You are on page 1of 11

1

EDITAL DO EXAME DE SELEÇÃO
PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO EM CIÊNCIA POLÍTICA
2014
O Coordenador do Programa de Pós- Graduação em Ciência Política do Instituto de
Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no uso de suas
atribuições, torna público, para conhecimento dos interessados, que se encontram abertas
as inscrições para o exame de seleção para o ingresso no Curso de Mestrado em Ciência
Política, a partir do dia 15 de outubro até o dia 18 de novembro de 2013, das 10h às 12h
e das 14h às 18, na Secretaria do Programa, situada na avenida Bento Gonçalves, 9500 – prédio
43311, sala 104b - Caixa Postal 15055 CEP 91501-970, de acordo com as seguintes disposições:

I. VAGAS
O número máximo de vagas é 20 (vinte), não havendo nenhum compromisso, por parte
do Programa, com o preenchimento total das vagas, nem com a concessão de bolsas.
II. REQUISITOS PARA A INSCRIÇÃO
Ser graduado em Ciências Sociais ou em área afim em curso superior credenciado e
reconhecido pelo Ministério da Educação brasileiro;
III. DOCUMENTOS
1. Uma foto 3X4 recente;
2. Formulário de inscrição; ( ver anexo IIII deste edital)
3. Cópia do diploma de graduação ou atestado de provável formando em
2012/2
4. Cópia do Histórico Escolar do curso de Graduação;
5. Curriculo Lattes, devidamente comprovado;
6. Plano de Trabalho, constando título, autoria, definição temática, justificativa,
objetivos, referencias teórico-metodológicas e bibliografia para uma futura dissertação e sua
adequação as linhas de pesquisa do Programa, com um máximo de 2000 (duas mil) palavras.
7. Comprovante de pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$150,00 (instruções
para geração do boleto bancário ver sitio do PPG http://www.ufrgs.br/cienciapolitica/processo-seletivo)

.Os

segundo avaliação da Comissão de Seleção. sem consulta. 2. (d) informação do candidato sobre bibliografia de Ciência Política. sendo arguidos sobre a [I] Experiência acadêmica e profissional do candidato: (a) trabalhos publicados ou apresentados em eventos científicos com tema de Ciência Política. ). Estarão habilitados para a segunda etapa os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 6. na Secretaria do Programa. atividade profissional na área de Ciência Política. buscando avaliar a possibilidade do Programa em oferecer orientação teóricometodológica de Ciência Política para os temas de interesse do candidato. buscando avaliar sua formação teórico-metodológica prévia em Ciência Política e a correspondência entre interesses do candidato e os temas.0 (seis virgula zero) 2ª etapa Os candidatos aprovados na 1ª etapa farão Entrevista com a Comissão de Seleção. considerando a necessidade de leitura de bibliografia internacional nos cursos do Programa.2 candidatos que solicitarem isenção de pagamento devem se remeter à legislação vigente na UFRGS preenchendo formulário específico (Ver Edital de Isenção em http://www. com duração máxima de três horas. Findo este prazo. [II] Interesses teóricos e temáticos: (c) adequação dos interesses teóricos e temáticos às linhas de pesquisa do PPG Ciência Política UFRGS (conforme Anexo I neste Edital). Não serão aceitos documentos enviados eletronicamente.ufrgs. EXAME DE SELEÇÃO 1ª etapa Prova Dissertativa Escrita. eliminatória. IV. buscando aferir o conhecimento dos candidatos sobre os conteúdos de ciência política. conforme cronograma a ser divulgado. composta de 4 (quatro) questões das quais 3 (três) devem ser respondidas por livre escolha. Os residentes fora de Porto Alegre poderão enviar a documentação pelo correio. Os candidatos não selecionados poderão reaver.br/cienciapolitica/processo-seletivo) . os documentos serão descartados. participação em projetos de pesquisa de Ciência Política. (b) conhecimento de língua inglesa e francesa. 3. A falta de qualquer um destes documentos implicará a não homologação da inscrição. os documentos apresentados para a inscrição até 60 (sessenta) dias após a divulgação do resultado final. OBSERVAÇÕES 1. abordagens teóricas e aportes . valendo para fins de prazo a data do carimbo postal. A lista da bibliografia de referência consta do Anexo II deste Edital.

