpreendentes. Muammar Kadafi. (g1. a) O não cumprimento de reformas democráticas na Síria exacerbou os ânimos de opositores ao regime do presidente Bashar al-Assad.03. torna-se também o primeiro _______________ a liderar este poderoso estado europeu. Nesse momento histórico. 4) O Senado aprovou nesta terça-feira (19 de março). que já foi aprovado na Câmara. Mahmoud Ahmadinejad. O texto.

e à ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990) no Chile. aos 87 anos. tornou-se também uma das líderes políticas mais influentes do século 20. Sobre Margaret Thatcher assinale a alternativa correta: a) O apelido de “Dama de Ferro” foi dado pela imprensa soviética nos anos 1970. e) trouxe um novo conceito sobre o trabalho doméstico. reeleita primeira-ministra em três mandatos consecutivos. Thatcher privatizou empresas estatais. 5) Margaret Thatcher morreu em 8 de abril. c) garante o salário-desemprego para os trabalhadores domésticos com mais de 50 anos e retira o direito ao adicional noturno e ao seguro de vida. b) permite a instituição de sindicatos para a categoria dos empregados domésticos. mas não autoriza negociações coletivas. e) Para equilibrar as contas do governo. uma das mais violentas na América Latina. que passa a se referir apenas às atividades de higienização de moradias. d) estabelece um salário mínimo especial para os trabalhadores domésticos e retira o direito ao salário-família e à jornada de 44 horas semanais. como o direito ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e ao pagamento de horas-extras. c) Nos anos 1980. retirou estímulos ao mercado (herança do pós-guerra).a) amplia os direitos dos trabalhadores domésticos. provocando tanta admiração entre os ingleses. após sofrer um derrame. d) Mais polêmicos foram os apoios ao apartheid. que defendia a desregulamentação da economia e a intervenção do papel do Estado. Ela foi a primeira – e até hoje única – mulher a chefiar o governo no Reino Unido. cortou benefícios e investiu pelos sindicatos. cuja força representava um entrave para a abertura econômica. regime de segregação racial em vigor na África do Sul (1948-1994). b) Ela conduziu a política doméstica com a mesma personalidade intransigente. para caracterizar sua forte oposição aos regimes capitalistas. . Nesse período de onze anos (1979-1990). ela foi a expoente da doutrina neoliberal.