You are on page 1of 3

Centro de Instrução Braz de Aguiar - CIABA Adaptação ao Segundo Oficial de Náutica – ASON 01/12

QUESTÃO 4 - Comparar as primeiras embarcações empregadas no tráfego comercial aos aspectos filosóficos, sociais, econômicos e tecnológicos.

Disciplina: Introdução à Marinha Mercante - IMM Professor: Ribamar Alunos: Amaral Carvalho Diego Amador Genú Gomes

Segunda etapa: Continuou a exploração do litoral americano em direção ao sul. Terceira etapa: Exploração da costa da América do Norte 4) Cite pelo menos 5 principais embarcações durante a época dos descobrimentos e expansões marítimas. quais eram os principais interesses desses elementos em expandir a navegação portuguesa? R= O governo se interessava pela expansão territorial e pelo aumento da arrecadação de impostos. As navegações portuguesas duraram quase um século e meio. Terceira etapa: Exploração da costa da América do Sul. Quais são elas? (R=a) a) Primeira etapa: Foi explorada a costa atlântica da África até o golfo da Guiné. os mercadores queriam os excepcionais lucros do comércio de especiarias. . quais eram os quatro elementos mais poderosos da sociedade Portuguesa? R= Coroa de Portugal. a nobreza tinha a ambição de conseguir a glória militar e a Igreja desejava expandir a fé cristã no mundo. Caravela. Terceira etapa: Exploração da costa da América do Norte. Galé e Fusta 5) Cite três características das embarcações tipo Barca. governo e da Igreja de Portugal 2) De acordo com a questão anterior. e pode ser dividida em três grandes etapas. 3) De acordo com a historia da navegação. Galeão. Segunda etapa: Continuou a exploração do litoral africano em direção ao sul. c) Primeira etapa: Foi explorada a costa brasileira da África até o golfo da México Segunda etapa: Continuou a exploração do litoral americano em direção ao Norte. b) Primeira etapa: Foi explorada a costa atlântica da África até o golfo da Guiné. grupo mercantilista de Portugal.Perguntas 1) Na segunda metade do século XIV em Portugal. R= Barinel. Terceira etapa: Exploração da costa Oriental d) Primeira etapa: Foi explorada a costa atlântica da África até o golfo da Guiné Segunda etapa: Continuou a exploração do litoral americano em direção ao centro-oeste. Nau.

os paióis de mantimentos. tendo um ou dois mastros sendo o maior com um cesto de gávea. Além da tradicional vela redonda. A primeira corria de vante até a ré. além de um menor calado para explorações mais costeiras 8) Quais eram as principais características das embarcações tipo Nau? R = No século XVI a Nau tinha duas cobertas. . abrigava o porão de carga. Não tinha painel de popa e esta era redonda. Qual era a principal embarcação a fazer para realizar as explorações do Atlântico e da costa africana e por quê? R= A embarcação ideal era a Caravela. cordas. também tendo apenas um mastro com cesto de gávea que carregava uma vela quadrangular. 7) Durante o século XV. velas. A segunda à proa constituía o pavimento do castelo de proa e à ré a tolda do capitão. Tinha três mastros e cestos da gávea nos dois de vante. R= Possuía maior calado que as Barchas. os toneis. e munições. Ele era a embarcação ideal devido um barco que fosse mais aerodinâmico e de fácil manuseabilidade. 6) Cite pelo menos 2 características das embarcações tipo Barinel.R= Era utilizada em viagens mais distantes possuindo uma coberta.