poderão requerer uma carta de aceite do PPG. Entrevista. Candidatos estrangeiros a uma bolsa de estudos no âmbito do Programa de Estudantes Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) do Ministério de Relações Exteriores. 2. peso 40%. considerando a definição temática. CANDIDATOS ESTRANGEIROS 1. considerando a formação e o desempenho acadêmico do candidato na graduação. A emissão desta carta dependerá de análise do curriculum vitae do candidato estrangeiro. além de designar funcionário responsável por sua aplicação. o candidato deverá submeter-se aos procedimentos para o Exame de Seleção estabelecidos neste Edital. em dia fixado pela Comissão de Seleção. peso 20% Currículo. para cumprir as exigências estabelecidas no Edital PEC-PG. Para isto. CAPES e CNPq. bem como duração e condições de não consulta bibliográfica semelhantes à dos demais candidatos. Esta nota consistirá na ponderação das notas obtidas em cada uma das etapas. . referências teóricas e metodológicas e sua adequação às linhas de pesquisa do Programa. no âmbito do Ministério de Relações Exteriores do Brasil. Plano de Trabalho. A nota final mínima para a classificação de um candidato é 6 (seis). participação em projetos de pesquisa de Ciência Política. 3ª etapa Análise do Curriculo. conforme os seguintes pesos: Prova escrita. peso 20%. deverão apresentar. não o eximindo de cumprir as etapas posteriores do processo de seleção. 4ª etapa Análise do Plano de Trabalho apresentado. justificativa. Aos candidatos será atribuída uma nota final de 0 (zero) a 10 (dez). RESULTADOS E PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO 1. publicações acadêmicas. peso 20%. As entrevistas com os candidatos estrangeiros serão realizadas em língua portuguesa. No caso de não ser aprovado no processo de seleção PEC-PG. quando de sua inscrição. VI. apresentação de trabalhos em eventos de iniciação científica ou encontros científicos. Candidatos estrangeiros residentes fora do Brasil poderão realizar a Prova Escrita e a entrevista na Embaixada brasileira de seu respectivo país de origem.3 metodológicos característicos da Ciência Política. indicando que ele está apto aos estudos de Pós-Graduação em Ciência Política. objetivos. V. documento da Embaixada brasileira aceitando a realização de prova e entrevista em suas dependências.

A lista dos candidatos aprovados na prova escrita. 12 e 13 de dezembro de 2013 na Sala da Coordenação do PPG-Pol.0 for inferior ao número máximo de vagas. das 14hs às 17hs. VIII. 19. 18. Recursos do Resultado do Processo Seletivo poderão ser encaminhados à Comissão de Pós-Graduação mediante Requerimento entregue na Secretaria do PPG-Pol. 7. COMISSÃO DE SELEÇÃO A Comissão de Seleção será integrada por professores permanentes do Programa. Em caso de empate entre os candidatos será considerada. apenas estes serão aprovados. para efeito de desempate. serão divulgados até o dia 10 de dezembro de 2013. bem como o cronograma das entrevistas. e 20 de dezembro de 2013. estabelecido neste Edital. em prazo de até 05 (cinco) dias a partir da divulgação dos resultados 4. Divulgação do Resultado do Processo Seletivo: 16 de dezembro de 2013. 2. Recursos poderão ser encaminhados à Comissão de Pós-Graduação por Requerimento entregue na Secretária do PPG. CALENDÁRIO DO EXAME DE SELEÇÃO 1. com um número mínimo de 03 (três) membros estáveis. 3. nos dias 17. 4. Realização das entrevistas nos dias 11. 3. 5. em 30 de dezembro de 2013. Prova escrita: 09 de dezembro de 2013. 6. Os candidatos serão classificados segundo a ordem de suas notas finais. até atingir o número máximo de vagas.4 2. Divulgação da relação de candidatos cujas inscrições tenham sido homologadas: 25 de novembro de 2013. . a nota mais alta na prova escrita. O prazo de vigência deste Edital é da data de sua publicação até o encerramento dos trabalhos da Comissão de Seleção para 2014. Se o número de candidatos que obtiver nota final igual ou superior a 6. Os resultados parciais e finais do Processo Seletivo serão divulgados na página do PPG-Pol VII.

Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão de Seleção.6230 e-mail: ppgpolitica@ufrgs. segurança pública e políticas criminais.br http: www. socialização e estruturação do sistema de crenças ideológicas dos cidadãos. Relações entre Cultura Política e Capital Social como bases da legitimidade dos sistemas políticos. legislativa e de governo. Instituições Políticas A configuração de instituições políticas em perspectiva comparada.g. Cultura Política. com investigações sobre regras. processos. até os problemas de segurança internacional (e. sala 104b . 01 de julho de 2013. Prof.Caixa Postal 15005 CEP 91501-970 Fone/fax: 5-51-3308. passando pelos desafios da integração regional e do desenvolvimento. 9500 – prédio 43311.5 IX. partidos nas arenas eleitoral.ufrgs. Porto Alegre. Política Internacional Análise política e teoria das relações internacionais. Dr. agências regulatórias. Embora estes temas sejam abrangentes e estejam referidos . políticas e seus efeitos.br ANEXO I LINHAS DE PESQUISA E ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO DO CURSO Cultura Política e Opinião Pública Cultura Política e democracia: a tensão entre fatores institucionais e fatores históricoestruturais na configuração de culturas políticas. processos de securitização. Possui agenda de pesquisas em torno a dois eixos temáticos: [1] Governo e Representação: Federalismo. gabinetes e coalizões de governo.cienciapolitica. relações Executivo-Legislativo. variações no gasto público. Bento Gonçalves. transparência e corrupção nas instituições públicas. com ênfase em temas abrangendo desde a política externa brasileira em perspectiva comparada. resolução de conflitos. guerra. Fabiano Engelmann Coordenador do PPG em Ciência Política Programa de Pós-Graduação em Ciência Política IFCH/UFRGS Av. diplomacia). Judiciário e políticas públicas. voto e competição eleitoral e as conseqüências políticas de regras eleitorais [2] Políticas Públicas: controles.

os estudos de grupos dirigentes como apreensão de princípios de hierarquização e legitimação da dominação em determinada esfera social e problemas de reconversão de recursos sociais. China e Rússia) e três regiões caracterizadas pela presença de importantes potências regionais (América do Sul. os trabalhos realizados nesta linha de pesquisa tendem a priorizar os principais pólos de poder do sistema internacional (Estados Unidos. . África Austral e Sul da Ásia). União Européia.6 a múltiplos contextos empíricos. Análise e interpretação de abordagens teóricas sociais e políticas para problemas como a participação da sociedade civil na esfera pública. Teoria Política e Pensamento Social Reflexões contemporâneas sobre as relações entre sociedade e política.

15-114. (disponível em www. M. How to compare regional powers: analytical concepts and research topics. desenvolvimento humano e direitos humanos.7. 2013 ( disponível em http://seer. INGLEHART. José Álvaro (Org. São Paulo. Petrópolis: Vozes. . – A democracia brasileira: balanço e perspectivas para o século 21. NOLTE.ufrgs. MELO.R.scielo.php?d=/content/staff/nolte/publications/how_to_compare_nolte. Guillermo. 2013 WEBER. 1999.pdf) HALLIDAY. A. UFMG.net/2010/12/18/rbpi-vol-53-n%C2%BAespecial-emerging-brazil-under-lula-an-assessment-on-international-relations-2003-2010/) TILLY. 1. C.de/dl/download.d.7 ANEXO II BIBLIOGRAFIA SELEÇÃO MESTRADO 2014 FRASER. Christian. Democracia. e SAEZ. Ciência e política duas vocações. Cultrix. especial Edition. Repensando as Relações Internacionais. UFRGS. Belo Horizonte: Ed. (cap: A Política como vocação) São Paulo: Ed. 2007. Fred. São Paulo: Ed. p. s. n. (disponível em: www. Democracia. 70:101-138. Ronald e WELZEL. mudança cultural e democracia.pdf) O'DONNELL. Detlef. Porto Alegre: Ed. MOISÉS. Debates. 2010. Modernização. v. 2007. 881–901. Charles. 36. 2010.) Democracia e Confiança — por que os cidadãos desconfiam das instituições públicas ? São Paulo: Edusp.br/debates/article/view/36892/24040) REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA INTERNACIONAL. Porto Alegre.br/pdf/ln/n70/a06n70. “Emerging Brazil under Lula” (disponível em http://mundorama. Nancy. 2009. Review of International Studies (2010).gigahamburg. Max. Ano 53. Reconhecimento sem ética? Lua Nova. Verbena.

Formulário de inscrição. Endereço: Rua/ Av. Celular: __________________ Endereço eletrônico: __________________________________________________ 4. .Cópia da carteira de identidade e CPF. Bairro: ____________________________ CEP: ______________________. . _________________________________________________. Dados Pessoais: Data de nascimento: ___/___/___ . idade: ___ Naturalidade (cidade/estado/país): _______________________________________ Filiação:________________________________________________________________________________________________________ ___________________ 2. UF:_____ Telefone (residencial): ( )____________________. Documentos a serem entregues no momento da inscrição: .Curriculum Vitae.Documento comprovante da obtenção de Título (diploma ou ata).8 ANEXO III FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO –PROCESSO SELETIVO 2013 Assinalar o curso ao qual se candidata: MESTRADO ( ) DOUTORADO ( ) NOME________________________________________________________________ Solicita inscrição como candidato(a) ao Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. . . .Uma foto 3x4 recente. Cidade__________________________.Cópia do diploma da graduação. .Exemplar de todas as publicações de caráter acadêmico do candidato (não serão considerados artigos para jornal).Cópia do histórico escolar do curso de graduação (sendo inscrição para Doutorado.Exemplar da Dissertação de Mestrado (para os inscritos para o Doutorado). n° ________ Complemento: ____________________. o Histórico do Mestrado também deverá ser entregue) . . . devidamente comprovado. 1.Comprovante do pagamento da taxa de inscrição. Documentos de apresentação: Carteira de Identidade: n°_______________________________________________ CPF: ________________________________________________________________ Título eleitoral_________________ Zona_________________Seção____________ 3. .

Atividades Profissionais atuais: Docência: Cargo/Função: _______________________________________________________ Instituição:__________________________________________________________ Disciplina(s):_________________________________________________________ Cidade: ___________________________________ Período:___________________ Cargo/Função: _______________________________________________________ Instituição:__________________________________________________________ Disciplina(s):_________________________________________________________ Cidade: ___________________________________ Período:___________________ 7. nos termos contidos no Edital do Processo Seletivo 2013. Atividades Profissionais anteriores: Cargo/Função: _______________________________________________________ Empresa /Instituição:__________________________________________________ Endereço: _________________________________ Período:___________________ Cargo/Função: _______________________________________________________ Empresa /Instituição:__________________________________________________ Endereço: _________________________________ Período:___________________ 7.Apresentar 03 (três) cópias do projeto de Tese (Doutorado) ou Plano de Trabalho (Mestrado) dentro de uma das quatro linhas de pesquisa do Programa.9 . Formação: Ensino Fundamental: Instituição:___________________________________________________________ Cidade:__________________________ Estado:_____ Ano de conclusão:_________ Ensino Médio: Instituição:___________________________________________________________ Cidade:__________________________ Estado:_____ Ano de conclusão:_________ Graduação (ões): Instituição:__________________________________ Ano de conclusão:_________ Cidade:__________________________ Estado:_____ País: ___________________ Aperfeiçoamento e/ou Especialização (não incluir Extensão) Curso e área de estudo: ________________________________________________ Instituição: __________________________________________________________ Início e término: ______________________________________________________ Curso e área de estudo: ________________________________________________ Instituição: __________________________________________________________ Início e término: ______________________________________________________ Curso de Mestrado: (no caso de candidatos ao Doutorado) Curso e área de estudo:________________________________________________ Instituição: __________________________________________________________ Título da Defesa: _____________________________________________________ Orientador: _________________________________________________________ Início e término: ______________________________________________________ 6.1 É aposentado? . 5.

Qual o Exame de Língua Estrangeira já realizado no Mestrado? Inglês ( ) Francês ( ) Entende MB B R MB B R MB B R MB B R 11. Quais são suas expectativas profissionais após a conclusão do curso? . Domínio de idiomas (assinalar): Línguas Lê Escreve Fala MB B R MB B R MB B R Espanhol MB B R MB B R MB B R Inglês MB B R MB B R MB B R Francês Português MB B R MB B R MB B R (P/ estran geiros) MB-muito bem B-bem R-regular 10. Qual a linha de pesquisa que seu projeto de vincula? ( ) Cultura Política e Opinião Pública ( ) Instituições Políticas ( ) Política Internacional ( ) Teoria da Política e Pensamento Social 14. Deseja bolsa de estudo? Sim ( ) Não ( ) 13.10 Sim ( ) Não ( ) 8. Porquê? __________________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________ 12. Tempo de dedicação ao curso? Integral ( ) Parcial ( ). Porque deseja fazer o mestrado/doutorado em Ciência Política e como pretende utilizar os conhecimentos adquiridos no Curso? __________________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________________ __________________ 15. Experiência de Pesquisa: Título: ______________________________________________________________ Instituição:___________________________________________________________ Órgão Financiador: _______________________________ Ano: ________________ Coordenador Geral da Pesquisa: _________________________________________ Título: ______________________________________________________________ Instituição:___________________________________________________________ Órgão Financiador: _______________________________ Ano: ________________ Coordenador Geral da Pesquisa: _________________________________________ 9.

1: Declaro estar ciente de que a dedicação integral ao Curso de Mestrado/Doutorado significa dispor de tempo para realizar todas as disciplinas previstas. no tempo previsto e requerido. Declaro estar ciente de que a conclusão de Curso de Graduação atestada mediante diploma válido no território nacional nos termos das leis brasileiras é requisito indispensável para a Matrícula no Curso de Mestrado ou Doutorado em Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.11 __________________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________ 11. Porto Alegre. _____ de ___________________ de _________. assim como para realizar as demais atividades concernentes ao Programa. (Assinatura) .